Austenlândia de Shannon Hale

         
SKOOB: 
Austenlândia
           ORIGINAL: Austenland
           AUTORA: Shannon Hale
           EDITORA: Record
           PÁGINAS:  240
           ANO: 2014

Jane Hayes tem 33 anos e mora na Nova York atual. Bonita, inteligente e com um bom emprego, ela guarda um um segredo constrangedor: é verdadeiramente obcecada pelo Sr. Darcy. Embora sonhe com ele, os homens reais com os quais se depara são muito diferentes dos que habitam sua fantasia. Justamente por isso, ela decide deixar de lado sua vida amorosa e aceitar seu destino: noites solitárias aconchegada no sofá assistindo a Colin Firth em seu DVD. Porém, esses não são os planos que sua rica e velha tia-avó Carolyn, tem para a moça. A única a descobrir o segredo de Jane deixa, em seu testamento, férias pagas para a sobrinha-neta na Austenlândia. A ideia é que Jane tenha uma legítima experiência como uma dama no início do século XX e consiga se livrar de uma vez por todas de sua obsessão. Contudo, para isso, ela terá que abrir mão do celular, da internet e até do uso de sutiãs em troca de tardes de leitura, espartilhos e... a companhia de belos cavalheiros. 


A garota que “conheceu” Darcy e não se apaixonou por ele pode ficar a vontade e atirar a primeira pedra… E mesmo que para você Colin Firth não seja o Sr Darcy perfeito, não tem como não suspirar com aquela cena do lago… E se você não faz ideia do que eu estou falando, calma eu vou explicar. A BBC fez em 1995 uma belíssima adaptação do livro Orgulho e Preconceito de Jane Austen, uma minissérie em seis capítulos interpretados por Colin Firth e Jennifer Ehle nos papéis principais. Se você ainda não assistiu, é só ficar ligadinho no blog que vou preparar um post especial falando sobre essa adaptação. 

Tá! Mas o que isso tem a ver com o livro Austenlândia? Tudo! Porque a nossa protagonista Jane Hayes não é só apaixonada pelo Sr Darcy, como também acha que Colin Firth é o Darcy perfeito e obviamente deseja um só pra ela (É Jane… Todas nós desejamos…). Mas a vida real não é como nos livros de Austen... Ou será que pode ser???

Jane Hayes é uma nova yorkina de 33 anos, bem sucedida profissionalmente, ela trabalha como designer gráfico em um jornal, não é rica, mas tem uma estabilidade financeira, tem seu próprio apartamento, é bonita e tem bons amigos, por outro lado a sua vida sentimental é um fracasso, pois Jane esta obcecada por Darcy e o procura em todos os casos e namoros que tem.

Tudo começou quando ela tinha 16 anos, foi a primeira vez que ela leu Orgulho e Preconceito, desde então a sua obsessão só vem aumentando e piorou ainda mais quando ela assistiu a adaptação feita pela BBC. E tudo que a Jane quer é encontrar SEU Sr Darcy, por isso nenhum cara é bom o suficiente e ela não consegue ter um relacionamento saudável. 

Ela tenta esconder de todos essa obsessão, mas bastou um único encontro com a sua tia-avó que ela não via desde que tinha 12 anos, para a velhinha descobrir tudo, e Jane acaba por desabafar com ela. Um ano após esse encontro Carolyn - a tia-avó acaba morrendo e como ela era muito rica deixa uma herança para Jane, não, não é dinheiro, mas sim uma viagem para "Austenlândia" uma propriedade em Kent onde as pessoas embarcam na Inglaterra de 1816 para viver uma verdadeira experiência “austeniana” e quem sabe até conseguir um romance (de mentirinha é claro...).


Lá em Pembrook Park todos devem primeiro assinar um acordo de confidencialidade e assumir verdadeiramente o seu papel, ou seja… Deve se vestir e agir como se realmente estivessem no século XIX, e sendo assim, ficar longe de qualquer tipo de tecnologia, totalmente desligado do mundo exterior, e se alguém ousar quebrar alguma regra esta fadado a ser expulso do lugar.

E com o objetivo de por fim na sua obsessão por Darcy, Jane parte para "Austenlândia", com o desejo de após suas três semanas de férias voltar de lá liberta. E lá ela vai perceber que viver uma fantasia pode não ser assim tão bom, e que o que ela mais precisa é de algo real na sua vida.

Não tem como ler esse livro e não se identificar com a personagem… não em todos os momentos é claro, mas algumas atitudes e formas de pensar são parecidíssimas com o que nós fãs de Austen sentimos. Shannon Hale escreveu um historia leve, divertida e apaixonante, após a leitura ainda me pego pensando em "Austenlândia", mas apesar de escrever muito bem a autora às vezes perdeu um pouco o ritmo e a narrativa ficou um pouco monótona, por isso o livro não ganhou cinco estrelinhas, mesmo assim o final valeu a pena, apesar de ser bem clichê e previsível, ele alegra o coração de nós românticas incorrigíveis.

Ah! Esse livro também ganhou uma adaptação para o cinema, pelo trailer parece ser legal, porém quem já assistiu se decepcionou, logo, logo eu estarei conferindo e claro, passo aqui no blog para compartilhar com vocês a minha opinião. Se alguém já leu o livro ou assistiu o filme deixa no comentário o que achou e o que eu devo esperar dessa adaptação.

AUSTENLÂNDIA foi cedido em parceria com a RECORD.


SOBRE A AUTORA:







Shannon Hale é uma escritora americana de fantasia jovem adulto (young adult) e ficção adulta; autora de dez romances, incluindo o best-seller "Academia de Princesa" - que ganhou o prêmio Newbery Honor -, os livros da série "Bayern", dois romances para adultos e dois romances gráficos que ela e o marido são co- escritores. Começou a escrever aos nove anos de idade e não parou; seus trabalhos mais notáveis foram: "Academia de Princesa", "Goose Girl" e "Book Of A Thousand Days". Hoje, Shannon vive com seu marido e seus dois filhos pequenos em South Jordan, Utah.

11 comentários:

  1. Oi Amanda!
    Quero muito ler esse livro! Adoro Jane Auste, tenho livros filmes e quero com certeza ter essa série da BBC! Só hoje essa foi a terceira resenha que li sobre esse livro, e a sua me deixou com mais vontade ainda de ler Austenlândia! Já pensou se algo do tipo existisse?? Eu ia querer passar minhas férias por lá!!
    Bju pra vc e pra Eli!
    Fabi
    Romances & Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Amanda! Tudo bem?
    Eu estou louca para ler esse livro por motivos de: também quero um Mr. Darcy para mim <3 haha Confesso que não assisti a série da BBC (ainda), mas nutro um amor enorme pelo Darcy do Matthew MacFadyen, foi o primeiro contato que tive com "Orgulho e Preconceito" e o que me levou a conhecer os livros da Jane Austen. :) Mas sobre "Austenlândia", o livro parece ser bacana, mas não estou com altas expectativas justamente para não me decepcionar. De qualquer forma, com essa capa linda, ele merece um lugarzinho na minha estante hehe Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda =)

    Este livro é muito fofo, li em apenas algumas horas e me apaixonei.
    Mas confesso que esperava mais do final, achei meio corrido e um tanto forçado. Mas enfim, é um livro muito gostoso de ler, eu adorei.
    Ah, e adorei o Sr. Nobley fofo, tanto como personagem, tanto o ator.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  4. A proposta do livro me pareceu bem divertida e bacana. E não deixa de ser pertinente, porque deve ser um livro que nos faz refletir sobre nossos julgamentos e expectativas. Curti a ideia =)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Olá Amanda!
    Eu amo a capa desse livro <3
    Não sei se faz muito o meu estilo... Mas gostaria muito de lê-lo!
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da proposta do livro, amo Jane Austen e como não poderia deixar de ser também sou completamente apaixonada pelo Mr. Darcy. Nunca assisti essa adaptação da BBC que você citou mas vou procurar para assistir. Adorei a resenha!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  7. entrou pra lista de desejados com certeza!
    adorei a ideia de um parque temático, de Jane e sua obsessão! pela sua avó, por tudo e também quero embarcar nessa viagem rumo à Austelandia!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Quero ler o livroooo! Não li nada de Jane Austen e achei que era algo desse mundo, e por achar que nao ia entender, nem li a sinopse!! Mas pelo jeito estava enganada, preciso ler o livro! rs
    beijos
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ainnn... Tem coisa mais linda do que a capa desse livro? Perfeita!
    Não tive a oportunidade de ler o livro, mas já vi o filme. Realmente o filme não é essas maravilhas do mundo todo, e a coitada da protagonista é bem chatinha, diferente do que ela é nos livros, pelo o que li.
    E concordo que Colin é um Sr.Darcy maravilhoso!!!! *-*

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu estou louca para ler esse livro. De um primeiro omento não tinha me interessado, mas depois lendo as resenhas fiquei querendo pra ontem. Já li em algumas resenhas que assistiram o filme e não gostaram. Espero que você goste.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Ameii a resenha! Já vi muita gente falando desse livro mas não sabia realmente se era bom...agora tenho certeza♥
    By: Kevilly

    ResponderExcluir