Entre livros e filmes - Austenland



Assim que eu vi no ano passado anunciar a estréia de Austenland fiquei louquinha para assistir, porém logo após o comentário de uma amiga que assistiu o filme antes de mim todas as minhas expectativas foram por água abaixo, então eu havia desistido de ver o filme, porém recentemente eu li o livro Austenlândia e decidi dá uma olhadinha no filme, assim como quem não quer nada, e eis as minhas impressões.




Com mais de 30 anos de idade, Jane Hayes (Keri Russell) não consegue encontrar um namorado, porque nenhum homem lhe parece à altura de seu grande ídolo: o Sr. Darcy, personagem criado por Jane Austen no romance Orgulho e Preconceito. Um dia, ela decide gastar todas as suas economias e voar ao Reino Unido, onde existe um resort especializado em acolher as mulheres apaixonadas pelas histórias de Austen. Lá, ela descobre que o homem do seus sonhos pode se tornar uma realidade.

O filme não é de um todo ruim, mas ele mais parece uma sátira do livro, quem leu a minha resenha do livro viu que eu citei que em alguns momentos eu me identifiquei com a personagem, e no filme isso não acontece, pois a Jane tratada no mesmo é ridícula, de verdade, totalmente sem noção. Da vontade de sacudi-la e dizer: "Minha filha acorda, vai crescer, você esta agindo como uma idiota". Olha só o quarto da criatura:




Sério, se o objetivo era retratar um grande fã de Austen, eu me senti ofendida. Se você conseguir ignorar esse fato, o filme até consegue nos tirar algumas risadas. 




Acho que o que mais me deixou decepcionada foi o fato de o livro não ter sido levado a sério no momento da adaptação. No geral a história é engraçada, e o final do filme vale a pena, se você está curioso em assistir o filme, eu recomendo, é uma distração divertida, mas nada muito excepcional e nem tão pouco uma boa adaptação.



Visite o site:

Austenland

TRAILER:



O LIVRO:




Jane Hayes tem 33 anos e mora na Nova York atual. Bonita, inteligente e com um bom emprego, ela guarda um um segredo constrangedor: é verdadeiramente obcecada pelo Sr. Darcy. Embora sonhe com ele, os homens reais com os quais se depara são muito diferentes dos que habitam sua fantasia. Justamente por isso, ela decide deixar de lado sua vida amorosa e aceitar seu destino: noites solitárias aconchegada no sofá assistindo a Colin Firth em seu DVD. Porém, esses não são os planos que sua rica e velha tia-avó Carolyn, tem para a moça. A única a descobrir o segredo de Jane deixa, em seu testamento, férias pagas para a sobrinha-neta na Austenlândia. A ideia é que Jane tenha uma legítima experiência como uma dama no início do século XX e consiga se livrar de uma vez por todas de sua obsessão. Contudo, para isso, ela terá que abrir mão do celular, da internet e até do uso de sutiãs em troca de tardes de leitura, espartilhos e... a companhia de belos cavalheiros. 

Você pode conferir a minha resenha do livro clicando aqui!


SOBRE A AUTORA:







Shannon Hale é uma escritora americana de fantasia jovem adulto (young adult) e ficção adulta; autora de dez romances, incluindo o best-seller "Academia de Princesa" - que ganhou o prêmio Newbery Honor -, os livros da série "Bayern", dois romances para adultos e dois romances gráficos que ela e o marido são co- escritores. Começou a escrever aos nove anos de idade e não parou; seus trabalhos mais notáveis foram: "Academia de Princesa", "Goose Girl" e "Book Of A Thousand Days". Hoje, Shannon vive com seu marido e seus dois filhos pequenos em South Jordan, Utah.



14 comentários:

  1. Oi Amanda,

    Ainda não vi o filme, mas o livro vale a pena! Gostei muito! Como fã de Jane Austen e de Orgulho e Preconceito, espero não me irritar muito com a sátira no filme, não gosto dessa mania que eles possuem de não levar o livro ao pé da letra =/

    http://www.viajenaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda :)

    Esse livro está sendo um sucesso, pelo jeito. Os leitores estão pedindo para eu ler este livro, mas estou pensando. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Amanda!
    Li "Austenlândia" mês passado e curti bastante, é uma leitura realmente bem leve e divertida (ainda que com alguns pontos falhos). Estou muito curiosa para assistir a adaptação <3

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Quase vi esse filme ontem, agora não sei se vou ver!
    Mas o livro quero muito!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi, Amanda! Tudo bem? Pois é, você não é a primeira pessoa que vejo reclamando do filme :/ Odeio quando o pessoal se aproveita de alguma marca, nome, história, enfim, de alguma coisa que já existe para criar algo pro cima com o objetivo de ganhar dinheiro. E isso é o caso da Jane Austen né, vez ou utra aparece algum livro ou filme baseado na autora ou em suas obras que são sem noção... Eu já não sei se quero tanto assistir o filme, mas com certeza irei conferir o livro, pelo menos. Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não li o livro, e fiquei curiosa em assistir o filme.. Quem sabe sem ter livro o livro vai ser mais fácil de aceitar o filme.. rsrs

    Ótima semana.
    beiJUs
    http://feiffercereja.blogspot.com.br/2014/05/chega-de-madeira-ilegal.html

    ResponderExcluir
  7. Oie Amanda
    meu medo era justamente esse: terem criado uma história caricata. Affão. Mas vou assistir mais como diversão, e tentar não comparar com o livro rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda!

    Quero muito ler o livro e assistir ao filme, tenho visto opiniões bem divergentes sobre ambos, mas espero gostar.

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  9. Bom saber que dai nem vou assistir. Eu me interessei muito pelo livro e só vi resenhas positivas sobre ele até agora. Odeio quando estragam com essas adaptações mal feitas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. deve ser um máximo esse filme, fiquei super interessada em ver
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela dica Amanda! Já assisti Austenlândia e curti bastante. Talvez tenha sido porque vi o filme antes do livro. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Sabia do livro, mas não sabia do filme, que legal! *---*
    Quando ler o livro com certeza vou assistir depois.
    Adorei o post.
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Amanda

    Não li comentários positivos nem sobre o livro, nem sobre o filme por isso não me senti nem um pouco animada por nenhum dos dois. Não sou uma grande fã de Austen, apesar de gostar de seus livros.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  14. Oie =)

    Ah, que pena que não é uma boa adaptação =/
    Li o livro, e apesar de não ser um espetáculo, eu gostei muito! Agora, percebi mesmo por algumas cenas que vi, que não levaram a sério na hora de adaptar o livro para as telas, o que é decepcionante =/ Mas ainda assim vou tentar assistir, nem que seja para dar risada XD

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir