(Resenha) O Livro de Memórias - Lara Avery

Livro no Skoob: O Livro de Memórias
Título Original: The Memory Book
Autora: Lara Avery
Editora: Seguinte
Ano: 2016
Páginas: 392
Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.

Preciso de um abraço, preciso de raios de sol e coisas fofinhas, esse livro me destruiu.

O Livro de Memórias foi um livro que eu não esperava, que não imaginava ser tão bom, não pensava que terminaria aos prantos após a leitura, com nariz entupido e vermelho, não pressupus sofrer junto com a Sam, ou seja, era um livro em que eu não estava preparada para os acontecimentos que viriam.

Samantha, é uma jovem muito inteligente, com grandes planos para o futuro, porém ela não previa ter que colocá-los de lado após descobrir que estava doente, e pior, essa doença a faz esquecer das coisas, sua mente brilhante já não é mais a mesma, seu corpo começa a mostrar sinais de que nada será mais igual.
“Minha capacidade de memorizar coisas me rendeu bolsas de estudo. Minha memória me fez vencer o Concurso de Soletrar do Condado de Grafton quando eu tinha onze anos. E agora ela vai desaparecer. Isso é, tipo, inconcebível para mim.”
 Terminar os estudos, ir para a Universidade de  NYU, ser uma grande advogada, esses eram os planos de Sam para o futuro, e mesmo descobrindo estar doente, ela ainda acreditava poder vencer os desafios, e seguir em frente, porém ela vai percebendo que as coisas não serão assim tão fáceis.

O Livro de Memórias é escrito por Sam para ela mesma, para que ela possa se lembrar de quem ela é, coisas simples como os nomes de cada galinha que seus pais tem ou até mesmo de escovar seus dentes. A NP-C doença degenerativa que a afeta é muita rara e mais ainda em pessoas de sua idade, fazendo com que as coisas sejam ainda mais complicadas, e enquanto assistimos sua vida mudar, vemos também como isso afeta sua família e amigos.
“E estou feliz por escrever sobre as coisas boas e as ruins. Feliz por não ter apagado nada. E todos os momentos entre as coisas boas? Se você só consegue lembrar suas aspirações, não terá ideia de como foi do ponto A para o ponto B.
É por isso que estou escrevendo para você, acho, e não tirando um monte de fotos. Uma foto não vai tão fundo. E o antes e o depois? E tudo que não coube no enquadramento?
E todas as coisas?
A vida não é só uma série de conquistas.”
Durante a leitura, podemos perceber a evolução de Sam como pessoa, e isso foi uma das coisas mais importantes para mim, pois por mais que ela fosse uma aluna esforçada e muito inteligente, também era ao mesmo tempo egocêntrica, não de uma forma ruim, entretanto ela era tão focada em suas realizações que às vezes esquecia as pessoas pelo caminho. Foi muito legal ver o desenvolvimento de seu relacionamento com Cooper, seu amigo de infância, que desempenha um papel muito importante em sua luta contra a NP-C, e também em sua descoberta por si mesma, pois a jornada de Sam não é só em sua luta pela vida, mas para  o seu autoconhecimento. 

O Livro de Memórias tem uma história tocante, porém sem tentar ser dramático, confesso que chorei, mas não acredito que esse tenha sido o objetivo da autora, pois a mensagem que o livro passa é muito maior que apenas tentar levar o leitor as lágrimas, é um livro que nos faz refletir sobre nós mesmo, sobre nossos sonhos, família, amizade, e o mais importante, a Vida.

Fiz algumas pesquisas sobre a NP-C e descobri que existem grupos de apoio aos portadores da doença onde a maioria são crianças e adolescentes, a doença é comumente conhecida como Alzheimer Infantil, cada um pode ajudar da forma que puder seja com doações ou até mesmo mensagens de apoio.

Quote:
"Minha memória favorita é este livro inteiro porque ele é você "

O LIVRO DE MEMÓRIAS foi cedido em parceria alternativa com a COMPANHIA DAS LETRAS


Sobre a autora:


Lara Avery nasceu em Topeka e estudou cinema no Macalester College. Autora de livros infantis e de mais duas obras de literatura jovem adulta - Anything But Ordinary e A Million Miles Away -, atualmente mora em St. Paul, Minnesota. @LaraAvery. 

41 comentários:

  1. Oie
    Não imaginava que o livro fosse tão emocionante, mas o enredo é muito bom, fiquei com vontade de ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Janiele!
    Eu não tinha a menor vontade de ler esse livro, mas são tantas resenhas dizendo que ele é muito emocionante que agora fiquei com vontade hahahah
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi, Janielle!
    Eu quero ler esse livro desde o lançamento. Já tinha lido uma outra resenha que dizia que o livro tinha sido uma leitura especial, assim como foi pra você. E isso aumenta muito minha vontade de ler. Adoro livros que conseguem emocionar com sutileza, quando o autor faz isso sem apelar, sem ser de propósito.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Nossa, esses últimos tempos eu tenho lido muitas resenhas sobre essa obra e todos muito bem elogiados. Tempo muita curiosidade de ler e também me encantar por todo o livro, assim como aconteceu com você. Acho essa capa super fofa. Fico flexibilidade em saber que é grupos de apoio para a doença, doença ESA que eu desconhecia. Até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Finalmente alguém que me entenda!!!! Comecei esse livro achando Sam uma garota mimada que só pensava em namoro, terminei chorando e sem chão! Definitivamente foi um dos melhores livros que li em 2016, essa capa não passa nem metade dos sentimentos que Sam nos faz vivenciar. <3

    ResponderExcluir
  6. Oi! Livro maravilhoso! Um dos melhores que li ano passado, achei a protagonista bem construída e capaz de despertar todo tipo de sentimentos em mim. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Nossa, o livro parece bem intenso, tocante mesmo...eu gosto de livros que fazem o leitor chorar, que pegam lá no ponto da emoção e nos dilacera, o ruim é a ressaca literária que bate depois, mas ai a gente lê algo mais leve e equilibra os pontos.
    Linda sua resenha, parabéns.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  8. Estou louca para ler esse livro desde que ele foi lançado,
    mas conforme o tempo foi passando acabei dando oportunidades a outras leituras e esqueci do quanto essa história me pareceu linda a primeira vista, sua resenha reacendeu essa curiosidade e ainda confirmou que minha primeira impressão não estava de forma alguma equivocada, espero ter a oportunidade de lê-lo esse ano, e torço para gostar tanto quanto você gostou.

    http://www.nossomundoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ai gente, a cada resenha que eu leio fico com mais vontade ainda de ler e acho a história cada vez mais emocionante <3

    ResponderExcluir
  10. Eita! Que esse já deve ser o terceiro ou quarto blog que encontro com essa resenha, e repito novamente já adicionei esse livro nos meus desejados, amei a história dele me lembra um livro que li antigamente e esse parece ser tão bom quanto aquele! =D
    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Oi Janiele!
    Eu já li o livro e ele também me tocou muito! Terminei a leitura em lágrimas!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Achei o enredo bem triste, mas original, em função da idade da protagonista. Acho que será um livro que me emocionará e por isso, quero muito ler, porque adoro livros que me tocam.
    Amei a resenha.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!!
    Não li esse livro ainda, mas achei a história super interessante.
    Tá na minha lista hehehe
    Um beijo!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Janiele! Que resenha linda!! Eu achei a Sam uma ótima protagonista tb e adorei a narrativa da autora, a gente ri algumas vezes e se emociona muito com a história <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    É impossível não amar esse livro, não é?
    Adorei conhecer suas impressões e nossas impressões foram parecidas. A Sammie cresce muito ao longo da leitura e a estória é, realmente, muito tocante. Estou louca para reler.
    Esse seu último quote faz meu coração dar um pulinho e doer um pouquinho, confesso.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Vi o livro no insta e fiquei curiosa! Já estava na minha lista, ainda mais com uma resenha dessas! :0

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  17. Oi J.!
    Eu já tinha visto esse livro e o que me chamou atenção muito foi a capa (claro)
    não cheguei a ler a sinopse na época. Achei bem triste..mas mesmo assim vou deixar na minha lista <3

    Bks!
    www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  18. Oi! A capa me chamou muito a atenção,quem sabe eu resolvo ler?! 😄

    ResponderExcluir
  19. Oi! A capa me chamou muito a atenção,quem sabe eu resolvo ler?! 😄

    ResponderExcluir
  20. Eu li e amei, o final dele foi tão emocionante, terminei com os olhos cheios de lágrimas, é lindo e a leitura é bem rápida né? gostei mt!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu vi a resenha desse livro no canal de pam e já estava interessada na leitura, e fiquei mais ainda depois de ler a sua resenha

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    A premissa do livro é bem interessante e fiquei extremamente intrigada após ler seus comentários sobre a obra.
    Acredito que quando fizer a leitura passarei pelo mesmo processo que você com nariz entupido e tudo rsrs
    Fico feliz que Sam evolui no decorrer do enredo e que isso tenha sido importante para você. Dica anotada.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Janiele, tudo bem?

    Já li algumas resenhas desse livro e todas conseguiram me fazer querer largar o que stou lendo e ir ler esse livro o quanto antes, e a sua não foi diferente. Você conseguiu deixar claro o que sentiu e como a autora mexeu com os seus sentimentos, e para mim este é o maior dom da escrita, o despertar de sensações totalmente únicas.
    Agora estou louca para ler esse livro e farei isto o mais rápido possível. Parabéns pela resenha!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  24. Oie
    ai gente, quanta resenha elogiando esse livro, eu quero muuuuito, esse enredo está fantastico e a narrativa dessa autora é ótima pois ja li o outro dela e amei, muito legal que gostou tanto e que indica pois agora quero ainda mais ler essa obra

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá.

    A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a capa, achei ela muito bonita. Depois que li a sinopse, fiquei muito interessada em realizar a leitura do livro. Adorei a resenha, ainda não tinha lido nenhuma sobre essa obra, mas só me deixou ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  26. Oi
    Adorei ler esse livro. Me encantei com a personagem e suas preocupações. A sensibilidade com que a autora transmitiu importantes mensagem foi sem igual. Sem falar que a capa é linda demais.
    Fico feliz em ver que você gostou tanto quanto eu.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  27. Preciso de um abraço, preciso de raios de sol e coisas fofinhas, esse livro me destruiu.

    Eu estou aqui para te dar um abraço se precisar e vamos imaginar juntas coisinhas fofinhas como unicórnios, nuvens brancas e etc... Eu sei o que é ler um livro que destrói. Bate Aqui!!

    Esse ainda não li, mas realmente parece ser muito emocionante. Beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Que premissa mais linda! Sou apaixonada por dramas, e nesse caso, me vejo no lugar da personagem. Que coisa mais triste deve ser perder a memória. Me lembrou do filme Para sempre Alice. Veja. Lindo também.
    Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem por aí?

    Já li inúmeras resenhas positivas sobre esse livro e quero muito lê-lo este ano. Todo mundo se encanta com essa história e eu me pergunto o porquê de não ter lido-a ainda. Que bom que você se emocionou... é sempre bom quando uma história nos toca. Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  30. Que resenha lindaa! Preciso ler esse livro!
    Parece ser tão emocionante e repleto de reflexões. Eu me emociono com qualquer coisa, e pelo visto, se eu o ler irei me acabar. haha Perfeito!
    Interessante sua pesquisa. Assim que vi lembrei do Alzheimer, ai você diz que é um tipo infantil. Tenho um medo dessas doenças, nossas memórias são o que somos. O livro deve passar ao leitor muitas boas mensagens. :)
    Parabéns pela resenha!
    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Eu já vi essa obra antes, mas não tinha lido nenhuma resenha dela. Achei a premissa da obra muito interessante, não conhecia nada da doença, e fiquei curiosa para saber como foi a transição dela durante toda essa fase e qual foi o a relação com o amigo dela enquanto isso; senti todo o seu drama com essa história e quero muito ler para poder sentir isso, acho essa capa a coisa mais linda e delicada desse mundo, adorei a resenha!
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Olá tudo bem?
    Que resenha linda! Confesso que já tinha visto o livro, a capa até tinha me chamado atenção mas não sabia que abordava um tema tão delicado quanto esse. A doença de Sam se assemelha muito ao alzheimer né? E sabemos o quanto isso pode ser doloroso para o portador dá doença e também para a família e amigos. Eu imagino o quanto Sam de e ter sofrido por conta da memória e fiquei curiosa pra ler o livro que ela escreveu pra ela mesmo só pra se lembrar das coisas triviais. Já vou procurar mais sobre ele.

    Beijinhos,

    Http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Sei bem como é ter o coração destroçado por esse livro!

    Para mim, a doença da Sammie nem foi o mais marcante, mas sim sua felicidade e luta enquanto conseguiu diversas coisas que desejava com toda a força de seu ser. A doença foi só uma pequena parcela do ensinamento trazido por ela.

    Gostei de cada minuto que passei lendo esse livro, aprendi muito com a Sam, com o Cooper com a família da Sammie que achei encantadora... Foi um presente em forma de história!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  34. Olá! Pela resenha realmente o livro te destruiu. Apresenta que o livro realmente é muito emocionante, principalmente por se tratar de uma doença que não tem cura e vai apetando a pessoa aos poucos. Não imaginava que o livro tivesse uma história tão tocante, anotei a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  35. Olá tudo bem?

    Não é a primeira resenha que vejo do livro, e todas falam muito bem do mesmo, eu fiquei com vontade e já adicionei a minha lista de desejados.

    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  36. A capa desse livro é linda...
    E adorei sua resenha. Quero lê-lo.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Já tinha ouvido falar desse livro, mas é a primeira resenha que leio.
    Deve ser muito difícil ser jovem e ter uma doença tão cruel assim e concordo com você quando diz que chorar não era o objetivo da autora (não parece), mas é meio impossível pessoas que tem o mínimo de empatia não chorarem com uma história assim. Quero ler!

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  38. Oieee
    Já perdi as contas de quantas resenhas li desse livro e todas elogiosas.
    Deve ser duro com sua vida planejada passar por uma doença que vai fazer você perder a memória.
    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Oi Janiele, tudo que diz respeito à perda de memória chama minha atenção. A ideia de colocar no papel o que viveu para poder se lembrar depois, é espetacular, e deveria ser feita não só por quem tem um diagnóstico de perda de memória, mas todos nós. Eu já tinha visto esse livro por aí, na blogosfera, e com certeza vou lê-lo. Abraços

    ResponderExcluir
  40. Eu estou louca pra ler esse livro. Livros assim sempre chamam muito a minha atenção ❤ em breve espero ler

    ResponderExcluir
  41. Olá!
    Esse livro já está na minha lista a um tempo. Li várias resenhas sobre ele e sempre positivas, com uma ou outro ressalva. Eu estou muito interessada nele, pois realmente parece trazer grandes reflexões, não esperaria menos de um livro com esse titulo. Essa capa é linda também. Quero muuuito!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir