![]() |
Título Original: The Memory Book
Autora: Lara Avery
Editora: Seguinte
Ano: 2016
Páginas: 392
Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.
Preciso de um abraço, preciso de raios de sol e coisas fofinhas, esse livro me destruiu.
O Livro de Memórias foi um livro que eu não esperava, que não imaginava ser tão bom, não pensava que terminaria aos prantos após a leitura, com nariz entupido e vermelho, não pressupus sofrer junto com a Sam, ou seja, era um livro em que eu não estava preparada para os acontecimentos que viriam.
Samantha, é uma jovem muito inteligente, com grandes planos para o futuro, porém ela não previa ter que colocá-los de lado após descobrir que estava doente, e pior, essa doença a faz esquecer das coisas, sua mente brilhante já não é mais a mesma, seu corpo começa a mostrar sinais de que nada será mais igual.
Terminar os estudos, ir para a Universidade de NYU, ser uma grande advogada, esses eram os planos de Sam para o futuro, e mesmo descobrindo estar doente, ela ainda acreditava poder vencer os desafios, e seguir em frente, porém ela vai percebendo que as coisas não serão assim tão fáceis.“Minha capacidade de memorizar coisas me rendeu bolsas de estudo. Minha memória me fez vencer o Concurso de Soletrar do Condado de Grafton quando eu tinha onze anos. E agora ela vai desaparecer. Isso é, tipo, inconcebível para mim.”
O Livro de Memórias é escrito por Sam para ela mesma, para que ela possa se lembrar de quem ela é, coisas simples como os nomes de cada galinha que seus pais tem ou até mesmo de escovar seus dentes. A NP-C doença degenerativa que a afeta é muita rara e mais ainda em pessoas de sua idade, fazendo com que as coisas sejam ainda mais complicadas, e enquanto assistimos sua vida mudar, vemos também como isso afeta sua família e amigos.
“E estou feliz por escrever sobre as coisas boas e as ruins. Feliz por não ter apagado nada. E todos os momentos entre as coisas boas? Se você só consegue lembrar suas aspirações, não terá ideia de como foi do ponto A para o ponto B.
É por isso que estou escrevendo para você, acho, e não tirando um monte de fotos. Uma foto não vai tão fundo. E o antes e o depois? E tudo que não coube no enquadramento?
E todas as coisas?
A vida não é só uma série de conquistas.”
Durante a leitura, podemos perceber a evolução de Sam como pessoa, e isso foi uma das coisas mais importantes para mim, pois por mais que ela fosse uma aluna esforçada e muito inteligente, também era ao mesmo tempo egocêntrica, não de uma forma ruim, entretanto ela era tão focada em suas realizações que às vezes esquecia as pessoas pelo caminho. Foi muito legal ver o desenvolvimento de seu relacionamento com Cooper, seu amigo de infância, que desempenha um papel muito importante em sua luta contra a NP-C, e também em sua descoberta por si mesma, pois a jornada de Sam não é só em sua luta pela vida, mas para o seu autoconhecimento.
O Livro de Memórias tem uma história tocante, porém sem tentar ser dramático, confesso que chorei, mas não acredito que esse tenha sido o objetivo da autora, pois a mensagem que o livro passa é muito maior que apenas tentar levar o leitor as lágrimas, é um livro que nos faz refletir sobre nós mesmo, sobre nossos sonhos, família, amizade, e o mais importante, a Vida.
Fiz algumas pesquisas sobre a NP-C e descobri que existem grupos de apoio aos portadores da doença onde a maioria são crianças e adolescentes, a doença é comumente conhecida como Alzheimer Infantil, cada um pode ajudar da forma que puder seja com doações ou até mesmo mensagens de apoio.
Quote:
"Minha memória favorita é este livro inteiro porque ele é você "
O LIVRO DE MEMÓRIAS foi cedido em parceria alternativa com a COMPANHIA DAS LETRAS
Sobre a autora:
Lara Avery nasceu em Topeka e estudou cinema no Macalester College. Autora de livros infantis e de mais duas obras de literatura jovem adulta - Anything But Ordinary e A Million Miles Away -, atualmente mora em St. Paul, Minnesota. @LaraAvery.
Oie
ResponderExcluirNão imaginava que o livro fosse tão emocionante, mas o enredo é muito bom, fiquei com vontade de ler.
Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Oi, Janiele!
ResponderExcluirEu não tinha a menor vontade de ler esse livro, mas são tantas resenhas dizendo que ele é muito emocionante que agora fiquei com vontade hahahah
Beijos
Balaio de Babados
Oi, Janielle!
ResponderExcluirEu quero ler esse livro desde o lançamento. Já tinha lido uma outra resenha que dizia que o livro tinha sido uma leitura especial, assim como foi pra você. E isso aumenta muito minha vontade de ler. Adoro livros que conseguem emocionar com sutileza, quando o autor faz isso sem apelar, sem ser de propósito.
Beijos, Entre Aspas
Olá
ResponderExcluirNossa, esses últimos tempos eu tenho lido muitas resenhas sobre essa obra e todos muito bem elogiados. Tempo muita curiosidade de ler e também me encantar por todo o livro, assim como aconteceu com você. Acho essa capa super fofa. Fico flexibilidade em saber que é grupos de apoio para a doença, doença ESA que eu desconhecia. Até mais ver
Bjks
Finalmente alguém que me entenda!!!! Comecei esse livro achando Sam uma garota mimada que só pensava em namoro, terminei chorando e sem chão! Definitivamente foi um dos melhores livros que li em 2016, essa capa não passa nem metade dos sentimentos que Sam nos faz vivenciar. <3
ResponderExcluirOi! Livro maravilhoso! Um dos melhores que li ano passado, achei a protagonista bem construída e capaz de despertar todo tipo de sentimentos em mim. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Nossa, o livro parece bem intenso, tocante mesmo...eu gosto de livros que fazem o leitor chorar, que pegam lá no ponto da emoção e nos dilacera, o ruim é a ressaca literária que bate depois, mas ai a gente lê algo mais leve e equilibra os pontos.
ResponderExcluirLinda sua resenha, parabéns.
www.detudopouco.com.br
Estou louca para ler esse livro desde que ele foi lançado,
ResponderExcluirmas conforme o tempo foi passando acabei dando oportunidades a outras leituras e esqueci do quanto essa história me pareceu linda a primeira vista, sua resenha reacendeu essa curiosidade e ainda confirmou que minha primeira impressão não estava de forma alguma equivocada, espero ter a oportunidade de lê-lo esse ano, e torço para gostar tanto quanto você gostou.
http://www.nossomundoliterario.com.br/
Ai gente, a cada resenha que eu leio fico com mais vontade ainda de ler e acho a história cada vez mais emocionante <3
ResponderExcluirEita! Que esse já deve ser o terceiro ou quarto blog que encontro com essa resenha, e repito novamente já adicionei esse livro nos meus desejados, amei a história dele me lembra um livro que li antigamente e esse parece ser tão bom quanto aquele! =D
ResponderExcluirBjss
Oi Janiele!
ResponderExcluirEu já li o livro e ele também me tocou muito! Terminei a leitura em lágrimas!
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Achei o enredo bem triste, mas original, em função da idade da protagonista. Acho que será um livro que me emocionará e por isso, quero muito ler, porque adoro livros que me tocam.
ResponderExcluirAmei a resenha.
Meu Amor Pelos Livros
Beijos
Olá!!
ResponderExcluirNão li esse livro ainda, mas achei a história super interessante.
Tá na minha lista hehehe
Um beijo!
www.asmeninasqueleemlivros.com
Oi Janiele! Que resenha linda!! Eu achei a Sam uma ótima protagonista tb e adorei a narrativa da autora, a gente ri algumas vezes e se emociona muito com a história <3
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Olá!
ResponderExcluirÉ impossível não amar esse livro, não é?
Adorei conhecer suas impressões e nossas impressões foram parecidas. A Sammie cresce muito ao longo da leitura e a estória é, realmente, muito tocante. Estou louca para reler.
Esse seu último quote faz meu coração dar um pulinho e doer um pouquinho, confesso.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Vi o livro no insta e fiquei curiosa! Já estava na minha lista, ainda mais com uma resenha dessas! :0
ResponderExcluirUm beijo, Carol
Blog com V.
Oi J.!
ResponderExcluirEu já tinha visto esse livro e o que me chamou atenção muito foi a capa (claro)
não cheguei a ler a sinopse na época. Achei bem triste..mas mesmo assim vou deixar na minha lista <3
Bks!
www.auniversitaria.com
Oi! A capa me chamou muito a atenção,quem sabe eu resolvo ler?! 😄
ResponderExcluirOi! A capa me chamou muito a atenção,quem sabe eu resolvo ler?! 😄
ResponderExcluirEu li e amei, o final dele foi tão emocionante, terminei com os olhos cheios de lágrimas, é lindo e a leitura é bem rápida né? gostei mt!
ResponderExcluirwww.byanak.com.br
Eu vi a resenha desse livro no canal de pam e já estava interessada na leitura, e fiquei mais ainda depois de ler a sua resenha
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirA premissa do livro é bem interessante e fiquei extremamente intrigada após ler seus comentários sobre a obra.
Acredito que quando fizer a leitura passarei pelo mesmo processo que você com nariz entupido e tudo rsrs
Fico feliz que Sam evolui no decorrer do enredo e que isso tenha sido importante para você. Dica anotada.
http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/
Oi Janiele, tudo bem?
ResponderExcluirJá li algumas resenhas desse livro e todas conseguiram me fazer querer largar o que stou lendo e ir ler esse livro o quanto antes, e a sua não foi diferente. Você conseguiu deixar claro o que sentiu e como a autora mexeu com os seus sentimentos, e para mim este é o maior dom da escrita, o despertar de sensações totalmente únicas.
Agora estou louca para ler esse livro e farei isto o mais rápido possível. Parabéns pela resenha!
Beijos,
Gnoma Leitora
Oie
ResponderExcluirai gente, quanta resenha elogiando esse livro, eu quero muuuuito, esse enredo está fantastico e a narrativa dessa autora é ótima pois ja li o outro dela e amei, muito legal que gostou tanto e que indica pois agora quero ainda mais ler essa obra
beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Olá.
ResponderExcluirA primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a capa, achei ela muito bonita. Depois que li a sinopse, fiquei muito interessada em realizar a leitura do livro. Adorei a resenha, ainda não tinha lido nenhuma sobre essa obra, mas só me deixou ainda mais curiosa.
Oi
ResponderExcluirAdorei ler esse livro. Me encantei com a personagem e suas preocupações. A sensibilidade com que a autora transmitiu importantes mensagem foi sem igual. Sem falar que a capa é linda demais.
Fico feliz em ver que você gostou tanto quanto eu.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Preciso de um abraço, preciso de raios de sol e coisas fofinhas, esse livro me destruiu.
ResponderExcluirEu estou aqui para te dar um abraço se precisar e vamos imaginar juntas coisinhas fofinhas como unicórnios, nuvens brancas e etc... Eu sei o que é ler um livro que destrói. Bate Aqui!!
Esse ainda não li, mas realmente parece ser muito emocionante. Beijos
Olá!
ResponderExcluirQue premissa mais linda! Sou apaixonada por dramas, e nesse caso, me vejo no lugar da personagem. Que coisa mais triste deve ser perder a memória. Me lembrou do filme Para sempre Alice. Veja. Lindo também.
Adorei a dica.
Olá, tudo bem por aí?
ResponderExcluirJá li inúmeras resenhas positivas sobre esse livro e quero muito lê-lo este ano. Todo mundo se encanta com essa história e eu me pergunto o porquê de não ter lido-a ainda. Que bom que você se emocionou... é sempre bom quando uma história nos toca. Parabéns pela resenha, ficou ótima!
Abraços.
www.acampamentodaleitura.com
Que resenha lindaa! Preciso ler esse livro!
ResponderExcluirParece ser tão emocionante e repleto de reflexões. Eu me emociono com qualquer coisa, e pelo visto, se eu o ler irei me acabar. haha Perfeito!
Interessante sua pesquisa. Assim que vi lembrei do Alzheimer, ai você diz que é um tipo infantil. Tenho um medo dessas doenças, nossas memórias são o que somos. O livro deve passar ao leitor muitas boas mensagens. :)
Parabéns pela resenha!
Beijoos!
http://estantemineira.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirEu já vi essa obra antes, mas não tinha lido nenhuma resenha dela. Achei a premissa da obra muito interessante, não conhecia nada da doença, e fiquei curiosa para saber como foi a transição dela durante toda essa fase e qual foi o a relação com o amigo dela enquanto isso; senti todo o seu drama com essa história e quero muito ler para poder sentir isso, acho essa capa a coisa mais linda e delicada desse mundo, adorei a resenha!
Beijos,Lari.
Segredosdeumacerejeira.blogspot.com
Olá tudo bem?
ResponderExcluirQue resenha linda! Confesso que já tinha visto o livro, a capa até tinha me chamado atenção mas não sabia que abordava um tema tão delicado quanto esse. A doença de Sam se assemelha muito ao alzheimer né? E sabemos o quanto isso pode ser doloroso para o portador dá doença e também para a família e amigos. Eu imagino o quanto Sam de e ter sofrido por conta da memória e fiquei curiosa pra ler o livro que ela escreveu pra ela mesmo só pra se lembrar das coisas triviais. Já vou procurar mais sobre ele.
Beijinhos,
Http://leiturize-se.blogspot.com.br/
Sei bem como é ter o coração destroçado por esse livro!
ResponderExcluirPara mim, a doença da Sammie nem foi o mais marcante, mas sim sua felicidade e luta enquanto conseguiu diversas coisas que desejava com toda a força de seu ser. A doença foi só uma pequena parcela do ensinamento trazido por ela.
Gostei de cada minuto que passei lendo esse livro, aprendi muito com a Sam, com o Cooper com a família da Sammie que achei encantadora... Foi um presente em forma de história!
Abraços!
www.asmeninasqueleemlivros.com
Olá! Pela resenha realmente o livro te destruiu. Apresenta que o livro realmente é muito emocionante, principalmente por se tratar de uma doença que não tem cura e vai apetando a pessoa aos poucos. Não imaginava que o livro tivesse uma história tão tocante, anotei a dica. Beijos'
ResponderExcluirOlá tudo bem?
ResponderExcluirNão é a primeira resenha que vejo do livro, e todas falam muito bem do mesmo, eu fiquei com vontade e já adicionei a minha lista de desejados.
Bjus Rafa
A capa desse livro é linda...
ResponderExcluirE adorei sua resenha. Quero lê-lo.
Bjs
Suka
http://www.suka-p.blogspot.com.br
Já tinha ouvido falar desse livro, mas é a primeira resenha que leio.
ResponderExcluirDeve ser muito difícil ser jovem e ter uma doença tão cruel assim e concordo com você quando diz que chorar não era o objetivo da autora (não parece), mas é meio impossível pessoas que tem o mínimo de empatia não chorarem com uma história assim. Quero ler!
Beijos,
Kemmy - Duas Leitoras
Oieee
ResponderExcluirJá perdi as contas de quantas resenhas li desse livro e todas elogiosas.
Deve ser duro com sua vida planejada passar por uma doença que vai fazer você perder a memória.
Beijos
Oi Janiele, tudo que diz respeito à perda de memória chama minha atenção. A ideia de colocar no papel o que viveu para poder se lembrar depois, é espetacular, e deveria ser feita não só por quem tem um diagnóstico de perda de memória, mas todos nós. Eu já tinha visto esse livro por aí, na blogosfera, e com certeza vou lê-lo. Abraços
ResponderExcluirEu estou louca pra ler esse livro. Livros assim sempre chamam muito a minha atenção ❤ em breve espero ler
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirEsse livro já está na minha lista a um tempo. Li várias resenhas sobre ele e sempre positivas, com uma ou outro ressalva. Eu estou muito interessada nele, pois realmente parece trazer grandes reflexões, não esperaria menos de um livro com esse titulo. Essa capa é linda também. Quero muuuito!
Beijos,
Nay
Traveling Between Pages