Pecados da Casa dos Borgia - Sarah Bower

LIVRO NO SKOOB: Pecados da Casa dos Borgia
TÍTULO ORIGINAL: Sins of the House of Borgia
AUTORA: Sarah Bower
EDITORA: Record
PÁGINAS: 616
ANO: 2013
MINHA AVALIAÇÃO:


Quando na infância, a judia Esther Sarfati foge da inquisição na Espanha e chega a Roma, ela não imagina que, anos mais tarde, será jogada no turbilhão de intrigas, corrupção e lúxuria que envolve a corte de Alexandre VI. Convertida ao cristianismo para se tornar dama de companhia de Lucrezia Borgia, filha bastarda do papa, ela logo é seduzida pelo envolvente Cesare, duque Valentino, irmão mais velho de sua senhora. A paixão cega e doentia a conduzirá a uma rede de conspirações, mas um segredo assustador testará sua lealdade e deixará marcas profundas em sua vida para sempre.

 O que falar desse livro, se ainda estou tentando digerir tudo o que li? Pecados da Casa dos Borgia é um relato impressionante e inesquecível da judia convertida ao cristianismo Esther Sarfati, sobre a sua vida como dama de companhia na corte de Lucrezia Borgia. Um livro que se passa no final do século XV, época do Renascimento e ascensão dos Borgia, que ficou conhecida na história como uma família cruel e sedenta de poder. Uma leitura para todos que gostam de um romance histórico consistente e rico em detalhes.

 Logo no começo da história, somos apresentados a um prólogo bastante instigante, podemos não entender nada do que está sendo relatado nele pela protagonista, mas que no final da leitura fará toda diferença. Esther Safarti nos conta toda a sua história que começa na infância, quando ela e sua mãe tiveram que partir da Espanha para Roma, para encontrar e morar com o pai e os irmãos, que nesse tempo tinha negócios com Rodrigo Borgia, o futuro Papa de Roma. Mas, a viagem não foi fácil, pois sua mãe morreu no caminho, e ela teve que seguir viagem com a amiga da mãe chamada Miriam.

 Alguns anos depois, Esther com quinze anos está morando com o pai, que decide que ela irá servir de dama de companhia para Lucrezia Borgia, filha bastarda do Papa. Com isso ela garantirá segurança, e um marido em uma boa posição social, para fazer os gostos do pai ela acaba aceitando. A judia, Esther é então convertida ao cristianismo e começa a morar na corte tendo Lucrezia Borgia como sua madrinha e Angela prima de Lucrézia, como sua grande amiga e confidente.



 Esther, começa então a viver uma vida completamente nova, com belos vestidos, jóias, e se torna uma grande confidente e amiga de sua madonna, Lucrecia. Mas, a paixão que ela sentirá por Cesase, irmão de Lucrezia e também filho bastardo do Papa, um homem envolvente e ao mesmo tempo atroz, fará da vida de Esther ou melhor Violante apelido que Cesare lhe dá, um verdadeiro tormento. Ele marcará a sua alma e também o seu corpo, com uma doença terrível daquela época, o mal-francês. Por esse amor, ela irá enredar-se por uma vida de traições, intrigas e conspirações, e por um laço que a unirá para sempre com Cesare e a família Borgia. E o pior de tudo, um segredo devastador será lhe revelado, fazendo-a tomar decisões que mudará para sempre o rumo de sua vida.

 Na trama de Sarah Bower, todos os personagens merecem destaque, além do amor obsessivo de Violante por Cesaré, há também Ângela e o seu amor por Giulio que será posto à prova quando algo terrível acontece com ele. A vida de Lucrezia também não fica de fora, seus casamentos, desafetos e amantes são bem expressos no livro. O enigmático e sedutor Cesare, também merece destaque com suas batalhas, feitos e rebeldia, e também seus amores, que não foram poucos. No decorrer da história vemos o quanto Esther/Violante amadurece, mas que a sua submissão a Lucrezia ainda é muito grande, mesmo depois que ela conhece Gideon...

 A narrativa é tão bem escrita, repleta de sentimentos intensos, e cenas fortes. A cada começo de capítulo, a autora nos presenteia com fragmentos de uma carta, escrito por alguém que só descobrimos no final da leitura. É uma carta repleta de amor, e belas palavras que me deixava extasiada e ansiosa para que cada capítulo chegasse depressa. Agora, como o livro contém cenas bem detalhadas, e possui bastante personagens o leitor precisa ficar atento para não se perder na história. Sim, a diagramação do livro está ótima, logo nas primeiras páginas encontramos uma árvore genealógica simples da Família de Rodrigo Borgia e um mapa com o território da família dos Este.

 Pecados da Casa dos Borgia é um livro surpreendente. Mesmo depois que li o Posfácio da autora no final do livro fiquei me perguntando se essa obra de ficção com personagens históricos realmente não aconteceu, de tão bem escrita que foi. Alguns acontecimentos da família Borgia aconteceram de fato neste livro, mas fiquei tão envolvida na leitura que poderia dizer que tudo o que li nesse livro foi absolutamente autêntico. Assim que terminei a leitura, corri para saber mais sobre a Família Borgia e não me admirei quando percebi que a autora sabia grandiosamente sobre o que estava escrevendo.


PECADOS DA CASA DOS BORGIA foi cedido em parceria pelo GRUPO EDITORIAL RECORD


SOBRE A AUTORA:



É professora de escrita criativa na University of East Anglia, onde concluiu mestrado nessa área, além de trabalhar como revisora de manuscritos para empresas de consultória literária. A autora mora com o marido, dois cães e um gato idoso em East Anglia, no Reino Unido.

33 comentários:

  1. Nossa, em relação aos borgias, eu sempre quis ler as hq's, e agr vem outro livro com o nome borgia, eu realmente sou mto interessada a respeito mesmo que sejam hist. diferentes. Bjus!

    sonholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de romances históricos. Esse parece ser muito bom. Tem livros que são tão bem escritos, com uma riqueza de detalhes que a gente fica na duvida se é real ou não.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse me interessou E MUITO! Fiquei viciada na série que vi contando a história dessa família, qualquer coisa a mais deles me chama tenção. Verdade ou mentira, vale a pena ler. Gente, que demais *-*
    Agora eu quero!

    ResponderExcluir
  4. Eu me interesso demais por essa época da história e fiquei doida para ler ele!!

    As famílias reais dessa época são extremamente interessantes,para dizer o mínimo.... Vai para a lista.

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Li! Eu não pensei que fosse um livro tão bom, eu não conheço a história dos Bórgias, mas quem sabe este livro seja a oportunidade. Se você ficou com a sensação de que tudo foi tão real, é bem escrito mesmo.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Sei que eu iria adorar esse livro.
    Amo estórias que relatam o mundo da corte, realeza. Sempre é incrível a imaginação dos autores, deixando tudo ainda mais mágico.
    Não conhecia esse livro, mas se que vou atrás pra ler. Mesmo que seja em ebook.
    Resenha #104 - A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista - Jennifer E. Smith.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Elidiane, adoro esse livros que retratam os fatos históricos de forma tão perfeita que parecem realidade. Desde que vi sobre o lançamento dele, fiquei bastante interessada.
    Só pelo título já conseguia imaginar sobre o que se tratava a história, mas lendo sua resenha vi que é bem mais interessante do que imaginei.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  8. Parece ser bom mesmo esse livro! E faz tempo que não leio um romance histórico *-* Vou atrás desse livro!

    Beijos
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bom! Tentarei organizar meus pensamentos e os colocar em palavras...
    Eu simplesmente AMO a família Borgia, desde 2009, quando li "A esposa Bórgia" (um livro maravilhoso, por sinal). Desde então, sempre pesquiso sobre a família, assisti a série e leio muito sobre eles.
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas me interessei MUITO!!!!!!!!! Preciso ler AGORA!
    E quanto a Esther, nunca tinha ouvido falar dela também. Não sabia que ela fez parte do convívio da família. E, ela e eu temos algo em comum: a paixão por Cesare.
    Eu sei que ele é cruel e rebelde e tal, mas CARAMBA, que homem!!!! Se eu tivesse vivido em 1500 (por aí), também não resistiria ao seu charme. E QUE CHARME!
    Eu tenho uma biografia da Lucrécia, que ainda não li inteira, e acho ela uma mulher intrigante. Não consigo definir se ela é inocente e doce ou louca de esperta. haha

    Acho melhor parar por aqui... Só posso repetir: ESSA FAMÍLIA É DEMAIS! muito amor.
    Sei que são polêmicos, ambiciosos e cruéis, mas eu os amo. De verdade!!!

    Beijos,
    Amanda Melanie
    Literatura em Série

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Nossa, não conhecia esse livro. :x
    Parece ser incrível. Tipo, a premissa parece ser MUITO boa e ao ver você elogiando, apenas me deixou mais curioso, interessado e ansiando pelo livro.
    Quero muito lê-lo e espero não me decepcionar.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha ouvido falar deste. Mas a premissa é bem interessante. É um romance histórico bem hot né? hehe

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  12. Nossa nunca ouvi falar desse livro mas me apaixonei pela história só pela a sua resenha e embora ainda não ser o tipo de livro que eu costumo ler me deu vontade... rsrsrs.

