Veronika Decide Morrer - Paulo Coelho

LIVRO NO SKOOB: Veronika Decide Morrer 
AUTORA: Paulo Coelho
EDITORA: Sextante
PÁGINAS: 296
ANO: 2008
MINHA AVALIAÇÃO: 




Aos 24 anos, a eslovena Veronika parece ter tudo: juventude e beleza, pretendentes, uma família amorosa e um emprego gratificante. Mas num dia frio de novembro, ela toma um punhado de remédios para dormir com a intenção de nunca mais acordar. Só que ela acorda - e no Sanatório de Villete, o lugar de onde ninguém jamais havia fugido. Logo fica sabendo que só teria alguns dias de vida, e isso lhe desperta emoções até então desconhecidas. Inspirado em experiências próprias, Paulo Coelho escreveu Veronika Decide Morrer para questionar o significado da loucura e celebrar os indivíduos que não se encaixam nos padrões do que a sociedade considera ''normal''. Ousado e esclarecedor, esse romance de redenção faz um retrato tocante daqueles que estão na fronteira entre a vida e a morte, sanidade e loucura, felicidade e desespero, transmitindo a mensagem poética de que cada dia é um verdadeiro milagre.

 Desde muito tempo desejava ler os livros do Paulo Coelho. Brasileiro, publicou suas obras em vários países, um dos seus livros de maior sucesso em todo o mundo se chama ''O Alquimista''. Porém, comecei a viagem por Veronika Decide Morrer, um livro baseado em conhecimentos reais e pessoais do autor. Esses acontecimentos são nos apresentado logo nos primeiros capítulos do livro.

 Veronika, nossa protagonista, é uma jovem eslovena de 24 anos, bonita e saudável, que mora num quartinho em um convento, e que trabalha como bibliotecária. Em um belo dia, ela simplesmente decide morrer. O motive de tal atitude é porque ela simplesmente acha que já viveu o que tinha de viver, para elas os dias são sempre iguais, e por isso decidirá se matar. 

 Ela tenta morrer tomando vários comprimidos em seu quarto, porém a tentativa falha, e quando Veronika acorda descobre que está em Villete um famoso sanatório na Eslovênia, onde loucos se misturam com pessoas sãs. E mais, ela tem poucos dias de vida, devido  a quantidade de comprimidos que ingeriu, o seu coração pode parar de funcionar a qualquer momento.

É nesse sanatório bastante peculiar que Veronika irá conhecer pessoas com grandes experiências de vida pra contar, somos apresentados a muitas histórias de personagens que passaram por vários transtornos, desde síndrome do pânico, até a experiências foras do corpo. A protagonista, depois de saber que está perto de morrer, passará por grandes transformações, e aprenderá em Villete mais sobre ela mesma, seus sentimentos e emoções, enxergando melhor a sua vida. E contará até com Eduard, um esquizofrênico (será?) bastante simpático...


 Sobre a narrativa, ela é bastante reflexiva, diria até que o livro se encaixaria perfeitamente como um auto-ajuda. Em primeira pessoa, a principal narradora é Veronika, porém muitos outros personagens merecem destaque na história, nos contando um pouco mais sobre suas vidas. Preciso confessar que essa foi uma leitura bastante complicada, não consegui me prender ao livro, passei várias semanas para terminá-lo, simplesmente não é uma leitura empolgante. Não me simpatizei com a protogonista, e nem com suas atitudes esquisitas, apesar de parecer uma mulher equilibrada, com pensamentos coerentes. Não consigo aceitar uma pessoa que decide se matar pelo fato dos dias serem sempre iguais, pelo menos na percepção dela. Vai entender, né?
'' Aos 24 anos, depois de ter vivido tudo o que lhe fora permitido viver - e olha que não foi pouca coisa! -, Veronika tinha quase certeza de que tudo acabava com a morte. Por isso escolhera o suicídio: liberdade, enfim. Esquecimento para sempre.''              Pág. 15  
 Paulo Coelho definitivamente foi um autor que não me conquistou. A escrita, e os personagens dele não me cativaram, talvez um dia darei outra chance ao autor, quem sabe... Porém não quero me arriscar tão cedo. Acho que já me convenci que o Paulo não faz o meu estilo. Mas para quem gosta de livros desse gênero, que fala sobre loucura, redenção, descobertas, e até mesmo com uma pitada de mistério, tenho certeza que Veronika Decide Morrer é uma boa pedida.


SOBRE O AUTOR:

Consagrado no Brasil e no mundo, Paulo Coelho tem sua obra publicada em 168 países e traduzida para 73 idiomas. Entre seus maiores sucessos estão O Alquimista, considerado o livro brasileiro mais vendido de todos os tempos, e O diário de um mago. Nascido no Rio de Janeiro, em 1947, trabalhou como diretor e autor de teatro, jornalista e compositor, antes de se dedicar à literatura. Suas parcerias musicais com o legendário Raul Seixas resultaram em clássicos do rock brasileiro. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 2002, ocupa a cadeira 21. É casado desde 1979 com a artista plástica Chistina Oiticica.



17 comentários:

  1. Este foi o primeiro livro que lia do Paulo Coelho, tenho quase todos os livros dele. Me apaixonei de um jeito que não tem explicação.
    E amei a história e tudo. É um dos meus livros favoritos..

    beiJUs
    http://feiffercereja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre tive muito preconceito com Paulo Coelho, mas quando li O Aleph, acho que passei a compreendê-lo mais. Acredito, apenas, que as pessoas têm expectativas erradas sobre a obra de Paulo Coelho, e mesmo não sendo fã, acho ele uma grande pessoa.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. I гan across this ωebsite on googlе & we're content you have great savings

    Also visit my homepage; http://forums.three20.info/profile/SherylBri

    ResponderExcluir
  4. Oi Elidiane!

    Quanto tempo, estou uma vergonha nos comentários no blogs parceiros!

    Eu sempre quis ler algo no Paulo coelho por curiosidade já que ele é do tipo ou ame ou odeie. Eu tava com Veronika decide morrer inclusive aqui em casa, peguei emprestado já que a sinopse é legalzinha. Mas Aconteceu que nem li e agora fico feliz por isso haha.

    Quando a gente não bate com a protagonista dificilmente a leitura consegue fluir, é chato mesmo. Aconteceu isso comigo em Maldição do tigre. Talvez eu ainda tente algo do Paulo coelho, mas não será esse.

    Beijoos :D

    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  5. Ah, nunca me interessei pelos livros dele ;/ Já ouvi falar bastante sobre aquele fundo de auto-ajuda, aí acabo sempre me afastando. Sua resenha me convenceu a esperar mais um tempo antes de me arriscar, rs. Não é o meu estilo de livro...
    A resenha está ótima.
    Beijo, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga me indicou um livro do Paulo Coelho, segundo ela, é muito bom. Com a sua resenha, a vontade que eu tinha de ler os livros dele foram embora.

    Um beijo,
    Emily Swan
    Livro Apaixonado

    ResponderExcluir
  7. Gostei por vc ter dado uma chance para conhecer a escrita dele e assim poder perceber que não muito seu estilo mas respeitar quem gosta. Parabéns e sucesso!!!! Gostei da resenha!!!

    ResponderExcluir
  8. O Paulo Coelho também não faz eu estilo. Os livros dele me lembra muito os de Augusto Cury. ;S
    A sua resenha ficou ótima.

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. okay. Nunca li nada do Paulo Coelho e sabe, não tenho a menor vontade :(
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie Eli
    esse foi o primeiro e único livro que li do autor, e diferente de você, gostei bastante, apesar de tmb não ter sentido aquele "tcham" pelos personagens rs
    o que mais gostei foi a revelação do final. Acabei a leitura com a boca aberta rs
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, mas tive uma opinião diferente sobre "Veronika decide morrer": ele me cativou TOTALMENTE. Adorei a forma como o Paulo Coelho tratou o suicídio e não consegui largar o livro até a última página! Beijinhos, StarGirlie.

    www.babistargirlie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oioi.
    Olha durante muito tempo fui leitora assídua de Paulo Coelho, até que chegou uma hora que cansei rsrsrs.
    Esse livro dele ainda não li e não tenho vontade no momento.
    Pena que o autor não te conquistou logo de cara, mas não deixe de tentar...sem expectativas.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Do you mind if I quote а few of your posts as lоng as I pгovide crеdit and
    sourcеs bаck tο yοur wеblog?
    My blog site іs in the vеry same area of inteгest
    as уourѕ and my visіtors wοulԁ truly
    benefit frоm a lоt of the infoгmаtion you preѕent herе.

    Ρlеase let me know if thiѕ ok with you.
    Many thanks!

    Taκe a looκ аt my blοg :: V2 Cigs Review

    ResponderExcluir
  14. used tο smoke sincе Half a ԁοzen уeaгs old attemptedto gіve up few timeѕ
    oνeг the followіng 30+ yrs never managеd it.
    2 months latеr on no tabacco no murders amazing.
    Downside capsule supposed tο equivalent 1-2 ρackѕ 'm smoking One and a half cartridges per day although i smoked cigarettes 15-20 cigs. Nonetheless am the convert thanks.

    Stop by my web-site; datatables.net

    ResponderExcluir
  15. Eu estou tão doida para ler esse livro. Não li nada do Paulo Coelho ainda, mas já assisti ao filme, que posso dizer com toda certeza que é maravilhoso e se tornou um dos meus filmes favoritos!
    Tenho certeza de que não vou me arrepender de ler o livro e ele vai me levar à reflexões.
    Encontrei esse aqui: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Veronika-Decide-Morrer

    mas alguém sabe onde posso conseguir mais livros dele para baixar? Brigada!

    ResponderExcluir
  16. Paulo coelho sempre me despertou curiosidades até ganhar o primeiro livro "nas margens do rio piedra sentei e chorei" e me apaixonei pelo livro, ja li várias obras d Paulo coelho e todo final considero cativante! Estou terminando "veronika decide morrer" e estou na expectativa de me surpreendente novamente.

    ResponderExcluir
  17. Paulo coelho sempre me despertou curiosidades até ganhar o primeiro livro "nas margens do rio piedra sentei e chorei" e me apaixonei pelo livro, ja li várias obras d Paulo coelho e todo final considero cativante! Estou terminando "veronika decide morrer" e estou na expectativa de me surpreendente novamente.

    ResponderExcluir