O Codex dos Caçadores de Sombras, de Cassandra Clare e Joshua Lewis


           SKOOB: O Códex dos Caçadores de Sombras
           ORIGINAL: The Shandowhunter's Códex
           AUTORA: Cassandra Clare
           EDITORA: Galera Record
           PÁGINAS:  272
           ANO: 2014


Parabéns, você está pronto embarcar na honrada e recompensadora vida de um Caçador de Sombras. Nós fomos escolhidos pelo Anjo para manter o mundo protegido das criaturas maléficas que chamamos de ''demônio's''. Agora você é um de nós e, com este livro, vai aprender nossos métodos e ciências. Anjos, demônios, fadas, vampiros, lobisomens, feiticeiros: todos eles existem e precisam ser administrados e mantidos em paz. O Códex dos Caçadores de Sombras vai fornecer todas as ferramentas e o conhecimento de que você precisa para se juntar a nós nessa nobre missão. Em sua 27° edição, o Códex abrange tudo: a história, as leis do nosso mundo; como identificar, interagir e, se necessário, matar os diferentes tipos de habitantes do Submundo; qual lado da estela você deve usar para escrever. Com estudos sobre geografia, história, magia e zoologia, todos condensados em um só volume, o Códex está aqui para ajudar novos Caçadores de Sombras a navegar pelo lindo porém muitas vezes brutal, mundo dos habitantes. Finalmente disponível em uma moderna e compacta edição, capaz de ser carregada sem problemas entre os mundanos, o Códex vem sendo o melhor amigo do jovem Caçador de Sombras desde o século XIII. Seja bem-vindo à nossa classe e estude com vigor. Este livro pode ser a diferença entre a vida e a morte.


 O Códex dos Caçadores de Sombras é um livro tão incrivelmente lindo que fica difícil fazer essa resenha e não mostrar as belezas que estão escondidas nessas páginas, por isso não achem estranho se no decorrer dessa resenha forem postadas algumas fotos fantásticas que o livro contém. Bom, assim que embarquei na leitura do Códex me senti uma autêntica Caçadora de Sombras, o livro é totalmente narrado para um Caçador de Sombras, por isso todas as dúvidas que eu tinha com relação a magia, ao surgimento de cada criatura mágica, e ao submundo foram saciadas, pelo menos por um tempo. 

 Logo no começo somos presenteados com uma ilustração lindíssima de Clare, Jace, Simon, Isabella, Maia e os outros, e no final do livro uma bela imagem da série As Peças Infernais, com Tessa, Will e Jem. Em seguida somos transportados para a vida dos Caçadores de Sombras, de como eles foram criados e como é feito o juramento para se tornar um Caçador. Conhecemos um pouco mais sobre a Clave, os Acordos e as Leis de Idris, que é o lar mágico e incomum dos Caçadores de Sombras.


 Temos um capítulo dedicado a cada assunto específico no mundo desses grandes guerreiros, conhecemos as armas utilizadas por eles, como as famosas lâminas serafins e as pedras enfeitiçadas, somos apresentados aos seus treinamentos de combate e as suas filosofias de guerra, e muitas outras curiosidades, como por exemplo, qual o ritual para os Caçadores de Sombras se tornarem Parabatai? Eles lutam juntos, e fazem votos de arriscarem suas vidas um pelo outro. Para quem leu os livros, lembram que Jace e Alec são Parabatai?




 Uma parte muito interessante no Códex é o Bestiário, nesses capítulos aprendemos todos os tipos existentes de demônios (apesar de existir uma infinidade dessas criaturas). O Códex também possui gravuras de alguns desses demônios, e é explicado como todos eles surgiram, suas formas, e o que eles querem no nosso mundo. O legal também do Bestiário é que todas as curiosidades que tivemos na série com relação aos integrantes do submundo, como vampiros, lobisomens, fadas e feiticeiros são todas sanadas.



 E o Cálice mortal, o Espelho, e a Espada... tudo isso que gira em torno das séries da autora é explorado no Códex, ele nos ensina como todos esses Instrumentos Mortais funcionam na vida dos Caçadores. E as Marcas... foi tão bom aprender mais sobre elas, o Códex nos dedica nove páginas, isso mesmo, nove páginas com desenhos das Marcas e os seus significados, sem contar que compreendemos melhor como elas são aplicadas.

 Também foi fantástico saber sobre vida e a história do primeiro Caçador de Sombras, Jonathan, foi uma das partes mais interessantes no Códex, ele foi um homem comum, porém um grande guerreiro que junto com o melhor amigo David e a irmã Abgail combateu demônios que assolavam a Terra e que graças a sua fé em um momento de aflição, foi socorrido pelo grande Anjo Raziel...

 Fato importantíssimo na narrativa: enquanto o Códex nos explica todas as histórias e acontecimentos dos Caçadores de Sombras, três pessoas que já conhecemos muito bem de livros anteriores estão presente na história, dessa vez como revisores, Jace, Clary e Simon. O Códex não teria nenhuma graça se não fossem esses três, que sempre discordam de quase tudo do Códex, além de deixarem seus rabiscos com dicas, e debates sobre algumas questões para discussão, e tudo com muito bom humor. Eles me arrancaram ótimas risadas, e me fez sentir saudades dos livros anteriores da Série Os Instrumentos Mortais.



 Uma Edição de Colecionador, isso é o que o Códex é. Se você é fã das histórias da Cassandra Clare tenho certeza de que não vai se arrepender de ter esse belíssimo exemplar na sua estante, esse livro é tudo o que falaram de bom e mais um pouco, uma verdadeira fonte de informações sobre Os Caçadores de Sombras, mais uma vez a Cassandra agora junto com o seu marido Joshua me surpreenderam com riquezas de detalhes, e conhecimento sem fim sobre esse mundo encantador, que aprendi a amar.  No entanto, apesar de já ter chegado ao término dessa leitura não me canso de apreciar o quanto esse livro foi bem trabalhado.

O CÓDEX DOS CAÇADORES DE SOMBRAS foi cedido em parceria com a GALERA RECORD


Outras ilustrações:





SOBRE OS AUTORES:




Filha de um casal de norte-americanos, Cassandra Clare nasceu no Irã e passou parte de sua infância viajando com a família - antes dos dez anos já havia morado na França, na Inglaterra e na Suíça; mas um livro sempre a acompanhou em suas mudanças. Durante o ensino fundamental, em Los Angeles, ela se divertia escrevendo histórias sobre colegas de turma. Depois de formada, morou em Nova York e trabalhou em diversas revistas de entretenimento e até mesmo em tabloides suspeitos nos quais precisava escrever sobre viagens de Brad e Angelina e o guarda-roupa equivocado de Britney. Em 2004, começou a escrever a série Os Instrumentos Mortais, que se transformou em um best seller. Desde 2006 é escritora em tempo integral e espera nunca mais ter que escrever sobre Paris Hilon. Site da autora.

JOSHUA LEWIS é mora em Massachusetts com a esposa, Cassadra Clare, três gatos e milhares de livros. Quando não está pesquisando incessantemente sobre o universo dos Caçadores de Sombras, pode ser encontrado ouvindo música, escrevendo suas próprias histórias de ficção e impedindo que o peso de milhares de livros afunde a sua casa.

9 comentários:

  1. oi
    Eu não fazia ideia quem era esse Joshua escrevendo com a escritora, se não fosse você nunca saberia que era o marido dela! kkkkk Eu comprei o livro mesmo estando lotada de outros livros para ler porque queria um da primeira edição com capa holográfica! Eu já dei uma folheada, claro, e adorei o que vi! Eu não sabia que teriamos Jace, Clary e Simon dando pitaco no Codex, vai ser uma leitura muito boa!
    ótima resenha ;)

    tem postagem nova no meu blog
    espero sua visita
    bjs

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  2. Não imaginava que ele era tão lindo assim por dentro. Já vou fazer meu pedido.
    Bruna Marie - WTF.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elidiane! Vi muitas pessoas comentando que esse livro é belíssimo mesmo, imagino quantos fãs da série não devem ter pirado. Nunca li nem tive curiosidade de ler algo da Clare, várias pessoas vivem me dizendo para dar um chance pra ela, mas nunca tive vontade, sabe? Quem sabe...

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Elidiane. O Códex é realmente um presente para os fãs de Os Instrumentos Mortais, hein? Além de parecer ser bem objetivo, é incrivelmente lindo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Eli
    Mas gente, esse livro é um luxo. Não sabia que era repleto de ilustrações. Amei.
    E sua resenha ficou incrível.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Eu já tive a oportunidade de folhear esse livro e entendo muito bem o quão incrível ele é *-* Confesso que estou bem atrasada com relação aos livros da Cassandra Clare, li somente os três primeiros da série "Os Instrumentos Mortais", mas eu nutro um amor muito grande por esse mundo <3 E nem preciso dizer que "O Códex dos Caçadores de Sombras" está no topo da minha lista de desejados não é? Acho incrível que um livro assim, tão caprichado e destinado aos fãs tenha sido feito, já não vejo a hora de ter o meu exemplar em mãos!! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu não li nada da Cassandra Clare ainda, mas o livro parece interessante para os fãs da autora. Acho bacana ter esse conteúdo extra em um material bem produzido.

    Beijos! E parabéns pelos 3 anos de blog!

    ResponderExcluir
  8. "Este livro pode ser a diferença entre a vida e a morte."
    Assustador e instigante ao mesmo tempo. A parte artística do livro parece ser fantástica.

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  9. Ah, este livro é lindo demais.,
    Além de ser obrigatório para os fãs da série (pelo simples fato de ser lindo e algo para colecionar) é muito útil para entender melhor a série e o universo dos Caçadores de Sombras.
    Eu amei.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir