(Resenha) Para Todos os Garotos que Já Amei - Jenny Han

Livro no Skoob: Para Todos os Garotos que Já Amei
Título Original: To All the Boys I've Loved Before
Trilogia: Para Todos os Garotos que Já Amei #1
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2015
Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que já amou - cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora pra outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar. 

Para todos os garotos que já amei é um daqueles livros que fico interessada em ler apenas pelo título, sim, esse título é bem convidativo, e quando li a sinopse a curiosidade só fez aumentar, imaginem só ter a sua privacidade invadida e as suas cartas de amor escritas há tempos serem enviadas para todos os garotos que você já amou? Bem, isso aconteceu com a Lara Jean, e a vida dela que antes era sem graça e sem grandes acontecimentos mudou completamente após esse desastre acontecer em sua vida amorosa que convenhamos não andava tão amorosa assim...

Lara Jean é uma adolescente de 16 anos que está no ensino médio, ela mora com o pai, e as duas irmãs, Kitty de 9 anos, e a irmã mais velha Margot. A mãe delas morreu quando as irmãs Song ainda eram crianças e desde então Margot e Lara Jean assumiram a responsabilidade da casa, principalmente Margot que sempre foi um grande exemplo para Lara, ela admira muito a irmã mais velha, e está bastante triste pois Margot está de malas prontas para ir para Escócia cursar a faculdade dos seus sonhos. Ah, e também existe o Josh, ele é o namorado de Margot ou ex, pois Margot terminou com Josh antes de partir para Escócia, todos da família Song amam o Josh e o conhecem desde pequeno, porém a Lara Jean sempre foi apaixonada pelo Josh, bem antes da Margot...

Mas ela tentou superar isso, e seguiu em frente. Porém quando Margot parte para a Escócia, e suas cartas de amor, guardadas a tantos anos para os cinco garotos que já amou some inexplicavelmente tudo começa a mudar, e os sentimentos a tanto tempo adormecidos por Josh parece querer voltar. E quando ele a questiona da carta que recebeu? O que fazer? Simples, fingir um namoro com o cara mais popular e lindo do colégio Peter Kavisnki, (que também recebeu uma carta bastante sincera e nada do que ele esperava da Lara Jean). Mas, e quando Peter também decide entrar na brincadeira para tentar provocar ciúmes em sua ex-namorada Genevieve que é totalmente o oposto da Lara Jean?


A escrita da autora me prendeu de uma forma tão gostosa, apesar dela detalhar coisas não tão importantes, a história é muito fofa, e fica impossível não se envolver com os dramas da Lara Jean. O livro pode parecer mais um simples clichê adolescente mas ele não é, pelo menos ao meu ver, pois é muito bom quando a gente começa a perceber a evolução da Lara Jean como pessoa, o quanto os seus sentimentos e emoções modificam-se ao longo da história, e o quanto ela tenta amadurecer, apesar de já ser uma menina certinha demais, doce e muito família. O relacionamento dela com as irmãs e com o pai também é de muito amor e amizade apesar de alguns conflitos.

Então é isso, sabe aqueles livros que você não espera muita coisa, mas acaba se apaixonando e não consegue tirar os personagens da cabeça? Com esse livro é assim, você começa a fazer parte da vida da Lara Jean, e torce para ela fazer as escolhas certas, acreditar mais nela, ser uma menina mais corajosa, e tentar viver o momento. E ainda tem mais, você começa a se encantar pelo carinha que nem imaginava, mas que vai ganhando o seu coração ao longo das páginas.

Quando você estiver bem empolgada e alegre com a leitura, Para Todos os Garotos que Já Amei vai terminar, e vai te deixar feliz e ao mesmo tempo triste. Você vai desejar urgentemente ter a continuação dessa história em mãos, porque o final  não é exatamente o que você estava esperando, na verdade você espera que o livro não termine nunca de tão amorzinho que é a história. A continuação PS: Ainda amo você já foi lançada e eu estou aqui me perguntando porque ainda não comecei a lê-lo.

Trilogia Para Todos os Garotos que Já Amei:

1. Para Todos os Garotos que Já Amei
2. PS: Ainda Amo Você
3. Always and Forever, Lara Jean (Previsto para Abril de 2017)

Sobre a autora:




Jenny Han nasceu na Virgínia, Estados Unidos, e cursou mestrado em escrita criativa pela New School. Sabe fazer um brownie perfeito, e é ótima em inventar apelidos e tem paixão por livros de receita. Sua série de TV favorita é Buffy - a caça vampiros. Mora no Brooklyn, em Nova York.

21 comentários:

  1. Eu vou ler esse livro um dia, juro que vou! Cheguei a ler o começo e achei que a autora detalhava umas coisas desnecessárias mesmo e isso acabou me desanimando, mas não a ponto de abandonar, só de passar algumas outras leituras na frente. Mas sua resenha me convenceu a dar mais uma chance, e esse momento é agora! Gostei desse joguinho de ciúmes que a personagem pretende fazer, o envio dessas cartas promete uma boa e divertida balançada na sua vida mesmo né!
    Elidiane, você que está lendo A fúria e a aurora, o que está achando? Li ontem e me apaixonei completamente! Não esperava grandes coisas e terminei a história sem fôlego <3

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Ainda não comecei a ler A Fúria e a Autora, pois estou terminando de ler Corte de Espinho e Rosas, mas ele será a minha próxima leitura! Fico feliz que o livro tenha superado suas expectativas, assim a minha ansiedade pra começar a leitura só aumenta! Haha

      Beijos, Eli.

      Excluir
  2. Ganhei esse livro de uma amiga minha, e ler elogios só me deixa com mais vontade de ler logo. ADORO essa capa.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Eli! Eu também achei que seria um clichê teen e me vi cativada pela história. É tudo apaixonante! Já li o segundo volume e também recomendo.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Elidiane!

    Ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho uma enorme curiosidade. Que bom que você gostou muito da leitura, espero poder curtir tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Sou doida para ler esse livro, mas ainda não comprei ele. Adorei sua resenha e minha vontade de conhecer essa estória só aumentou!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio de 3 KITS

    ResponderExcluir
  6. Olá, Elidiane.
    Eu amei esse livro. Li ele em um dia, foi o primeiro livro que li esse ano e também não sei porque eu não li a continuação ainda hehe. Mas agora acho que vou esperar sair o terceiro hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi, Eli!
    Eu gostei desse livro, mas não muito. A história tomou o rumo que eu não esperava e nem queria, e a protagonista é certinha demais, o tempo todo; isso me incomoda. É realmente uma leitura rápida, embora (como até você falou) a autora detalhe passagens que não acrescentam nada.
    Fico feliz que tenha gostado.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi
    que bom que também gostou dessa leitura, sou louca para ler porque falam tão bem desse livro e agora você é mais uma, algum dia irei ler ele, parece ser um livro gostoso em que se apegamos aos personagens, coitada da protagonista pelas cartas.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho vontade demaaaaais de ler esse livro. Sempre achei a premissa muito diferente das leituras que a gente tá habituado. Além de só ouvir coisas boas a respeito dessa história!

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  10. Eu me sinto mal em dizer isso, mas nunca li esse livro e acho que sou a única no mundo, mas é porque quero muito ler, entende? Sofro com isso há muito tempo, mas minha lista de leitura parece que é infinita. Prometo ler ainda! Beijo

    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Eli!
    AMO esse livro mais do que tudo. O segundo volume é ainda mais amorzinho da vida! Acho a Lara Jean uma das melhores protagonistas de ya de todos os tempos, a história dela é divertida e leve e com uns momentos inesquecíveis. E PETER
    AJKFNSASAOUGBAOUBGUA Amorzão maior!
    Estou ansiosa pra ler o último volume, espero que ela feche com chave de ouro.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiii Elidiane

    Essa será uma das minhas próximas leituras, parte de uma Leitura Coletiva que um grupo que participo esta organizando, tenho expectativas mas to tentando não me empolgar demais pra não me desapontar... Acho as capas desses livros maravilhosas mas te confesso que tenho medo quando vejo autor esticando demais série... tipo à princípio era um livro só, aii a autora decidiu que seriam dois, e agora vem com essa de trilogia... me dá medo quando a gente percebe o autor esticando séries, espero que continue mantendo a qualidade.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  13. Ótima resenha, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  14. Oie Elidiane =)

    Sempre estou lendo resenhas super fofas desse livro. Tenho ele em ebook, mas até agora não consegui ler ele.

    Parece uma narrativa bem leve. Espero poder ler ele em breve ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela resenha Eli! Estou ansiosa para ler Para Todos os Garotos que Já Amei e P. S. Ainda Amo Você! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa, eu tenho uma amiga que é louca por esse livro!
    Adoro qndo isso acontece: vc não esperar nada de um livro e ele te surpreender de forma maravilhosa! Já gostei só por isso, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    A premissa não é realmente muito a minha cara, mas os seus diversos elogios me animaram um pouco.
    Talvez acabe dando uma chance.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

    ResponderExcluir
  18. Oi Eli,
    Adorooo esse livro ♥ Eu tive a experiencia de conhecer a escrita da autora em um conto de natal do livro O Presente do Meu Grande Amor, eu gostei tanto do conto dela que se tornou um dos meus favoritos e quando vi que esses livros que ela tinha escrito, não pensei duas vezes em ler.
    Se você gostou desse, você vai adorar o próximo. Não vejo a hora de sair o terceiro por aqui *----*
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir