Boneco de Neve, de Jo Nesbo

          SKOOB: Boneco de Neve
           ORIGINAL: Snomannen
           AUTORA:  Jo Nesbo
           SÉRIE:  Harry Hole - Livro 07
           EDITORA:  Record
           PÁGINAS:  420
           ANO: 2013




Considerado seu livro mais ambicioso pelo jornal inglês The Guardian e comparado a Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é o seu livro mais arrepiante. No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente. 


Perturbador descreve bem esse livro, eu não conseguia mais olhar para a decoração de Natal da minha cidade com os mesmo olhos, pelo menos não quando eu via um “Boneco de Neve”. O livro é envolvente e assustador, foi o livro que mais me colocou medo em 2013.

Harry Hole é um inspetor na Divisão de Homicídios na sede da Polícia de Oslo, ele é um especialista em serial killers, e por isso a pessoa mais indicada para assumir um caso de desaparecimento de mulheres. Tudo começa quando Birte Becker some misteriosamente em uma noite, deixando o seu pequeno filho Jonas sozinho em casa. Aparentemente a polícia suspeita que ela tenha fugido devido a algum problema em seu casamento, e apesar de alguns indícios apontarem para isso e colocarem o esposo de Birte como principal suspeitos, algumas coisas simplesmente não se encaixam. E quando Harry começa a pesquisar mais a fundo o assunto ele percebe que sumiram pessoas demais, especificamente, mulheres demais.

As coisas ficam mais interessantes quando Harry percebe que existe um boneco de neve em frente à casa da vítima, e que ele não só está com o cachecol da Birte, mas que também o celular dela está dentro do Boneco. E quando ele recebe uma carta de alguém que se auto nomeou “Boneco de Neve” ele percebe que esse caso é mais complicado do que pareceu inicialmente.


Só que o boneco de neve não vai dar muito tempo para a investigação da polícia não, ele logo faz outra vítima, o que começa a preocupar Harry, pois ele não só precisa descobrir quem é o culpado, mas também quem pode ser a próxima vítima, então Harry parte para uma investigação onde nem tudo é o que parece, e ele não pode deixar nenhum detalhe passar despercebido, e todos são suspeitos até que se prove o contrário.

E durante a investigação o “boneco de Neve” brinca com o Harry, e o faz pensar que o prendeu, porém logo após a acusação surge um novo indicio que comprova a inocência do suspeito e Harry volta para a estaca zero.

Isso é o que mais nos instiga durante a leitura, eu ficava suspeitando de todo mundo, quem estava próximo, ou quem estava longe de Harry, cada capitulo aparecia uma informação diferente que levava a um suspeito diferente, e eu ficava enlouquecida para descobrir o mistério por traz dos assassinatos. E acredite em mim, o “Boneco de Neve” sabe como transformar seus crimes em algo chocante e assustador.

A trama é muito boa, a narrativa excelente, te prende do início ao fim, o autor vai soltando algumas peças do quebra cabeça que só ficará completo no fim da história quando o caso é realmente solucionado, eu não posso dizer que eu não suspeitei do real criminoso, mas esse não é nenhum mérito meu, já que eu suspeitei de todo mundo.

Um Thriller Policial de tirar o folego, cuidado com os seus sonhos se você for ler o livro a noite, seu sono pode ficar um pouco perturbado. Mas independente do horário que você for ler esse livro eu lhe garanto, ele vale muito a pena, e acredite em mim, após a leitura, você sempre vai lembrar dele no Natal ou sempre que você ver um “Boneco de Neve”. 

BONECO DE NEVE foi cedido em parceria pelo GRUPO EDITORIAL RECORD


SOBRE O AUTOR:





Escritor e músico norueguês premiado pelo Edgar Award. Formou-se na Escola Norueguesa de Economia e Administração de Empresas com uma licenciatura em Economia. Nesbø é célebre sobretudo por seus romances de crime sobre o detetive Harry Hole, mas ele é também o principal vocalista e compositor da banda de rock norueguês Di Derre. Seus livros venderam mais de um milhão e meio de cópias na Noruega e sua obra foi traduzida para mais de quarenta línguas. Em 2009, foi agraciado pelo prêmio de reconhecimento pelo público da revista Dagbladet ao ter três de seus livros estado no topo da lista de livros mais vendidos na Noruega. Ele também escreveu uma série de livros infantis sob o título Doktor Proktors prompepulver.

12 comentários:

  1. Nossa, que coincidência, Amanda, estava hoje pensando que fazia tempo que não lia um bom livro de terror e o primeiro blog que eu abro para conferir as novidades, o seu, me deparo com essa resenha. Já vou procurar na Saraiva. Adorei seus comentários!
    Beijão, querida. Sucesso sempre.
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Desde que eu vi esse livro em um vlog fiquei louca para ler, então eu leio a tua resenha e :omg! Quero o mais rápido possível!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  3. Parece-me um livro deveras interessante, mas, confesso, evito esse tipo de livro porque tenho um certo "medinho"...rs.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  4. Nossa, fiquei MUITO curiosa sobre esse livro! Parece mesmo muito instigante, meu tipo de leitura. Vou dar uma procurada, faz tempo que não leio um bom thriller.

    ResponderExcluir
  5. Faz muuuuuuuuito tempo que não leio um livro interessante de terror, esse parece ser muuuito legal. Adoro esse mistério todo e o fato do policial ter que descobrir não só quem é o assassino como também quem é a próxima vítima! Realmente é muito legal e nossa, a capa dá uma certa aflição, por causa das letras utilizadas, gostei.

    Ótimo comentário :3

    Beijos, Mayara
    Recordando Palavras
    http://recordandopalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie Amanda
    uau, não sabia que esse livro era tão envolvente assim, e metia medo.
    Quero muito ler, vou até passar na frente dos outros rs
    ótima resenha.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Não tinha visto esse livro ainda e de um primeiro momento não me interessei, mas lendo a resenha, eu quero ele pra ontem. Parece ser ótimo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Desde que vi a capa e sinopse desse livro fiquei com aquela vontade de ler, sua resenha me ajudou a consolidar esse livro na minha lista de leituras desse ano, parabéns! Adorei mesmo a resenha :)

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  9. Acredita que não conhecia esse livro
    Mas depois das suas resenhas e dos comentários aqui no blog, fiquei bem interessada
    Gostei da dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Amanda!

    Que livro emocionante! Com certeza está na minha meta de leitura para 2014! :D
    Abraços, Bia.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Amanda! Tudo bem?
    Já li algumas outras resenhas de "Boneco de Neve" e foram tantas críticas positivas que ele entrou automaticamente na minha lista de desejados! Gosto muito de thrillers de investigação, mesmo não lendo muitos livros assim, eles sempre acabam se tornando meus favoritos! Gosto bastante da identidade que o serial killer "assume" e deixar um boneco de neve na casa de suas vítimas é algo interessante. Enfim, estou bastante curiosa, quero logo o meu exemplar! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. OMG, esse é um dos livros da minha listinha. Fico meio preocupada com "ficar perturbada" depois da leitura, mas mesmo assim prefiro enfrentar KKK

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir