(Resenha) Caraval - Stephanie Garber

Livro no Skoob: Caraval
Título Original: Caraval
Duologia: Caraval #1
Autora: Stephanie Garber
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Ano: 2017
Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele. Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível. O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.

 Em Caraval nada é o que parece ser. 

Conheci o livro Caraval através do Instagram, pois é, vi muitos gringos elogiando o livro e postando fotos maravilhosas do mesmo, e qual foi a minha surpresa ao descobrir que a Editora Novo Conceito iria lançá-lo ainda esse ano? O livro já está em pré-venda, com lançamento previsto para Junho, mas a Novo Conceito decidiu lançar um desafio para os seus parceiros, sendo assim tivemos a oportunidade de lê-lo antes de ser lançado. A leitura se tornou incrível e entrou para a lista de livros favoritos do ano! 

Vou tentar explicar a aventura que foi ler Caraval, e tudo o que ela me proporcionou. Scarlett e Donatella são duas irmãs que vivem em Trisda Ilhas Conquistadas pelo Império Meridiano, sob o domínio severo do pai, o Governador Dragna. O sonho de Scarllet desde pequena era conhecer o Caraval e durante sete anos ela enviou cartas e mais cartas para Lenda, o Mestre do Caraval.


                                                                                               Ano, 55 Disnatia Elantine
Caro Mestre Lenda
Lembra-se de mim, Scarllet, da Ilha conquistada de Trisda? Sei que faz alguns anos desde a última carta que escrevi. Ouvi dizer que o senhor e seus atores voltaram a se apresentar. Minha irmã me disse que o senhor nunca visita o mesmo lugar duas vezes, mas muita coisa mudou desde que o senhor esteve aqui, cinquenta anos atrás,  e eu acredito de verdade que ninguém gostaria de ver uma das suas apresentações mais do que eu.
                                                                                  Com muitas esperanças
                                                                             Scarlett, da Ilha Conquistada de Trisda

O Caraval é um espetáculo que mistura fantasia e realidade, o enigmático Mestre Lenda e sua trupe realizam uma apresentação única, e Scarlett após sete anos e agora crescida teve o prazer de receber uma carta do próprio Lenda convidando-a para participar dos jogos em Caraval, assim também como Donatella e também o seu futuro noivo. Finalmente um sonho tornando-se realidade! Scarlett e Donatella nunca saíram de Trisda, pois o pai é bastante violento e torna a vida das duas irmãs insuportável. E após uma briga terrível como o mesmo, Donatella decide ir embora de uma vez, Scarlett tenta fazer a irmã reconsiderar, pois deposita todas as suas esperanças de um futuro melhor para ambas no casamento arranjado pelo pai, com um noivo que ela conhece apenas por cartas, ele parece ser gentil, mas seria mesmo sua última chance de felicidade?

O problema fica pior quando Donatella planeja a ida delas para a ilha particular de Lenda que é onde acontece o Caraval, junto com a ajuda de Julian um misterioso marinheiro que está disposto a levá-las até lá... Acho que a partir de agora eu não deveria contar mais nada sobre o história, pois é preciso ler e entender tudo o que acontecerá com Scarlett quando chegar em Caraval

''Bem-vindos, bem-vindos ao Caraval. O maior espetáculo na terra ou no mar. Aqui vocês conhecerão mais maravilhas do que a maioria das pessoas vê em toda a vida. Poderão beber magia numa taça e comprar sonhos engarrafados. Mas, antes que entrem no nosso mundo, devem recordar que é apenas um jogo. O que acontecerá atrás desses portões pode assustar ou encantar, mas não deixe que nada os engane. Tentaremos convencer vocês que é real, porém tudo é teatro. Um mundo feito de faz de contas, Então, apesar de querermos vê-los arrebatados, cuidado; não se deixem levar longe demais. Os sonhos que se realizam podem ser belos, mas também podem se tornar pesadelos quando as pessoas não acordar.''

Me vi envolvida desde o começo com a narrativa da Stephanie, não sabia o que esperar, nem o que a autora reservava para mim e para a Scarlett, sim, foi como se eu estivesse em Caraval também! E só posso dizer que foi surreal tudo o que aconteceu, me senti dentro de Alice no País das Maravilhas mas em uma versão completamente nova, e romântica. A magia está em todo o lugar, mas a realidade também, e isso mexe com as nossas emoções, principalmente quando Lenda propõe um jogo onde levará Scarlett e Juliam por uma busca frenética por Donatella que está desaparecida. Ah, e o vencedor do jogo proposto por Lenda terá um desejo atendido...

Mas o jogo está repleto de charadas, e pistas ousadas que ela deverá seguir, isso testará Scarlett de todas as maneiras, afinal todas as escolhas possuem suas consequências, mas também a deixará cada vez mais próxima de Julian. Acho que além de toda a magia envolvida, o que me fez amar Caraval foram as cenas entre Scarlett e Julian, eu não esperava romance nessa história, mas me surpreendi o quanto ficava encantada com o casal, e o amadurecimento de Scarllet também é algo que chama a atenção. Também fiquei imaginando várias teorias com relação a Julian, afinal, ele é um personagem que nos surpreende a cada momento com as suas atitudes muitas vezes indecifráveis. 

''Scarllet tentou se desvencilhar, mas o olhar dele a fez parar. Julian nunca a olhara para ela daquele jeito. Às vezes ele a fitava como se quisesse ser a sua ruína, mas agora era como se quisesse que ela o arruinasse.''

O livro é divido em várias partes. E em muitos parágrafos percebemos o quanto a escrita da autora é poética, e repleta de belas metáforas, o que me deixou encantada apesar de não estar acostumada a ler muitos livros assim. A narrativa é em terceira pessoa, e a autora gosta de nos dar bastante detalhes dos personagens, dos seus pensamentos, e das cenas que parecem vivas dentro de nós, sempre repleta de cores, sortilégios e ilusões que nos faz viajar e sentir toda a atmosfera de Caraval. A história tem muito mistério que nos vai sendo revelado aos poucos, e conforme descobrimos vai aparecendo outras surpresas que deixam o leitor cada vez mais seduzido por toda a magia que Lenda e seus atores nos proporcionam. 


Fui surpreendida em todos os momentos, e fiquei estupefata com alguns acontecimentos, é realmente difícil saber o que nos espera em cada página. No final fui agraciada com um epílogo maravilhoso, mas que deixou vários mistérios para serem resolvidos, e segredos a serem desvendados. E vocês, estão dispostos a conhecer essa história? Espero que embarquem nessa leitura e se apaixonem e sintam assim como eu todo o fascínio de Caraval, estou ansiosa pela continuação, que tudo indica é uma duologia, que já teve até os seus direitos cinematográficos vendidos. Mas não se esqueçam é apenas um Jogo!


''O que quer que tenha ouvido sobre o Caraval não se compara à realidade.  É mais do que só um jogo ou apresentação. É a coisa mais parecida com magia que você verá nesse mundo.''

CARAVAL foi cedido em parceria com o GRUPO EDITORIAL NOVO CONCEITO 

Sobre a autora:



Autora internacional e best-seller do New York Times. Quando não está escrevendo, ensina escrita criativa em uma faculdade privada no norte da Califórnia.

17 comentários:

  1. Oi, Eli!
    Fico feliz que a magia de Caraval lhe conquistou como me conquistou. Fiquei super vibrante ao saber que a NC ia lançar logo por aqui.
    Depois daquele final amorzinho, aquele epílogo foi um tiro no meio do peito.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
  2. Olá, Elidiane.
    Estou louca para ter o livro em mãos. E assim que tiver vou reler porque foi uma das melhores fantasias que li nos últimos tempos. O livro é tão envolvente que parece mesmo que é com a gente que está acontecendo aquilo tudo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Eli! Também fui fisgada pela magia do Caraval e favoritei o livro. Achei a trama super empolgante.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi, Eli!
    Só estou lendo comentários positivos sobre Caraval. Parece ser bom mesmo, hein? E saber que o livro mistura fantasia e romance de forma maravilhosa, e ainda possui uma narrativa poética e com metáforas, por favor, preciso pra ontem!
    Espero poder ler em breve e não me decepcionar. A capa é bonita.
    Ótima resenha.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Eli. Me pareceu ser uma ótima fantasia, além de ter sido super aclamada no exterior. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Elidiane,

    Eu não sei muito bem o que esperar desse livro, não entendi muito bem a sinopse, mas a resenha me deixou curiosa. Não sou muito da fantasia e magia, só que uma escrita mais trabalhada e poética é a minha, por isso fiquei com vontade de ler vontade de ler. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Eli,
    Desde que ouvi falar desse livro ele me conquistou que já coloquei na lista de leitura.
    Fico feliz em saber que é bom.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Caraval só com comentários positivos... Me interessei em saber mais!

    ResponderExcluir
  9. Caraval está sendo um daqueles livros que ou a pessoa ama ou a pessoa odeia. Que bom que você gostou. Eu estou curiosa!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  10. Noossa esse livro é muito bom , ja tive a oportunidade de ler e amei, quero encontra ele de novo para poder ler e faze uma resenha pois é sensacional, beijos sucesso. ♥

    ResponderExcluir
  11. Me pareceu interessante a leitura! e você resumou muito bem os personagens! obrigada por compartilhar��

    ResponderExcluir
  12. Depois iriei procurar o livro. Juro ter lido carnaval primeiro. Desculpe. kk Interessei-me pelo livro graças a sua resenha. Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Eu vi algumas postagens da editora sobre o livro e fiquei muito curiosa!Amei a resenha e já quero super ler.

    ResponderExcluir
  14. Parece um ótimo livro! Eu ainda não tinha ouvido falar, mas fiquei super curiosa. Beijos.
    www.v3rsosdaalma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Eli, tudo bem!
    Só estou lendo comentários positivos sobre esse livro e saber que ele tem algo de Alice no País das Maravilhas, me deixou curiosa. Espero ter uma oportunidade de lê-lo no futuro.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá. A editora está de parabéns ultimamente. Eles estão lançando livros incríveis. Gostei da sua resenha e sobre o que disse: "o inesperado".
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  17. Parece ser ótimo, fiquei curiosa pelo final! Muito boa resenha. Abraços.

    ResponderExcluir