Um Lugar para Ficar - Debi Caletti

LIVRO NO SKOOB: Um Lugar para Ficar
TÍTULO ORIGINAL: Stay
AUTORA: Deb Caletti
EDITORA: Novo Conceito
PÁGINAS: 271
ANO: 2012
MINHA AVALIAÇÃO:



Tudo tinha mudado e tudo seria transformado, porque isso acontece quando o medo se instala. O relacionamento de Clara e Christian era intenso desde o começo e diferente de tudo que ela já havia experimentado antes. Mas um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e é quase tarde demais quando Clara percebe que as coisas foram longe o bastante - e que Christian está disposto a fazer tudo para ficar ao seu lado. Então Clara foge da cidade e Christian fica para trás. Ela ainda luta para se livrar do medo. Sabe que Christian não vai permitir que ela escape facilmente. E não importa para onde vá, nunca será longe o bastante...

 Um Lugar para Ficar foi uma leitura muito aguardada por mim, toda vez que o via na estante meu impulso era de lê-lo o quanto antes, queria muito conhecer a história de Clara e do seu romance intenso com o seu namorado, e de como tudo isso iria terminar. O livro se tornou uma leitura boa, apesar de em muitos momentos ter achado a narrativa cansativa.

 Clara é uma adolescente de 17 anos, que ao assistir um jogo de basquete com a amiga conhece Christian, a atração  pelo rapaz é imediata, e Christian parece sentir o mesmo em relação a ela, parecia até obra do destino. Eles começam a se encontrar, a se aproximar cada vez mais, e o romance entre os dois se torna inevitável. Para Clara, Christian é um garoto incrível, um namorado carinhoso, gentil, resumindo, os dois são felizes, a relação entre eles não poderia ser mais perfeita.

 Mas infelizmente como nem tudo é o que parece ser, o relacionamento perfeito depois de um tempo começa a desmoronar, Christian começa a ter atitudes possessivas com relação a Clara, tudo se torna motivo de brigas entre os dois, e a vida de Clara vai ficando cada vez mais insuportável ao lado do namorado, que antes ela julgava ser um garoto equilibrado...

 Porém isso não é nem o começo da história, isso é apenas um pouco do que a nossa protagonista nos conta no livro. Em uma narrativa repleta de mistério, Clara vai aos poucos dissecando para nós leitores a crua realidade que passou ao lado do namorado, e de como isso afetou a sua vida, e o seu relacionamento com outras pessoas.


''A gente lê todo tipo de livro e vê filmes sobre um homem que é obcecado e devotado, que tem  um foco único,  como a luz e a intensidade de um farol. É Heathcliff com a Catarina. É um vampiro com uma paixão mais forte que a morte. Nós desejamos receber esse tipo de foco vindo de outra pessoa. Daríamos tudo para sermos ''amados'' assim. Mas esse foco não é símbolo de devoção perfeita, é apenas a escuridão, e os fantasmas atormentados da escuridão. É estranho, não é, ver uma pessoa com as feridas emocionais abertas, suas necessidades expostas, como no romance? Nós suspiramos por isso, não sei por que, mas quando conseguimos, é como se uma faca estivesse encostada no nosso pescoço, nas margens do Greenlake. É um poder não desejado, do qual queremos nos livrar. Um poder que se transforma, finalmente, em impotência.''                                                        Clara, Pág. 202
 Ela irá contar com a ajudar do seu pai para superar tudo isso, e porque não em outro lugar? Um lugar bem longe de Christian, onde ela possa tentar esquecer tudo o que viveu. Será nessa viagem que ela irá descobrir que não é só a situação dela que é difícil, pois seu pai também esconde um segredo que irá mexer com a vida de Clara. Ela irá fazer novos amigos, conhecer um novo amor, talvez? E Christian, a deixará em paz?

 Caletti em sua narrativa deveras reflexiva, leva o leitor a conhecer o mais íntimo das emoções da protagonista, e o seu relacionamento antes e depois com o namorado. Entretanto, em certos momentos senti falta de mais diálogos entre os personagens, e isso não ocorreu, o que em muitas vezes tornou a leitura maçante. Também esperava mais surpresas na história, já que a autora fazia tanto suspense em algumas situações. Um Lugar para Ficar é um livro de aprendizado, vale à pena conhecer a história da Clara, é uma grande lição para todos nós.


UM LUGAR PARA FICAR foi cedido em parceria pela Editora NOVO CONCEITO



SOBRE A AUTORA:






Deb Caletti e sua família vivem metade do tempo no subúrbio de Seattle e outra metade em um barco, num tipo de casa flutuante. Suas melhores inspirações vêm de sua mãe, seus filhos e de seu cachorro, os quais não parecem se importar. Quando não está escrevendo ou lendo livros, Deb se dedica à pintura e a aulas.


15 comentários:

  1. Oie :)

    Todas as resenhas que vejo desse livro me desanimam mais a sua foi diferente , apesar de não ter dado 5 estrelas me animou bastante e me disse : Vá ler e tirar sua própria conclusão , vou comprar esse livro em breve :D Beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Li esse livro também; gostei da sua resenha!
    Achei que a autora fez de fato muito suspense para não tantas surpresas assim. Na verdade não era aquele "monstro" todo que a personagem criou em sua cabeça. Enfim, gostei, levou 4 estrelinhas, quase pendendo para três (de avaliação). Mas a história é boa, quero ler mais livros dessa autora =]

    Beijinhos
    Daisy
    nuvemdeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Elidiane!
    Também tenho bastante curiosidade em pegá-lo da estante, assim como você tinha, mas já li algumas resenhas de pessoas que não gostaram muito do livro também. Uma pena que a narrativa seja cansativa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adoooooro romances! Me interessei muito pelo livro.. A maioria dos livros desse gênero tem uns momentos bem cansativos mesmo, mas em geral são muito bons! Adorei sua resenha e quero muito ler esse livro.
    http://vidradaemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha, mas não fiquei com vontade de ler o livro. A história não me agradou e o fato de você ter falado que a narrativa é um pouco cansativa me faz não querer lê-lo.
    Beijos,

    Letícia
    www.odomdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a sua resenha, conseguiu expor bem a sua opinião sobre o livro, mas essa é uma leitura que não tenho muita vontade de fazer. Pelos menos, por enquanto.

    Beijos
    www.carolinecuri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Esperei muito desse livro, mas ele não foi tudo que eu imaginava. Durante toda a leitura fiquei pensando se Christian era realmente tão perigoso quanto Clara o pintou. Ele agiu como um namorado apaixonado que quer reatar o relacionamento. Não foi violento ou colocou a vida dela em risco. achei que a história seria mais dramática e mais adulta, ainda assim foi uma bgoa leitura.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  8. Estou curiosa para conhecer o novo livro da Deb que vai ser lançado por aqui em breve. Espero que seja ainda melhor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Elidianee,
    Li este livro faz um tempo e tbm achei um pouco cansativo, e as vezes parecia que ela fazia muito drama, eu gostei, mas concordo com as 3 estrelas.
    Beijoos!!

    ResponderExcluir
  10. Te indiquei para uma tag: http://constelandoalvoradas.blogspot.com.br/2013/02/tag-arco-iris-literario.html
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oie Eli
    puxa, eu esperava tanto do livro.
    Uma pena que o texto se torna maçante. Eu tmb prefiro diálogos, porque assim consigo me envolver mais com o drama da personagem.
    Vou ler sem expectativa
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Já li várias resenhas não tão positivas desse livro... mas sempre fui curiosa. Falta de diálogos é um problema muito sério para mim! hahahah, eu acho tão cansativo quando não tem muito... ;/
    Mesmo assim, continuo com a minha curiosidade, quem sabe algum dia eu não ceda e compre de uma vez?
    Adorei a resenha!
    Beijo, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. O livro é em si muito interessante, mas, quando peguei para, enfim, começar a lê-lo, confesso que a leitura estava um pouco maçante e, então, resolvi deixá-lo para outro momento.
    Mas deve ser mesmo um livro cheio de coisas bacanas para nos ensinar :)

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. O livro parece ser muito interessante. Adoro livros desse gênero! Assim que possível vou arrumar um jeito de pegar para ler.

    Amanda
    http://garotade7fases.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir