(Resenha) Enraizados - Naomi Novik

Livro no Skoob: Enraizados
Título Original: Uprooted
Autora: Naomi Novik
Editora: Fantástica Rocco
Páginas: 384
Ano: 2017

Autora da aclamada série Temeraire, bestseller do The New York Times, Naomi Novik introduz um mundo novo e ousado, com raízes fincadas no folclore eslavo, em Enraizados, indicado ao Hugo e vencedor do Nebula, entre outros prêmios literários. Na trama, Agnieszka e Kasia são melhores amigas e levam uma vida tranquila no vale. Mas essa tranquilidade cobra seu preço. Afinal, às margens do vilarejo onde moram fica a temida Floresta corrompida, cheia de um poder maligno desconhecido, e para impedir que ele avance para além das fronteiras da Floresta, o povo do vale conta somente com a proteção de um mago frio e ambicioso, que a cada dez anos exige que uma jovem do vilarejo seja entregue para servi-lo. Enquanto a próxima escolha se aproxima, Agnieska teme por sua bela, graciosa e corajosa amiga. Mas pode ser que ela esteja errada. Porque, quando o Dragão chegar, não é Kasia que ele vai escolher.

Uma casa que não tinha pelo menos dois ou três livros exibidos com orgulho nas paredes era uma casa pobre.  Página, 05

Enraizados é daqueles livros que a gente se apaixona pela capa, sério, vocês precisam ver a capa pessoalmente, toda metalizada, linda, mas o que mais me chamou atenção também foi o fato de existir esse tal mago na história que simplesmente sequestra uma garota do vilarejo local a cada dez anos, fiquei intrigada, e precisei ler o livro e saber como tudo isso iria terminar. 

Logo no começo do livro são nos apresentadas as características do Dragão, ou melhor ao mago que sempre leva uma garota a cada dez anos da vila onde mora Agnieszka a nossa protagonista, ela tem uma melhor amiga chamada Kasia, as duas se conhecem desde pequenas, e agora depois de crescidas estão prontas para o que mais temiam, o dia em que o Dragão irá levar uma moça da vila para permanecer com ele em sua torre durante dez anos, mas por que ele faz isso? 

Simplesmente porque a floresta está toda corrompida, um mal a aflige, é como se a floresta ganhasse vida, mas apenas para fazer o mal, e quem chega perto da mesma é difícil sair, e quando sai, fica a beira da loucura, e corrompido pelo mal que existe nela. Por isso para continuar protegendo os vales o Dragão como recompensa a cada dez anos ele leva uma garota consigo, e chegou o ano da escolha, e Agnieszka sabe quem será provavelmente a escolhida, a sua bela e melhor amiga, Kasia. 


Mas e quando isso não ocorre? E quando o Dragão decide levar a magrela, e desastrada Agnieszka? A vida na torre do Dragão não será fácil para a nossa protagonista, pois é impossível não se irritar com a grosseria e o mal humor desse homem cheio de mistério! Mas afinal para quê ele leva as garotas para torre? O que ele deseja fazer com Agnieszka? Nossa protagonista não vai deixar barato toda essa situação, e podem ter certeza que fará da vida do grande Mago do vale um verdadeiro inferno! Mas problemas maiores irão surgir, a corrupção da Floresta está cada vez mais forte, eles precisarão  trabalhar juntos, e a batalha entre o bem e o mal será uma aventura nunca antes imaginada pelos leitores! 

A narrativa da Naomi, foi um verdadeiro mistério para mim, tanto que fiz várias descobertas durante a leitura, descobertas que não contei para vocês, e o começo da leitura foi bem ágil, mas às vezes eu ficava perdida pelo fato da autora inserir ''do nada'' personagens na história, senti que não ficava bem explicado o papel deles, e as cenas de ação são desenroladas em várias páginas, você vai precisar ler o livro com calma, pra tentar entender todo esse universo que a autora quer nos apresentar! E o romance aqui é deixado para segundo plano, não esperem muito por ele, como eu fiz. 

O livro tem muita fantasia, e muita, mais muita magia mesmo, a autora não mediu esforços nessa questão, mas com certeza gostaria que fosse nos explicado melhor sobre os magos, afinal é muito poder, e isso leva a nossa imaginação ao limite com a criatividade da autora. As cenas também são muito descritivas e isso irá cansar um pouco o leitor que deseja uma leitura mais rápida, os diálogos não são tantos, e algumas palavras serão bem complicadas de pronunciar, em fim é um livro que você precisará ter paciência para terminar. 

Uma garota que irá se redescobrir, e que preza a amizade e a família acima de tudo, um mundo fantástico dentro de uma floresta corrompida onde coisas inimagináveis acontecem, e um amor improvável, assim é Enraizados, então se deseja embarcar em uma aventura diferente e repleta de magia criativa, essa fantasia talvez seja indicada, é daqueles livros que não dar pra esquecer e isso pode ser de uma maneira boa ou ruim, você escolhe. 


ENRAIZADOS foi cedido em parceria com a EDITORA ROCCO 

Sobre a autora:

Naomi Novik é a aclamada autora da série best-seller Temeraire. Foi indicada para o Hugo Award e ganhou o Prêmio Jonh W. Campbell de Melhor Autora Revelação, além do Prêmio Compton Crook de Melhor Primeiro Livro. Também é autora da graphic novel Will Supervillains Be On The Final?

1 comentários:

  1. Oie
    Pelos teus comentários o livro parece ser daqueles que eu irei curtir. Adoro livros de fantasia.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir