![]() |
SKOOB: A amante do rei
ORIGINAL: The King's Mistress
AUTORA: Emma Campion
EDITORA: Record
PÁGINAS: 544
ANO: 2013
Em meio às armadilhas da corte, o amor de um monarca pode representar proteção e riqueza, mas também a mais brutal das ameaças. Julgada em seu tempo como a mulher vil e ambiciosa que manipulou um rei em declínio. Alice Perrers, a célebre amante de Eduardo III, rei da Inglaterra, ganha novos contornos no romance de Emma Campion. Teria sido ela a personagem infame descrita por muitos, ou apenas vítima das circunstâncias obscuras, prisioneira da própria beleza e encanto?
Romances históricos, como não amá-los? Dessa vez, minha aventura foi na corte de Eduardo III, rei da Inglaterra. O livro se passa no ano de 1355, época Medieval, e conta a história de uma das mais famosas amantes já conhecidas na história da família real, Alice Perrers, uma mulher que causou bastante inveja e conquistou muitos corações, incluindo o coração do seu amado rei. Um romance que vai fazer você sentir os gostos e desgostos de uma protagonista que tem muita história pra contar!
QUANDO TIVE EU A escolha de ser diferente do que fui? Deveria eu ter sido mais egoísta, mais inflexível, mais rebelde? Terei sido muito complacente, rápida demais em dar aos homens da minha vida aquilo que eles julgaram querer? Serei uma pecadora, ou uma criada obediente? Na condição de ser do sexo feminino, eu era aceitável apenas como filha virginal, esposa ou viúva - a menos, é claro, que eu fizesse os votos a Deus. Fui as três coisas - filha, esposa, e viúva -, além de amante. Alice, pág. 13
O enredo é dividido em quatro partes, logo, conhecemos um pouco da adolescência de Alice, e do seu casamento planejado por seu pai com o mercador Janyn Perrers, apesar de sua mãe ser contra esse enlace, Alice acaba se casando. A partir dai, a vida de Alice muda drasticamente, pois apesar de ser feliz em seu casamento e se sentir atraída por seu marido, sua nova família esconde muitos segredos, todos relacionados com a família real. Por isso, Alice não entende quando de uma hora para outra seu marido decide que ela terá que morar na corte, como dama de honra da rainha Joana, longe da filha recém-nascida, Alice acaba obedecendo o seu esposo e segue para um destino incerto, será?
Os segredos sobre a família do marido de Alice são revelados ao longo da história, não irei contar quais são esses segredos para não estragar a surpresa, mas já adianto que são segredos diretamente ligados a família de Eduardo III e ao marido de Alice, e que envolve traições e uma criança bastarda. Depois da morte misteriosa do marido, Janyn, Alice se torna muito amiga da rainha Joana na corte, já que a mesma tem um grande dom para distinguir bons tecidos, mas não é só a rainha que ela agrada, o rei Eduardo também, os dois começam a caçar e a praticar a falcoaria constantemente e isso vai os aproximando cada vez mais, Alice se sente atraída pelo rei desde que se conheceram, e não demora muito para o rei tomá-la como sua amante.
Um romance tempestuoso, uma heroína julgada por todos, e amada pelo seu rei. A vida de Alice Perrers é conflitante, intensa e vai ser difícil de esquecer. Emma Campion, com a sua escrita genuína e conhecedora das mulheres dessa época, conquistou um lugar cativo na minha estante. Posso dizer, com toda a certeza que essa história que a autora criou para Alice é realmente a história que ela, Alice, gostaria de ter vivido. Um final merecido para uma mulher que sofreu e amou intensamente. Mas poderia Alice, ter tido um destino diferente? Quando teve ela a escolha de ser diferente do que foi?
Os segredos sobre a família do marido de Alice são revelados ao longo da história, não irei contar quais são esses segredos para não estragar a surpresa, mas já adianto que são segredos diretamente ligados a família de Eduardo III e ao marido de Alice, e que envolve traições e uma criança bastarda. Depois da morte misteriosa do marido, Janyn, Alice se torna muito amiga da rainha Joana na corte, já que a mesma tem um grande dom para distinguir bons tecidos, mas não é só a rainha que ela agrada, o rei Eduardo também, os dois começam a caçar e a praticar a falcoaria constantemente e isso vai os aproximando cada vez mais, Alice se sente atraída pelo rei desde que se conheceram, e não demora muito para o rei tomá-la como sua amante.
Janyn se fora. Eu afinal acreditava. Eu tivera um casamento muitíssimo feliz, assim como um longo período em que me sentira muitíssimo abandonada. Meu corpo ansiava pela atenção de um homem, e esse homem era meu rei. Alice, pág. 267Alice fica bastante preocupada com a reação da rainha Joana, com relação a ela ser amante do seu marido, e o fato da rainha ''aceitar'' essa nova condição gera bastante desconfiança em Alice, ela sabe que o rei esconde segredos relacionados a ela, e tentará de algum jeito descobrir. Alice também não é bem vista pelos súditos e filhos de Eduardo, já que ele a presenteia com muitas propriedades e jóias, isso fará ela passar por maus bocados no Parlamento da Inglaterra, mas tudo que ela recebe e administra é pensando no futuro dos filhos. Sem contar, que ela realmente ama Eduardo, e faz de tudo para vê-lo feliz. Não posso deixar de mencionar Willian Wyndsor que fará de tudo para ter Alice para si, colocando-a em grandes armações e tramoias.
Se havia um modo de resistir a um rei, eu não o aprendera. E não o aprenderia. Alice, pág. 269A narrativa é feita pela Alice, o livro gira totalmente em torno dela, e dos vários anos de sua vida, que é dividida em quatro partes no livro, por se tratar de uma narrativa em primeira pessoa e ser um livro com mais de 500 páginas, a leitura em pequenos momentos se torna cansativa, pois não sabemos o ponto de vista de outros personagens, senti falta disso, mas nada que atrapalhe a leitura. Quanto a diagramação está impecável, a cada capítulo somos presenteados com pequenos fragmentos da história de Troilo e Créssida, que parece muito com a história de Alice, essa história é contada pelos olhos de seu grande amigo, Geoffrey Chaucer. O livro também possui uma pequena enciclopédia com o nome dos principais personagens envolvidos na trama, tudo isso só faz enriquecer ainda mais a leitura.
Um romance tempestuoso, uma heroína julgada por todos, e amada pelo seu rei. A vida de Alice Perrers é conflitante, intensa e vai ser difícil de esquecer. Emma Campion, com a sua escrita genuína e conhecedora das mulheres dessa época, conquistou um lugar cativo na minha estante. Posso dizer, com toda a certeza que essa história que a autora criou para Alice é realmente a história que ela, Alice, gostaria de ter vivido. Um final merecido para uma mulher que sofreu e amou intensamente. Mas poderia Alice, ter tido um destino diferente? Quando teve ela a escolha de ser diferente do que foi?
Emma Campion graduou-se em literatura medieval e é considerada a mais importante especialista em Alice Perrers. Suas pesquisas a levaram a questionar a reputação geralmente aceita de outras mulheres medievais, cujas vidas ela pretende explorar em livros futuros. A autora vive em Seatlle.
Nem conhecia esse livro mas ele parece ser bom! Não curto muito de leituras de outras épocas mas esse parece valer a pena.
ResponderExcluirhttp://alguns-livros.blogspot.com.br/
Gostei da resenha Elidiane. Parece ser um excelente romance histórico e a capa é muito bonita. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Nunca me aventurei muito em romances históricos, e nem é por não gostar, só não tive oportunidades mesmo. rs
ResponderExcluirbeijos
apenas-um-vicio.blogspot.com.br
Oi!
ResponderExcluirEu não conhecia o livro, não me pareceu muito o meu tipo mas quem sabe um dia me aventure na leitura. É sempre bom experimentar coisas novas.
E eu tenho que falar - mesmo sabendo que já deve ter escutado isso milhões de vezes - o blog é lindo!
Desejo muito sucesso à vocês, por que é fácil perceber quando alguma coisa é feita com dedicação e amor, e esse blog com certeza é.
Um beijo meninas, Elidiane (parabéns pela postagem) e Amanda.!
www.enfimepilogo.blogspot.com
Oi, Nicolly!
ExcluirMuito, muito obrigada pelos elogios! O blog é feito com muito carinho! <3
Seja sempre bem-vinda!
Beeijos
Elidiane,
Blog Leitura Entre Amigas
Oie,
ResponderExcluirnão conhecia este livro, mas adoro romances históricos, então já me conquistou rsrsr
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
O que eu mais gosto nos romances históricos são as capas. Uma mais linda do que a outra. Parabéns pela resenha, me deu muita vontade de ler o livro.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Oie,
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro, sou fã de romances ainda mais históricos, o trabalho que as editoras fazem com esses livros são lindas né?
Eu adorei a sua resenha e já anotei a dica.
Beijos
Mari - Stories And Advice
Romances históricos não são meu gênero preferido (mas só porque ainda não li muitos kk), só que esse livro parece ser realmente muito bom. Sua resenha me deixou mesmo com vontade de ler! (quero descobrir os segredos. curiosidade nada hahaha)
ResponderExcluirJá adicionei nas leituras do Skoob para não esquecer.
Beijo :*
fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br
Oi Eli!
ResponderExcluirEu adoro romances históricos! Não conhecia esse livro, mas parece ser bom mesmo.
É uma história real?
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Amo esses livros assim
ResponderExcluirMas esse eu não conhecia
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
Oi Elidiane, adoro romances históricos, mas os que são narrados em primeira pessoa nem sempre dão certo. A autora tem que ser muito boa para que o ponto de vista unilateral não atrapalhe o desenvolvimento da história. Vi você falando que em alguns momentos a história se arrastou, mas parece não ter sido nada grande.
ResponderExcluirFiquei bem curiosa.
Beijos
Caline
mundo-de-papel1.blogspot.com.br
O blog está cada dia mais lindo, espero muito que ele continue no mesmo caminho *-*
ResponderExcluirEsse livro sempre me chamou a atenção, no entanto, ainda não li, nem sei exatamente, já que eu posso emprestar ele. Espero que sua resenha tenha me deixado curiosa o suficiente para lê-lo.
Beijos ;*
http://clicandolivros.blogspot.com.br/
Acredita que eu nunca li romances históricos? Pelo menos não que eu me lembre, um dia acredito que irei me aventurar com esses livros, espero que eu goste!
ResponderExcluirAh, o seu blog é MUITO lindo, dá prazer de mecher nele haha.
Já sigo ele <3
Beijos
http://pomardoslivros.blogspot.com.br/
Adoro muito romances históricos por isso fiquei interessada nesse livro. Menina se tem revelações bombásticas ai mesmo que eu quero!!! kk adorei a resenha muito bem explicada.
ResponderExcluirBeijos
http://www.partesdeumdiario.com/
Já tinha visto livro, mas não procurei saber sobre a história. Primeiro gostei da sinopse e ao ler a resenha meu interesse se concretizou :) Já até coloquei na listinha de desejados. Adoro livros grossos e quando envolvem reis, rainhas e intrigas, melhor ainda rsrs
ResponderExcluirBjs,
Kel
www.itcultura.com.br
Eli, o livro parece muito interessante! Eu adoro histórias que se passam nos séculos mais longínquos, e essa trama parece ser muitas vertentes. Ótima resenha!!! Grande beijo!
ResponderExcluirOie, seu blog é lindo, seguindo mil vezes hahah.
ResponderExcluirhttp://umviciadoemlivros.blogspot.com.br/
Eu amo romances históricos, pois é uma leitura tão gostosa de ler.
ResponderExcluirAchei o esse livro interessante meninas, vou anotar a dica!
;)
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Olá! Adorei o Blog! Também gosto muito de romances históricos, sempre tive paixão pela matéria. Já faz um tempo que quero ler esse livro mas acabou caindo no esquecimento, sua resenha acordou isso em mim. Bjs...
ResponderExcluiranna-gabby.blogspot.com