Livro no Skoob: O Menino Múltiplo
Título Original: L'enfant multiple
Autora: Andrée Chedid
Editora: Matin Claret
Páginas: 265
Ano: 2017
Título Original: L'enfant multiple
Autora: Andrée Chedid
Editora: Matin Claret
Páginas: 265
Ano: 2017
Filho de pai muçulmano egípcio e mãe católica libanesa, Omar-Jo carrega suas origens no nome. Durante a guerra do Líbano, em 1987, um carro-bomba leva seus pais e seu braço. E o menino de doze anos é enviado pelo avô, trovador, a Paris. É onde ocorre o encontro do Oriente com o Ocidente, do menino-duplo com as luzes, as cores, os sons e os movimentos do Carrossel de Maxime; o rabugento proprietário que, pouco a pouco, reencontra com o menino, então múltiplo, a alegria de viver. Alteridade, amor e tolerância fazem parte do enredo poético. A ser lido em voz alta.
Quando vi que a Editora Martin Claret estava lançando este livro fiquei muito curiosa, um dos motivos é por ser uma obra francesa de uma autora egípicia nunca lançada no Brasil, algo que já me chamou muito a atenção, mas além disso o livro ainda traz um tema bem interessante e atual, nos contando a história de Omar-Jo um menino que vive em uma situação que costumamos ver muito hoje em dia nas notícias de televisão que é a guerra do Líbano.
Tendo perdido seus pais e também um de seus braços na trágica explosão de um carro bomba, Omar-Jo se ver sendo enviado a um país diferente, agora órfão, enfrentando o desafio de recomeçar uma nova vida em meio ao desconhecido, porém o menino de apenas doze anos vai conquistando o leitor em cada página. Chegando a Paris conhecemos Maxine e sua empreitada de comprar um carrossel, mesmo contrariando seus familiares, e é nesse cenário lúdico que ele conhece Omar-jo deitado ali entre os bancos, Maxine logo trata de enxotá-lo de lá, mas irá descobrir que a teimosia do garoto é maior do que imaginava.
Falar sobre esse livro é algo complicado, escrito de maneira sutil e delicada a autora nos entrega uma verdadeira obra prima, a história é cheia de sentimentos, perdas, superação, esperança, e não podemos deixar de pensar em Omar-Jo e em todas as demais crianças que se encontram na mesma situação de refugiadas devido a guerra que assola seus países.
O livro vem numa edição belíssima, que da até orgulho de olhar e ver que esta lá na sua estante, a Editora realmente caprichou, mas se tratando da Martin não é nenhuma surpresa, eles sempre se superam em suas obras lançadas.
O livro vem numa edição belíssima, que da até orgulho de olhar e ver que esta lá na sua estante, a Editora realmente caprichou, mas se tratando da Martin não é nenhuma surpresa, eles sempre se superam em suas obras lançadas.
O Menino Múltiplo foi um leitura maravilhosa que me surpreendeu pela leveza em nos contar uma história que começa de forma triste, sobre as dificuldades enfrentadas por tantas pessoas mundo a fora, entretanto é tudo muito real, e nos faz enxergar como a vida é de verdade. É um leitura que recomendo aos amantes da literatura simples e pura!
Sobre a autora:
O MENINO MÚLTIPLO foi cedido em parceria com a EDITORA MARTIN CLARET
Sobre a autora:
Andrée Chedid foi poetista e romancista francesa de origem egípcia.
Oie
ResponderExcluirNão conhecia este livro, e pela sua resenha me pareceu ser uma história forte e comovente. Gostei do enredo, e a capa é bem bonita.
Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br
Oiee ❤
ResponderExcluirSe eu lesse essa resenha alguns anos atrás, diria que esse livro não me interessou muito. Mas eu cresci, amadureci e meus gostos evoluíram, então acho que esse livro pode me agradar e muito, já até anotei a dica. Adorei saber sua opinião sobre o livro e sua resenha está ótima, parabéns!
Bjos, Bia! ❤
Essa história parece ser bastante envolvente e emocionante, acho que deve ser uma leitura dessas que mexe com a cabeça da gente.
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Eu já conhecia o livro, só não li ainda Gostei muito de ver a tua opinião sobre a obra e estou bem curiosa com a leitura, parece ser um livro muito bom.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirJá tinha visto a capa do livro, que por sinal achei muito bonita, mas não sabia do que se tratava. Além de ser uma leitura interessante, o livro é super atual.
Vou colocar na minha lista de desejados.
Abraço!
Oi! Gosto bastante de leituras que se passam nesse momento histórico ou que conta histórias de pessoas, principalmente com crianças. É por isso que me interessei pela obra, e por ser uma escritora mulher. Confesso que não leria se o visse antes em uma livraria, pois não o conhecia e agora estou bem empolgada pra conhecer!
ResponderExcluirBeijos!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi.
ResponderExcluirEste livro me parece tão fofo apesar dos acontecimentos trágicos. Lendo a sua resenha me veio exatamente no mesmo instante um sentimento de solidariedade eu não sei explicar direito, é como se eu quisesse ajudar esse garotinho. Este livro com certeza entrou para minha lista de leitura.
www.paginasamais.com
Não conhecia o livro e mesmo com o peso dos acontecimentos, é uma leitura que eu gostaria de fazer.
ResponderExcluirBjs Rose
Olá,
ResponderExcluirAh eu amo livros de drama! E nossa a capa está linda mesmo, eu gostei dos questionamentos e reflexão que este livro parece proporcionar. Muito boa a indicação.
Debyh
Eu Insisto
Nossa eu amo livros com cenários de Guerra e Omar-Jo carrega muitas origens religiosas nas costas, imagino o que ele deve ter passado. Com certeza quero ler!
ResponderExcluirBeijinhos!