Como eu era antes de você, de Jojo Moyes

           SKOOB: Como eu era antes de você
           ORIGINAL: Me Before You
           AUTORA: Jojo Moyes
           EDITORA: Intrínseca
           PÁGINAS: 320
           ANO: 2013


Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.


''Sei que essa não é uma história de amor como outra qualquer. Sei que há motivos para eu nem dizer isso. Mas eu amo você. De verdade. ''

Confesso que tive muito receio de ler esse livro, e daí vocês devem está se perguntando o porquê. Ultimamente temos tido uma grande leva de livros “modinhas”, não que os livros sejam o problema, mas sim as pessoas que os leem; não se lê mais um livro apenas pelo prazer da leitura e sim porque alguém leu e gostou, porque vai virar filme, e etc... 

Como eu era antes de você é um livro simplesmente maravilhoso, me envolveu de uma forma que não consegui parar, li tudo em um único dia o que me deixou com uma DPL profunda e até agora não consegui ler outro pois não paro de pensar nele. Este é um livro que nos faz parar e pensar como a vida é efêmera, como viver de verdade vai muito além de apenas existir, sem um propósito maior.

Então, o livro começa nos apresentando uma cena bem rápida sobre Will Traynor, porém só algumas linhas, pois depois do primeiro capítulo a história é narrada pela Lou Clark, uma jovem de 26 anos que trabalha como garçonete, não tem perspectivas de vida e acaba de ser demitida. Lou consegue um novo emprego como cuidadora de um tetraplégico, mas ela não sabe nada sobre cuidar de alguém que esta preso em uma cadeira de rodas, e para completar seu paciente (Will) faz de tudo para desanimá-la do emprego. Ele é rude e grosso, tratando-a muito mal, porém Lou é a única renda que sua família tem e ela não tem outra opção a não ser ficar no emprego.
“Eles levavam o olhar vazio de alguém que está sempre alguns passos afastado do mundo a seu redor. Às vezes, eu me perguntava se aquilo não era um mecanismo de defesa de Will, já que a única maneira que encontrou de lidar com sua vida foi fingir que não era com ele que aquelas coisas estavam acontecendo.”
A família Traynor dá a Lou um contrato de seis meses, apenas um trabalho provisório, mas ela não sabe que esses meses irão mudar sua vida de uma forma que ela jamais podia imaginar.

Esses seis meses na verdade significavam mais do que Lou pensava, com apenas 35 anos Will não queria mais viver dependendo de todo mundo, onde não podia aproveitar nada da vida, para ele a vida tinha acabado, ele decidiu que não valia mais a pena viver dessa forma, tentou se suicidar mas a família o encontrou e levou para o hospital, porém ele não via mais motivo para continuar e propôs a mãe que lhe daria mais seis meses, e depois iria para uma clínica onde receberia uma dose letal que poria fim ao seu sofrimento.

A missão de Lou é fazer com que ele mude de ideia, mas como fazer isso? Será que ela consegue fazer Will ver que existe algo pelo que valha a pena viver?

Então aqui chegamos a um ponto muito delicado, até onde temos o direito de julgar alguém? Como você se sentiria privado de todos seus movimentos? Dependendo de todos que ama, preso a uma cadeira de roda a mercê dos olhares de pena alheio?

Não tenho palavras para descrever os sentimentos que o livro me causou, a autora trata de assuntos que vão muito além daquilo que estamos acostumados, renúncia, esperança, amor, e sofrimentos.
“Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.”
Fiquei um pouco confusa pois achei que o livro seria um romance bem meloso, mas me surpreendi pois a autora nos prende em pequenos detalhes da vida dos personagens sem apelar para o romance, o que é muito bom, pois vamos nos aprofundando no dilema que eles estão, nas dificuldades e em cada alegria que eles vivem, é tão extraordinário que me trouxe lágrimas aos olhos em mais de uma ocasião.

“Estou lhe dando isso porque poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas.“
''É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida (...)”. 
Como eu era antes de você, ganhou um lugarzinho especial no meu coração, não gosto de romances nesse estilo, pois fico muito deprê, mas esse me conquistou e me fez ver a beleza de um amor que ultrapassa os limites tênues da vida.

Preparem os lenços, e aproveitem a leitura!

“Ele já estava indo para algum lugar impossível de alcançá-lo. Beijei-o, tentando trazê-lo de volta. Deixei meus lábios nos dele de maneira que nossa respiração se misturou e minhas lágrimas viraram sal na sua pele e disse a mim mesma que, em algum lugar, pequenas partículas dele virariam pequenas partículas de mim, ingeridas, engolidas, vivas, eternas.” 

Para nos alegrar um pouquinho, a autora irá lançar uma continuação com o título After you (Depois de Você) previsto para setembro.

O livro também está sendo adaptado para as telonas, os direitos cinematográficos do livro foram adquiridos pelo estúdio MGM. Sam Claflin (“Jogos Vorazes”) e Emilia Clarke (“Game of Thrones”) vão estrelar o filme.



SOBRE A AUTORA:









Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres, no Reino Unido. Estudou jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent até 2002, quando publicou o seu primeiro romance, Sheltering Rain, foi então que resolveu dedicar-se à escrita.








15 comentários:

  1. esse livro pqp!
    foi um que mais me chocou! eu chorei, mais eu chorei, mais eu chorei! aquele choro de escorrer coriza do nariz e tudo, de soluçar mesmo!
    Jojo criou o enredo de forma a mexer com as minhas emoções de tal forma que eu rezei por um milagre o livro todo! eu queria o final feliz, eu precisava dele pra continuar acreditando que Lou e Will seriam felizes, só que eu não consegui enxergar que a felicidade também é uma escolha e que o que é bom para uns não é para outros
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaila, esse livro deixa a gente meio deprê neh rsrsr, mas eh tão lindo que deixa uma marquinha na gente, o fato de abordar algo tão importante como a simplicidade da vida e o fato de como escolher vivê-la é incrível!

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha Janiele! Estou ansiosa para ler Como Eu Era Antes de Você! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vanessa! espero que vc goste do livro tanto quanto eu gostei!

      XoXo

      Excluir
  3. Esse livro desperta muitas emoções fortes!!!
    No começo também demorei para entrar na história, mas depois me apaixonei a cada página, espero ansiosa a continuação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a autora soube muito bem como despertar sentimentos profundos!

      Que venham os próximos!

      Excluir
  4. Eu gosto muito dos livros da autora e enrolei um pouco para ler esse exatamente por sempre me decepcionar com livros que está todo mundo falando. Mas adorei. Não cheguei a chorar igual estavam dizendo, mas amei a história deles.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Sil, esse livro é choro na certa rsrsr, que bom que você gostou a historia realmente é muito linda!!

      XoXo

      Excluir
  5. Oi, Janiele!
    Eu quero ler esse livro, mas estou esperando pararem de elogiar tanto! Shuahau...
    Quando as pessoas elogiam demais, eu fico com um pé atrás. Por ser romance, é bem provável que eu goste, talvez não tanto quanto você e as demais pessoas que amaram. Mas espero imensamente que seja uma experiência tão memorável como foi para você.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro concordo super com vc, e tbm fiquei com medo de me decepcionar com o livro pelo fato de ter ouvido tanto sobre ele, mas felizmente a autora conseguiu me cativar com essa bela narrativa que tocou meu coração de formas emocionantes!

      Beijão

      Excluir
  6. Estou namorando esse livro a muito tempo, sempre vejo críticas super positivas sobre ele e outras obras da autora, mas nunca tive oportunidade de ler nada dela, eu sempre vou deixando eles para depois e acabo me esquecendo. Mas a sua resenha me deixou mais curiosa do que o normal, e vou tomar vergonha na cara e ler logo.

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice, então eu baixei vários livros da autora já para ler caso gostasse desse, e sim ela me fez gostar muito de sua forma de escrever.
      Quando lemos tantos livros bons começamos a ficar meio criticas neh? rsrsr quando encontro bons livros vou atras de todos do mesmo autor.
      Boa leitura!

      Excluir
  7. Olá,
    Eu já li o livro e adorei, muito mesmo, a verdade é que estou mega curiosa pelo lançamento do filme e estou louca para ler outra coisa da autora.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês, to com o livro Um mais Um da autora para ler, espero que seja tão bom quanto.... ah e não vejo a hora do filme sair!!

      Beijos

      Excluir
  8. Oi tudo bom?
    Ai eu só tenho a dizer uma coisa sobre esse livro: Um amor pra recordar da nova geração.

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir