(Resenha) Peter Pan - J. M. Barrie

Livro no Skoob: Peter Pan
Título Original: Peter Pan
Autor: J. M. Barrie
Editora: Martin Claret
Páginas: 248
Ano: 2017
Publicado em formato de livro por J. M. Barrie em 1911, retrata o encontro do menino que não queria crescer com os três filhos da família Darling. Os quatro embarcam em uma aventura inesquecível que começa no céu de Londres e os leva à Terra do Nunca. Ali, encontrarão outros personagens icônicos, como o Capitão Gancho, o crocodilo, as sereias e os índios. A obra continua sendo um sucesso entre todos os públicos, com sua temática nostálgica e divertida. Esta edição possui ilustrações e um apêndice especial.

Quem nunca se encantou pela história de Peter Pan

Eu sempre fui apaixonada! Por isso não pensei duas vezes em resenhar essa edição belíssima lançada pela Editora Martin Claret, e que contém ilustrações maravilhosas sobre esses personagens tão envolventes e que me cativaram assim que abri a primeira página. Mas o que mais gostei foi a narrativa cheia de humor por parte do autor, e as aventuras dessas crianças que estava contida em todos os capítulos dessa obra. A leitura de Peter Pan me deixou eufórica e com uma nostalgia sem fim.

Preciso reconhecer que assistir aos filmes e desenhos de Peter Pan, mas nunca tive a oportunidade de ler a história em si, que foi apresentada originalmente como uma peça de teatro em 1904 pelo autor J. M. Barrie. Apenas em 1911 o autor retomou a história desse garotinho que não queria crescer, ao transformar a peça no romance Peter e Wendy. Todas essas informações relacionadas a Peter, podem ser encontradas no Apêndice ao final do livro, que nos relata de forma interativa e em teor histórico todo o legado de Pan. Encontramos ainda mitologias e avaliações didáticas relacionadas a obra.


Foi tão bom poder viajar com Peter, Wendy e os seus irmãos para a Terra do Nunca! Contarei um pouco de como tudo começou... Logo de inicio conhecemos a família de Wendy, os seus pais Sra. e o Sr. Darling e também os seus dois irmãos João o do meio, e Miguel o mais novo, eles possuem uma babá chamada Naná que é um cachorrinha pra lá de inteligente. Peter costuma sempre entrar pela janela do quarto de Wendy, mas em uma noite ao se deparar com a Sra. Darling no quarto das crianças Peter escapa deixando a sua sombra para trás.
''Ela retornou ao quarto das crianças e percebeu que Nana tinha uma coisa na boca, que se mostrou ser a sombra do jovenzinho. Quando ele saltará pela janela, Nana a havia fechado de imediato, ainda que tarde demais para apanhá-lo; mas a sua sombra não tinha tido tempo de escapar: a janela se fechou abruptamente e a cortou.''  Página, 24

A Sr. Darling decide guardar a sombra de Peter, mas em uma noite quando ela e o marido vão para uma festa Peter com a ajuda de Sininho (uma fada charmosa e bastante snob) volta a entrar no quarto das crianças atrás de sua sombra, como não a encontra Peter começa a chorar, e isso acaba acordando Wendy. Ela sabia que era Peter Pan, afinal ele sempre vinha visitá-la, mas ela sempre estava dormindo quando isso acontecia sem saber assim se era real ou sonho, ela decide ajudá-lo e quando encontra a sombra do jovenzinho decide costura-lá nele.  Peter fica tão contente em ter de volta a sua sombra, que começa a contar a Wendy quem ele é, de onde ele vem, e as maravilhas da Terra do Nunca, como a existência das fadas, das sereias e dos piratas.

- Foi porque eu ouvi papai e mamãe - explicou ele em voz baixa - falando sobre o que eu seria quando fosse adulto. - Então ele ficou extraordinariamente nervoso. - Eu não quero nunca ser adulto! - disse com veemência. - Quero ser sempre criança e me divertir. Então escapei para os jardins de Kensington e vivi muito, muito tempo entre as fadas.'' Página 43

Peter acaba convencendo Wendy e os irmãos dela a viajarem com ele para a Terra do Nunca, ou quer dizer, a voar com ele até lá, com uma ajudinha do pó das fadas é claro. Ao chegar lá as aventuras já começam...  Wendy, João e Miguel conhecem os garotos perdidos que tem Peter como o seu líder, cada garotinho mais fofo que o outro, e todos precisando de uma mãe que lhe contem histórias. E imaginem quem será essa mãe para os garotos? Mas e quando Wendy é atacada assim que chega a Terra do Nunca  a mando de Sininho, essa fada que é bastante ciumenta e malvada quando quer? Ah, e quem seria os peles-vermelhas? Índios habitando a Terra do Nunca já pensou? Mas as aventuras mais extraordinárias irão acontecer entre Peter Pan e o Capitão Gancho! Sabiam que foi Peter que decepou a mão do Capitão? Pois é.

Peter não era exatamente como os outros meninos, mas afinal sentiu medo. Um calafrio o percorreu inteiro, era como um tremor passando sobre o mar; mas no mar um tremor é seguido por outro até haver centenas de tremores, e Peter só sentiu um. No momento seguinte ele estava outra vez de pé, ereto, sobre a rocha, com aquele sorriso no rosto e uma batida de tambor dentro de si. Ela dizia: ''Morrer será uma aventura incrivelmente grande. Página 123.

Como informei no início da resenha o que mais gostei foi a forma como o autor interage com a gente em toda a história, ele conversa com os leitores com muito sarcasmo e nos enchendo de curiosidade com relação aos próximos acontecimentos. Quando não estava com o livro em mãos, eu me via ansiando para saber o que estava ocorrendo com os garotos e em que nova confusão eles irão se meter. E o melhor é que durante toda a leitura somos presenteados com notas de rodapé interessantíssimas sobre o autor, o livro em si, e os costumes da época, confesso que aprendi sobre muitas coisas lendo-as. Foi para mim um guia de curiosidades sanadas sobre pessoas, objetos e lugares.

Preciso chegar ao fim dessa resenha, certo? Então minha palavra final é que leiam Peter Pan! É tão divertido! E a Martin Claret caprichou tanto nessa edição em capa dura, é cada ilustração mais linda que a outra, toda vez que vejo esse livro na minha estante tenho vontade de abraçá-lo, e como se eu tivesse o Peter só para mim, apesar de ser um menino presunçoso, e que ainda possui todos os seus dentes de leite, eu me apaixonei por ele, pela sua coragem, sua forma de viver intensamente o presente, e transformar a vida em uma eterna aventura. Por isso aproveitem ao máximo a vida de vocês, façam coisas incríveis e sejam felizes, afinal, só temos o agora!

PETER PAN foi cedido em parceria com a EDITORA MARTIN CLARET

Um pouco mais do livro e suas ilustrações:



Sobre o autor:


O pequeno escocês James Matthew acreditava. Acreditava tanto que era capaz de melhorar o mundo em que vivia por meio da literatura. A transformação nasceu no mundo fictício criado por Barrie, mundo esse no qual tudo era possível. Sem nunca deixar de escrever e dedicando-se cada vez mais à dramaturgia, as peças Quality Street e The Admirable Crichton foram escritas e encenadas entre 1901 e 192, ma seria apenas em 1904 que nasceria o maior de todos os seus protagonistas: Peter Pan.  

35 comentários:

  1. Oi! :)

    Que livro lindo!
    Eu já tinha o desejo de ler algo do Peter Pan.
    Sem falar que adoro ler livros divertidos.
    Já adicionei na minha lista! <3
    Gostei muito do blog vou acompanhar.

    Beijos!
    http://quimicanerds.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elidiane! Já vi essa edição por aí e acho a coisa mais linda! É incrível como certas histórias não perdem o encanto apesar do passar do tempo, né?! Peter Pan é uma delas.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Oie
    A edição está linda mesmo. Ano passado fiz um trabalho na faculdade sobre esta história e li várias versoes e alguns livros de psicanálise que explica os personagens. Confesso que não curti muito, ainda mais entendendo o que tem por trás da história.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que resenhão, hein! Muito detalhes que eu não conheci a respeito da obra e adorei conhecer.

    Peter Pan é uma história. Sua ludicidade e ingenuidade sempre me encantarão. Bate fundo na alma de qualquer pessoa.

    ResponderExcluir
  5. Que resenha linda!
    Amo contos de fadas e amo este personagem também.
    Ainda não li este livro e adorei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Eu amo contos e estou muito nessa "vibe" esse mês e fico feliz em vim no seu blog e receber mais uma indicação maravilhosa. Super anotei a dica e o livro entrou para a minha lista de desejados e acho incrível livros que o autor consegue interagir com o livro, essa forma dinâmica me agrada muito! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  7. Elidiane, tudo bem?

    Adorei essa dica! Estou louca por esse livro, não somente pela história, mas pela belíssima edição. A Martin Claret está fazendo um trabalho cada vez mais primoroso!

    Grande Abraço

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Sempre desejei ter uma edição de Peter Pan na estante, mesmo a animação não sendo uma das minhas favoritas, pois sempre tive vontade de conhecer a história já que amo contos de fada e sem falar que as edições disponíveis são lindas. Adorei saber que a história é divertida e que o autor é muito eficaz em manter o leitor preso à trama, isso com certeza deve proporcionar uma leitura muito agradável.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ai que coisa maravilhosa! Preciso comprar essa edição para mim!!! AMEI! <3

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Confesso que sou suspeita pra falar, pois adoro esses livros. E essa edição é fabulosa, nem se compara com a minha super simples. Já quero!!
    Eu adoro a história do Peter Pan e toda a magia por tras *-* me remete tantas coisas boas.

    Beijos,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Elidiane.
    A Martin Claret sempre lança umas edições maravilhosas, sou apaixonada!
    Quanto ao livro, fiquei interessada, ainda mais quando você citou que o narrador interage com o leitor, isso é um ponto muito bom!

    ResponderExcluir
  12. Oi Eli, tudo bem?

    Ainda não tve a oportunidade de ler um livro do Peter Pan, li apenas aquelas histórias reduzidas e amo o personagem. A história parece ser encanatadora e gostei dessa parte do autor querer uma interação com o leitor, isto é funadamental. A Martin Claret sempre arrasa nas edições e esta parece estar tão linda quanto as outras. As ilustrações estão um arraso. Depois da sua resenha, preciso desse livro!

    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Peter Pan é um daqueles livros que todo mundo deveria ler uma vez na vida para refletir! Vale demais entender a complexidade do personagem e suas aventuras!

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Ai Peter Pan, e que edição linda!
    Acho que é aquele conto de fadas que todos devem ler, por tratar de amizade, nunca desistir dos sonhos, e que todos tem direito a uma família.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Sempre tive problemas com Peter Pan, não pela história ou pelo o que alguns teóricos dizem que ela significa, é porque nunca vi o Peter como um "bom menino".
    A edição que você apresentou parece ser realmente linda, dá até vontade de ler novamente.

    ResponderExcluir
  16. A arte do livro ficou linda! Há algum tempo quero lê-lo, mas ainda não tive a oportunidade. Agora fiquei ainda mais ansioso!

    Abraço!
    http://entremundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Essa edição é tão linda! Eu li a da Cosac Naify, que tinha uma capa que virava abajur. E tenho que admitir que me apaixonei por essa história. E a Martin Claret está de parabéns pela edição!

    ResponderExcluir
  18. Olá! Eu vi os filmes e até aquele que conta a vida do autor, mas nunca li o livro. Peço seu texto, esta edição é uma enorme inspiração! Muito obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  19. AMO Peter Pan. Nunca li nada sobre. Apenas assisti aos filmes mesmo. Mas tenho curiosidade de ler, sim e essa edição está muito linda. Amei! Post super fofo!

    ResponderExcluir
  20. Oi Eli! Eu conheço a histórias apenas pelas adaptações, nunca li o livro e esta edição está tão linda que acho que chegou a hora de fazer esta leitura. Adorei a dica.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  21. Oi Eli! Estou lendo o livro e quase acabando. Concordo que o narrador é brilhante e a interação dele com o leitor é ótimo! Sem contra a edição, né? Está linda demais!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  22. Olá, Elidiane.
    Eu amo as edições clássicas da editora. É uma mais linda que a outra. Já li alguns livros do Peter Pan, mas apesar de ser apaixonada pela ideia de não crescer e da Terra do Nunca, nunca gostei do personagem em si. E a Sininho, só é bonitinha nos filmes hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  23. Aiii que tudo!!! Tenho esse livro , mas sempre chega algum na frente para eu ler! Gente... quero muito conferir essa história. LI o comecinho e sei que será realmente bom. Fiquei ansiosa. Bela resenha!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  24. Oiii!

    Eu não li esse livro ainda, como vc eu sempre fiquei mais pelos filmes e desenhos, mas fiquei curiosa em conhecer essa visão do autor. Vou procurar essa edição pq quero entender a escrita do autor.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Gostei da resenha Eli. Parece ser um livro encantador e a Martin Claret está arrasando em suas publicações. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  26. Ai que coisinha mais linda esse livro! Fiquei encantada pela edição e pretendo com toda certeza ler em breve, sua resenha me deixou bem convincente e a edição está luxo, essa editora está me conquistando.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Tive a oportunidade de ler Peter Pan, mas não nessa sua edição que parece ser maravilhosa, mas na edição da Zahar, assim como você, sempre fui apaixonada pela história e também pela personalidade do protagonista.

    ResponderExcluir
  28. Antes de mais nada, preciso dizer que o blog de vocês é lindo, amei!
    Agora em relação ao livro... achei perfeita essa edição. Quando vi as fotos que colocou no final junto a resenha, me encantei ainda mais.
    Um presente perfeito para fãs de Peter - como eu.

    ResponderExcluir
  29. Oie, tudo bem? Que edição mais linda! O livro realmente ficou incrível, as ilustrações estão muito amorzinho. Só pelos desenhos já dá vontade de ler. Sua resenha ficou completa e bem escrita. É muito bom quando encontramos um livro assim que prende nossa atenção e nos marca. Beijos, Érika ^.^

    ResponderExcluir
  30. Olá linda,

    Li esse livro bem guria haha e sempre me achei um pouco como o Peter Pan que nunca queria crescer e perder a essência de acreditar em recomeçar e no poder da amizade e do amor e ainda queria ser criança kkk.

    Edição lindíssima <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Olá! Que livro lindo e que resenha linda! Olha, algumas coisas na sua resenha me esclareceram bastante algumas dúvidas que eu tinha em relação a história: como foi que o Peter foi parar na Terra do Nunca...Agora já entendi. Gostei bastante de saber mais da história, dica bem anotada, beijos!

    ResponderExcluir
  32. Olá!

    Confesso que nunca li livros da história do Peter Pan, só assisti a filmes e desenhos. Não sabia dessa edição, confesso que deu vontade de tê-la. *-*

    Beijo.

    ResponderExcluir
  33. Oi Elidiane,

    A Martin Claret tá vindo com uma proposta bem bacana de novas capas e diagramação. Fiquei babando nessa edição, mesmo já tendo uma linda da Zahar. As ilustrações são perfeitas e a estória ótima. Gostei quando li. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  34. Ola lindona Peter Pan sempre é garantia de uma leitura leve e cheia de aventuras com essa turma, a cada edição fico mais encantada, faz tempo que não faço a releitura, mas fica a dica anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  35. Olá, amei essa edição, essas ilustrações são belíssimas. A história é muito doce.

    ResponderExcluir