(Resenha) Os Romanov: O Fim da Dinastia - Robert K. Massie

Livro no Skoob: Os Romanov: O Fim da Dinastia
Título Original: The Romanovs: The Final Chapter
Autor: Robert K. Massie
Editora: Rocco
Páginas: 280
Ano: 2017

No centenário da Revolução Russa, Os Romanov – O fim da dinastia se debruça sobre os momentos finais da família imperial russa. Escrito à maneira de uma história de detetives por Robert K. Massie, historiador e ganhador do Prêmio Pulitzer de literatura, autor dos sucessos Catarina, a Grande, e Nicolau e Alexandra, o livro recria o sinistro massacre que pôs fim à vida do último czar e de seus familiares, revela a culpa e a dissimulação de Lênin e de seus comparsas e relata em detalhes dramáticos e cheios de suspense as tentativas para descobrir a verdade na Rússia pós-comunista. O livro mostra o papel fundamental de cientistas, investigadores forenses, políticos e outras figuras importantes na descoberta da verdade por trás da morte dos Romanov e responde a uma série de perguntas que cercam esse evento trágico e memorável, especialmente após a exumação, em 1991, de nove esqueletos encontrados numa cova rasa na Sibéria, próximo ao infame porão onde os 11 membros da família foram assassinados setenta e três anos antes.

Quem quando criança não se encantou com o Musical Anastasia? Confesso que chorei muito, tanto que se tornou uma das minhas aninações favoritas, por isso minha curiosidade em relação a família Romanov não vem de agora, porém nesse livro a história não tem o final feliz da Disney.

A história já começa nos mostrando relatos de como a família inteira foi brutalmente assassinada, aliás algo que devo salientar é que tudo nesse livro se baseia em fatos, trazidos em forma de documentário pelo biográfo Massie, o mesmo já havia escrito Catarina, a Grande e também Nicolau e Alexandra, onde podemos conhecer mais sobre a vida do último Czar Romanov.

A narrativa vai nos mostrar exatamente o que se propõe, o fim de uma dinastia, relatos de pessoas que participaram ativamente para assassinar a família, a repercussão pelo mundo e como mesmo após tantos anos Os Romanov ainda despertam tanto fascínio. Um fato que sempre foi um mistério foi a quantidade de corpos encontrados, apenas nove, onde deveria haver onze (contando com os criados e o médico da família) e como a partir disso várias histórias foram contadas sobre a princesa desaparecida, o que nós já conhecemos pela animação Anastasia. Porém antes da publicação desse livro, foram encontrados os dois corpos restantes pondo fim as especulações da princesa perdida, e de várias pessoas que afirmavam ser a Grã-Duquesa Russa.

O livro é belíssimo e rico em detalhes históricos, que se completa com fotos da família real, é uma obra indicada para aqueles que como eu busca informações sobre Os Romanov, a editora Rocco caprichou nesta edição, e o autor com certeza fez um bom trabalho com muitas pesquisas, para apresentar ao leitor um compilado de relatos aos que acompanham a história da dinastia russa.


OS ROMANOV: O FIM DA DINASTIA foi cedido em parceria com a EDITORA ROCCO



Sobre o Autor:

Foto -Robert K. Massie
É um historiador americano, escritor, ganhador do Prêmio Pulitzer, e de uma bolsa de estudos, ofertada pelo programa internacional de bolsas da Universidade de Oxford, o Rhodes Scholar. Ele dedicou grande parte de sua carreira pesquisando sobre a Dinastia Romanov. É formado em História Americana pela Universidade de Yale e em História Moderna da Europa pela Universidade de Oxford - passou grande parte de sua juventude em Nashville, no Tennessee e, atualmente, reside em Westchester County (Nova York), na aldeia de Irvington. 


0 comentários:

Deixe seu comentário