(Resenha) Cinder - Marissa Meyer

Livro no Skoob: Cinder
Título Original: Cinder
Série: Crônicas Lunares #1
Autora: Marissa Meyer
Editora: Rocco
Páginas: 446
Ano: 2013
Cinder tem dezesseis anos e é considerada uma abominação tecnológica pela maior parte da sociedade e um fardo para a sua madrasta. Por outro lado, ser ciborgue tem suas vantagens: a interface de seu cérebro lhe deu a capacidade sobre-humana de consertar tudo - robôs, aerodeslizadores, os próprios membros cibernéticos quebrados -, tornando-a a melhor mecânica de Nova Pequim. Sua reputação faz com que o herdeiro do império, o príncipe Kai em pessoa, apareça em seu estande na feira, solicitando o conserto de um androide antes do baile anual. Embora esteja ansiosa para agradar o príncipe, Cinder é impedida de trabalhar no androide quando Peony, sua meia-irmã e única amiga, é infectada por uma peste fatal que tem assolado a Terra por anos. Culpando-a pelo destino da filha , a madrasta de Cinder a entrega como voluntária para as pesquisas da doença, uma ''honra'' a qual ninguém sobreviveu até então. Logo, porém, os pesquisadores descobrem algo incomum na cobaia recém-adquirida. Algo pelo qual há quem esteja disposto a matar. 

Cinder, de Marissa Meyer foi um livro que sempre me interessou, li algumas críticas positivas e perdi as contas de quantas vezes paquerei com esse livro na Amazon, e no Skoob. Porém, o que mais me instigou para querer lê-lo foi o fato de ser uma releitura bem peculiar de Cinderela com uma mistura de distopia pra lá de interessante, e o melhor de tudo é que Cinder nossa protagonista é uma ciborgue.
''Uma garota. Uma máquina. Uma aberração.'' Pág. 145
O universo futurístico de Crônicas Lunares é ambientado após a Quarta Guerra Mundial, em uma Comunidade Oriental chamada Nova Pequim, a sociedade dispõe de tecnologia avançada, criando assim androides, robôs, aerodeslizadores, entre outros. Cinder é uma garota ciborgue, ou seja, partes de seu corpo foram reconstruídos com metal, ela também possui uma interface de alta tecnologia, além disso ela é a melhor mecânica da cidade o que faz com que o príncipe Kai, herdeiro da comunidade das Nações Orientais, necessite de sua ajuda para consertar um androide de extremo valor para ele.

A comunidade também convive há anos com uma doença que vem matando todos os habitantes do planeta: a letumose. E a vida de Cinder muda completamente quando a sua amada meia-irmã mais nova Peony adquire a doença. Adri, a madrasta de Cinder e a sua meia-irmã mais velha Pearl não a suportam, e culpam Cinder pelo o que aconteceu com Peony, ao ponto de entregá-la como ''voluntária'' para as pesquisas que estão sendo feitas para encontrar a cura da letumose.


Apesar de tentar resistir Cinder acaba indo parar nos laboratórios e no centro de pesquisas do palácio, descobrindo através do misterioso Dr. Erland que talvez ela possa ser a chave para a cura da letumose. Além disso ela se envolverá ainda mais com o príncipe Kai, que começará a ver em Cinder algo especial ao ponto de chamá-la para o baile anual, e de contar a ela todos os problemas envolvendo o seu reinado. O pai de Kai, o Imperador acaba de morrer de letumose, o que faz de Kai seu único herdeiro e o novo Imperador das comunidades orientais.
''Cinder não caberia em um vestido de baile, de qualquer jeito. Mesmo que encontrasse luvas formais e sapatos em que pudesse esconder suas monstruosidades de metal, seu cabelo sem graça nunca iria segurar um cacho, e não sabia nada sobre maquiagem. Ela acabaria ficando fora da pista de dança, tirando sarro das meninas que desmaiavam para chamar a atenção do príncipe Kai, fingindo que não estava com ciúmes. Fingindo que aquilo não a incomodava.''  Pág. 40
Como se não fosse o bastante, o príncipe Kai e a própria Cinder terão uma ameça em potencial de Levana uma rainha perversa e lunar, que vem tentando declarar guerra contra a Terra há anos, e para que isso não ocorra o príncipe Kai terá que aceitar o seu insolente acordo de paz... Será? E tudo isso complica ainda mais quando a vida de Cinder entrará em jogo, assim como as de todos cidadãos das comunidades orientais que estarão a mercê de uma rainha lunar, que detêm poderes perigosos.

A escrita da Marissa foi uma grata surpresa para mim, quanto mais eu me envolvia com a vida de Cinder, mas percebia a riqueza de uma história que apesar de ser uma releitura de Cinderela, foi também uma leitura completamente nova, e criativa e que me prendeu do começo ao fim. Senti todo o drama da personagem, e me apeguei profundamente a ela, e as situações que ela vivenciou. A cada página você descobre uma novidade sobre Cinder, e é surpreendente acompanhar esse processo! Temos mistério, o começo de um grande romance, e uma aventura que parece estar apenas começando.

Com certeza Cinder entrará para a lista de melhores leituras do ano de 2017! Se você deseja ler uma história distinta, com personagens fascinantes, e com uma narrativa arrebatadora então você precisa começar a ler essa série! Guardo Cinder num lugarzinho especial na minha estante, e cheia de emoção posso dizer que espero ansiosa para ler o próximo livro da série Crônicas Lunares.

CINDER foi cedido em parceria com a EDITORA ROCCO

Série Crônicas Lunares:

1. Cinder
2. Scarlet
3. Cress
4. Winter

Sobre a autora:


Marissa Meyer mora em Tacoma, Washington, com o marido e os dois gatos. É fã de muitas coisas nerds (Sailor Moon, Firefly, organizar as estantes por cor...) e é apaixonada por contos de fadas desde criança - e não pretende abandonar isso. Ela pode ser ou não um ciborgue. Cinder é seu primeiro romance e já foi traduzido para cerca de vinte países.

41 comentários:

  1. Oi Eli!
    Eu estou a eraasss querendo ler esse livro, mas o preço é de cortar o coração. :(
    Adorei a resenha e só me dá mais vontade de ler. :(

    Bjs!
    www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eli!
    Recentemente eu comprei o box dessa série e estou bem ansiosa para começar a ler.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  3. Oiii Eli

    Cinder foi umas grandes surpresas do ano passado pra mim. Confesso que quando li a sinopse pela primeira vez falando de ciborgs e tals pensava que não ia gostar mas meu Deus que enganada que estava, a história é emocionante e estou louca pra conferir Scarlet

    Beijos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, que para mim é muito bem desenvolvido e eu adorei todas as características apresentadas. Como já deu para perceber, eu também já fiz essa leitura e particularmente adorei a narrativa e os elementos inseridos. Foi uma boa surpresa e recomendo bastante a leitura, é muito envolvente carismático né?!. Suas impressões refletem bem as minhas próprias e que bom que curtiu a leitura! Eu tô muito apaixonada por esse livro mesmo, e não vejo a hora de poder reler os outros da série. Primeiro favorito do ano ♥
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Esse livro parece ser muito bom, já vi muitas pessoas falando bem dele. Adorei sua resenha e fiquei com vontade de conferir a estória para saber mais!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Oi, Elidiane!
    As capas são lindas e chamam bastante atenção.
    Li esse livro faz bastante tempo e quero voltar a esse mundo tão bacana que a autora criou. Sua resenha me transportou novamente a esse mundo e quero logo ler os outros livros da série.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Não curto muito contos de fadas recontados, mas esse livro, bem como a serie toda, me desperta muita curiosidade. O fato de você ter se surpreendido com a escrita da autora, me deixou mais instigada e espero ler e que ele seja pra mim também, uma das melhores leituras de 2017.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bom?
    Fiquei super curiosa a respeito do livro após ler a sua resenha. Sempre vi pessoas comentando sobre ele, mas nunca parei para ler resenhas e saber sobre a história.

    Beijos
    http://aguardandoogatobranco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Sou doida para ler esta série, tem um enredo que eu curto muito e os livros parecem ser muito bons. Adorei saber sua opinião.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    Olha meu único problema com essa série é a editora, quando o livro sai não tem promoção certa para baixar o valor. rsrsrs
    Morro de vontade de ler essa série. Amo esse enredo, uma releitura bem diferente e com certeza inovadora, além de traze muita ação.
    Todo mundo que começa essa série se encanta e vira fã demais, espero ser uma dessas.
    E quero logo ter as sequências já na estante para não demorar muito de continuar a leitura.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  11. Oie! Tudo bem? li uma resenha desse livro em outro blog e foi por lá que conheci um pouco mais do que se trata a trama e olha, eu quero ler para ontem essa trilogia! Vou aguardar a resenha dos outros livros saírem aqui no blog e fico feliz que tenha gostado da leitura!
    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Oi Elidiane, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro e a autora, depois de ler a sua resenha fiquei totalmente encantada. Eu sou apaixonada por distopias, pois é uma ótima forma de ver como a autora imaginou o futuro do mundo. Acho que é a primeira história que vejo que tem um futuro com rôbos. Como uma boa apaixonada pela historia da Cinderela acho que embarcaria de alma no livro e também me envolveria com todas as questões da personagem. Parabéns pela resenha, muito boa! Irei ler o quanto antes.

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  13. Oi Elidiane! Nossa, eu já estava morrendo de vontade a acompanhar essa série, agora deu mais vontade ainda! Acho as capas lindas e a premissa bem interessante. Que bom que vc gostou do livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Oi
    que bom que gostou de ler, estou lendo muitos comentários positivos dessa se´rie de livros, parecem ser realmente ótimos, gostei de ver suas impressões.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi! deste ano não passa. Vou ler esta série e espero curtir. A premissa é uma das mais interessantes que já vi. Bom domingo!
    Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Oi, bacana ver que você gostou tanto dessa série e que ela tem um pouco de drama, romance e que cativa tanto. tenho ouvido muitos elogios de várias amigas, e achei bem interessante isso de ela se passar em um tempo depois da quarta guerra mundial. tenho medo de ler porque foge bastante do meu estilo, mas com tantos elogios, quem sabe darei uma chance

    ResponderExcluir
  17. Ja li Cinder e to louca pra ler Scarlet <3 O livro já ta aqui só esperando ser lido hehe
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Estava com um livro dessa série em em casa, mas troquei no Sebo. A verdade é quando comprei, não percebi que era o terceiro livro, rsrsrs. Vou tentar comprar, mas dessa vez, os três livros ou pelo menos o primeiro. Vejo muitas resenhas positivas sobre o livro e tenho interesse em conhecer a narrativa.

    ResponderExcluir
  19. Ola.
    Há anos desejo esse livro também, mas sempre priorizo outros lançamentos.
    Amo releituras de contos de fadas e essa é uma bem peculiar, por isso me chamou logo a atenção.
    É bom saber que a escrita da autora não desaponta.

    ResponderExcluir
  20. Eu não gosto muito de recontos e de princesas, mas esse aqui me deixa mais que curiosa por causa deste pano de fundo futurista. Quero saber como a autora administrou isso em uma história tão conhecida.
    Amei a resenha.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Não faz isto comigo!!!
    Eu quero muito ler esta série, mas os livros estão um tanto caros e o último acho que nem lançou no Brasil ainda, correto?
    Sua resenha só me deixou com mais vontade ainda de saber mais sobre a Cinderela Ciborgue! haha
    Acho uma ideia fantástica da autora, algo bem fora do comum, o que me deix abem feliz, apesar de ter um pouquinho de paralelo com a Cinderela original, é claro.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  22. Oiee Elidiane ^^
    Quero este livro desde que ele foi lançado, e antes era só pela capa...haha' mas agora quero mesmo ler a história. Parece ser incrível, e ver que foi uma das suas melhores leituras me deixou ainda mais curiosa. Aiaiai! Espero poder lê-lo em breve, e estou torcendo para gostar também...haha' As capas são liiindas!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Estou vendo muitas resenhas desse livro na blogsfera, e cada uma me fascina mais que a outra e a sua não foi diferente, acho incrível como a história mistura um clássico com a ficção científica, essa mistura parece ser certeira com Cinder; além do livro não ter muito romance, esse é o ponto que mais me atrai no livro todo.
    Beijos,Lari.
    segredosdeumacerejeira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Sou fã de distopias mas eu a meu ver esse livro parece quase uma ficção cientifica de tanta coisa tecnologica e robótica que existe nele,o que diminui um pouco a minha vontade de ler, mas essa capa é tão linda que parece que ta chamando a gente

    ResponderExcluir
  25. Sabe que eu nunca ouvi falar dessa séria? Mas deveriaa ter, pois parece muito legal! Grato pela recomendação!

    ResponderExcluir
  26. Oie!
    Cinder é ótima! Eu ainda não consegui ler o último livro da série, mas os três primeiros que li são ótimos!
    Impossível não me envolver por essa história, com uma narrativa incrível e personagens marcantes.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  27. Olá ♥
    Vejo muitos comentários positivos referente a esse obra. A premissa é um tanto instigante, e nos deixa curiosos por mais e mais. Vi muitas pessoas falando que não esperava muito do livro, pois achava que seria um tanto arrastada a leitura, mas no fim se surpreenderam com a escrita da autora e todo desenvolvimento da obra. Lendo sua resenha fiquei curiosa para conhecer um pouco mais da protagonista, pois ela em parece um personagem marcante ♥ Espero em breve poder fazer a litura,e gostar tanto quanto você ♥

    ResponderExcluir
  28. Uma releitura de Cinderela com distopia e uma protagonista ciborgue... Claro que quero ler! Ainda não surgiu a oportunidade, mas espero que surja ainda esse ano. É muito bom saber que se apegou tanto à personagem e que o livro te prendeu do início ao fim, parece um enredo bem diferente e mega interessante.

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bom?
    Não curto muito distopias, por isso acredito que não seja uma leitura para mim, mas, curti saber que apesar de ser uma releitura de Cinderela, trata-se de uma história inteiramente nova e com uma narrativa envolvente e fluida. Um ponto que me desanima é saber que se trata de uma série ( ando fugindo delas atualmente).Enfim! Espero que goste da continuação! Adorei sua resenha, super bem escrita!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem? espero que sim.

    Eu tenho Cinder no Kindle, mas ainda não li não sei bem o porque. Sua resenha consguiu me deixar totalmente encantada pela história. Adorei conferir suas impressões e amo livros com histórias de releituras de contos de fadas, principalmente a cinderela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Oiee
    Parabéns pela resenha. Eu já tinha lido uma outra sobre o mesmo livro e não me despertou tanto o interesse qto a sua explanação.
    Fiquei bem interessada e já bem ansiosa. Além de ser releitura de uma história que amo muito, essa outra "visão" parece que vai me encantar tb.
    Q bom. Dessa vez, vou anotar a dica e colocar na minha lista de desejados,
    Bjo

    ResponderExcluir
  32. Oi Elidiane, tudo bem?
    Eu sou apaixonada por releituras de contos de fadas e Cinder está na minha lista de desejados há tempos, só estou esperando o preço baixar..
    Eu adorei a ideia dessa pegada futurística e toda a ambientação nova, dessa forma podemos aproveitar uma releitura como se fosse uma história completamente diferente mesmo. Me parece ser um livro incrível e já não vejo a hora de adquirir meu exemplar.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  33. Oieee...
    Li algumas resenhas sobre esse livro já, e achei a premissa muito interessante, mesmo porque eu adoro releituras de contos de fada hehehe
    E mais até do que releituras, sou fã de distopias!
    E o melhor, além de releitura, distopia, o livro ainda é uma ficção científica!!
    Não sei se isso é bom ou ruim, mas a fórmula promete ser de arrasar rs
    Sua descrição da personagem também me animou, pois ela não me parece ser aquela menininha frágil, princesinha que precisa sempre ser salva. E precisamos cada vez mais de personagens assim!!
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  34. Oi, parabéns pela resenha. Não é bem o meu gosto, mas parece ser interessante.
    Um beijo !

    ResponderExcluir
  35. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por ai, mas nunca parei para dar atenção, sabe? E agora lendo sua resenha fiquei curiosa, não sabia que era uma releitura de Cinderela com uma protagonista ciborgue. Que coisa interessante! Enfim, parece ser uma história bem construída e envolvente, por isso fiquei realmente animada e vou marcar adica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  36. Oi, tudo bem?
    Eu já conhecia o livro, inclusive tinha visto outra resenha dele, mas foi tão superficial que achei a obra bem batida, mas a sua está tão detalhada e explicativa que me agora sim estou mais atraído com a trama. Uma coisa que ainda não ficou claro para mim é sobre a personagem Cinder ser uma ciborgue, isso meio que buga o meu cérebro, mas acho que quando ler vou entender direitinho, haha.

    ResponderExcluir
  37. Oi, tudk bem?

    Eu gosto muito de releituras, mas essa é demais para o meu gosto. Esse negócio dela ser um ciborgue é bem bizarro e eu não levei isso a sério. Que bom que entrou para a lista dos melhores, e olha que o ano só está começando.

    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Olá, eu sou a louca das releituras, mas parece que esse livro me deixa travada por causa desse toque cibernético que eu não curto muito. porém depois de sua resenha, minha curiosidade foi aguçada. Beijos

    ResponderExcluir
  39. Li várias resenhas positivas desse livro e admito que fiquei com muita vontade de lê-lo! Gosto de fantasia, gosto de distopia, gosto de contos de fadas, huahuahua XD não tem nada nesse livro que não me agrade... A não ser o fato de que ainda não o tenho T-T

    Ainda mais por saber que a autora tem riqueza de detalhes, escrita maravilhosa... seus elogios só me deixam com mais vontade!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  40. Helloo, tudo numa nice?!
    O motivo de eu ter desistido de ler esse livro antes foi porque é a Cinder é uma ciborgue e eu não sou muito afoita de séries futurísticas de robôs e tals. Também tem o outro ponto que eu odeio a Cinderela. É o conto de fadas que mais detesto em toda a vida. Mas esses dias andei pensando e vou dar uma conferida nesse livro para o desafio literário, caso goste realmente vou ler toda a série.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  41. Oie
    Não fiquei impressionada com a premissa. Mas devo confessar que ter um principe nesse enredo, de fato já abre a minha mente e curiosidade. Pena que tem continuação e estou dando prioridades a livros com um único volume.
    Beijoos

    ResponderExcluir