O Caminho - Richard Paul Evans

LIVRO NO SKOOB: O Caminho
TÍTULO ORIGINAL: Miles to Go
AUTOR: Richard Paul Evans
SÉRIE: Caminhos - Livro 2
EDITORA: Lua de Papel
PÁGINAS: 292
ANO: 2012
MINHA AVALIAÇÃO: 



Contém SPOILERS


Alan Christoffersen, um bem-sucedido executivo de publicidade, acorda uma manhã e encontra-se ferido, sozinho e preso a uma cama de hospital em uma pequena cidade de Washington. Ele já havia passado por situações extremas quando decidiu atravessar o estado de Washington. Em busca de respostas, essa longa caminhada poderia ser um recomeço para a sua vida. Mas, quando se encontra imobilizado, ele percebe o quanto a vida ainda tem a lhe mostrar e ensinar. A segunda jornada da série Caminhos traz ainda mais lições para um homem que busca por esperança e que está disposto a retomar sua vida de onde parou. 

 No segundo livro da série Caminhos do autor Richard Paul Evans voltamos a nos reencontrar com a história de Alan Christofferson, um jovem publicitário que tinha uma vida perfeita, mas tudo muda com a morte da sua esposa. Assim como no primeiro livro O Encontro, Caminhos trás bastante ensinamentos e reflexões sobre a vida não só para o protogonista do livro, mas também para nós leitores.
Desde que comecei a minha caminhada, só viajei 558 quilômetros, menos de dez por cento da distância até Key West. Mas já tive experiências profundas, ao longo do caminho conheci pessoas que acreditei estar predestinado a conhecer e estou certo de que há mais por vir. Essa é uma história de contrastes, sobre viver e morrer, esperança e desespero, dor e cura, e os locais tênues entre esses estremos, onde a maioria de nos reside.             Pág. 14
 Depois de ser esfaqueado no primeiro livro, Alan se encontra interno em um hospital em Spokane cidade de Washington. Lá ele irá conhecer Angel, a mulher que lhe ajudará na sua recuperação, ela é a mesma mulher que ele encontrou em sua caminhada no livro anterior e também a mesma que McKale disse (em um sonho) que ele iria encontrar enquanto ele estava sendo esfaqueado. Coincidência ou destino Angel leva Alan para a sua casa, enquanto ele se recupera. E é nessa convivência entre os dois que vai surgir uma grande amizade, e muitas revelações.

 Angel esconde muitos segredos, e muita dor. Alan vai fazer de tudo para descobrir o que aconteceu em sua vida e tentar ajudá-la a superar, um suspense que vai deixar os leitores curiosos. Outra coisa que achei interessante é a amizade forte entre os dois, e com a vivência essa amizade vai ficando cada vez mais sólida e verdadeira. Depois disso acho que passei a acreditar que amizade entre homens e mulheres é realmente possível.

 Assim que se recupera Alan retorna a sua caminhada, rumo a Key West, na Flórida. No caminho conhecerá muita gente, cada uma com uma história diferente, que fará repensarmos sobre nossas vidas, e nossos valores. Ele também encontrará uma companheira de viajem bastante divertida, apesar da sua história de vida bastante difícil.

 Como no livro anterior a narração é feita em primeira pessoa, pelo próprio Alan, que através do seu diário vai nos relatando a sua jornada. Preciso dizer que nos momentos em que ele caminha sozinho, à leitura se tornou arrastada, e um pouca chata. E também é triste ver o Alan sofrendo pela perda da sua McKale, espero desesperadamente que no próximo volume da série ele encontre alguém por quem se apaixonar.


Ainda assim há esperança, não de esquecer McKale nem de entender o motivo de tê-la perdido, mas para aceitar que perdi e, de alguma forma, seguir em frente. Conforme um amigo recentemente me disse, não importa o que eu faça, McKale sempre será parte de mim. A questão é que parte: uma fonte de gratidão ou de amargura? Algum dia terei de decidir. Algum dia o sol voltará a levantar. A única incerteza é se me levantarei para saudá-lo.      Pág. 10 
 O Epilogo do livro é lindo, Alan nos deixa uma linda mensagem, dizendo que apesar dos momentos ruins que passamos em nossas vidas, todos nós estamos destinados a coisas maravilhosas e que não devemos jamais desistir dos nossos objetivos e sonhos.

 Recomendo O Caminho pra quem busca palavras de sabedoria, para quem necessita de uma história onde a esperança e a fé por dias melhores não estão perdida, onde o amor verdadeiro existe e que apesar de todas as dificuldades da vida ainda vale à pena viver.


Este livro foi cedido em parceria com a Editora Leya/Lua de Papel
                                                    


SOBRE O AUTOR:


Richard Paul Evans é autor de inúmeros romances que venderam mais de 14 milhões de exemplares nos EUA. Seus livros foram traduzidos para mais de 25 idiomas e vários deles se tornaram best-sellers internacionais. Ele foi homenageado inúmeras vezes com prêmios literários. E também recebeu o Humanitarian of the Century Award, concedido pelo Washington Times, e o Volunteers of America National Award por seu trabalho em auxílio a crianças vítimas de violência. Evans vive em Salt lake City, um Utah, com sua esposa e cinco filhos. Site do autor.
     

16 comentários:

  1. Confesso que tenho medo de livros narrado em primeira pessoa por causa da pouca exploração de outros personagens. Mas esse parece ser um livro legal. Ótima resenha!

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro,
    mas me chamou bastante atenção
    E agora quero muito ler
    Além dessa lidna capa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tenho ótimas recomendações sobre esse livro, achei ótima a sua resenha!
    Só acho que a capa está muito no estilo Nicholas Sparks, se é que você me entende hehe'
    Mas pretendo ler o livro!

    Beeijos
    Stefani,
    http://leitoraobsessiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quero muito esse livro, amei a resenha parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oh, não posso ler essa resenha! Eu to acabando o livro agora, faltam umas 70 páginas eu acho. :x
    Estou gostando MUITO mesmo, esse livro tem me feito refletir tanto. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sergio vasques vittorazze12 de fevereiro de 2016 12:51

      No livro te confesso, que não consegui identificar quem é a mulher que no final, ele não há conhece e ela disse que faz quatro meses que estava procurando-o.
      sergio.vittorazze@agu.gov.br

      Excluir
  6. Apesar de romances mais açucarados não serem os meus preferidos, a sinopse deste me chamou atenção. Só achei a capa MUITO parecida DEMAIS com as capas do Sparks da Arqueiro

    Beijão

    Lu Tazinazzo
    http://www.aceitaumleite.com/

    ResponderExcluir
  7. Oii ELidianee,
    Hum....eu evitei de ler a resenha, porque vou começar a ler O Encontro hoje.

    Mas assim que eu acabar de ler venho aqui para conferir a sua resenha!! :)

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  8. Falam muito bem dos romances desse autor! Acredito que se torne meio chatinho em algumas partes mesmo. Adoro as capas dessa série e tenho vontade de ler, mas nada tão urgente, rs.
    Adorei a resenha :D
    Beijo, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiii Elidiane!
    Que resenha perfeita, parabéns você escreve muito bem!
    Já li um livro desse autor e gostei muito! Esse vai para a minha listinha de Natal depois dessa resenha maravilhosa *--*
    Beijos, Bia

    ResponderExcluir
  10. Ahh o livro que eu li do autor foi A Promessa :)
    Bjs, Bia!

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Gostaria de saber se alguém sabe quem é a senhora que aparece no final do livro - o caminho.
    Amei os livros, mais fiquei com essa dúvida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem:( vc ja descobriu quem eh???

      Excluir
  12. Ja li e adorei o primeiro livro, quero adquirir esse...onde tem e valor com venda pela internet?

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Você pode encontra o livro aqui no site do submarino: http://www.submarino.com.br/produto/112051970/o-caminho

    E aqui no site da livraria saraiva: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4261812/o-caminho-um-romance-inspirador-sobre-a-esperanca-e-o-significado-da-vida/

    Beijos!

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  14. Li os dois e adorei.uma história de esperança e autoconhecimento. Estou aguardando a sequência, alguém sabe quando será lançado?

    ResponderExcluir