(Resenha) Diário de uma Paixão - Nicholas Sparks

Livro no Skoob: Diário de uma Paixão
Título Original: The Notebook
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 176
Ano: 2017
Duke é um homem simples com uma vida modesta, mas amou alguém de todo o coração e, para ele, isso sempre foi suficiente. Na clínica de repouso em que vive, Duke se dedica a ler poemas para os outros pacientes, mas, para uma senhora que sofre de Alzheimer – e somente para ela –, lê um diário especial à espera de que um milagre aconteça. Nele está escrita a emocionante história de Allie Nelson e Noah Calhoun, dois jovens que descobrem o verdadeiro significado da paixão, mas são separados por uma série de obstáculos e mal-entendidos. Muitos anos depois, a vida dá conta de uni-los novamente e a paixão volta com todo o seu fulgor. Já noiva de um bem-sucedido advogado, Allie precisa optar entre manter o rumo estável de sua vida e se entregar ao verdadeiro amor, correndo todos os riscos. Com a leitura do diário, Duke recorda a própria vida e, às vezes, a senhora consegue romper as barreiras da doença e retomar sua antiga identidade alegre e vivaz. E, sempre que isso acontece, Duke tem a certeza de que o amor relatado nas páginas do diário é a força mais poderosa do Universo. Diário de Uma Paixão foi o primeiro romance publicado por Nicholas Sparks e é uma prova do talento que o consagrou por todo o mundo. Entremeando as histórias de Allie, Noah e Duke, ele construiu um conto romântico que se tornou um verdadeiro clássico.

Não costumo ler os livros do Nicholas Sparks com a frequência que gostaria, porém quando eu separo um tempo para me dedicar aos livros do autor, sempre me emociono e sinto uma sensação maravilhosa de contentamento ao término da leitura. Diário de uma paixão era um livro bastante desejado por mim, pois sou daquelas que assistiu ao filme com Ryan Gosling e Rachel McAdams baseado nessa história tipo umas trocentas vezes, sério, é o meu filme favorito desde sempre!

Lendo o livro Diário de uma Paixão foi como reviver tudo o que senti ao assistir ao filme, porém de um jeito muito melhor, mas com a mesma emoção e intensidade de sempre. Já no começo da trama nos deparamos com Duke um senhor de oitenta anos que deseja contar para nós a sua história, sobre o amor da sua vida, e de como os milagres podem acontecer na vida de um casal.

''Mas não se deixe enganar. Não sou nada especial; disso eu tenho certeza. Sou um homem simples, com pensamentos comuns, e levei uma vida modesta. Não há monumentos dedicados a mim e meu nome em breve será esquecido, mas amei alguém de todo o coração, e, para mim, isso sempre foi o suficiente.''    Página 08

Depois de conhecer um pouco da sua vida atual, somos transportados para o ano de 1932 onde iremos conhecer a vida de Noah e de como ele conheceu a Allie, a mulher da sua vida, e única que amou com todo o seu coração e alma. Noah e Allie se conheceram ainda jovens, ela com quinze anos e ele com dezessete anos, ela foi passar o verão com os pais na cidade de New Bern, e assim que se viram pela primeira vez não se desgrudaram mais um do outro.

O verão que passaram juntos foi como um sonho, passeios românticos, a simplicidade de Noah encantando a Allie, suas palavras verdadeiras, um aprendendo com o outro... E o amor que ele a oferecia sempre deixava o meu coração transbordando, sim, eu queria ser a Allie! Mas como nem tudo é como desejamos, até mesmo nos livros, uma reviravolta acontece e aqueles momentos felizes parecem estar com os dias contados, já que devido a família de Allie ter prestígio e dinheiro, e até ela mesma ficar um pouco confusa com relação aos seus sentimentos (já que era bastante nova na época) decide partir da cidade pequena de New Bern, deixando Noah devastado.

''E, em algum momento depois da meia-noite, naquela clara noite de outubro, as emoções pareceram invadi-lo de repente e Noah foi tomado pela saudade. Se alguém o encontrasse naquele instante, teria visto o que parecia ser um idoso, alguém que envelhecera uma vida inteira em apenas algumas horas. Uma pessoa recurvada em sua cadeira de balaço, com o rosto nas mãos e as lágrimas nos olhos. Noah não sabia como controlá-las.''    Página 68

Os anos vão se passando e depois de muitos obstáculos, Noah consegue realizar o seu sonho de construir uma bela casa, e vive os seus dias tranquilamente, mas ainda sim, nunca deixou de pensar em Allie, e no amor e nos sonhos que compartilhavam. Mas qual a sua surpresa ao descobrir que Allie está bem ali em New Bern, e enfrente a sua casa? Mesmo depois de vários anos, assuntos precisam ser esclarecidos, e a verdade precisa ser exposta. O amor dos dois ainda existe? Mesmo depois de vários anos separados? Bem, uma coisa é certa, Allie está noiva de outro homem que parece fazê-la feliz! Mas e Noah? E todas as cartas enviadas ao longo dos anos para Allie sem respostas? Cada carta que eu lia, percebia o quanto Noah é um homem incrível, e único.

''Adoraria lhe garantir que vai dar tudo certo para nós, e prometo fazer tudo o que puder para isso. Mas, se nunca mais nos encontrarmos e este for mesmo o adeus, sei que nos veremos de novo e, talvez, as estrelas também tenham mudado, e não só nos amaremos outra vez, mas por todas as vezes que passaram antes.''   Página 102

O título de cada capítulo nos remete ao que estar por vir na história, e eles são intercalados em alguns momentos por Duke (ou seria Noah?) que nos mostra como o amor tudo pode suportar, até mesmo as crueldades da vida como uma doença terrível o Alzheimer. A dedicação para com o seu amor, lendo para ela todos os dias com a esperança que ocorra um milagre e ela se lembre de quem ele é, é simplesmente de partir o coração, mas também é uma grande lição para nós. Pois nos faz perceber que o amor verdadeiro ainda é possível, e que quando se ama não existe abandono por nenhuma das partes principalmente nos tempos difíceis, uma vez que essa pessoa seguirá ao nosso lado até o fim da vida, compartilhando alegrias e tristezas.

Nicholas Sparks me mostrou mais uma vez que o amor tudo pode vencer. Diário de uma paixão veio para nos dar essa certeza! Indico esse livro para homens e mulheres que acreditam no amor verdadeiro, e que são capazes de amar com intensidade e se doar ao outro, pois sabem que o mais importante é a felicidade da pessoa que amamos, mesmo que às vezes não seja ao nosso lado. Esse livro é inesquecível, com certeza o melhor livro que li do autor até agora, o Noah é o personagem mais extraordinário que já conheci.

DIÁRIO DE UMA PAIXÃO foi cedido em parceria com a EDITORA ARQUEIRO

Sobre o autor:



Nicholas Sparks lançou seu primeiro livro aos 31 anos, ao qual se seguiram outros 19. Suas obras foram traduzidas para 50 idiomas e já venderam mais de 100 milhões de exemplares no mundo, sendo 12 milhões só de Diário de uma paixão. Doze de seus livros ganharam adaptações para a Tv e o cinema. Diário de uma paixão ganhou as telonas com Ryan Gosling e Rachel MacAdams nos papéis principais e também serviu de inspiração para um filme na Bollywood. O autor mora na Carolina do Norte e tem cinco filhos. 

11 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Eli! Já li Diário de Uma Paixão e amei! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eli!
    Acredita que nunca assisti O Diário de uma Paixão? Pois é... ele nunca despertou meu interesse para que eu assistisse...
    Confesso que não tenho também muita vontade de ler os livros do Sparks, mas esse último lançamento dele me chamou atenção.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Faz tempo que este livro está na minha lista de leitura, minha mãe assistiu ao filme e amou. Adoro livros do autor, e este parece ser mais um emocionante.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muuuito do filme, mas nunca li o livro.Talvez eu mude de ideia agora, mas estava muito saturada do Nic, ahahahaha.Chega uma hora que cansa sabe? rs

    :)

    beeijão
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Eu te entendo, por isso demoro um pouco para ler os livros do autor. Mas quando os leio é sempre uma grata surpresa! Recomendo muito o livro. :)

      Beijos,
      Eli

      Excluir
  5. Olá, Elidiane.
    O filme é o meu favorito de toda vida também. E quando descobri que tinha o livro corri comprar o meu exemplar e amei ainda mais. Mas sabe que depois que meu pai teve Alzheimer eu comecei a ver a história e principalmente o Noah com outros olhos. Amo ele ainda mais depois que convivi com a doença de perto.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oie Elidiane =)

    Amo o filme, mas confesso que embora tenha o livro há anos ainda não li ele (shame). Adorei a sua resenha! Espero criar vergonha na cara e ler logo o livro rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  7. Oi
    também não leio os livros dele com a frequência que eu queria, eu já li ele a minha versão é a da novo conceito, essa é uma ótima leitura, sofremos juntos com esse casal que passaram por tantas coisas coisas para ficarem juntos, esse livro meio que tem uma continuação o casamento, vocÊ já leu?

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise!
      Casamento é um livro que está na minha lista de leitura, com certeza vou querer saber mais sobre a história da família do Noah e da Allie :)

      Beijos!
      Eli

      Excluir
  8. Oi Eli!! me sinto uma et ao dizer isso, mas nunca li esse livro e nem vi o filme, mas tenho plena convicção de que vou chorar horrores e espero gostar assim como vc!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse autor. Confesso que fiquei com vontade de conhecer outros livros dele.
    www.blogmarisecarneiro.com.br

    ResponderExcluir