(Resenha) O Terceiro Testamento - Christopher Galt

Livro no Skoob: O Terceiro Testamento
Título Original: The Third Testament
Autor: Christopher Galt
Editora: Jangada
Paginas: 416
Ano: 2017
O mundo parece estar enlouquecendo!
Em toda parte, as pessoas começam a ter visões. Um adolescente francês assiste Joana D'Arc ser queimada na fogueira, e até tenta tirar uma foto com o celular, e a presidente dos Estados Unidos tem visões de seus antecessores dentro da Casa Branca. Ninguém sabe se essas misteriosas aparições são uma espécie de alucinação coletiva, uma doença virótica causada por bioterrorismo ou se são sinais do Apocalipse. Ocorrem suicídios em massa em várias partes do mundo, e o psiquiatra e neurocientista John Macbeth, à frente de um projeto para criar uma inteligência artificial autônoma, busca freneticamente uma resposta antes que seja tarde demais. Ele descobre que a verdade por trás de tudo pode mudar os rumos da humanidade para sempre. E até custar a sua vida. Uma história eletrizante que o fará questionar sua perspectiva da realidade. E até mesmo a sua sanidade.

O Terceiro Testamento, do autor Chritopher Galt é aquele tipo de livro que você termina e fica olhando para ele sem saber realmente o que aconteceu, sabe a expressão de que alguma coisa explodiu a sua cabeça? Pois bem, acho que foi realmente isso o que aconteceu comigo após o término dessa leitura. 

"Quer você tenha se devotado a busca da verdade em nome de Deus ou da Ciência, o perigo sempre foi a possibilidade de encontrar. Sinto muito, sinto muito mesmo. Você a encontrou. Encontrou a verdade que esperava para ser descoberta."

Quando resolvi ler esse livro lembro que não tinha nenhuma expectativa, e mesmo depois de iniciar a leitura não estava esperando muita coisa do mesmo, mas daí os fatos foram ficando cada vez mais estranhos, e fui me vendo mais e mais presa pelos acontecimentos pra lá de bizarros, mas ao mesmo tempo procurando uma explicação para o caos que ia se instaurando, afinal o que estava acontecendo? 

O livro não tem um protagonista propriamente dito, observamos diversos pontos de vistas diante dos acontecimentos estranhos que as pessoas estão enfrentando, mas é com John Macbeth que passamos a maior parte do tempo, e percebemos que mesmo ele sendo um conhecido psiquiatra não escapa das visões que assolam o restante da população.

Ao mesmo tempo vemos pessoas que aparentemente estão enlouquecendo e tirando suas próprias vidas, grupos inteiros se jogam de uma ponte, suicídios coletivos de pessoas ligadas as ciências e tecnologias, será que existe alguma explicação para estes fatos ou será algum tipo de droga nova que induz a uma histeria coletiva?

"Realidade é realidade só porque muitas pessoas acreditam nela? E se todos… todos mesmo… começarem a ter visões? Menos você. Vai significar então que você é um alucinado?”

Uma coisa logo começa a ficar clara, algo ou alguém está fazendo as pessoas se matarem, ao mesmo tempo em que estranhas mensagens são deixadas em todos os lugares, - ESTAMOS NOS TORNANDO - mas o que isso significa? E o que isso tem a ver com as estranhas visões que afetam cada vez as pessoas ao ponto de não saberem mais o que é ou não é real? 

O cérebro é uma máquina muito poderosa que pode nos fazer acreditar em coisas que realmente não estão lá, como pode alguém imaginar estar morrendo queimado onde não tem fogo? Ou até mesmo vivenciar um terremoto e sofrer fraturas, sem que houvesse nenhum abalo sísmico? Os maiores estudiosos do mundo estão em busca de respostas, mas ao mesmo tempo em que descobertas estão sendo feitas pelo ramo da psicanálise, e Macbeth faz parte do Projeto Um, destinado a criar uma realidade virtual capaz de pensar sozinho, e se tudo isso estiver conectado?

"A coisa mais fácil do mundo é enganar os sentidos e induzir a mente a aceitar como verdade o que é falso".

Ciência e religião estão presentes na maior parte da trama, fanáticos que atacam institutos de pesquisas, e matam diversas pessoas nos levam a crer que algo muito maior estar em jogo, e saber o que está por trás de tudo isso é imprescindível. Desde muito tempo estamos em busca de respostas sobre o porquê de estarmos aqui, ou como iremos terminar, mas será que estamos realmente pronto para tais respostas?

Vou tentar não falar muito sobre o livro de forma a não entregar muito do enredo, mas imaginem uma mistura de Matrix, Black Mirror e uma pitada de Distopia, esse é um dos melhores livros que li ultimamente, mesmo tendo demorado um pouco para terminar de ler, pois parava o tempo todo para pesquisar fatos e termos que o livro nos apresenta, às vezes, eu tinha que parar e dar aquela respirada para poder me jogar de cabeça mais uma vez! 

Confesso que mesmo sendo uma pessoa de humanas, pois detesto cálculos, sou apaixonada por física e o livro esta repleto de referências científicas, realidade virtual, física quântica e computação, um verdadeiro paraíso Nerd! O desfecho do livro foi algo inacreditável, digno das telas do cinema, aliás já quero ver essa história na telonas pra ontem!

O TERCEIRO TESTAMENTO foi cedido em parceria com o GRUPO EDITORIAL PENSAMENTO



Sobre o autor:


Christopher Galt é o pseudônimo de Craig Russell, autor britânico best-seller, premiado e aclamado pela crítica. Seus trillers já foram publicados em vinte e três idiomas no mundo todo. Ele é autor das séries Lennox e Jan Fabel adaptadas pela TV alemã, que atraíram um público de mais de seis milhões de espectadores. Em 2007, Russell foi nomeado para o prêmio CWA Ducan Lawrie Golden Dagger, o maior prêmio literário da Alemanha do gênero policial. Em 2008, ganhou o CWA Dagger in the Library, pelos seus livros da série Jan Fabel. Em 2013, foi nomeado para o CWA Ellis Peters Historical Dagger. 

17 comentários:

  1. Oi, Jani!
    Entendo bem essa de ficar olhando pro nada quando termina um livro.
    Eu senti que esse tem uma pegada Dan Brown da vida.. Com certeza vou dar uma conferida.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Adorei saber sua opinião, e pelos teus comentários o livro tem um enredo bem diferente, fiquei curiosa, mas não me despertou interesse.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu já tive oportunidade de ler algumas resenhas sobre essa trama e fiquei muito curiosa pra saber mais principalmente que adoro temas ligados a neurociência, pesquisa.
    Tenho certeza que vou curtir.
    Adorei suas considerações!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Janiele. Achei a proposta do livro bem interessante e fico feliz que a leitura tenha sido prazerosa, porém confesso que não faz muito o meu gênero. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que suspense interessante nessa história..

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler esse livro, parece ser incrível e o fato de ter referências científicas me deixam bem animada. A sua resenha deixa bem clara os pontos positivos e imagino que eu adoraria essa leitura tanto quanto você.
    Pretendo ler em breve, obrigado pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. A premissa do livro é muito interessante e deixa a gente bem curiosa para tentar entender o que está acontecendo.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro, mas não sei se é o tipo de leitura que me agradaria. Apesar de instigante, achei a sinopse bem confusa e você ter falado que durante o livro os fatos vão se tornando ainda mais estranhos, fez com que eu desanimasse totalmente. Ao invés de me deixar curiosa, isso iria acabar me irritando.
    Fico feliz de saber que a leitura te surpreendeu positivamente e você acabou curtindo tanto o livro, porém, não é um estilo que me agrade. De qualquer forma, sua resenha ficou ótima e gostei de conferir suas impressões.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Malu, as coisas ficam estranhas pq vc não sabe o que esta acontecendo, mas a vontade de saber o que ta rolando é mais forte e vale muito a pena, o livro é maravilhoso!

      Excluir
  9. Oi Jani!! Gostei do enredo, é premissa é muito boa e gosto de livros com diferentes ponto de vistas! E super adoro Matrix então acho que vou curtir a leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Desde que vi nos catálogos da Editora pelos blogs, fiquei já com muita vontade de ler só pelo título e sinopse e agora com essa resenha vai ser um dos que vou comprar no mês de junho!
    Amei a resenha, parabéns! E tenho certeza que vou gostar e ao contrário de vc eu criei uma expectativa com esse livro rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Não conhecia esse livro mas fiquei muito intrigada com a premissa dele e querendo saber o porquê dessas visões. Parece ser um da queles livros que deixa nossa mente à mil, criando mil teorias sobre os acontecimentos e eu adoro livros assim, principalmente quando há ciência e tecnologia envolvidas. A obra parece ser realmente boa e já fiquei animada em a ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Janiele.
    Eu que quero ler esse livro para ontem hehe. Sou dessas que não pode ver um bom suspense que já começa a coçar de vontade de ler. E fiquei aqui morrendo de curiosidade para saber o que realmente está acontecendo. Acho que nunca li nada nesse estilo e já vou anotar aqui com certeza.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. gosto de leituras que me deixem impactada ao final delas, e pelas alusões a distopia,black mirror já me deixaram curiosa... o enredo trabalha com questões que acho super válidas em obras do gênero...espero ter a chance de ler e apreciar o enredo...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  14. Eita que o livro e surpreendeu mesmo, adoro quando o livro me deixa assim, meio que sem chão, com aquele vazio literário. Sem saber o que pensar. ‘suicídios coletivos’ já gostei, não conhecia a obra e fiquei no mínimo, curiosa para ler. outra coisa, a capa está show, né?!

    ResponderExcluir
  15. ótima resenha me deixou bem curiosa para ler o livro kkkk

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Desconhecia a obra, mas devo dizer que ela tem uma premissa muito curiosa, fiquei me perguntando o porquê de tantos fatos estranhos estarem acontecendo, qual a causa por trás disso. Apesar de sua opinião positiva, o livro não faz muito o tipo de livro que estou lendo no momento, por isso deixarei a dica para um outro momento.

    ResponderExcluir