O Projeto Rosie - Graeme Simsion

LIVRO NO SKOOB: O Projeto Rosie
TÍTULO ORIGINAL: The Rosie Project
AUTOR: Graeme Simsion
EDITORA: Record
PÁGINAS: 319
ANO: 2013
MINHA AVALIAÇÃO: 


Don Tillman, 39 anos, musculoso e tão bonito quanto Gregory Peck, é professor de genética e nunca teve uma namorada. Em seu estrito cronograma de atividades, todas as tarefas são calculadas para garantir o menor desperdício de tempo. Nada de imprevistos ou de surpresas; diretrizes para que Don não precise recorrer às suas baixíssimas habilidades sociais. Mas, na busca pela esposa perfeita, ele vai precisar de muito mais que a ajuda do questionário que desenvolveu para selecionar candidatas. E, quando Rosie Jarman entra em seu escritório - um exemplar totalmente inadequado ao seu perfil -, o imprevisto. o impulso e a emoção passam a ser as novas regras.

 Não tem como não amar a capa de O Projeto Rosie, ela é perfeita e condiz totalmente com o protagonista do livro. A história é bem criativa e diferente dos livros que li, nunca conheci um personagem não peculiar como o Don Tilman, um homem que parece um robô, com o seu modo de levar a vida tão cronologicamente detalhada em todas as tarefas que pratica. Uma comédia romântica distinta, com um personagem exigente, porém impossível deixar de apreciá-lo.

 Don Tillman é um homem nada convencional, professor de Genética em uma renomada faculdade, leva uma vida sem muitos atrativos no que diz respeito ao convívio social. Don possui apenas dois amigos Claudia, e Gene seu colega de trabalho. Claudia e Gene são casados, porém possuem um relacionamento aberto, e Gene se aproveita bastante disso, conquistando várias mulheres. Isso é o que nos faz perguntar, até quando Claudia irá aceitar essa situação?

 Mas vamos falar do Don, que já começa sua narrativa com um projeto bem inerente, O Projeto Esposa. Don, é um verdadeiro desastre quando se trata de ter um relacionamento com as mulheres. Isso se deve ao seu jeito... como posso explicar? Ele é um cara esquisito, tudo em sua vida é programado nos mínimos detalhes, o que comer, vestir, comprar, hora de sair, chegar, dormir, tudo! Um verdadeiro desastre, não é à toa que a sua vida social é um fracasso.


 E para resolver esse problema ele criou o Projeto Esposa, que consiste em um rigorosíssimo questionário com inúmeras perguntas sobre o que Don procura em uma mulher, com essa ideia ele espera encontrar a parceira ideal e perfeita! Entretanto, esse projeto não lhe proporcionou encontros agradáveis, e pareceu não ser tão eficaz. Até que um dia aparece Rosie, seria ela mais uma candidata ao Projeto Esposa? Com isso em mente, Don acaba convidando Rosie para sair, e é aí que confusão em sua vida minuciosamente calculada começa  a desmoronar, pois Rosie é tudo, absolutamente tudo, o que Don não procura em uma parceira. 

 Rosie está à procura do seu verdadeiro pai, e Don vai tentar ajudá-la, juntos, irão se meter em grandes confusões ao tentar coletar o DNA de cada um dos supostos candidatos a pais de Rosie. Isso vai gerar uma verdadeira quebra de regras na vida certinha e conservada de Don. O envolvimento com Rosie vai ficando cada vez mais forte, mas, e o seu modo de agir... ele será capaz de mudar? E Rosie... estaria disposta aceitar o jeito incomum  e esquisito de Don? Uma coisa é certa em todo o decorrer da história, a compatibilidade entre os dois é totalmente inexistente!

 Não costumamos ler muitas comédias românticas protagonizadas por homens, mas percebo que esse estilo de leitura vem ganhado cada vez mais espaço na literatura, o que é bom, já que também temos curiosidade sobre a percepção dos homens ao respeito de nós, mulheres. A narrativa é bem engraçada, apesar de não ter curtido muito a linguagem padronizada com que o Don se expressava, ele é um personagem impossível de não gostar, porém às vezes o modo como ele tratava a Rosie era irritante.

 ''Graeme Simsion soube criar um personagem difícil de esquecer. Para quem gosta de uma narrativa original, tenho certeza que vai amar O Projeto Rosie.''


O PROJETO ROSIE foi cedido em parceria pelo GRUPO EDITORIAL RECORD


SOBRE O AUTOR:






O australiano Graeme Simsion hoje é escritor em tempo integral, mas antes de se dedicar totalmente à literatura era consultor de tecnologia de informação e professor. É casado com Anne, professora de psiquiatria e autora de ficção erótica, com quem tem dois filhos. Site: graemesimsion.com

16 comentários:

  1. Delícia livros assim com personagens masculinos. Gosto muito mais quando é um homem narrando, ou com mais foco no homem. Essa história é uma graça, muito boa e bem feita. Don parece ser tão...bobinho, fofo, estranho, sei lá! Tudo junto. Gostei e queria muito ler. É diversão na certa pelo jeito.

    ResponderExcluir
  2. Oi Elidiane :)

    Nossa eu acabei de ler uma resenha 5 estrelas desse livro, com isso pude ver o quanto as opiniões sobre ele são divergentes, enfim.. quero logo lê-lo !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D beijos !!

    ResponderExcluir
  3. Oi Elidiane! Eu gostei muito do livro, conseguiu me conquistar, sem ser aquele romance melado. É mesmo impossível não gostar de Don, dei boas risadas com ele.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Que capa perfeita!
    O livro parece ser bem legal também!

    http://trezestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee Meninas, tudo bem?

    to doida pra ler esse livro. Vejo resenhas super positivas sobre ele e to morrendo de curiosidade e justamente pelo protagonista ser um homem. Pena que vc não curtiu muito a linguagem =(

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie Eli
    eu amei de paixão o livro, o Don, o romance...ain, ainda estou com uma ressaca literária por ele rs
    Acho que me identifiquei muito porque tmb sou esquisitona, apesar de ser bem melosa e romântica hehehe
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Vi pessoas falando bem, como outras falando mal. Também não sou de ler comédias românticas, mas se for para começar, lerei Charlotte Street *-*

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  8. Eu me apaixonei por esse livro!
    Confesso que demorei um bocado para pegar o gás come ele. Achei o começo lento e de início realmente achei Don irritante, brilhante, mas irritante.
    Depois comecei a me apegar ao extremo a ele. Hoje o acho um dos personagens mais bem construidos que já li. Amei!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Assim que li a sinopse achei a história fofa e achei o Don fofo por causa do jeito extremamente nerd que todos falam que ele tem e todo mundo fala que ele lembra o Sheldon e a Rosie parece ser extremamente encantadora. Quero muito ler. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Elidiane, esse livro só tem recebido comentários positivos e elogiosos e isso tem despertado minha curiosidade sobre ele.
    É muito interessante o fato dele ser narrado e escrito por um homem, geralmente não encontramos livros assim.
    Certamente é uma experiência diferente e que eu quero experimentar, rs.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  11. Desde que li a sinopse desse livro, fiquei com vontade de lê-lo. O engraçado é que assim que vi o perfil de Don, me lembrei logo de Sheldon de TBBT. Acredito que as situações devem ser bem hilárias. Sem falar nessa questão de criar um formulário pra conseguir uma esposa compatível.
    Resumindo, quero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Oieeee, que blog mais fofo! Amei! Então falando sobre a resenha, que por sinal esta muito boa, fiquei em dúvida sobre ler ou não agora pq uma pessoa me falou tão bem desse livro...

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Pela capa já dá pra ficar com vontade de ler o livro, nunca tinha parado pra ler uma resenha desse livro antes, e eu amei muito. Amo esses livros que me fazem pensar que posso dar boas gargalhadas, nunca li um livro com um personagem como Don, mas acho que eu vou gostar de ler, espero conseguir esse livro em breve, entrou para a minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
  14. Parece um livro realmente encantador! Me falaram q na verdade a história só começa quando entra Rosie, mas ainda assim parece muito bom, fiz o download dele em epub, assim q tiver um tempinho vou ler!
    Adorei o blog, é muito lindo e já estou seguindo!
    Beeijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Estou lendo e amando!
    O Don realmente é super peculiar, mas sabia que amo personagens assim?
    Logo logo tem resenha no meu blog também, e espero gostar do final...
    Abraços,
    Dayenne Vieira

    http://um-momentoasos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Projeto Rosie parece ser um romance que foge do padrão e conquista desde a primeira página, e não tem um teor romântico ou meloso. Notamos a transformação de Don, assim como percebemos que está se apaixonando. Mas a história foca principalmente no comportamento nada social do personagem Don. Acredito que a história é despretensiosa e diverte qualquer leitor. Leiam por vocês mesmos: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/O-Projeto-Rosie

    Adorei a resenha! Bjus

    ResponderExcluir