    Obrigada pela sua visita lá no blog... volte sempre que puder e quiser.. Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie Eli
    eu acompanhava a série The Borgias, e o enredo era bem parecido, inclusive a atração da Lucrezia pelo irmão (na série eles até ficam juntos :O )
    quando vi este lançamento já soube que iria ler. Quero muito, e espero adquirir na bienal.
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha Elidiane. Pecados da Casa dos Borgia parece ser um excelente romance histórico! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  15. Nunca tinha ouvido falar desse livro nem da autora, mas a sinopse já me deixou interessada, depois sua resenha me deixou mais curiosa ainda, vou ler com certeza. É bom saber que a autora sabia bem sobre o que estava escrevendo, isso deixa o livro bem melhor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. O livro parece ser muito interessante e fiquei com vontade de solicitar mês passado, mas tb fiquei meio na dúvida pq ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre ele e fiquei com medo de ser muito arrastado.

    Adorei saber sua opinião, vou colocar então nos desejados e tentar achar um tempinho pra ler ;)

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Confesso que não conhecia esse livro, mas, ai meu Deus, eu necessito dele agora na minha estante!! Romance histórico bem escrito com uma estória com potencial para virar uma leitura favorita, como eu não sabia da existência de "Pecados da Casa dos Borgia"? Eu simplesmente amei absolutamente tudo que você escreveu, definitivamente esse livro é bem interessante! Já está na minha lista de desejados, com certeza irei lê-lo! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. É ótimo quando saímos de uma leitura e ficamos com essa sensação de que o que acabamos de ler foi real. Sem falar nessa questão da autora saber o que estava escrevendo. Isso mostra o trabalho de pesquisa que ela deve ter realizado. Não conhecia esse livro, mas depois de ler essa resenha, confesso que fiquei bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Parece ser uma leitura bem interessante...
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  20. Nossa pela resenha o livro parece ótimo, fiquei doida pra ler, gosto muito de romances históricos.

    ResponderExcluir
  21. Acho que não havia lido antes nada sobre esse livro. E fiquei impressionada com sua resenha, me deixou super curiosa e envolvida com a história da casa dos Borgias. Já vejo a série, mas sobre o livro mesmo nem sabia que existia. Vou procurar por ele. Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Nao conhecia o livro. Gostei muito por ser um livro historico. Estou ansiosa por ler

    ResponderExcluir
  23. Nao conhecia o livro. Gostei muito por ser um livro historico. Estou ansiosa por ler

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do livro, eu não o conhecia, espero muito ganhar na promoção...
    Eu me interesso demais por essa época da história e fiquei doido para ler ele..

    ResponderExcluir
  25. É muito bom quando um autor faz um trabalho tão bem feito né! Ela com certeza foi a fundo nos estudos sobre a familia Borgia pra poder transformar essa leitura fictícia bem próxima da realidade, fui lendo a resenha e ficando encantada, uma historia forte, cheia de sentimentos e que vai me prender com certeza absoluta, parabéns pela resenha perfeita, conseguiu me ganhar de primeira! :)

    ResponderExcluir
  26. O nome é muito bom, a capa, nem tanto, mas a resenha ficou excepcional. Aliás, como li em muitos comentários, parece ter sido um ótimo trabalho do autor. Espero lê-lo.

    ResponderExcluir
  27. Um livro muito diferente e forte. Me deixou muuuito curiosa, pois além da história me parecer muito boa, gosto de livros que destacam épocas do passado! pois ao ler você sente como se estivesse vivendo aquela época, e tudo é diferente. achei muito boa a resenha :D

    ResponderExcluir
  28. Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro, e a primeira resenha que eu leio e já gostei do livro, pois eu curto livro com romance antigos, e livros que se passam na idade media. Eu já vi um seriado bastante parecido com esse livro, eu não sei se tem alguma ligação, mas se tiver o livro vai ser muito bom, pois o seriado é excelente. Tenho ótimas expectativas para lê-lo!

    ResponderExcluir
  29. Nunca tinha ouvido nada sobre esse livro, mas pelo que na resenha não me interessou muito a historia, apesar de gostar de romances de época.

    ResponderExcluir
  30. Nunca tinha visto esse livro u_u não sei se vou me interessar muitoo :s

    ResponderExcluir
  31. Gosto muito de romances com um pé na história, aproxima o romance da história e isso me agrada. Alguns pontos ressaltados me deixaram em dúvida quanto a leitura do livro, mas outros pontos me chamaram bastante atenção e deixaram intrigada, como Esther pode ser tão submissa a Lucrézia? Como ela pode se apaixonar por alguem tão mal? Vou adicionar na minha lista de desejados.

    http://recantodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Romances históricos, uooool *_* achei esse livro fantástico, muito envolvente e cheio de reviravoltas e coisas que nos interessam bastantão hahaha, eu estou mega interessada em ler *_* adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  33. Adoro romance de época!
    Nunca fui boa em história, mas sempre tive muito respeito por essa matéria, é muito interessante. E tenho uma maior simpatia pelo feudalismo, a Reforma Protestante e o Renascentismo... então ao prazer da leitura vai ser acrescentado o aprendizado.
    Parece uma trama bem envolvente, despertou muitíssimo minha curiosidade... e eu já estava curiosa sobre a série televisiva. 8-)
    Obrigada pela resenha! ^.^

    ResponderExcluir