(Resenha) O Clube de Leitura de Jane Austen - Karen Joy Fowler

Livro no Skoob: O Clube de Leitura de Jane Austen
Título Original: The Jane Austen Book Club
Autora: Karen Joy Fowler
Editora: Rocco
Páginas: 320
Ano: 2017
Cinco mulheres e um homem se reúnem para debater as obras de Jane Austen na Califórnia do início dos anos 2000 e acabam descobrindo, entre casamentos frustrados, arranjos sociais e afetivos, que suas vivências não são assim tão diferentes das experimentadas por Emma ou outras personagens da escritora britânica que tão bem descreveu a sociedade de sua época, dois séculos atrás. No livro, que figurou na lista do mais vendidos do The New York Times e deu origem ao filme homônimo estrelado por Kathy Baker e Emily Blunt, a premiada escritora norte-americana Karen Joy Fowler disseca as relações contemporâneas com acuidade, humor e ironia dignos da autora de Orgulho e preconceito e outras obras que continuam fascinando leitores de todas as idades. Uma homenagem a uma das maiores escritoras da língua inglesa e uma deliciosa comédia de costumes dos nossos tempos. Ponto forte: No ano do bicentenário de sua morte, Jane Austen (1775-1817) continua atraindo leitores de várias idades, especialmente jovens. O livro é uma excelente porta de entrada para a obra de Jane Austen e agrada em cheio também aos já fãs da autora.

Quando resolvi ler esse livro, já sabia que estaria repleto de referências do mundo de Jane Austen, e mesmo não tendo lido um dos livros da autora (Emma), já tinha lido os demais e esperava mergulhar ainda mais nesse universo rico que são os seus livros. Porém logo de cara já fiquei meio perdida, o livro é narrado em terceira pessoa e demorei um pouco para saber na cabeça de qual personagem eu estava, depois de algumas páginas me acostumei, e assim a leitura fluiu melhor. 

Somos apresentados aos nossos protagonistas, e como eles resolvem se encontrar para discutir sobre os livros da Jane, e analisar sobre seus pontos de vistas. É bem interessante acompanhar como cada um deles ver os personagens e as tramas nas obras da autora, e como chegam a comparar com suas próprias vidas, pois se nas páginas mesmo que com seus percalços no fim ainda temos um final se não feliz mas satisfatório, na vida real as coisas não funcionam bem assim.

Umas das personagens que mais me chamou à atenção foi a Jocilyn, ela é bem complexa e estar em sua mente observando não só o tempo presente mas também os fatos passados foi bem estranho em alguns momentos e eu não sabia se gostava ou não dela, acho que ainda não sei... Já a Sylvia, está passando por um momento delicado, uma separação de um casamento longo e que durou desde a época do colégio, sendo trocada por uma mulher mais jovem. Allegra sua filha, também esta lidando com a perda do pai e também com o término de um relacionamento. Bernadette, Prudie e Grigg foram os que para mim ficaram mais a margem da trama, porém contribuíram para o desenrolar da história.


O livro nos apresenta pessoas normais lidando com seus problemas, ao mesmo tempo em que debatem os livros e as situações criadas pela Jane, e em como cada personagem lidava com seus próprios desafios, porém mesmo sendo uma leitura interessante logo me vi perdendo o interesse, depois de alguns capítulos a leitura ficou um pouco maçante e por este motivo fiquei frustada pois esperava gostar mais do livro. 

Houve momentos em que eu não sabia se os fatos que estava lendo eram passado ou presente e diversas vezes acabei me perdendo e tendo que voltar para poder me situar na história, o que infelizmente me fez demorar em terminar a leitura, o que acredito que deveria ser um ótimo livro acabou por se tornar uma leitura arrastada, porém mesmo assim ainda gostei muito da premissa do mesmo, a discussão do Universo de Austen é repleta de críticas sociais, a posição de nossas protagonistas na sociedade, romance e claro os seus respectivos pares.

O CLUBE DE LEITURA DE JANE AUSTEN foi cedido em parceria com a EDITORA ROCCO

Sobre a autora:




Karen Joy Fowler é uma autora americana de ficção científica, fantasia e ficção literária, indicada aos prêmios Nebula, PEN/Faulkner e Man Booker Prize. Seu romance O clube de leitura de Jane Austen foi dirigido e adaptado para o cinema por Robin Swicord.


15 comentários:

  1. Oi! Eu vi o filme primeiro e ler o livro foi como revisitar a trama. Eu gostei, mas prefiro a forma como a história foi conduzida no filme.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Jani! Tudo bem? Eu só vi o filme e gostei bastante! Que pena que a narrativa confunde um pouco, mas parece ser uma boa história, igual a do filme, que aliás, eu recomendo.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Menina eu iniciei a leitura deste livro em fevereiro, a leitura estava mega arrastada, optei por parar de ler na pagina 110 e li 3 livros depois deste. Quero muito concluir a leitura, as vezes pego ele e leio umas páginas, para ver se a coisa vai. Não foi o livro que eu esperava, tem vezes que ele nos confunde, uma pena. Pretendo concluir.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Janielle!
    Parece um livro bacaninha, mas esse arrastar e confusão não me faria ler o livro. Uma pena a leitura não ter te agradado tanto e muito provavelmente não me agradar.
    Quem sabe em outro momento eu possa vir a ler o livro?
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu li este livro tem um tempo e lembro que tive a mesma sensação de confusão que você teve, em função dos tempos narrativos, mas ainda assim gostei. Sou muito fã da Austen e tudo relacionado à ela me desperta curiosidade.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro nem mesmo o filme que o adaptou! :) Bem, não achei muito curioso, mas ainda bem que gostaste!

    Que pena que te chegaste a perder em alguns momentos, por causa dos tempos... Que bom que também tem criticas!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Oie! Tudo bem?

    Estou de olho nesse livro, vi ele ontem se não me engano na livraria e quero muito <3 Ainda não tive a oportunidade de realizar a leitura dos livros da Jane, mas é minha meta de vida literária ter todos e esses como esse que tem haver! *--* kkkk

    BJss

    ResponderExcluir
  8. Olá, Janielle! Tudo bem? Eu li apenas um livro da Jane também (Lady Susan) mas fiquei bem empolgada quando vi esse lançamento. Que pena que a leitura não te agradou tanto e foi assim tão confuso :/ Agora não sei se irei ler...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. AMO OS LIVROS DA AUSTEN E QUALQUER COISA SOBRE ELA, haha! Uma amiga tinha falado sobre esse livro e ficou de me emprestar, ela falou muito bem sobre e apesar de você ter achado a narrativa um pouco arrastada, vou tentar ler mesmo assim.

    Acho a capa desse livro um amor!

    Beijos,
    digaileitoresblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, nem tive oportunidade de ver o filme,com sua descrição me pareceu um livro complexo, como vc mesma disse um pouco massante, não gosto de livros assim, é ruim ter que voltar as páginas pra pode se situar na história. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Eu estava bem interessada no livro, mas após as suas palavras não sei se ainda estou. Não gosto quando nos perdemos em uma leitura simplesmente por não estar explicito qual personagem está falando, ou de que tempo é... Já aconteceu algo semelhante comigo e fiquei bem frustrada.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  12. Oi, Janiele

    Eu tentei ler Orgulho e Preconceito há muitos anos, quando eu era adolescente, mas a leitura não fluiu. Pretendo retomar algum dia.
    Acho a capa desse livro muito fofa, mas não leria. Acredito que para ter algum efeito o leitor precisa ser fã da autora. Que pena que foi uma leitura arrastada para ti, mas isso acontece quando a gente menos espera.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi! Ainda não li nada da Jane Austen, acredita? Mas uma das minhas metas do ano é ler um livro dela.
    Deve ser muito frustrante para os fãs pegar um livro desse que tem uma premissa tão boa mas que não é bem desenvolvido como merecia ser :/

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu não li o livro ainda, mas vi o filme, e amei. Não sei quanto do livro eles usaram.
    Confesso que ainda não tive vontade de ler o livro, e agora menos ainda ao saber que você achou maçante e arrastado e ainda um pouco confuso...
    Enfim, na cabeça de qual personagem que estava?

    ResponderExcluir