![]() |
Título Original: Boo
Autor: Neil Smith
Editora Rocco: Selo Fábrica 231
Páginas: 336
Ano: 2016
Oliver Dalrymple é o típico “looser” americano: aos 13 anos, magro e pálido como um fantasma, está mais interessado em biologia e química do que em esportes e vida social. Um dia, enquanto se recupera de um dos frequentes episódios de bullying de que é vítima recitando a tabela periódica em frente a seu armário, ele desfalece para sempre. E é aí que sua verdadeira vida começa. O “céu” onde Oliver acorda depois do que acredita ter sido uma parada cardíaca em função de um problema congênito chama-se Cidade e é povoado por pessoas que morreram aos 13 anos, como ele e seu colega de escola Johnny Henzel, que chega dias depois de Boo à Cidade, trazendo notícias perturbadoras sobre a causa da morte deles. Notícias que mudam para sempre a percepção de Oliver Boo sobre sua personalidade e seu lugar no mundo. Elogiado pela crítica e adorado pelos leitores, Boo é um romance cativante sobre amizade, confiança, bullying e a difícil tarefa de ser adolescente.
Se eu pudesse definir a leitura desse livro com apenas uma palavra, seria: Maravilhosa. No momento em que eu solicitei o livro para leitura não imaginei que estaria em prantos ao virar a última página, só queria chorar, ainda não consigo acreditar nesse final, só queria poder abraçar o Oliver, e queria que alguém me abraçasse também.
Boo conta a história de Oliver, um garoto de 13 anos, que não se encaixa nos padrões de outras crianças/adolescentes de sua idade, e ao acordar em um lugar estranho chamado simplesmente de Cidade, ele descobre que morreu, ou melhor "passou" e agora irá viver neste céu com outras crianças de 13 anos. Boo, porém não se lembra de nada de sua morte, apenas de estar decorando a tabela periódica e mais nada, mas quando Johnny acorda na Cidade contando que ambos foram assassinados por um atirador na escola as coisas começam a tomar um rumo inesperado.
O que um garoto, ateu e super nerd faria ao descobrir que está em um tipo de vida pós-morte, e que nunca mais irá crescer? Ter 13 anos para sempre até "remorrer" é algo bem estranho, mas Boo não é lá muito normal, então ele tenta retomar sua vida ou seja lá o que esteja acontecendo, com a ajuda de algumas almas caridosas como são chamadas, junto com Johnny eles irão tentar descobrir quem foi o Atirador, e tentar achar portais para assombrarem seus entes queridos.
Antes de iniciar o livro eu esperava por algo meio bobinho, uma leitura agradável, ou algo do tipo, no início até fiquei com preguiça de continuar a leitura, mas de repente me vi presa entre as páginas, me perdi na história contada por Boo, ri, chorei, imaginei mil e uma possibilidades que não fossem a que meu cérebro apontava, e no final só queria chorar! O autor soube criar uma história tocante, com um assunto muito difícil, e que sinceramente vai me deixar pensando nele por mais alguns dias, ainda não superei, não é um livro que eu esperava gostar, mas que me conquistou e ganhou um lugar especial no meu coração.
BOO foi cedido em parceria com a EDITORA ROCCO
Quotes:
Thelma bufa e diz:– Por que você sempre pensa o pior das pessoas?– Porque as pessoas são o pior – Esther diz."
“Quando terminam, Tim diz a Tom:– Você demonstraria compaixão por mim, se eu matasse você?Tom responde:– Ficou maluco? Nem pensar!”
“– Você é um sinal – Johnny diz.– Do quê?– De vida – ele diz. – A vida a que eu devo me agarrar.”
Sobre o autor:
Neil Smith cresceu nos Estados Unidos e Canadá e hoje vive em Montreal. Seu primeiro livro, o aclamado Bang Crush, foi escolhido o livro do ano pelo The Whashington Post e The Globe and Mail, e foi selecionado para o Hugh MacLennan Prize e Commonwealth Whiter's Prize na categoria Melhor livro de estreia (Canadá). Neil também é tradutor de francês.
Oie
ResponderExcluirAdorei o enredo, parece ser ótimo e fiquei com vontade de ler. Ainda não tinha visto este livro, adorei saber sua opinião sobre.
Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Não conhecia o livro, mas gostei da resenha. Parece se rum bom livro...realmente a capa me faz lembrar livros bobinhos sobre adolescentes, mas pelo o que diz, é mais do que isso. Quero muito ler e me sentir tocada também por essa trama.
ResponderExcluirBeijos,
Monólogo de Julieta
Olá,
ResponderExcluirEntão... Na realidade, estou a procura de livros com personagens mais adultos, maduros. Acho que vou deixar passar essa dica :(
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oi Janiele!
ResponderExcluirNão conhecia o livro ainda, mas gostei da sua resenha! Parece ser muito legal.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Oii,
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas achei a premissa bem tocante.
Eu acho que leria, mas não nesse momento.
Dica anotada.
Bjs e um bom fim de semana!
Diário dos Livros
Siga o Twitter
Nossa, eu não conhecia esse livro, mas já quero. Deve ser uma leitura incrível, e forte também. Vou acrescentar a minha lista.
ResponderExcluir=)
Suelen Mattos
______________
Romantic Girl
Oi
ResponderExcluirnem conhecia esse livro, pensei que seria uma história leve apesar do tema quando li a sinopse, pelo que vi na sua resenha é ao contrário e parece ser uma boa leitura qu até despertou minha curiosidade.
momentocrivelli.blogspot.com
Oi, Janiele!
ResponderExcluirEu tinha uma ideia completamente diferente dessa história. Com certeza vou dar uma chance.
Beijos
Balaio de Babados
Participe da promoção de seis anos de Caverna Literária
Participe do Natal Literário
Oi! Nossa! Senti muita pena desse menino, que vida solitária e triste a que ele teve. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Oie Janiele =)
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas só de ler a sua resenha já me senti comovida pela história. Que história mais triste e ao mesmo tempo tão delicada. Fiquei curiosa para saber mais.
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
Gostei da resenha Janielle. A julgar pela sinopse, não percebemos o quanto o enredo deste livro é tão intenso e profundo e fico feliz de cada vez mais ver críticas positivas a respeito da obra. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com