(Resenha) O Urso e o Rouxinol - Katherine Arden

Livro no Skoob: O Urso e o Rouxinol
Título Original: The bear and the nightingale
Autora: Katherine Arden
Editora: Fábrica231
Páginas: 320
Ano: 2017

Guerra dos tronos encontra Mitologia nórdica, bestseller de Neil Gaiman, neste conto de fadas ambientado na Rússia medieval. Romance de estreia da norte-americana Katherine Arden, que morou dois anos em Moscou. O urso e o rouxinol mistura aventura, fantasia e mitologia ao acompanhar a jornada da jovem Vasya, criada, junto aos irmãos, num vilarejo próximo de uma floresta, e que cresceu ouvindo de sua ama contos e lendas sobre criaturas que vivem nas matas e que precisam receber oferendas para manter o mal adormecido em seu interior. Mas a chegada de Anna, madrasta de Vasya vinda da capital, de hábitos católicos, e de um padre ortodoxo que resolve instituir as práticas cristãs no vilarejo, provoca uma mudança na rotina da menina e abre as portas para uma terrível catástrofe. Sensível e determinada, Vasya é a única que consegue enxergar e conversar com esses seres fantásticos e torna-se a última esperança para salvar o povoado onde nasceu da destruição.

A premissa de O Urso e o Rouxinol chama a atenção de qualquer leitor apaixonado por uma boa história de fantasia, mas o que prendeu minha atenção foi o fato de ser um livro ambientando na Russia medieval, nunca li nada parecido e confesso que fiquei empolgada para conhecer os mitos que cercam essa história, com personagens com nomes esquisitos, e aventuras que nunca vi igual.

Vasilisa é a nossa protagonista, ela é a filha mais nova de Pyoth Vladimirovich um senhor de terras, nossa Vasya tem quatro irmãos, porém foi após o seu nascimento que a sua mãe chamada Marina  veio a falecer, mas antes disso acontecer, Marina pediu para que Dunya uma velha senhora que sempre cuidou das crianças, e da casa, que protegesse Vasya pois ela seria uma criança que herdaria o dom da avó, ela seria uma criança diferente das outras.

Me vi envolvida nesse livro de uma forma absurda, pois a cada página lida me senti dentro de um conto de fadas, mas contado de uma maneira diferente, pois a partir do momento em que nossa protagonista cresce coisas estranhas começam a acontecer, começando com o seu pai, que se ver decidido depois de muitos anos a arrumar uma nova esposa, para que cuide dos seus filhos, principalmente de Vasya, que cresceu e precisará de uma ''mãe'' que lhe de conselhos e para tentar mudar o seu jeito de ser. Por isso o pai vai a Moscou e volta para casa casado com uma mulher bastante problemática e com segredos e encontros obscuros que envolvem a vida de Vasya.

O que falar sobre essa protagonista tão corajosa que conseguiu ganhar minha simpatia? Vasya é diferente pois ela possui o dom de falar e entender os seres mitológicos que habitam a floresta, e até mesmo sua própria casa, mas como proteger o seu lar quando a sua madrasta teme em achar que os seres são demônios? Seriam mesmo? E quando um padre chega de Moscou a pedido da sua madrasta para exorcizar os demônios que ela acha que possui na casa, tudo começar a mudar ao seu redor!

Como explicar tudo o que está por vir se o povo de sua vila parar de alimentar a fé nos espíritos domésticos que sempre acreditaram? E qual o segredo que Dunya precisa revelar para Vasya antes que seja tarde demais? O inverno está chegando, e com ele criaturas poderosas que antes estavam adormecidas ameaçam surgir e transformar tudo em caos.

Preciso dizer que enquanto realizava essa leitura eu senti um pouco de medo, e ao mesmo tempo anseio pelo que estava por vir, conhecer o folclore russo me deixou completamente absorta, pois a mitologia é muito rica, e a autora soube transformar tudo isso em um livro incrível e diferente de tudo o que já li, ela conseguiu me convencer e me envolver até a última página, principalmente por ter criado uma personagem tão forte, corajosa, e dona de si, capaz de enfrentar o que for para o bem da sua família e do seu povo.

Uma fantasia de encher os olhos, conheci um universo mágico e rico em detalhes curiosos, a leitura é rápida, apesar dos nomes complicados, mas contamos com um glossário no final do livro que nos ajuda bastante. Vocês estão prontos para descobrir o poder que uma floresta possui de esconder segredos e seres sombrios? Abram a mente e embarquem nessa história gelada de uma garota valente que foi capaz de enfrentar o rei do inverno em seu próprio conto de fadas!


O URSO E O ROUXINOL foi cedido em parceria com a EDITORA ROCCO




Nascida em Austin, no Texas, Katherine Arden passou um ano do ensino médio em Rennes, França. Após ser aprovada para a Middlebury College em Vermont, ela adiou a inscrição por um ano para viver e estudar em Moscou. Na Middlebury, especializou-se em literatura francesa e russa. Depois de formada, mudou-se para Maui, Havaí, e atualmente vive em Vermont.

15 comentários:

  1. Oi, Eli!
    Menina, eu jurava que esse livro ia ser único e de repente me aparece uma continuação dele, que foi lançada esse mês lá fora.
    Quero muito ler porque sei pouco sobre o folclore russo e eu sou apaixonada por esse país.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  2. Oi<3
    parece ser muito legal, adoro capinhas neste estilo hehe
    beijos, adorei o blog já estou seguindo ;D
    https://strangerboy01.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu sou a louca da fantasia ahahahahahaha
    Sem falar que a capa é tão linda <3
    Fiquei com vontade de ler? SIMMM
    Até pq adoro o país <3

    ResponderExcluir
  4. Já li uma resenha desse livro e ja estava louca para o ler. Depois de ler a sua, fiquei com mais vontade ainda. Amo fantasia e mitologia e acho que essa junção tem tudo para dar certo. Espero conseguir conferir em breve!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Já tinha visto este livro, porém não sabia sobre o que era... Adorei tua resenha e fiquei bem curiosa pra ler a obra, que parece ser incrível!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu tenho me aventurado cada vez mais nos livros de fantasia e alguns realmente são lindos e envolventes. Gostei bastante dessa premissa e a pegada deve ser de leitura bem fluida. Acredito que curta realizar essa leitura. O projeto gráfico está bem bonito também.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oiie
    Primeiramente, amei seu blog e já estou seguindo. Curti a fanpage também. Sobre o livro, achei bem interessante e já quero ler, adoro estórias de fantasia, com mitologia melhor ainda kk certeza que vou gostar. ADorei tua resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  8. Eu li recentemente a resenha deste livro e a sua reforçou a minha vontade de fazer está leitura, primeiro porque gosto dessa fantasia contida no enredo, depois porque nunca li nada com essa ambientação, pra mim é novo. Com certeza é uma leitura que preciso fazer, será uma aprendizado sobre o folclore russo.

    Feliz Natal.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu não sabia que a premissa da estoria era essa. Já tinha visto muitas pessoas falarem bem desse livro. Me sentir envolvida com a estoria so pela sua resenha. Já quero esse livro pra mim.

    Beijos,
    Thalita Sousa

    ResponderExcluir
  10. Essa capa está maravilhosa!!! Eu estava bem curiosa com o livro e adorei poder conhecer um pouco mais sobre a obra através da tua resenha.

    ResponderExcluir
  11. Quem sabe eu sinta medo como você quando ler o livro, confesso que fiquei na vontade depois de sua resenha, parece muito bom, o contexto, a Russia, tudo é bastante convidativo.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Elidiane! Acho que eu ficaria um pouco perdida em relação ao folclore russo, mas adoraria ler! Parece uma história enriquecedora, eu vou deixar como meta de 2018!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Oiii!

    Que capa mais linda! Eu não conhecia esse livro e claro que tem a ver com o fato de eu não estar acostumada com literatura estrageira que saia do eixo dos estados unidos.
    Gostei de saber que é uma ótima fantasia!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  14. Essa edição parece ser tão linda quanto a história. Parece ser uma obra bem envolvente, ainda mais por ser do gênero de fantasia. A sua resenha está ótima e super completa, obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  15. Oi Elidiane, sua linda, tudo bem?
    Não conhecia esse livro e fiquei encantada, já começando pela capa e pelo título. Nunca li nada sobre o folclore da Rússia, tenho certeza de que irei amar. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir