Entre a Nobreza e o Crime, de Jane Herman


             SKOOB: Entre a nobreza e o crime
              AUTORA: Jane Herman
              EDITORA: Lio
              PÁGINAS: 672
              ANO: 2012

Irene Hargensen nasceu no seio de uma das mais proeminentes famílias nobres da Inglaterra do século XXI. Filha de um barão com fortes aspirações políticas, ela habituou-se a um mundo em que a moral acima de todos os julgamentos manifestada perante a sociedade é bem diferente daquela que é posta em prática nos seus bastidores. Cedo demais, Irene descobriu o que poderia fazer pelo bem familiar – e perder em nome dele também. Sua vida de interesses é afetada quando o irmão Heinrich, um célebre causador de problemas, é brutalmente assassinado nas ruas de Londres. Querendo vingar sua perda, ela vai ao rastro de Viktor Morgan, genro do homem mais temido do mundo e alto criminoso da Máfia Russa. Ele aceita ajudá-la, mas cobrando um preço alto demais para ser exigido de uma dama da nobreza. O que Viktor não esperava era que fosse dragado para os porões mais sinistros dos segredos de Irene, e que ele mesmo sentisse a necessidade de rebocá-la para o seu mundo. Um romance em que os limites entre nobreza e crime se perdem na medida em que Viktor e Irene, opostos que se atraem irremediavelmente, embarcam em um jogo de paixão e interesses sem direito a vencedores – e potencialmente mortal.



Conheci Entre a Nobreza e o Crime, através de indicações de algumas colegas de trabalho que são amigas da autora, a curiosidade foi tão grande que fui em busca do tão comentado livro.

Somos apresentados a Irene Hargensen, ruiva, inglesa e muito rica, filha de um barão aristocrata e que passou toda sua vida sendo usada como arma política. 

Inicialmente percebemos que estamos lidando com uma protagonista sem muitas ‘’virtudes’’, pois Irene é uma pessoa egoísta, extremamente arrogante e que não se importa com ninguém além de seu irmão Heinrich.

Porém sua história muda completamente quando seu amado irmão é brutalmente assassinado. Em busca de vingança Irene acaba se envolvendo com Victor Morgan, chefe da máfia Rússia na Inglaterra, um homem totalmente inescrupuloso. Em sua fúria para encontrar os responsáveis pela morte de Heinrich, Irene irá fazer qualquer coisa, até mesmo negociar com o mafioso para que apenas ela possa ter a oportunidade de ver as pessoas que tiraram a vida de seu irmão sofrerem.

“Tem certeza que ele vale tanto sacrifício de sua parte? Eu posso esquecer essa sua visita de hoje sem que você tenha que arcar com qualquer consequência.Ela sequer titubeou.-Heinrich era tudo o que eu tinha.”.

Logo percebemos que este não é um livro comum, nem mesmo passa perto de ser um dos romances com os quais estamos acostumados, a autora não nos traz nenhuma mocinha à procura de um amor ou tentando lidar com os dilemas da vida, muito pelo contrário, Irene é uma pessoa com pouca ou nenhuma nobreza, que não pensa duas vezes antes de passar por cima das pessoas, e o Sr. Morgam não fica atrás neste quesito, além de ser chefe da máfia, ele também é um assassino, e sua ficha criminal conta com tráfico de drogas e de mulheres, prostituição e etc., matando qualquer um que fique em seu caminho.

A partir daí os dois começam uma relação perigosa, com tudo para dar errado, pois sendo filha de um dos mais influentes homens de Londres, e única herdeira do título de nobreza, estar em um relacionamento com alguém como Victor Morgan é como brincar com fogo sabendo que sairá queimado.

O livro foi escrito de uma forma tão perfeita que você se pergunta como a autora consegue fazer a história fluir tão facilmente, e apesar de ser um livro com quase 700 páginas não se torna cansativo, só estranhei um pouco o uso de algumas palavras que inicialmente me deixaram foram de contexto, mas com o passar do tempo você acaba associando a peculiaridade da autora.

Um dos pontos centrais do livro é o relacionamento entre Irene e seu Irmão, acho que esse é um dos aspectos que mais marca toda a trama, além de ser muito polêmico, pois a morte de Heinrich é o catalisador para o encontro de Irene com Victor, porém ele também é um dos personagens mortos mais vivos que eu já vi, sim porque podemos dizer que seu ‘’fantasma’’ por assim dizer permeia nas entrelinhas, estando presente em vários momentos decisivos. Afinal até onde ia o amor que Irene sentia por ele? Seria apenas um sentimento ou algo mais? Sim minha gente a autora consegue chocar ainda mais a todos com essa dúvida, além de sua personalidade cruel seria possível que Irene estivesse em um romance com seu próprio irmão?

Já seu relacionamento com Viktor não chega a ser um romance, mas apenas um caso de paixão pelo perigo, algo que se torna imoral e sádico, que por muitas vezes nos fazem questionar como a autora foi capaz de nos prender numa trama com personagens que nos impelem ao amor e ao ódio ao mesmo tempo.

Tomou-lhe uma mecha do cabelo de fogo nas mãos, cheirando-a com vontade. Eram morangos silvestres, na cor e na fragrância, e bem poderiam marcar o travesseiro. – Você. Na minha cama. Comigo a noite inteira, para que eu faça o que eu quiser.


Entre a Nobreza e o crime e uma obra-prima que nos deixa roendo as unhas em expectativas, sem sombra de dúvidas um dos melhores livros nacionais que já li, porém já vou logo avisando, se você prefere uma leitura mais tranquila, sem temas muito polêmicos, melhor pensar duas vezes antes de iniciar a leitura.

A autora soube explorar o lado ‘’humano’’, com defeitos e nuances que muitas vezes preferimos ignorar e não tenho palavras para dizer como a escrita ficou incrível para alguém que esta apenas iniciando sua carreira literária.

Este é o primeiro volume de uma série escrita pela autora sobe o pseudônimo Jane Herman, que se consagrou como autora virtual, em sites de fanfiction, especificamente fanfics de Crepúsculo.

Infelizmente não temos previsão de lançamento do segundo livro da série, fiquei muito decepcionada ao ver pessoas criticando a autora e atribuindo a própria, as características que ela deu aos personagens, é triste ver como as pessoas ainda conseguem ser tão cruéis.

Entre a nobreza e o crime é um livro com cenas e teor polêmico, por isso não recomendo para menores de 18 anos e também por conter cenas hot.


SOBRE A AUTORA:









Jane Herman é o pseudônimo de uma jovem adulta nascida e radicada no Rio de Janeiro. Com formação universitária em duas disciplinas da área de Humanas, ela foi leitora sedenta desde criança, quando já rascunhava suas primeiras histórias. Consagrou-se em vários websites como autora virtual, sendo uma das mais aclamadas e indicadas em todos eles. “Entre a Nobreza e o Crime” é o seu primeiro romance disponível para o grande público.


8 comentários:

  1. Fiquei curiosa a respeito do livro, principalmente por ser uma autora brasileira acho que devemos valorizar nossos escritores.
    da forma que você falou o livro deve ser muito bom apesar de ter um pouco de polemica!

    Irei ler!

    Danielle

    ResponderExcluir
  2. Oi, Janiele!
    Sempre quis ler esse livro. Parece ser ótimo mesmo.
    O que mais torna a obra peculiar, a meu ver, é justamente a personalidade das personagens; totalmente fora do comum.
    Espero ler em breve e gostar tanto quanto você.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro, nos dias de tantas mesmices, um livro com uma trama original como esse sempre é bem vindo!

      Excluir
  3. Ainda não conhecia o livro. Gostei da capa, mas não sei se me aventuro a ler. Primeiro porque não gosto de ficar esperando séculos para lançarem as continuações. Segundo porque os últimos livros que li com esse negocio de mafia envolvida, me decepcionaram um pouco.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Sil tudo bem?

      Depois de ler o livro até me interessei por livros com estoria de mafia, mas não chegam nem perto de EANEOC.

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, ou a editora, e curti bastante a trama! Me interessei mesmo, ainda mais sabendo que é série! :D
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha e o post de forma geral!
    Seu blog é lindo!
    Muito bonito mesmo!
    Parabéns!

    Estou te acompanhando agora.
    Quando puder, faz uma visita:
    http://www.borboletra.com/

    ResponderExcluir