(Resenha) Garotos de Lugar Nenhum - Elise McCredie

Livro no Skoob: Garotos de Lugar Nenhum
Título Original:  Nowhere boys
Autora: Elise McCredie
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 296
Ano: 2017

Já imaginou retornar para casa depois de uma excursão da escola e descobrir que ninguém se lembra de você? Que sua existência simplesmente foi apagada, como se você nunca tivesse nascido? Parece um pesadelo, mas é o que acontece com Felix, Andy, Sam e Jake em Garotos de lugar nenhum, versão em romance da primeira temporada do famoso seriado de TV australiano Nowhere boys. Depois de passarem uma assustadora noite de tempestade perdidos na floresta durante o que seria um passeio rotineiro a um parque nacional da região, os meninos finalmente conseguem retornar para casa. Mas, estranhamente, ninguém os reconhece, nem mesmo seus familiares. Presos em um universo paralelo onde eles não existem para o mundo a sua volta, os quatro tentam entender o que aconteceu quando percebem que uma força das trevas está à solta. E precisam lutar para restaurar as coisas, antes que ela os destrua de uma vez por todas.

Garotos de lugar nenhum, conta a história de Andy, Jake, Felix e Sam que não tem nada em comum a não ser o fato de estudarem juntos na mesma escola, cada um tem uma personalidade diferente, por isso não são muito chegados, mas as circunstâncias farão com que eles se aproximem.

Os garotos são obrigados a participarem de uma excursão da escola, na qual eles farão grupos e explorarão a fauna e flora de uma floresta local. Como se isso já não fosse chato o suficiente, eles não poderão escolher em qual grupo de amigos ficarão, pois, as equipes foram definidas previamente pelo professor. E assim, Andy, Jake, Felix e Sam acabam por ficar no mesmo grupo.

O professor propõe então uma competição entre as equipes, onde cada uma tem um mapa com trilhas e orientações. Porém, enquanto os meninos ainda estão tentando se entender, eles acabam se perdendo do grupo após escolherem um caminho alternativo, com o intuito de chegarem primeiro.

E após esse incidente, o dia vira noite e ninguém aparece para procurá-los. E quando o dia amanhece novamente eles conseguem achar sozinhos, um caminho de volta para casa. Mas algo surpreendente acontece, eles descobrem que ninguém estava de fato procurando por eles, pois ninguém na cidade se recorda da existência deles, nem amigos, nem familiares. E por causa disso, eles precisam se unir para tentar descobrir o que foi que aconteceu com eles, e como farão para voltar à normalidade que eles tinham antes do incidente na floresta.

Esse livro é uma infanto-juvenil, que além de obviamente ter uma pegada de aventura como pode ser visto no enredo, ainda tem um toque sobrenatural, de magia e demônios, e a teoria de um universo paralelo. A leitura é bem fácil de ser feita e bem fluida. O motivo do que aconteceu com os garotos é contado já no começo da história, então o toque de mistério fica apenas para descobrir o que eles farão para conseguir voltar para casa.

De maneira leve o livro traz uma reflexão sobre o desejo de mudar o passado, que é tão perene na nossa adolescência, sobre respeitar as diferenças e refletir sobre os próprios comportamentos, porém de uma maneira bem abstrata.

O livro fez o caminho inverso das adaptações, e é adaptado de uma série de TV australiana, que já possui duas temporadas disponíveis na Netflix intitulada Nowhrere Boys. Eu ainda não tive a oportunidade de assistir, mas já coloquei na minha lista.

Do livro eu gostei, creio que cumpre o seu papel de ser uma leitura para jovens, a própria série de TV tem essa pegada mais Teen. Então não espere nada muito substancial, ou um enredo forte. A história é simples e sem muitas pretensões, é uma boa pedida para relaxar. Considerando que a série já está indo para a sua terceira temporada, o livro termina com uma deixa para a continuação, mas não tenho informações sobre o próximo livro da série, e se ele irá de fato ser publicado. E vocês, já assistiram essa série, ou leram o livro? O que acharam?


GAROTOS DE LUGAR NENHUM foi cedido em parceria com a EDITORA ROCCO

Sobre a autora:


Elise McCride trabalhou em produções de cinema, teatro e televisão. Também é roteirista e diretora premiada; andou pelo tapete vermelho no Festival de Cannes graças ao seu filme Strange Fits of Passion. Garotos de lugar nenhum é seu primeiro livro e foi inspirado na série australiana de Tv Nowhere Boys. 

10 comentários:

  1. Oie
    O enredo é curioso, gostei, parece ser uma boa leitura. Fiquei com vontade de ler. Não sabia que tinha série.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda! Eu não conhecia a série, mas a premissa me lembrou um pouquinho de Stranger Things.
    Entretanto, eu confesso que não fiquei muito inclinada a fazer a leitura..
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Eu ainda não conhecia esse livro e confesso que amei a premissa dele, adoro infanto-juvenis, ainda mais se tiver uma pegada de aventura e sobrenatural como vc mencionou na resenha. Não sabia que tinha uma série, vou procurar depois, me interessei bastante kk espero gostar. Obrigada pela dica.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  4. Oiieee

    Esse livro me lembra muito um filme que assistia quando era criança com o River Phoenix, "Conta Comigo", a história nem tem muito a ver, mas essa coisa dos garotos acho que me remete ao outro filme. Enfim, sobre o livro, de momento não é uma trama que me chama muito a atenção , ,e parece ser um livro ok, com seus pontos fortes e fracos. Não descarto ler futuramente, mas de momento acho que darei prioridade aos que ja levo pendentes.

    Beijokas

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Eu li o livro e comecei a ver a série. Gostei do livro, deu para perceber que houve uma preocupação em ser fiel à história, mas a série tem muito mais emoção. Fora que fiquei angustiada com o final do livro, espero que a série resolva isso pra mim... Rs... Esse volume foi publicado em 2013 no exterior, então não tenho muita esperança que saia uma continuação não...

    ResponderExcluir
  6. Gosto de livros leves para relaxar a mente! Não sabia que Nowhere boys era baseado nesse livro e embora ainda não conhecesse o livro, já fiquei com vontade de ler.
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Gostei dessa indicação, me parece uma trama bem fluida, só fico com receio de iniciar por agora tendo tantas outras leituras na frente. Mas quero conhecer mais do catálogo da Rocco então vou deixar anotado para ler assim que der.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Não sabia da série. Já li algumas resenhas, mas acho que nenhuma fala assim tão claramente do enredo. Eu gostei da proposta, mesmo sendo direcionado para um publico mais jovem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Gostei do enredo, não faço ideia desse desenrolar da historia e isso me deixa curiosa. Amei conhecer mais sobre o livro, não faco ideia do que fazeria se fosse a protagonista kkkkk adorei a resenha ^^

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Achei bem interessante o livro fazer o caminho inverso das adaptações, sendo ele proveniente de uma série já lançada de TV.
    O enredo é bem interessante e sua resenha conseguiu me deixar intrigada para entender melhor o relacionamento que surgirá entre os garotos, mesmo eles sendo tão diferentes e terão que respeitar essas diferenças diante da situação que se encontram.
    Adorei a resenha e foi a primeira da obra que li.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir