(Resenha) Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo - Iain Reid

Livro no Skoob: Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo
Título Original: I'm Thinking Of Ending Things
Autor: Iain Reid
Editora: Fábrica231
Páginas: 224
Ano: 2017
No romance de estreia do canadense Iain Reid, Jake conduz o carro em que ele e a namorada, que narra a história, vão à fazenda dos pais do rapaz. Durante a longa viagem por estradas desertas e escuras, a garota, atormentada com a perseguição de um homem misterioso que deixa sempre a mesma mensagem de voz em seu telefone, pensa em encerrar o relacionamento com Jake. Mas talvez seja tarde demais. Reid, que tem dois livros de não ficção elogiados pela crítica e contribui para veículos de prestígio como a revista New Yorker, une, numa narrativa profundamente psicológica, tanto referências de terror clássico, quanto elementos de suspenses menos tradicionais, sustentando a trama para além das limitações inerentes ao gênero. Um thriller denso que esconde, em meio ao medo provocado pela sensação de uma tragédia iminente, alegorias sobre a própria vida ser uma tragédia anunciada.

Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo é um livro difícil de esquecer. Não sei como vou conseguir resenhar e tentar transmitir para vocês leitores todas as emoções que passei ao ler essa história que me surpreendeu e conseguiu mostrar para que veio. Um thriller psicológico que mexeu com as minhas entranhas, e que me deixou desconcertada do começo ao fim, mas de um modo positivo.

Antes de falar um pouco sobre o enredo e as minhas impressões preciso informar que não costumo ler esse gênero de livro com frequência, mas sou daquelas que gosto de sair da minha zona de conforto literário, então quando li a sinopse e percebi o mistério contido nela, decidi que esse era um livro que valia a pena se aventurar, e me digam, um título desse dispensa apresentações não é mesmo?

A trama já começa com a namorada de Jake, e narradora da história disposta a acabar com tudo entre eles, os dois estão em um começo de relacionamento mas ela já não quer mais nada com ele, porém ainda não sabe como irá lhe falar isso. Jake está levando-a para conhecer os pais dele, e o livro gira praticamente em torno dessa viagem em uma estrada deserta para a fazenda inóspita dos pais de Jake.

Durante o trajeto para a fazenda os dois conversam sobre muitas coisas, Jake é bastante inteligente, será professor, então somos presenteados com diálogos filosóficos que poderá diminuir o ritmo da leitura, mas que nos fará refletir e questionar o sentido da nossa existência, relacionamentos e solidão. Mas o que mais chama à atenção na narrativa é a mente da namorada de Jake, ela estar perturbada pois anda recebendo ligações insistentes e misteriosas que ela intitula de ''O Chamado'' essa pessoa que liga sabe muitas coisas sobre sua vida, e ela não sabe o que fazer para isso chegar ao fim, e nem como contar para Jake, ou se deve realmente contar.

Existe alguns capítulos que estão intercalados com um fato totalmente aleatório a trama mas que está intrinsecamente ligado a mesma. Esse é o mistério que mais me deixou curiosa durante o passar das páginas, eu queria saber quem era aquelas pessoas que dialogavam sobre a morte de um personagem que não estava na história, isso me deixava ávida para saber o que ele tinha a ver com a história que eu estava lendo. Também tive vários questionamentos durante a leitura todos relacionados a namorada de Jake, não vou contar quais foram para não estregar o suspense. Mas foi algo que nunca imaginei que aconteceria, não consegui ligar os pontos e o autor atingiu o seu objetivo de me enganar e me fazer acreditar em algo que não era real. Mas o que realmente era verdadeiro? Até que ponto é capaz de chegar um ser humano com a mente perturbada?

- Às vezes um pensamento está mais próximo da verdade, da realidade, do que uma ação. Você pode dizer qualquer coisa, pode fazer qualquer coisa, mas não pode forjar um pensamento.                                                                                                                       Página 07

Me vi refletindo sobre os meus próprios relacionamentos, fiquei tensa em muitos momentos, e conhecer os país de Jake foi algo bem sinistro. O autor brinca com a nossa mente, e nos insere em um ambiente inquietante, quando me deparei já estava presa as páginas e com um certo receio e medo de como tudo isso iria terminar. E confesso que ainda estou tentando entender tudo o que aconteceu.

As respostas para todos os questionamentos que fiz no decorrer da leitura são quase todas respondidas em um final totalmente inesperado, e terrivelmente engenhoso! O livro é em capa dura, e tem uma diagramação belíssima que faz a gente se sentir dentro da história. Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo vai ficar na minha memória por bastante tempo.

EU ESTOU PENSANDO EM ACABAR COM TUDO foi cedido em parceria com a EDITORA ROCCO.

Sobre o autor:


Iain Reid é canadense e escreveu dois livros de não ficção que foram premiados e aclamados pela crítica e público, One Bird's Choice e The Truth About Luk. Seus textos foram publicados em veículos importantes como o The New Yorker, The Globe and Mail e o National Post. Em 2015, o autor recebeu  o prêmio RBC Taylor Emerging Writer Award. Este é o seu primeiro romance. 

25 comentários:

  1. Oi! Já li outras resenhas do livro e todos ficaram sem palavras para a história. Não sei se leria, mas achei bem interessante. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  2. Oi Eli! Não conhecia o livro, mas me parece bem interessante.
    Gosto quando os autores mexem com a minha mente, isso faz eu me sentir mais integrada a história.
    Quero saber agora quem está por trás dos Chamados e o que há de errado entre Reid e Jake. Na lista!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu não conhecia o livro, na verdade estranhei o titulo. Mas gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  4. Caramba, não conhecia o título mas ele me chamou muito a atenção, parece uma história muito forte e cheia de reflexões! Amei e vou procurar para ler! Sua resenha ficou ótima e me chamou muito a atenção ♥️

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Eli. Amo suspense psicológico e acredito que apreciaria bastante a trama. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Mais um livro a cobiçar, hehe. Adorei o título tal como essa resenha que, muito bem escrita, me deixou muito instigado.

    Muito bom! Em todos os sentidos, hehe.

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Uau gostei demais de sua resenha e fiquei mega curiosa com o livro, gosto de histórias em ambiente limitado e que vai ficando cada vez mais ameaçado, vai dando uma angústia tão grande e gostosa. Dica super anotada

    ResponderExcluir
  8. Uaaaal sua resenha ficou muito bem escrota e já li livros assim onde o autor trabalha com o psicológico do personagem ou dos personagens e isso é interessante porque somos levados a acreditar em algo quando a realidade é outra, estou encantada pela proposta do livro e espero poder ler ele em breve.
    Bjs, seguindo o blog.

    http://vestigioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Eli!
    Esse livro é completamente diferente do que imaginei e confesso que me decepcionou um pouco como ele é. Mas estou disposta a dar uma chance..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Boa resenha e fez eu querer conhecer a história, eu não conhecia o título. E esses finais inesperados em que você está quase acabando o livro e as respostas custam a aparecer é pra matar mas confesso que é o que mais gosto.

    memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  11. Amei o título, amei a resenha e já amei o livro. Quero muito ler! Obrigada pela dica! Fiquei bem curiosa.

    ResponderExcluir
  12. Oie Elidiane =)

    Li a resenha desse livro no blog Além da Contracapa e tinha ficado bastante curiosa em relação a premissa dele. Agora depois de ler a sua resenha fique mais curiosa ainda *-*

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  13. Oi Elidiane,
    Quando vi o lançamento do livro, tinha achado a premissa do livro bem interessante, mas dps acabei deixando o livro para a Mari ler e resenhar. Quando ela me contou sobre a estória e sobre esse final surpreendente, fiquei morrendo de arrependimento rsrs
    Mesmo sabendo um pouco sobre a estória, não descarto ler o livro no futuro, pois parece ser um suspense bem diferente do que geralmente vemos por aí.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Elidiane
    Já tinha visto esse livro, mas é a primeira resenha que leio. Gosto muito do gênero e fiquei curiosa. Livro bom é aquele que o autor brinca com a gente, né, com nossa mente. Adorei saber que o livro vale a pena.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  15. Oie! Não é o tipo de livro que leio habitualmente, mas pelas suas palavras é algo instigante, engenhoso e que compensa ceder à curiosidade atiçada. Bom saber! Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Elidiane.
    Eu amo livros de suspense. Adoro aquela sensação de querer ler logo o final do livro para saber o que realmente aconteceu. Esse titulo engana, se fosse por ele eu nem olharia duas vezes, já que pensei que fosse mais um de suicídio. Mas você me convenceu, anotei aqui na lista.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  17. Oie
    Li outras resenhas bem positivas do livro e estou curiosa, adoro suspense e este livro parece ser ótimo, um enredo que prende e curioso.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiii!!

    Eu não solicitei essa obra, mas fiquei curiosa para ler. Eu tenho problemas com o gênero sempre demoro para ler.
    Gostei da sua resenha, conseguiu transparecer o que a obra é.
    Gostei bastante!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Minha nossa, preciso desse livro! É do gênero que eu gosto, então, se eu ler, vou devorar em tempo recorde! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Adorei saber que vc não tem o costume de ler triller e acabou gostando do livros, pois também não tenho e fiquei morrendo de curiosidade com sua resenha. Adoro livros que mexem com os nossos sentimentos e nos tiram da rotina. A mente humana realmente é uma bagunça e transformar uma mentira em “verdade” rápido.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  21. Heiii, tudo bem?
    Não conhecia o livro "Eu Estou Pensando Em Acabar Com Tudo" e achei a capa bem bonita.
    A premissa me chamou a atenção e gostei da resenha, achei interessante o enredo, quero saber como termina tudo.
    Adoro livros em capa dura e acho que vou ficar pensativa tb como vc ao ler.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  22. Oi Elidiane, sua linda, tudo bem?
    Gente, por esse título eu nunca iria imaginar o enredo do livro. Ele dá a sugestão de um outro tema. Fiquei curiosa com esse chamado que estava importunando ela e também com essa outra trama que a princípio parecia não fazer parte da história. Parece uma boa leitura, vou anotar a dica
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá,

    Quero muito esse lançamento da editora, principalmente depois de tê-lo visto na livraria, essa edição é uma arraso! Além disso, amo thrillers e esse tem uma premissa bem intrigante.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Acabei de ler o livro e detestei. Uma historia totalmente sem sentido e muito confuso.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir