(Resenha) Crave a Marca - Veronica Roth

Livro no Skoob: Crave a Marca
Título Original: Carve The Mark
Série: Crave a Marca #1
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 480
Ano: 2017
Num planeta em guerra, numa galáxia em que quase todos os seres estão conectados por uma energia misteriosa chamada “a corrente” e cada pessoa possui um dom que lhe confere poderes e limitações, Cyra Noavek e Akos Kereseth são dois jovens de origens distintas cujos destinos se cruzam de forma decisiva. Obrigados a lidar com o ódio entre suas nações, seus preconceitos e visões de mundo, eles podem ser a salvação ou a ruína não só um do outro, mas de toda uma galáxia. Primeiro de uma série de fantasia e ficção científica, Crave a marca é aguardado novo livro da autora da série Divergente, Veronica Roth, que terá lançamento simultâneo em mais de 30 países em 17 de janeiro, e surpreenderá não só os fãs da escritora, mas também de clássicos sci-fi como Star Wars.

Veronica Roth é autora de Divergente, e apesar de não ter lido nenhum livro dessa série, fiquei bem empolgada em começar Crave a Marca, afinal, Divergente ganhou até filme e foi bastante comentada, então com certeza eu iria querer conhecer o seu mais novo livro, que pelo enredo promete uma ficção cientifica bem instigante! Pois é, eu li Crave a Marca... É uma livro com uma narrativa fácil? Não. Eu gostei da história? Sim. E vou tentar explicar tudo o que senti o máximo possível nessa resenha!

Assim que comecei a leitura fiquei confusa logo nas primeiras páginas, sim, isso vai acontecer, mas depois pensei, a trama é diferente, é normal se sentir perdida no começo pois a autora está tentando nos mostrar um novo universo, e suas várias possibilidades, preciso dar uma chance para a história... E não me arrependi, pois apesar de conter elementos novos, eu fui me envolvendo com a vida de Cyra e de Akos e fiquei pensando como os dois iriam se conhecer e que segredos e aventura os aguardavam.

O livro gira em torno de dois protagonistas, Akos que é um thurveriano que mora com os pais, irmão, e a irmã em um planeta chamado Thuvhe (planeta de gelo). E Cyra que mora do outro lado desse mesmo planeta com o irmão Ryzek, que domina a nação Shotet a punhos de ferro. Os shotet estão em guerra com os thurverianos pela dominação de Thuvhe. Ryzek é um tirano que fará de tudo para conquistar essa galáxia, e isso inclui sequestrar Akos e o seu irmão Eijeh, pois a família de Akos é de uma linhagem de afortunados, aqueles nascidos em família abastadas e que possuem o dom da corrente com destinos já traçados que mudaram o rumo do seu planeta-nação para sempre.


O dom da corrente dar aos habitantes de cada planeta-nação poderes especiais, Eijah por exemplo está destinado a ser o novo oráculo de Thurve, aquele que possui visões futurísticas e isso faz com que Ryzek tente sequestrá-lo, pois a fortuna de Ryzek não o favorece em nada para o domínio de Thuvhe. Akos fará de tudo para salvar o irmão, mesmo que para isso tenha que servir e obedecer as ordens de Ryzek e morar em Shotet. É a partir daí que ele irá conhecer Cyra, ou o Fragelo de Ryzek como ela é chamada pelo povo de Shotet. O dom da corrente de Cyra, faz com que ela sinta dores insuportáveis, pois o fluxo da corrente passa por todo o seu corpo, por isso ninguém pode tocá-la, e se tocá-la sentirá uma dor inimaginável causando assim uma morte certa, e Ryzek se aproveita disso para fazer de Cyra a sua arma contra os inimigos e rebeldes de Shotet.

- Eu sei o que é se transformar em algo que você odeia. Sei como dói. Mas a vida é cheia de dores. - As sombras juntaram-se ao redor dos olhos como se estivessem provando suas palavras. - E sua capacidade de suportá-la é maior do que você imagina.    Pág. 293

Cyra é uma das personagens mais interessantes, apesar de sofrer desde a infância após descobrir o seu dom da corrente, e ser feita de arma pelo irmão, e chantageada pelo mesmo devido a morte da mãe, ela nunca deixou de sobreviver, e tenta se refugiar nas coisas que gosta, como lutar e conhecer as culturas de outros planetas. Cyra e Akos criarão uma forte amizade, e juntos irão aprender e aperfeiçoar todas as suas habilidades relacionados aos seus poderes e a corrente (um fenômeno que rege a galáxia, e dar as pessoas certos poderes sobre-humano, e que pode ser direcionada para maquinas, armas, naves, etc). Mas seriam os dois capazes de derrotar o insano Ryzek? Como trazer paz a um planeta disputado por dois povos poderosos?

Essa história até agora ainda mexe com todos os meus neurônios, é preciso muito atenção na hora de lê-la, a narrativa da Veronica é bem descritiva, e repleta de nomes estranhos e personagens difíceis de gravar na memória, confesso que consegui realmente entrar na história quando cheguei quase na metade do livro, também tive que voltar várias páginas para entender melhor o que a autora quis dizer com tal assunto, ou frase, mas vale a pena! Leia esse livro com a mente aberta, e sem receios, persista, pois conhecer esse universo distinto foi uma experiência bem agradável e inesquecível. Cyra é uma personagem forte e apaixonante, e é impossível não se encantar pela coragem de Akos e o amor que ele tem pela família. Os personagens secundários também não ficam de fora, e conseguem nos prender com suas habilidades e personalidade.

O título do livro tem tudo a ver com a história, e lendo você começa a entender a importância de ''Cravar a Marca''. A leitura é divida em 4 partes, e os capítulos são intercalados entre Cyra que narra a história em primeira pessoa, pelo seu ponto de vista acompanhamos os seus pensamentos e emoções. e Akos que tem a sua história narrada em terceira pessoa. Nunca li um livro nesse estilo, e às vezes ficava meio perdida, mas nada que atrapalhe a leitura. Não encontrei erros, e a diagramação está perfeita, a fonte está boa e bem espaçada, o tamanho dos capítulos são razoáveis, e logo nas primeiras páginas somos apresentados a um mapa que indica todos os planetas-nações, e no final do livro ainda encontramos um glossário que facilita e muito a leitura.

Então, se você quer ler algo novo relacionado ao gênero sci-fi, e fantasia com certeza Crave a Marca é indicado! Suas emoções serão testadas nesse livro, pois a autora não se absteve de criar personagens verdadeiros, dar algumas reviravoltas, e nos proporcionar cenas fortes que fará o leitor pensar se aquilo realmente está acontecendo. Por isso, liberte a sua imaginação e embarque nessa galáxia que vai te surpreender de algum modo. Mas deixo uma pergunta nessa resenha... Até onde você iria e o que estaria disposto a fazer para salvar a pessoa amada?

CRAVE A MARCA foi cedido em parceria com a EDITORA ROCCO

Sobre a autora:


Veronica Roth é autora best-seller do The New York Times de Divergente, Insurgente, Convergente e Quatro: Histórias da série Divergente. Veronica Roth e seu marido moram em Chicago.

25 comentários:

  1. Oi Eli! O livro tem dividido opiniões e eu estou no time dos que gostou. Fiquei fascinada com a trama e criatividade da autora para criar este universo. Que venha o próximo.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oiii Eli

    Conheço muita gente que gostou, outras que nem tanto e outras que até desistiram. Eu estava lendo e tive que dar uma pausa por falta de tempo e porque tive que dar prioridade aos que foram enviados por autores e por editora, mas pretendo retomar a leitura em breve.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Tentei ler os outros livros da autora e a leitura não fluiu. Acho que por isso este livro não chamou tanto minha atenção, mas fiquei curiosa.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá... tudo bem??
    Eu fiquei bem curiosa após ler a sua resenha, na verdade quando vi que saiu a resenha aqui corri para ler... eu gostei muito da trilogia Divergente, por esse motivo já comprei Crave.... e estou louca para começar a leitura... tudo bem que eu sabia que era de ficção científica, mas não sabia que misturava com a fantasia, mas mesmo assim quero conferir o enredo... adorei a sua resenha. Xero!!!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Eli. Tenho visto vários comentários a respeito deste livro na blogosfera e me pareceu ser uma distopia interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente não curto muito o gênero, aparentemente me parece a mesma ideia de "Divergente", "Jogos Vorazes", etc. Mas como ainda não li nenhum desses, não posso dizer o que diferencia um do outro. Talvez um dia eu dê uma chance. ;)

    Fora isso você escreve super bem, moça.

    Beijos,
    digaileitoresblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi querida,
    adorei a resenha. Estou com esse livro em mãos e fiquei cm receio de iniciar aleitura e acabar não gostando. Não costumo ler muito o gênero sci-fi, mas estou pretendendo mudar isso agora. Gostei da resenha e vou levar em consideração os fatos que você apresentou.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  8. Olá, Elidiane.
    Acredita que só agora que entendi esse título do livro? Estava achando que era título e subtítulo, muito burra eu hehe. Acabei de ler Convergent ontem e até que gostei bastante da trilogia, mesmo já sabendo o final, por isso me interesso em ler mais livros da autora. Mas não vou ler tão já, afinal o gênero não é um dos meus favoritos.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oie Eli =)

    Vou confessar que depois da decepção que foi a final da trilogia Divergente eu estou meio com o pé atrás de ler algo novo da Veronica =(

    Estou lendo resenhas bem divididas de Crave a Marca o que me deixa ainda mais desconfiada rs... Mas que sabe uma hora eu não resolva dar uma nova chance para a autora.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  10. A trilogia Dirvengente não funcionou muito bem para mim, por isso o meu interesse por este novo trabalho da autora, não me deixou muito curiosa, mas tenho lido tantos elogios que acho que darei uma nova chance.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Eu já tinha ouvido falar deste livro e quero muito ler, por ser da autora (AMEI Divergente!!) :) ahah So que vou esperar que saia o segundo...

    Bem, eu tenho um amor ao estilo da autora de criar historias assim, reviravoltas, personagens reais, etc.! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Estou vendo muitas resenhas positivas sobre esse livro e estou curiosa! Não conheço o estilo de escrita da autora mas foi bom você ter alertado sobre não ser uma narrativa tão fácil, assim já me preparo psicologicamente quando finalmente tiver esse livro em mãos!
    Beijo!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  13. Li esse livro recentemente, mas ele não me cativou. Achei muito arrastada a leitura e não conseguiu me prender.
    Mas se tem uma coisa que a autora acertou foi na construção dos personagens, todos com grandes personalidades e peculiaridades, adorei isso. Mas só, haha.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  14. Oie! Tudo bem?

    Já li uma obra da autora e não consegui gostar das histórias criadas por ela, por isso quando esse lançou nem fui atrás para realizar a leitura! A única coisa que gosto é da capa, pois achei simplesmente linda! Mas fico feliz que tenha gostado da leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Confesso que nunca li nada da autora e estou receosa de ler Crave a Marca. A história é sim muito interessante, principalmente para aqueles que curtem sci-fi e fantasia. Porém, apesar dos elogios à obra, tenho visto algumas ressalvas que me incomodaram, como o fato que citou da escrita ser bem descritiva e necessitar bastante atenção, não sei se seria um livro para o momento. Mesmo assim, dica ótima. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi.

    Esse será o primeiro livro da autora que vou ler, estou com ele em casa e espero gostar dele. Pelos comentários que vejo sobre ele, parece ser um livro muito bom e estou bem empolgada em ler e tirar essa dúvida que tenho sobre a escrita da Veronica Roth.

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Como eu li a trilogia divergente, estou bem curiosa para conferir esse livro e saber como será a história.
    Acredito que não vou me decepcionar com o que vou encontrar, e será bem diferente do que estou acostumada a ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Oi, Elidiane

    Ao contrário de você, li a trilogia Divergente, infelizmente! Hahaha Digo infelizmente porque foram leituras muito sofríveis. Não digo nem o primeiro livro, que até curti, mas do meio do segundo pra frente.. haja saco. Muito ruim. Na minha opinião, claro. Então eu meio que peguei implicância com a autora, e tenho visto muitas resenhas de pessoas que não curtiram e ficaram confusas, assim como você em alguns momentos. E vou te contar que esse negócio meio distópico e meio ficção científica não é pra mim. Então passo a leitura sem dó nem piedade. Hahahhaa

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Oi.

    Eu tenho a série Divergente em casa, mas também não li ainda, justamente porque recebi um spoiler que me desencorajou completamente . Gostei do enredo criado em Crave a Marca, e gostaria de ler o livro, mas antes pretendo ler a série anterior para me familiarizar com a narrativa da autora. Realmente esse tipo de livro, que cria um universo totalmente novo, pode ser um pouco confuso, mas pretendo arriscar mesmo assim.

    beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oi Elidiane.
    Eu gosto bastante de ficção científica e gosto mais ainda que nos faz sentir altas emoções, de modo que, acho que ler esse livro pode ser uma boa pedida.
    A Cyra Noavek e Akos Kereseth me deixaram muito curiosa para saber como vão resolver as coisas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bom?
    Apesar de ter achado bem interessante a premissa dessa personagem que é usada como arma pelo irmão, eu passo a sugestão da vez. Não curto muito fantasia e ficção científica, então acho que por mais que a história seja excelente, eu não vou conseguir aproveitá-la. É legal saber que o livro apresenta um universo totalmente novo e que, apesar do início difícil, conquista o leitor e o deixa com as emoções a flor da pele. Uma ótima pedida para quem curte os gêneros rs
    Ótima resenha!!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  22. Oiee Elidiane ^^
    O começo é um pouco confuso mesmo, mas a gente entende, né? A autora precisava explicar um universo completamente novo, com poderes, inclusive. Também gostei muito dos personagens, achei a conexão que eles tinham muito incrível. Estou doida para ler o próximo liiivro ♥ o livro é grande, mas nem vi a hora passar...haha' Veronica caprichou, só espero que a continuação siga o padrão, pois (pelo menos para mim) isso não aconteceu com a trilogia Divergente :/
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Que foto linda da Verônica! Não li divergente e fiquei tentada a ler esse livro, mas o medo me venceu, justamente pela escrita da autora ser muito descritiva, creio que iria me cansar, mas se você gostou, não custa reavaliar ne?

    ResponderExcluir
  24. Oie!!
    Nossa não conhecia esse livro, não sabia que ele é da mesma autora de Divergente!
    Sci-fi não é o meu gênero preferido, mas somente por isso, o livro não me chamou a atenção.
    É sempre confuso quando entramos em mundos diferentes ne?

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Minhas impressões sobre esse livro depois de ler algumas resenhas eram de que a autora tinha tudo para escrever um baita livro e acabou caindo no "mais do mesmo", daí eu desisti de ler. Mas sua resenha me deu alguma esperança hahaha acho que não custa nada ver por mim mesma, vou lê-lo em breve :)
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir