(Resenha) O Livro de Lilith - Barbara Black Koltuv

Livro no Skoob: O Livro de Lilith
Título Original: The Book of Lilith
Autora: Barbara Black Koltuv
Editora: Cultrix
Paginas: 184
Ano: 2017

Lilith, a primeira Eva ou a mulher que tentou Adão é uma das formas do Eu feminino que personifica os aspectos negligenciados e rejeitados da Grande Deusa. Este livro é uma fascinante antologia de contos mitológicos, antigos e modernos, interpretados pela autora, psicóloga e analista junguiana, que demonstra como e por que foram feitos tão grandes esforços para banir a figura de Lilith da consciência humana e por que, apesar desses esforços, estamos sentindo outra vez a sua ascensão, agora com novas interpretações e significados.

Escolhi ler esse livro num momento bem estratégico, quando resolvi fazer meu trabalho de conclusão de curso na universidade não esperava adentrar nos caminhos feministas até por que nunca fui muito de me interessar pelo assunto, apesar de me identificar com muitas das reivindicações do movimento, mas quando decidi falar sobre o trabalho feminino foi impossível não querer me aprofundar mais nesse universo fascinante sobre o ser feminino.

Quando pensamos em Lilith sempre nos vem a mente um ser sedutor, muitas vezes retratada como um demônio, o que me lembrou muito a série Sobrenatural, mas a história da primeira mulher contada nesse livro nos leva muito além dos mitos e achismos sobre esse ser mítico e polêmico.

Lilith foi a primeira mulher, porém ela não aceitou se submeter ao seu marido Adão, o que nos traz uma questão muito importante em relação a imagem da mulher biblicamente falando, submissa e servil ao homem, porém a autora retrata Lilith em diversas versões espalhadas pelas religiões mundo a fora, e claro que em muitas delas ela é representada como uma mulher sedutora, rebelde e lasciva, características não bem aceitas quando em uma mulher.

Muito da interpretação do livro se deve ao universo psicológico, vivendo em um mundo em que boa parte das mulheres ainda se rendem ao patriarcado e se deixam relevar ao papel de submissa, é importante a leitura de uma figura que representa a negação da superioridade masculina, e aqui a autora traz interpretações que levam a desmistificação da mulher pecadora e expulsa do paraíso, então se você se identifica com o tema e ficou curiosa com a história de Lilith essa é uma leitura curta e cheia de informações muito boas! 


O LIVRO DE LILITH foi cedido em parceria com o GRUPO EDITORIAL PENSAMENTO

Sobre a autora:


BARBARA BLACK KOLTUV doutorou-se em Psicologia Clínica na Universidade Columbia, em 1962. Recebeu seu diploma em Psicanálise no Programa de Pós-doutorado da Universidade de Nova York em 1969 e, em 1980, o de analista junguiana, no Instituto C. G. Jung de Nova York. Estudou hebraico bíblico por várias décadas e ministrou cursos na Fundação C. G. Jung sobre psicologia feminina, Lilith, relacionamentos, criatividade e espiritualidade. Em 2003, foi uma das fundadoras da Associação Psicanalítica Junguiana, onde continua atuando como supervisora e analista sênior. Em seu quase meio século de prática, a Dra. Barbara Koltuv aprendeu que a cura e a saúde física e mental são resultado de uma profunda conexão espiritual com o Ser interior. Ela espera que este livro ajude muitas pessoas a encontrar essa conexão.

5 comentários:

  1. Gostei da resenha Janiele. Um livro sobre Lilith é no mínimo interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Janiele.
    Quando penso em Lilith já penso em história de vampiros e demônios hehe. Como acredito na Bíblia, eu acredito em Adão e Eva e Lilith pra mim é um personagem fictício. Mas achei interessante a autora usar do personagem para falar sobre o assunto. Mas acho que não leria ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi, Janiele!
    Achei interessante a abordagem do livro. Não é meu estilo preferido de leitura, mas leria sim.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  4. Nossa Jani, que livro interessante! Adorei o tema e uma história com a Eva é sempre algo a se refletir! Curti a dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Pparece ser um livro bem interessante de se conhecer, principalmente para desenvolver o lado crítico e se questionar sobre o que concordo ou não do que está falando ali..

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir