(Resenha) Sissi A Imperatriz Solitária - Allison Pataki

Livro no Skoob: Sissi - A Imperatriz Solitária
Título Original: Sissi : Empress on Her Own
Autora: Alisson Pataki
Editora: Gutenberg
Páginas: 416
Ano: 2016
A “Rainha Encantada”, a mulher mais linda do mundo: a figura da Imperatriz Elisabeth da Áustria-Hungria, carinhosamente chamada de Sissi, sempre desperta fascínio e comoção por onde passa, mas sob tanto deslumbramento vive uma mulher muito mais complexa, que se sente sufocada pelo casamento turbulento e pelos rigorosos protocolos que ditam a vida na corte. Casada com o Imperador Franz Joseph, amada e odiada por seu povo, Elisabeth é uma das mulheres mais poderosas e influentes do mundo na Viena de meados do século XIX, onde os luxuosos salões do Palácio de Hofburg fervilham não só com valsas imperiais, champanhe e assuntos de Estado, mas também com tentações, rixas e desavenças acirradas. Espírito livre e sensível, Sissi só encontra paz quando vai para longe das intrigas palacianas e, assim, nasce uma chama que a consumirá por toda a vida: a paixão pelas viagens, que a leva para lugares remotos, onde pode cavalgar livremente e interagir com plebeus. Mas a vida de um monarca não pertence a ele mesmo, e sempre que o dever se impõe à liberdade de escolha, Sissi é obrigada a voltar à reclusão de seu círculo social, rodeada de fofocas, inveja e tristeza. Grande parte da excelente imagem mundial da Áustria-Hungria depende do carisma de Sissi, e ela precisa fazer a sua parte para salvar o Império. Mas, no final, ela poderá salvar-se?

Antes de começar essa resenha, pare um pouco e imagine como seria conhecer um lindo príncipe que se apaixone e que almeje se casar com você, que conto de fadas maravilhoso seria? Talvez, não.

Sissi nos mostra uma versão ficcional de uma história real, onde conhecemos Elizabeth, uma Imperatriz e Rainha de um dos povos mais antigos e poderosos da Europa, a Aústria-Hungria, do século XIX. Porém toda a admiração, atração e devaneios que temos ao pensar em uma vida na realeza cai por terra quando passamos a conhecer a fundo os segredos escondidos da famosa Rainha Encantada.

Fiquei muito empolgada ao saber que leria esse livro porém, agora após o término ainda não me decidi se amo ou odeio, não a obra em si, mas a própria Sissi, pois a primeira impressão que nos passa é de uma mulher mesquinha e egoísta, que sabendo de suas responsabilidades age sem pensar nas consequências em busca de sua própria satisfação. A história já começa com a Sissi adulta, por isso perdemos algumas informações importantes. Sissi casou-se aos 16 anos com o Imperador Franz Joseph, fato esse que ocorreu de forma não planejada, pois inicialmente o Imperador iria propor o enlace a Helene, irmã mais velha de Sissi, mas ao conhecê-la o Imperador caiu de amores e a escolheu.
Vemos logo de cara que Sissi não foi feita para os moldes da corte, é muita imatura, pensa apenas em seu amor juvenil, sem levar em conta o peso que o novo título trará, nem das responsabilidades exigidas. A partir de então testemunhamos uma Sissi, que só pensa em si mesma, e na sua filha mais nova Valerie, já que foi a única ao qual teve o direito de criar, pois os seus filhos mais velhos foram criados pela avó Sophie, e claro que as duas não se dão bem, Sophie recrimina a nora por não atender a imagem real, por não estar ao lado de Franz como seu papel exige, ao contrário, Sissi só pensa em viagens, corridas de cavalo, e tudo que a mantenha longe da corte.

Confesso que foi muito irritante ver esse lado da personagem, ao primeiro sinal de problemas na corte ela simplesmente fugia, abandonando o marido e os filhos em nome de sua própria liberdade, atraindo assim fofocas e o dissabor do seu povo austríaco, que sabia de sua preferência pelos Húngaros. Podemos compreender a busca da Imperatriz por aventuras, por liberdade, todos nós precisamos viver, mas ao se casar com o Imperador ela não era mais Sissi, e sim Elisabeth, Imperatriz da Áustria-Hungria, uma monarca com deveres ao qual ela fugia sempre que possível, perdendo assim o carisma daqueles ao qual governava.

Conhecida como uma das mulheres mais bonitas do mundo, na verdade não achei muito... Porém Sissi traz ainda para os tempos atuais, fascínio e curiosidade! Sua vida foi cheia de intrigas e escândalos, era conhecida por sua obsessão pela beleza, sua infelicidade e amargura, e isso fica muito claro nas páginas do livro, infelizmente não foi uma personagem que me conquistou, pois mesmo possuindo o mundo aos seus pés, era apenas uma garota mimada que se viu presa em uma gaiola dourada.
"Onde não estou, ai reside a Felicidade"

SISSI A IMPERATRIZ SOLITÁRIA foi cedido para resenha pela EDITORA GUTENBERG

Sobre a autora:

Imagem relacionada
É autora dos romances best-sellers The Traitor’s Wife e The Accidental Empress. Filha do ex-governador do estado de Nova York George E. Pataki, ela foi inspirada a escrever a respeito de Sissi graças às raízes profundas da família no antigo Império Austro-Húngaro. Pataki é cofundadora da organização sem fins lucrativos ReConnect Hungary. Ela se formou com honras em Inglês na Universidade Yale, contribui regularmente no The Huffington Post e também é membro da Historical Novel Society. Ela mora em Chicago com o marido e a filha.

29 comentários:

  1. Oi, Janiele!
    Pelos seus comentários, acho que não seria uma bola leitura pra mim esse livro...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu já tinha visto esse livro pelo Facebook. Mas nunca parei para ler uma resenha a respeito dessa obra. Uma pena que você não ter gostado por completo da obra. Não sou muito fã do gênero mas leio sempre que posso. Pela sua opinião eu vou passar a dica! Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Janielle!
    Achei bacana a ideia de criar um mundo ficcional para uma personagem real.
    Já tinha visto a capa do livro e achei linda.
    Uma pena a Sissi não ter conquista sua simpatia. Apesar de eu gostar gostar de romance de época, não sei se eu iria me identificar com esse livro, justamente pela imaturidade da protagonista.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Não é o tipo de livro que eu curto, apesar de personagens que nos causem esse dilema de amor e ódio me interessarem bastante. No fim, acho que a intenção da autora é causar esse incomodo no leitor!
    bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie Janiele =)

    Não conhecia o livro e admito que mesmo com a premissa interessante a personalidade da protagonista ia me irritar profundamente.

    Vou aguardar o lançamento dos demais livros para ver se algo muda, para então me decidir se dou uma chance ou não.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jani! Eu tenho dificuldade em seguir a narrativa se não curto a protagonista, confesso rsrsrss e pelo o que vc descreve acho que não vou curtir a moça, mas a história parece ser muito boa, fiquei bem curiosa. Livros que nos fazem questionar se amamos ou odiamos geralmente são impactantes!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Eu achei a capa linda e como estou muito afim de conhecer mais romances históricos, leria esse aqui, com certeza. Muito provavelmente, a protagonista também me irritaria, como irritou voc~e, mas acho que eu iria gostar mesmo assim.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi não conhecia ainda, mas pelos seus comentários sobre a protagonista, eu também iria passar o livro todo reclamando dela. Que história é essa de "pintou problema, tô me mandando"? haha
    Passo a dica.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Fiquei curiosa pelo livro, gosto do contexto, mas suas ressalvas sobre a protagonista me deixaram na dúvida, mas ainda sim fiquei com vontade de ler, parece uma boa história.

    Beijinhos e Bom fim de semana.
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oii!!
    Caraca, esse livro parece ser muito bom! Apesar de tudo, me deu uma enorme vontade de ler! E achei a capa linda!

    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas já tinha ouvido falar dessa imperatriz por causa de um filme clássico que conta a história dela.
    Adoro livros que misturam ficção e realidade, então, acho que esta seria uma leitura interessante para mim. Mesmo achando que vou concordar com você e me irritar com a protagonista, fiquei curiosa para ler esse livro.
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oiiii

    Pelos seus comentários, não tenho certeza se seria meu tipo de livro. A leitura, a história em si até parece ser seus méritos, mas essa protagonista... não sei se iria me cair tão bem, não curto geralmente esse tipo de personagem.

    Beijokas

    Alice and the Books

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Eu sou apaixonada por essa capa, mas não sei... A protagonista vai me irritar, HAHAHA.
    Uma pena, porque eu realmente queria essa capa na minha estante.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Janiele,
    A premissa do livro parece ser muito boa, mas ainda assim não me chamou atenção a ponto de querer ler a história. Nesse momento eu não leria, mas quem sabe mais para frente.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Esse livro não é do gênero que curto, mas o fato dos personagens terem um amor e ódio ao mesmo tempo chama muito a minha atenção. Apesar dos pesares eu não irei fazer a leitura da obra nessa momento, tenho medo de não ter uma experiência legal e acabar achando a história ruim, mas quem sabe futuramente!

    http://desencaixados.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Janiele!

    Tudo bem? Eu já conhecia esse livro desde que o lançamento dele foi anunciado no Brasil porque a premissa muito interessante. Acho que esse lado meio fútil e imaturo da Sissi me irritaria bastante e é com certeza é um ponto contra a narrativa.

    Livros que tratam sobre a vida de figuras históricas são quase sempre interessante por confundirem ficção e fantasia, eu por exemplo li recentemente um sobre os Romanov e fui procurar várias outras obras sobre eles para entender o que é fato e o que era fantasia e isso me estimulou tanto que fiquei dias lendo sobre eles e acredito que seria o mesmo se lesse Sissi!

    Beijinhos
    Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  17. Já vi esse livro por aí, mas não sabia exatamente do que se tratava.
    Pelo seu relato de como a personagem é, eu consegui imaginar tudo que você falou e mesmo assim consegui me colocar no lugar dela (e tudo que sei das coisas que as rainhas passavam), e apesar de sentir pena, sei que vou acabar me irritando com esse jeito dela mimada, de abandonar tudo. É aquilo: compreendo pelo que você tá passando MAS SÓ PARE!
    Apesar disso, fiquei curiosa pra conhecer melhor essa rainha.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    A capa chama muito a atenção, mas o enredo não me fez querer ler em nenhum momento. Gosto da sinceridade dos blogueiros literários quando não gostam de alguns pontos durante a leitura de uma obra. Parabéns pela sinceridade na resenha! Passo a dica de leitura por não identificação e prazer para ler a obra aqui resenhada.

    ResponderExcluir
  19. OI! Quem curte a história da imperatriz é minha mãe, então este livro seria para ela. Quem sabe eu não leia em breve.
    Bom domingo!
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  20. Olá. Não conhecia o livro, mas lendo sua resenha acho que não me identifiquei muito com ele, não me chamou muito a atenção. Mas sua resenha ficou ótima, muito boa mesmo!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  21. Olá amore,
    Confesso que não curti muito o livro não, pelo menos no momento ele não me chamou a atenção.
    Mesmo se tratando de uma nova visão do “príncipe encantado”.
    Adorei sua resenha, parabéns!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  22. Oi Janielle, eu ainda não tinha visto nada sobre esse livro, mas gostei da premissa. Adoro a faceta dos personagens de época e toda a intriga apresentada pelo enredo. Uma pena que não foi muito agradável. Abraços

    ResponderExcluir
  23. Gostei da resenha Janiele. Curto bastante tramas históricas e é uma pena que a personagem principal tenha deixado muito a desejar, com sua mesquinhez e egoísmo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  24. Janiele, tudo bom?
    Só consegui lembrar da irmã da Rainha Elizabeth em "The Crown", Margareth do Reino Unido parece demais com Sissi por causa da sua impulsividade e isso me fez travar uma luta de amor e ódio com a personagem. Acredito que isso acontecerá quando eu ler Sissi também.
    Conhecia a história da monarca através da coleção "A maravilhosa princesa Sissi" pela Editora Leitura,que é bem diferente dessa nova obra.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Acho que ainda não conhecia a obra. Além de não ser muito atraída pelo gênero, me parece que a personalidade da protagonista me incomodaria muito, e por isso não senti vontade de acompanhá-la fazendo essa leitura :/



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Não conhecia a autora, mas o livro não me conquistou. Não sei, achei o enredo um pouco fraca e não me simpatizei pela personagem principal.
    Mesmo assim, obrigada pela dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Oie!
    Confesso que não conhecia o livro, mas para falar a verdade, pela sua resenha a história não me chamou muito a atenção. Sendo assim, hoje vou deixar passar a sua dica, ok?

    beijos

    ResponderExcluir
  28. Devo admitir que essa capa é muito bonita, simples e manda o recado.

    Acredito que eu adoraria a Sissi! Gosto de livros com mulheres de opinião, que sabem o que quer e lutam por isso não importando a circunstância. Pesquisei mais sobre ela e realmente, era uma bela mulher! Só sua postura já mostra ao que ela veio. Quero muito ler esse livro, estou encantada!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  29. Olá. Não sou muito fã de romances de época, e ainda mais com uma rainha mimada que pela resenha parece ser solteira... Talvez eu leia pra tirar minhas próprias conclusões... Parabéns pela resenha, esta muito bem escrita.
    Bjoss da Isa 💕

    ResponderExcluir