Estilhaça-me - Tehereh Mafi

LIVRO NO SKOOB: Estilhaça-me - Livro 1
TÍTULO ORIGINAL: Shatter me
AUTORA: Tahereh Mafi
EDITORA: Novo Conceito
PÁGINAS: 304
ANO: 2012
MINHA AVALIAÇÃO: 



Ninguém sabe porque o toque de Juliette é letal, mas o Restabelecimento tem planos para ela. Planos para usá-la como arma. No entanto Juliette tem seus próprios planos. Após uma vida inteira sem liberdade, ela descobriu uma força para lutar contra todos pela primeira vez - e para obter um futuro com o garoto que ela pensou que fosse perder para sempre.


 Assim que soube do lançamento de Estilhaça-me fiquei louca para lê-lo, minhas expectativas com relação ao livro eram enormes, me apaixonei pela capa, pela sinopse, e esperava realmente que o livro entrasse para a minha lista de favoritos. E apesar de o livro ser muito bom, não foi isso o que aconteceu.

 Vamos lá, a história distópica é sobre Juliette uma garota de dezessete anos que descobriu desde pequena que pode com o simples toque matar outras pessoas, e foi por causa disso que os pais a abandonaram. Juliette se encontra agora presa pelo Restabelecimento, um novo tipo de sociedade que vem dominando o mundo.
 Sem mais imaginações perigosas, sem mais remédios controlados. Uma nova geração composta apenas por indivíduos saudáveis iria nos sustentar. Os doentes devem ser trancafiados. Os velhos devem ser descartados. Os problemáticos devem ser abandonados em manicômios. Apenas os fortes devem sobreviver.  Pág. 56


Trancafiada sozinha em uma cela a 264 dias, Juliette não faz a menor ideia do que querem com ela. Até que um dia um novo companheiro de cela aparece, Adam um garoto lindo e enigmático. Juliette tem certeza de que o conhece muito bem, porém ele não dá sinais de que lembra dela. Adam é o garoto que a defendia na infância, o único que não a julgava e que não tinha medo dela, e até a defendia das outras crianças.    

 Então em um dia Juliette é chamada para falar com Warner seu algoz, e qual a sua surpresa ao descobrir que seu companheiro de cela, e nada mais, nada menos que um soldado que trabalha para o seu captor, e que nesse tempo todo ele estava espionando-a para saber se ela serviria ou não para os propósitos de Warner um homem sem escrúpulos que fará de tudo para alcançar os seus objetivos, o que significa ter Juliette no seu exército a favor do Restabelecimento.

Porém Juliette não quer ser uma arma, e fará de tudo para escapar de Warner, e ela irá descobrir também que Adam talvez não seja a pessoa horrível que ela achou que fosse. E será com a ajuda de Adam que ela tentará fugir de Warner, uma aventura muito perigosa, pois Warner fará de tudo para tê-la ao seu lado. Mas o que Juliette quer realmente é ficar do lado de Adam que também fará de tudo para ficar com ela, a paixão entre os dois é intensa, e o mais misterioso de tudo é que Adam pode tocá-la coisa que nenhum outro ser humano conseguiu antes.

 Não gostei da narrativa do livro pois Juliette expõe todos os seus pensamentos e sentimentos de uma forma melancólica  metafórica e poética até. E o vilão Warner também não me convenceu, ele dava a entender que era bem mais velho do que apenas os seus 19 anos, e isso me incomodava . O que me fez continuar a leitura e gostar do livro foi o Adam, lindo, corajoso e disposto a tudo por Juliette ele me fez suspirar em cada página.

 O livro deixou claro que Juliette ainda enfrentará muitos desafios pela frente, e ela também irá ter muitas surpresas e acabar admitindo que na verdade ela possui um dom incrível, e que precisa se aceitar como é, sem medo e sem receios. É impossível não comparar o livro com X-men, e isso ficou totalmente visível no final do livro que deixou muito a desejar, espero que a Tehereh Mafi inove nos próximos volumes da série.

Quote:
Na ausência de relacionamentos humanos, criei laços com as personagens de papel. Vivi amor e perda por meio das histórias enredadas na história; experimentei a adolescência por associação. Meu mundo é uma teia entrelaçada de palavras, amarrando membro a membro, osso a tendão, pensamentos e imagens todos juntos. Sou um ser composto de letras, uma personagem criada por frases, um produto da imaginação fabricado por meio da ficção.                                                                                                     Pág. 65


Este livro é uma cortesia da Editora NOVO CONCEITO



SOBRE A AUTORA:


É uma garota. Ela nasceu em uma cidade pequena em Connecticult e, atualmente, mora no Condado de Orange, Califórnia, onde o clima é um pouco perfeito demais para o seu gosto. Quando não consegue achar um livro, ela é vista lendo embalagens de balas, cupons e receitas antigas. Estilhaça-me é seu primeiro romance. 



13 comentários:

  1. Parabéns pela resenha!
    Quero muito ler esse livro, achei interessante a comparação com X-men, esse é um desenho que eu gosto muito.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    musicaselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha! Quando o livro lançou, eu estava bem ansiosa para ler, mas tinha outras prioridades e acabava deixando pra lá. Mas pretendo ler o mais breve possível, até que eu gostei da comparação.

    Beijos,
    Emily Swan
    livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ain, eu já amei o livro, a forma como Juliete expõe seus medos e sentimentos, e tenho um amor enorme pelo Warner rs
    não sei o que nos aguarda no restante da trilogia, mas espero que a outra faceta dele seja revelada.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito do livro e estou anciosa pelos livros seguintes, e a autora confirmou que se inspirou em x- man.
    Minha linda só achei um ponto fraco na resenha, vc praticamente conta tudo e assim tira o pouco da surpresa que tem no livro.
    Sucesso nas próximas resenhas!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline!!
    Obrigada pela sinceridade! Vou tentar não me empolgar tanto nas próximas resenhas! :P
    Beijos!

    Elidiane

    ResponderExcluir
  6. Oiiii,
    Cuidado com expectativa demais, sempre acaba atrapalhando.
    Mas no caso deste livro, teve tanto alvoroço que eu acho que foi dificil não criar grandes expectativas.
    Mas concordo com vc, pra mim tbm não é 5 estrelas.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Elidiane!

    Eu confesso que gostei desse livro! O li bem rápido, e quero a continuação, rs, apesar de achar que a história é uma réplica, digamos assim, de X-man, tá valendo! Adam é tudo de bom! <3

    Beijinhos,
    May :*
    {tagarelando.net}

    ResponderExcluir
  8. Então,

    Elidiane,

    Realmente a autora se inspirou em Vampira de X-men e a gente acaba comparando ao ler este livro.

    Quando fazemos um estardalhaço com um livro e ao lê-lo descobrimos que não era exatamente o que esperávamos, a desilusão chega, não é?

    Sobre os personagens Adam e Warner, só posso dizer que eles são opostos de tudo, mas não consegui ver Warner como um vilão tão vilão (apesar de algumas partes o cara ser mal pra caramba), acho que tudo pode se modificar no próximo livro porque apesar de ser mal, ele ainda tem algumas atitudes (poucas, claro) que me fazem acreditar nesta mudança de caráter dele... não sei...


    Abraços e um ótimo Natal!

    Gláucia

    eassimestaescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. É um dos meus objetivos para 2013
    Quero muito ler esse
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu simplesmente amei Estilhaça-me. Mais ainda depois de conhecer a Tahereh quando ela esteve no Brasil. Adoro distopias e o livro me pegou de jeito, estou super curiosa pra saber o que encontraremos na continuação. E saber que tudo já foi escrito me deixa ainda mais ansiosa! Espero que o resto da série seja publicado logo! *-*

    Eu odeio o Warner, mas acho que a Tahereh não... rs... espero que ela não separe a Juliette do Adam!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Ah, mas pelo menos você gostou! Estou super ansiosa para ler esse livro, acho que eu vou gostar bastante.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho esse livro,estou querendo o segundo ,é muito bom!!

    ResponderExcluir
  13. Eu li Estilhaça-me e me apaixonei pela escrita da autora.Você escreveu que não gostou da forma poética que a autora expressou os pensamentos da Juliette, mas foi exatamente isso que me cativou no livro... e o Adam, é claro!!! Pra ver como cada um tem seus gostos e não vamos discutí-los!!!Eu aguardo ansiosamente a continuação!

    ResponderExcluir