(Resenha) Harry Potter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling

Livro no Skoob: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Título Original: Harry Potter and the Philosopher's Stone
Série: Harry Potter #1
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 224
Ano: 2000
Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas. O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.

Finalmente depois de todo mundo ler e reler esse livro, eu pude conhecer a obra que ganhou o coração de milhares de leitores pelo mundo! Sim, eu li Harry Potter! Depois de muito tempo querendo conhecer os livros e apesar de já ter assistido todos os filmes. Porém, como todos sabemos, muito se perde nas adaptações literárias, por isso hoje venho falar para vocês como foi a leitura desse livrinho mágico!

O livro tem início pelo ponto de vista do Tio de Harry, que ao se dirigir ao trabalho começa a notar coisas estranhas ocorrendo, mas como um trouxa acaba deixando esses acontecimentos de lado, porém mal sabia ele que naquele dia específico o mundo bruxo comemorava a queda de você-sabe-quem, e muitos deles em sua felicidade acabaram deixando a cautela de lado e se deixando ver pelos trouxas. 

Acompanhamos o momento onde Harry é deixado na porta de seus tios para que possa viver uma vida normal após a morte de seus pais, mas o que Dumbledore não sabia, era que ao deixá-lo viver com sua família, estaria condenando o Harry a uma infância miserável, pois seus tios o relegam a um quartinho embaixo das escadas e seu primo Duda o maltrata muito. Enquanto vai crescendo, coisas anormais cercam o menino, e a cada acontecimento ele é castigado pelos tios, que escondem de Harry sua verdadeira história, até o seu aniversário de 11 anos, quando as cartas de Hogwarts começam a chegar.


A partir daí as coisas mudam e mudam muito, Harry descobre que é conhecido por todo o mundo bruxo, e que seus pais não morreram em um acidente de carro, mas sim foram mortos por Voldemort um bruxo do mal, e ele leva na testa a marca desta batalha, uma cicatriz em forma de raio. A história segue então com a rotina de Harry em sua nova vida, ele conhece Rony e logo se tornam amigos, porém sua fama o precede, e nem todos o tratam com admiração, o que logo fica claro pelas desavenças com Draco e o professor Snape, que parecem odiar o Harry.

A narrativa é bem leve e a leitura flui rapidamente, a linguagem não é difícil e em nenhum momento fica chata ou perde seu ritmo, os personagens são todos muito bem construídos, com destaque especial para Hermione que é bem irritante logo que aparece, mas que nos conquista ao decorrer da trama, e nos faz admirar sua inteligência e tenacidade.

Creio que a maioria já conhecem a história, mesmo assim não irei revelar muitos detalhes pois quem sabe você leitor, assim como eu ainda não conhecia o livro e espera poder conhecer a história fantástica de Harry Potter,  e se deleitar com as descobertas a cada virada de página! Estou ansiosa para continuar a série e espero gostar dos outros tanto quanto esse!

HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL foi cedido em parceria com a EDITORA ROCCO


Sobre a autora:

Joanne Kathleen Rowling nasceu nos arredores de Bristol, na região de Gloucestershire, Inglaterra, em 31 de julho de 1965. Estudou Francês e Letras Clássicas na Universidade de Exeter. Em 1990, Rowling teve a idéia para a trama de Harry Potter, numa viagem de trem de Manchester para Londres. Sete anos depois, a primeira edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal foi publicada na Inglaterra pela editora Bloomsbury, dando início ao maior fenômeno editorial de todos os tempos. J. K. Rowling ganhou, entre outros prêmios, o Nestlé Smarties Book Prize Gold Medal, o FCBC Children’s Book Prize, o Birmingham Cable Children’s Book Award e o cobiçado British Book Awards Children’s Book of the Year. Em 2003, a autora foi agraciada com o Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia, um dos mais importantes do mundo, concedido pela Fundação Príncipe de Astúrias a pessoas, instituições ou grupos cujo trabalho tenha contribuído de forma exemplar e relevante para a fraternidade entre os homens e a luta contra a injustiça, a pobreza, a enfermidade e a ignorância.

36 comentários:

  1. Oi, Janiele!
    Eu quero muito reler Harry Potter e espero poder fazer isso ainda esse ano.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Eu já li duas vezes este livro, mas ainda não consegui passar do 3 livro, quero muito terminar de ler a série.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Janiele.

    Eu também demorei muito para ceder a essa encantadora história, e somente no final de 2015 eu comecei, mas me apaixonei por ela e agora pretendo reler ela em breve, em inglês.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos.
    Alana Marques
    colecionadoresdelivross.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Sou apaixonada por essa série, e portanto, extremamente suspeita em comentar a respeito. Acho que já li só esse primeiro volume, umas 3 vezes. Que bom que curtiu a leitura e espero que goste dos próximos.. vale muito a pena ♥
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Janielle!
    Li esse livro primeiro e o terceiro há alguns anos.
    Li o terceiro primeiro e gostei bastante, já esse primeiro não curti. :/ Achei o livro um pouco chato, não me conquistou.
    Ainda pretendo um dia ler todos os livro do HP, mas por enquanto não.
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi
    eu ainda não li todos os livros, só li 3 e fora da ordem, mas já assisti todos os filmes várias vezes, sou louca para comprar o box dos livros.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu estou doida para ler esse livro, mas nunca consigo, adorei sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Tão apaixonante! Li todos os livros e amei cada um.... faz uns 12 anos que li.... e leria novamente! Espero que continue gostando! ❤

    ResponderExcluir
  9. Olá,Janiele!
    Harry Potter sempre me dará uma sensação de nostalgia, conheci ainda quando criança e adoro até hoje. Li pela primeira vez esse livro com 10 anos e amei <3
    Foi um dos primeiro livro mais longos que li. Bem, sobre as adaptações algumas coisas se perderam, mas ainda sim continuou sendo uma história incrível. Eu sempre vou preferir os livros!
    Adorei a sua resenha *-*

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Estou ansiosa para realizar a leitura de HP, tanto pelo que dizem quanto pelo meu apreço pela autora incrível. Ler essa resenha linda só aumentou a minha vontade e mal posso esperar para iniciar essa saga!

    Um super beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  11. Adivinha quem ama Harry Potter? Euuuuuu! Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  12. Oie...
    Adorei a resenha!
    Me sinto um ET por até hoje não ter lido nenhum livro da série, já assisti todos os filmes, mas, dizem que o livro é muito melhor.
    Espero ter oportunidade de os ler esse ano ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nossa bateu uma nostalgia tão grande! Me lembrei de quando comprei e li os livros e desde então me tornei fã da saga,saudades😘

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Preciso dizer que estou com invejinha de você por estar lendo Harry Potter pela primeira vez hahaha. Eu já li os livros várias vezes e é sempre maravilhoso, mas nada se compara à ler o livro pela primeira vez.
    Espero que você continue lendo a série e se encantando com esta história <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Jani! Tudo bem? eu amo a saga do Harry Potter, adoro todos os livros, mas acho que os primeiros são mais leves, até por conta da idade do protagonista, depois a coisa vai ficando tão tensa e que chorei do quinto livro em diante! Espero que vc goste de todos como eu!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. Oi Janielle!

    Tudo bem? Eu sou apaixonada por Harry Potter, aprendi a ler em inglês para não ter que esperar os livros chegarem ao Brasil porque realmente não conseguia pensar que outras pessoas já estavam com meu trio favorito e eu não.

    Enfim, esse amo que dura anos a fio começou exatamente com A Pedra Filosofal e sou daquela que "se você leu Harry Potter e não gostou, volta e lê de novo porque leu errado" hahaha

    Enfim, espero que continue a ler e que ao se aprofundar cada vez mais no mundo bruxo que a rainha das rainhas criou se apaixone e seja feliz junto com o resto de nós potterheads!

    Beijinhos
    Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Faço parte do grupinho que você fazia parte há pouco tempo: nunca li Harry Potter. E, para piorar, nem o filme eu assisti. Mas é pelo simples fato de que esse universo fantástico não me atrai nem um pouco, muito menos acompanhar as aventuras de três crianças/pré-adolescentes. Não sei, a ideia não me atrai hahahaha.


    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  18. Você acredita que eu nunca acompanhei nada? Nem livro, nem filme... Mas tenho de verdade o meu respeito á obra. E gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Ainda não me rendi a Harry Potter. Sou apaixonada pelos livros, mas sempre que pego o livro na biblioteca me bate aquela preguiça. Tenho um amigo que é apaixonado pelos livros, então me sinto a pior amiga de todos os tempos por não conseguir terminar a leitura haha.
    Gostei muito da sua resenha, tenho muito respeito e carinho pela autora e pretendo (finalmente) completar a leitura do PRIMEIRO livro esse ano UAHSU
    Torça por mim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá!! :)

    Eu dei o mesmo passo que tu, há uns meses atras... Realmente, nunca tinha lido nada de HP nem assistido aos filmes.. E não me arrependo nada de ter começado!! :) ahah

    Bem, estou ansioso por continuar a coleção, já vou para o 5º volume, e cada vez a adorar mais! Concordo, e leve e inteligente!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  21. Sempre me enche de alegria ver que alguém está lendo a saga desse bruxinho que tanto amo. Sou apaixonada pelos livros do HP, amo de paixão e sempre que consigo, convenço outros a lerem também. Espero que goste dos próximos livros, só tende a melhorar!

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    acabei de ler pela sexta vez os cinco primeiros da série, agora eu estou relendo o sexto livro.
    São os melhores livros ever.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary

    ResponderExcluir
  23. Oie, já assisti a todos os livro de Harry, porém nunca li os livros, acredita? É uma meta pra esse ano, nem que eu leia em PDF... Bjoss da Isa 💕

    ResponderExcluir
  24. Oiee Janiele ^^
    Eu cheguei a ler o primeiro livro de HP só, e quase comecei a ler o segundo, mas acabei desistindo. Acontece que eu não gostei muito da escrita da autora, e acho que ver os filmes tantas e tantas vezes me fez criar expectativa muito altas...Acabei me decepcionando, e não me vejo lendo as continuações tão cedo *-*
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Como uma potterhead de carteirinha, aamo quando vejo novos integrantes desse universo maravilhoso. O primeiro é o mais "difícil" de se engajar, daí pra frente é só alegria hahaha aguardarei ansiosamente suas impressões sobre os próximos!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  26. Acho um absurdo eu ainda não ter lido Harry Potter mas definitivamente o genero não me chama a atenção ): O fato é que essa saga vai ser pra sempre um marco na literatura e isso me deixa tão feliz, ver jovens sentindo prazer em ler algo assim.

    ResponderExcluir
  27. Li esse livro quando tinha 14 anos, quase 15... Achei os volumes 1 e 2 no mercado e pedi de aniversário de 15 anos para meus pais. Assim que li o primeiro, me apaixonei pela história, acredito que tinham sido acabado de ser lançados no Brasil. Sim, faz tempo, huahuahuau!

    Não acredito que você demorou tanto para lê-lo, acredito que todos os jovens do mundo deveriam ter essa experiencia ainda na adolescencia! Faz muito avançar nos quesitos de caráter - tem pesquisas sobre, acredite! - E ajuda a passar por tempos difíceis!

    Fico feliz que tenha gostado, é uma leitura excelente!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  28. Oie, sabe que eu nunca li harry e não tive muita vontade, mas com a sua resenha, que por sinal está muito bem escrita e cativante, eu fiquei intrigada em ler a série. Como tenho vários livros na lista de futuras leituras, provavelmente não conseguirei realizar essa leitura agora, mas vou anotar para o futuro.

    ResponderExcluir
  29. Oie, tudo bem??? Olha, não fica achando que vc era a única do mundo que não tinha lido não pq eu tbm não li nenhum dos HP. kkkkk no entanto assisti todos os filmes e curti demaissss mas acho que o livro, por ser bastante descritivo, ia me deixar meio entediada :/ Bjossss

    http://porredelivros.com

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem?

    Ainda não li HP então sou uma trouxa, mas pretendo iniciar a leitura dos livros ainda esse ano. Por incrível que pareça ainda não tinha lido a resenha do primeiro livro e fiquei encantada com a sua, a vontade de ler apenas aumentou!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Adorei sua resenha!
    Amo Harry Potter!!!

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Olá tudo bem?
    Assim como você, não conheci Harry Potter na minha infância. Aliás, só ano passado que li a história e me surpreendi. Até hoje me pergunto o porquê de não ter lido antes.
    Gostei bastante da sua resenha. Acredita que é a primeira que leio sobre o primeiro livro? Estanho, não?
    Espero que continue com a série é se encante cada vez mais. Sei que vai.
    Bjs, Mila

    http://esquadrao-literario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Prometi que esse ano começaria a leitura de Harry Potter e espero cumprir hahaha
    Adorei a resenha ❤

    ResponderExcluir
  34. Uma das séries de livros mais legais, comecei a ler acho que ano passado (atualmente to presa no 6º livro). Amei a resenha <3

    ResponderExcluir