(Resenha) Melhores Amigas - Emily Gould

Livro no Skoob: Melhores Amigas
Título Original: Friendship
Autora: Emily Gould
Editora: Rocco
Páginas: 256
Ano: 2017
Bem-sucedido romance de estreia de Emily Gould, Melhores amigas pinta um retrato honesto e bem-humorado da mulher na faixa dos 20 e tantos aos 30 e poucos anos hoje, com suas expectativas e seus questionamentos. Segundo da coleção Geração Ha, o livro acompanha as trajetórias de Bev e Amy, amigas de longa data que chegaram aos 30, mas ainda não encontraram seu rumo na vida, entre escolhas pessoais e profissionais duvidosas. Ao longo da trama, entre sushis, taças de vinho e cigarros ocasionais, elas dividem seus planos e suas incertezas uma com a outra. Mas a amizade é posta à prova quando o plano de Amy de morar com o namorado naufraga, ao mesmo tempo em que Bev engravida de um desconhecido. Juntas, elas terão que descobrir se a amizade é capaz de resistir à força do tempo e às reviravoltas da vida, nesta deliciosa crônica da vida da mulher moderna.

Esse é o tipo de livro que me deixou surpresa, e ao mesmo tempo com uma sensação agridoce após terminar a leitura. Quando resolvi ler Melhores Amigas estava esperando me deparar com uma história de amizade, amor e cumplicidade, contudo fiquei completamente perdida logo de início pois não foi o que encontrei ao terminar essa narrativa escrita pela autora Emily Gould. 

Quando pensamos em uma grande amizade, principalmente de melhores amigas, logo nos vem a cabeça alguém com quem podemos contar, que nos ama e nos apoia e esta sempre ao nosso lado, em teoria é isso mesmo, mas a realidade é bem mais crua. O livro nos apresenta duas amigas, Amy e Bev, e vemos o ponto de vista das duas, isso nos faz conhecer como pensam e como se sentem em relação a situação em que estão vivendo e como lidam com seus problemas.

Amy não é o tipo de protagonista pelo qual caímos de amores, porém não tem como você não parar e pensar que ao menos uma vez você já agiu como ela, mesmo achado-a muitas vezes egoísta e imatura. Bev é o tipo de personagem ao qual eu olho e me vejo, desde sua infância religiosamente opressiva até a sua fase adulta, de apaixonada por livros que sonha em escrever um livro e trabalhar em editoras. As duas já passaram da casa dos vinte, e agora se veem numa situação complicada, ambas moram em NY e esperam viver seus sonhos, mas a vida não é como nos filmes que vemos na TV, e de repente elas começam a ver como é difícil ser alguém que se destaque em meio ao caos no mundo.


Amy outrora já teve seus quinze minutos de fama como blogueira, mas agora trabalha com um blog voltado para o público judeu e não seria mentira dizer que detesta seu emprego, já Bev está em busca de trabalhos temporários, que parecem ser a única maneira de pagar suas dívidas, e dessa forma acompanhamos a trajetória dessas duas mulheres, até que chega um momento em que a vida toma um rumo que nenhuma delas esperava e ter o apoio de sua melhor amiga se torna crucial. 

Entretanto ser amiga não significa necessariamente que iremos apoiar a pessoa em tudo, que estaremos lá contra tudo e todos, esse livro me mostrou que ser amiga é amar e dar tudo de você, porém até certo ponto, de certa forma parece ser egoísta dizer isso, mas qual o ponto em se ter uma melhor amiga se ela não lhe apoia em tudo? Se ela não está lá para você a qualquer momento? É bem simples até, pois quando amamos alguém de verdade sempre iremos querer vê-la bem, mas nem sempre poderemos ajudá-los, e temos que saber a hora de abraçar, e a hora de nos afastar também, ser uma boa amiga não é sempre concordar com tudo que a outra diz ou faz, você precisa ter sua própria opinião e personalidade.

Posso dizer que o livro me surpreendeu por me mostrar um outro lado do que significa ser melhores amigas, e mesmo assim a verdade ainda é que mesmo que vocês se afastem se a amizade for real e verdadeira,  nada irá interferir no final.

MELHORES AMIGAS foi cedido em parceria com a EDITORA ROCCO

 Sobre a Autora:



Emily Gould nasceu em Silver Spring, em Maryland, nos Estados Unidos. Blogueira e escritora, ela trabalhou no site Gawker.com. Desde 2011, ela e a sócia Ruth Curry comandam a Emily Books, que funciona como editora e livraria online.

27 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Desde que vi a capa e título da obra já fiquei com vontade de ler ele, e depois da sua resenha a curiosidade só aumentou!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Eu estava curiosa sobre esse livro, e acho que teria o mesmo baque que você quando começasse a ler, pois quando vi a sinopse, tive essa mesma impressão de melhores amigas, cumplicidade, etc.. Adorei a dica :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro nem a autora, parece fantástico! Esta opinião despertou em mim a vontade de o ler! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Que blog fofoooooooooo, apaixonada pelo layout *-*
    Gostei muito da resenha, muito bem escrita e sincera, mas o livro não me atraiu...

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Nunca havia visto falar deste livro, mas o tema dele além de ser interessante, também nos faz coincidir com ele. Sua resenha está maravilhosa. Parabens!

    ResponderExcluir
  6. Oie Janiele =)

    Não conhecia o livro, mas depois de ler a sua resenha fiquei bastante curiosa em relação a história. Acho esse tema "melhores amigas" complexo até por que as vezes nem sempre a amizade é tão reciprocara assim.

    Gostei da dica ;)

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  7. Oie tudo bem!??! Eu estava super empolgada com esse livro logo que anunciaram ele, mas aí uma amiga leu e disse que não era grande coisa. Agora você também achou ele bom... Fico com medo de desperdiçar meu tempo e não achar o livro grande coisa, por conta das listas infinitas de leituras que temos.
    Ele vai continuar na lista futura, mas num futuro um pouco distante.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Fiquei logo encantada com a capa do livro e com o facto de não chegar às 300 páginas (ultimamente quero só livros rápidos!). E depois de ler a sinopse e a sua opinião fiquei ainda mais curiosa, mais apaixonada. São tantos livros que quero ler neste momento que nem sei para que lade me virar!!
    Gostei ;) Beijos

    Pseudo Psicologia Barata

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha Janiele. Achei o livro interessante, principalmente por se focar tanto nos relacionamentos humanos. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Achei a capa uma graça, me deixou bem interessada na leitura.

    Beijos.!

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ser bem interessante, ao menos em sua premissa. Gostaria de ler mais sua opinião sobre.

    ResponderExcluir
  12. Oi Janiele,

    A história parece ser bem interessante, mas confesso que não me cativou tanto a ponto de ler.
    Adorei a resenha.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. A Rocco lança cada obra que faz a gente querer ler o quanto antes, essa é uma que não vejo a hora. Ótima resenha! Continue assim.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem? Gosto bastante da premissa do livro. Parece ser uma leitura legal.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Janiele.
    Pela capa dele eu nunca olharia duas vezes para ele hehe. Mas achei interessante isso de mostrar um outro lado da amizade. mas ainda assim não sei se é um livro que eu leria.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Olá, Janiele!
    Uma pena a leitura não ter sido tão prazerosa para você. O livro não me interessou muito, mas achei inteligente a ideia de explorar o lado "negro" da amizade.

    Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Abraços
    http://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Concordo com a mensagem que o livro quer passar sobre a amizade, nem sempre é tudo bonita e cor de rosa, há muita dor e às vezes ressentimentos também, e saber que a história vai explorar isso me deixou mega curiosa sobre a obra. Dica mais do que anotada! Espero ler o mais breve que eu conseguir, pois acho que irei gostar bastante dessa história.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Janiele,
    E eu acho que iria gostar do livro.
    Eu gosto quando um tema é abordado de diferentes formas e no final temos a conclusão do tema. Parece uma leitura reflexiva para mim, que já sofri com amizades.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da resenha e me interessei pelo livro. Parece ser bem realista e isso é muito bom!

    ResponderExcluir
  20. Oi! Amizade nem sempre é um mar de rosas como mostram filmes e livros, é que nem casamento, com muitos altos e baixos. O livro parece retratar isso de maneira bem realista e gostei desta inovação. Bjos!!! www.moonlightbooks.net

    ResponderExcluir
  21. Oi Jani! eu achava que poderia ser um livro mais leve, mas ao ler a resenha eu mudei de ideia. Acho que tem um tema muito importante, pq eu realmente acho que amigos se apoiam, mas tb concordo que às vezes é melhor se afastar. Já fiquei curiosa com o desenrolar dessa história!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  22. Oi Janiele, tudo bem?
    Nossa, esse livro parece ser interessante! Acho que curtiria a leitura, talvez. Daria uma chance, apesar de não ser o meu estilo de leitura.

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Eu gostei bastante da proposta deste livro, afinal nem tudo funciona na vida como na teoria. Imagino que este livro trás e faz menção a isso. Um pouco de realidade as vezes é bom.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bom?
    Esse parece ser um livro que mostra um lado "ruim" das pessoas né? Essa questão do afastamento das amigas é interessante pois só conheço livros que mostram o contrário. Ter essa 'dose de realidade' é bem interessante! Apesar das três estrelas, fiquei interessada e vou dar uma chance ao livro. Ótima resenha ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Confesso que não conhecia o livro. A história parece ser bem realista e mostrar um lado das pessoas que outros livros não mostra. Gostei das personagens. é uma pena a história não ter te agradado tanto.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  26. Oi, Janiele ^^
    Vi o lançamento dessa obra mas nunca parei para ler nenhuma resenha dela, a sua foi a primeira e me fez, sim, querer ter essa leitura futuramente.
    Eu estou passando por algo semelhante as personagens. Me vi perdendo a minha melhor amiga por motivos que me são estranhos e eu era o que sempre estava apoiando ela e criticando. Concordo que ser melhor amigo não é só apoiar as decisões do outro, ser amigo é ter a sua opinião acima de tudo e amar o outro incondicionalmente. Pena que nem todos pensam assim e aquele que se sente agredido não para para refletir. :(
    Tenho pessoas próximas que estão me ensinando que as amizades não é somente com aquelas pessoas que você se identifica, que tem várias coisas em comum, amizades podem nascem entre pessoas de mundos completamente diferentes e Melhores Amigas parece abordar justamente isso.
    Nada melhor do que um livro real em meio a esse mundo ficcional. <3
    Parabéns pela resenha e muito obrigado por compartilhar as suas impressões da obra.
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Olá, fiquei surpresa com a tua resenha, pela sinopse do livro pensava algo totalmente diferente. Gostei que o livro traz esse lado mais realista das dia amigas.

    aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir