(Resenha) Belinda & Em - Cammie McGovern

Livro no Skoob: Belinda & Em
Título Original: Belinda Em
Autora: Cammie McGovern
Editora: Galera Record
Páginas: 400
Ano: 2017

Autora de “Amy & Matthew”, Cammie McGovern volta às livrarias contando a história de uma outra dupla desta vez. Emily sempre se orgulhou da sua capacidade de enxergar além das aparências. Copresidente da Coalizão para Ação Jovem da escola, é a primeira a defender os direitos das minorias. Mas, secretamente, Emily ainda é um pouquinho fascinada pelos populares da escola. E nutre um leve rancor quanto a sua inexistente vida amorosa. É justamente enquanto pensa nisso que a garota testemunha uma colega de classe com necessidades especiais, Belinda, ser atacada embaixo das arquibancadas da escola. E não faz nada. Emily e Lucas, outra testemunha passiva do ataque, são obrigados a prestar serviço comunitário em um centro de pessoas como Belinda. Logo os jovens começam a sentir que podem fazer uma diferença real.

Sabe quando você imagina uma história para um livro e quando começa a lê-lo percebe que é totalmente diferente do que você imaginou? Belinda & Em foi esse livro, mas isso não quer dizer que a leitura tenha sido ruim, muito pelo contrário, eu me envolvi com a história e amei cada página, mas principalmente me apeguei a uma das protagonistas mais fofas que já tive o prazer de conhecer! A Belinda é uma garota especial, cheia de personalidade e um carisma que conquista o leitor!

No livro Belinda & Em encontramos a história de duas protagonistas que irão se conhecer em uma situação triste, e que fará o leitor se questionar em vários momentos, o porquê de algumas atitudes de certos personagens, mas vou falar um pouco sobre o que aconteceu para chegar em tal situação. Emily é uma estudante que não é popular na escola, mas junto com os amigos participa de projetos que defendem os direitos dos alunos, e do outro lado conhecemos Lucas, jogador do time de futebol da escola que anda com os mais populares, apesar de não se encaixar  ao lado deles.

Mas a personagem que mais nos cativa a partir do momento em que a conhecemos é a Belinda, uma adolescente especial que possui algumas dificuldades em aprendizagem e visão, mas isso não a impede de ser uma fã de carteirinha do apaixonante Mr. Darcy, isso mesmo, nossa protagonista é obcecada pelo filme Orgulho e Preconceito, e devo confessar que o amor da Belinda pelo Darcy é o que deixa o livro mais engraçado e envolvente, a forma também dela expressar os seus sentimentos  e suas emoções vai nos conquistando aos poucos e nos faz perceber o quanto as pessoas especiais possuem o seu próprio jeito de ser que merece ser observado.

Entretanto nem tudo na vida de Belinda é ilusões com o Mr. Darcy, a vida real é bem mais complicada do que se imagina, pois nossa protagonista irá passar por um pesadelo, ao se deparar em um situação lamentável no ginásio da escola, onde a mesma será exposta  a certas atitudes abusivas por alguns alunos do colégio, e o pior é que ninguém irá ajudá-la naquele momento, porém haverá testemunhas, que serão ninguém menos que Emily, e Lucas. Mas por que os dois não ajudaram Belinda? Por que não interviram de algum modo no que estava acontecendo?

A falta de auxílio para com a colega de escola terá consequências para Emily e Lucas, pois os dois por não terem ajudado Belinda terão que realizar serviço comunitário em um centro que possui pessoas com deficiências, assim como a da Belinda, e de vários outros tipos também. Mas o que era para ser um serviço feito por ''castigo'' da escola, acaba se tornando algo totalmente inesperado para os jovens, pois conhecer essas pessoas fará com certeza a diferença na vida de cada um deles. Enquanto isso percebemos em Emily e Lucas o desejo de se aproximar cada vez mais de Belinda, e tentarem de algum modo se redimir pelo que deixaram de fazer por ela. O que será que eles irão realizar? Será que conseguiram se aproximar de Belinda?

Nunca li nada da Cammie Mc. Govern, quando comecei a ler esse livro, sabia apenas que a autora também tinha inscrito um livro bastante famoso chamado Amy & Matthew, e já fiquei bem interessada em lê-lo depois que terminei Belinda & Em. A narrativa da autora me surpreendeu bastante pois não esperava uma leitura despretensiosa e envolvente, com protagonistas fascinantes, e de fácil entendimento. Além de tudo o livro nos traz ensinamentos, e nos faz entender um pouco mais sobre essas pessoas especiais, que também merecem ter a nossa atenção, e compreensão. Ela nos mostra que podemos ser melhores a cada dia, respeitando-as e ajudando-as a se relacionar com o próximo de uma maneira divertida e sem julgamentos.

Uma leitura que recomendo para todos, Belinda & Em foi um livro que ficou bastante tempo em meus pensamentos, e que me mostrou que sempre podemos ser melhores como seres humanos, e que pessoas com deficiências merecem todo o nosso amor e respeito, e que não custa nada realizar sempre por elas um gesto de carinho, ouvi-las com dedicação, e por que não de algum modo ajudá-los a realizar o seu grande sonho? Pois assim é Belinda & Em um livro que veio para mostrar o melhor que podemos ser! Mas o final com certeza merecia algumas páginas a mais, senti falta disso, principalmente para saber mais sobre um certo romance que estava apenas começando!


BELINDA & EM foi cedido em parceria com a GALERA RECORD

Sobre a autora:


Cammie Mc Govern foi premiada com uma bolsa de estudos na Stanford University e tem recebido numerosos prêmios por sua criatividade e habilidade em curta ficção. Suas histórias têm aparecido em várias revistas e jornais, e ela é autora de outros romances,  The Art of Seeing. Ela vive em Amherst, Massachusetts, com seu marido e três filhos, o mais velho é autista. Ela é uma das fundadoras do Whloe Children, um centro de recursos que oferece aulas extras-curriculares e programas para crianças com necessidades especiais.

4 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas amei a resenha! A história parece linda, com uma protagonista incrível, apesar do detalhe final. Já li "Amy & Matthew" e super recomendo também.

    Beijos!
    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Que bom que vc curtiu o livro e que a escrita da autora te surpreendeu. Estou com o outro livro dela aqui para ler.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oi. lembra de mim do blog: Quem me roubou de mim? a mto tempo atras..rs resolvi voltar a escrever e lembrei de vc.. amei a roupagem nova do seu blog, conteudo otimo, vou voltar a acompanhar... vim tbm te convidar a conhecer meu novo projeto https://semcrisee.blogspot.com.br/ espero que goste dos meus novos textos.. ja to te seguindo de la tbm. bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Eli! Eu li o anterior da autora e gostei muito da história e da forma sensível que ela tratou de assuntos difíceis. Espero poder ler esse em breve.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books


    ResponderExcluir