Veneno, de Sarah Pinborough

          SKOOB: Veneno
           ORIGINAL: Poison
           AUTORA: Sarah Pinborough
           EDITORA: Única
           PÁGINAS:  224
           ANO: 2013


Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia! Palavra da editora: Veneno é um livro tenro como uma maçã envenenada. Belo como os vilões costumam ser. Sarcástico como príncipes mimados. E sem finais felizes porque já estamos bastante crescidinhos! (E, ainda assim, é um dos finais mais chocantes da ficção atual!) Para fãs de séries de TV e histórias picantes e divertidas, Veneno é puro entretenimento! – Mariana Rolie


Veneno é o primeiro livro da série Encantadas, e nada mais é do que uma releitura da história da Branca de Neve, só que autora decidiu dar um toque mais realista e adulto, um conto de fadas para gente grande. Devo confessar que essa leitura foi bastante complicada pois eu esperava algo totalmente diferente do que me foi apresentado, eu sabia que seria uma versão diferente da história é claro, mas pra mim algumas coisas ficaram fora do contexto.

Sabe aquela moça doce, delicada e gentil que você conhece como Branca de Neve, esqueça ela, pois em Veneno ela é uma garota aventureira, valente, livre. Mas uma coisa continua a mesma, ela é muito amada, por seu pai e seu povo. A Rainha má ainda é má, porem a autora faz alguns relatos do passado da rainha e no faz refletir que algumas atitudes dela são justificáveis, mas nem todas. O rei continua sendo um homem cego por sua vaidade e pela paixão, mas a maior surpresa da história ficou para o príncipe encantado, esse sim me surpreendeu...


Bom, não há muito o que se falar sobre a história, o rei se casa com uma moça jovem e muito bela, que através dessa beleza consegue tudo o que quer do rei, já que levando em consideração a vida que ela levou até o casamento e o que ela precisa passar por estar casada com um homem que não ama, é uma das suas poucas alegrias, e a maior de suas vaidades é a sua beleza, ninguém pode negar a beleza da rainha, mas o que ela tem de bela ela tem de fria, e quando ela vê a sua estabilidade ser abalada por sua enteada logo resolve dar um jeito nela. A rainha deseja o coração de branca de neve e por isso contrata um caçador para fazer esse serviço... Enfim, nada de surpreendente até aqui. O que muda são as atitudes dos personagens, que são mais frios, egoístas, vaidosos, e nem tão ingênuos como são retratados na história original.

Bem, a leitura não foi enfadonha, porém não gostei do desenvolvimento, principalmente quando a autora colocou algumas cenas mais sensuais, para dar um toque de adulto, para mim foi feita de maneira totalmente fria e fora do contexto, as cenas não tinham um preludio, não faziam o menor sentido, pareciam que elas não faziam parte da história.

Também não gostei de como o livro terminou, com perguntas não respondidas, e situações inacabadas, não sei se terei interesse em continuar lendo a série, apesar de curtir a série Once Upon a Time, Veneno que segue o mesmo contexto não me agradou. 

VENENO foi cedido em parceria pela EDITORA ÚNICA

SOBRE A AUTORA:




Sarah Pinborough é uma autora britânica. Seus contos foram publicados em várias antologias e ela também escreveu o décimo volume de Torchwood, Into the Silence, para a BBC Books. Sarah foi duas vezes pré-seleccionada para o British Fantasy Award for Best Novel e quando ela não está escrevendo, normalmente pode ser encontrada rindo com os amigos e bebendo vinho, provavelmente com um gato no colo.



10 comentários:

  1. Olá!

    Essa série despertou meu interesse, mas pelo visto a autora não desenvolveu tãããoo bem sua estória... Acho que estou criando expectativas em relação aos livros, é melhor eu tentar acalmar meus ânimos, pelo visto. rs

    Samantha M

    http://www.wordinmybag.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Me parece que a intenção era super boa, mas a forma como a releitura foi feita ficou chocante demais. Ou então a autora estava preocupada demais em fazer personagens mais "adultos" e esqueceu vários detalhes que acabaram fazendo a diferença. De qualquer forma, a proposta ainda parece interessante.
    Os outros livros da série serão sobre o que? :)

    http://www.pseudonerds.com/

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler essa série, gosto muito de releituras e achei bem interessante essa versão da Branca de Neve, fiquei bem curiosa! Achei uma pena você não ter curtido e o final ter deixado a desejar, parece uma ótima leitura..
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi :)

    Essa série não me desperta atenção por um simples motivo, até hoje, não conheci nenhum autor que fez uma releitura digna de algum conto de fada, parece que essa autora não conseguiu te agradar, assim não chamando minha atenção. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu estou louca por esse livro, já li várias resenhas sobre ele e cada vez mais fico ainda mais curiosa!
    Sinto muita invejinha por você ter lido
    asuahsuahsuahsu
    Eu amo toda essa fase que estamos vivendo de contos de fadas ficando mais adultos.
    Estou louca para ver esses anões falando palavrões ao qual ouvi uma amiga falar.
    auhsuahsuahs
    Depois que eu li na resenha de uma amiga que a madrasta não era tão má e o príncipe era estranho isso me deixou ainda mais curiosa.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Amanda!
    Tenho lido inúmeros comentários elogiosos a respeito dessa série, e de fato ela me parece muito boa. Uma pena que a autora não tenha desenvolvido tão bem a história.

    Beijo,
    Sofia || Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Vi muita gente reclamando que esse primeiro livro da série deixa coisas em aberto, mas parece que a série melhora muito nos outros livros. Ainda não comecei a ler a Saga Encantadas, mas passei a ter mais curiosidade.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Pelo que eu li por ai esse livro faz parte de uma trilogia talvez por isso o final tenha ficado com algumas pontas soltas. Sua resenha me desanimou completamente, pelo jeito as mudanças que a autora tentou fazer com a história original não deu muito certo.

    Beijos
    Caline
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Poxa, que pena que o livro não foi tão bom para você :/ Eu tinha esperanças de que a história me agradasse, porque adoro qualquer releitura bem feita dos contos clássicos. Confesso que desanimei um pouco, sou fã de OUAT e se o livro for uma repetição da série, eu não curtir tanto assim... Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ah, que pena que você não curtiu tanto a leitura... Tenho visto muitas resenhas positivas! Ganhei o livro em um sorteio e estou querendo muito começar a ler.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir