Charlotte Street - Danny Wallace

LIVRO:  Charlotte Street
TÍTULO ORIGINAL: Charlotte Street
AUTOR: Danny Wallace
EDITORA: Novo Conceito
PÁGINAS: 400
ANO: 2012
MINHA AVALIAÇÃO:  


Tudo começa com uma garota... (porque sim, sempre há uma garota...) Jason Priestley acabou de vê-la. Eles partilharam de um momento incrível e rápido de profunda possibilidade, em algum lugar da Charlotte Street. E então, em um piscar de olhos, ela partiu deixando-o, acidentalmente, segurando sua câmera descartável, com o filme de fotos completo... E agora Jason — ex-professor, ex-namorado, escritor e herói relutante — se depara com um dilema. Deveria tentar seguir A Garota? E se ela for A garota? Mas aquilo significaria utilizar suas únicas pistas, que estão ainda intocáveis em seu poder... É engraçado como as coisas algumas situações se desenrolam...

Charlotte Street foi um livro que me surpreendeu, pois eu esperava um romance centrado no casal, na história de amor, e não foi isso que aconteceu, o foco principal do livro é o nosso protagonista Jason Priestley, e é ele quem vai narrar essa história para o leitor.

Jason não está em um de seus melhores anos, com seus 32 anos de idade ele é um ex-professor, ex-namorado, escritor de meio período de um jornal gratuito de Londres, que divide com seu amigo Dev um apartamento em cima de uma loja de vídeo-game que fica ao lado de um prédio que todo mundo pensa ser um bordel, mas não é. A vida dele esta seguindo uma rotina muito monótona, até que algo acontece...
Eu estava parado na Charlotte Street quando aconteceu.
Havia uma garota atrapalhada com a porta do táxi e suas sacolas. E não sei por que, mas perguntei se precisava de ajuda. E ela sorriu pra mim. Um sorriso inacreditável. De repente sinto toda a masculinidade e confiança, como um faz-tudo que sabe exatamente qual prego comprar, e seguro seus pacotes e algumas de suas sacolas, e ela está dizendo “obrigada” e então... acontece aquele momento. E me pareceu um começo. Mas o motorista estava impaciente, e acho que nós éramos muito britânicos para dizer qualquer coisa... a não ser aquele “obrigado” e dar um sorriso novamente. Ela fechou a porta e vi o táxi partir e, no chão, atrás dele, a esperança se arrastando para longe. Então olhei para baixo. Eu tinha algo em minhas mãos. Uma caixa de plástico pequena. Li as palavras impressas na frente. Câmera descartável 35 mm.
Para Jason esse pode ser o começo de alguma coisa que vai mudar a sua vida, então com a ajuda de seu melhor amigo, o Dev, ele decide procurar essa garota, pois ela pode ser A Garota. Mas Jason ainda tem muitos assuntos do passado para resolver antes de poder seguir em frente, um deles é a Sarah sua ex.

O livro é narrado em 1º pessoa, e o Jason conta tudo pra gente, ele conversa com o leitor, e essa é uma das coisas que eu mais gostei no livro, ele nos envolve, fala conosco durante a narrativa, em alguns momentos ele não é tão sincero, fica escondendo algumas de suas atitudes que ele considera erradas, pois ele quer causar uma boa impressão para o leitor.

Mas não levem a mal esse jeito do Jason, ele é sim um cara legal, mas que esta tentando seguir com a vida dele, tentando acertar, e fazer a vida valer à pena, e isso é algo muito humano. Ele esta tentando encarar a vida num momento onde parece que esta tudo dando errado, e esta tentando dar uma virada, fazer acontecer.

Jason tem muita coisa pra aprender, e ele vai contar com a ajuda de alguns amigos que vão influenciar na sua vida. O Dev é claro, que é muito divertido, é meio louco, bobo e sem noção, mas é muito legal. A Zoe, sua chefe e amiga que sempre o apóia apesar de tudo. A Sarah, a ex namorada, que teve com o Jason um fim de relacionamento muito mal resolvido, o Gary, que é o noivo da Sarah. A Abbey que é uma figura, meio maluquinha, mas muito gente boa, o Matt um ex aluno do Jason, e é claro A Garota e toda essa historia de procurá-la.

Apesar de o livro ser narrado por Jason, A Garota também tem participação na narração dessa historia, volta e meia aparece entre os capítulos as postagens que ela publica no seu blog (é, ela tem um blog pessoal, quase um diário, eu disse quase...), e são essas postagens que fazem com que o leitor conheça um pouquinho melhor essa Garota, e que também vão ajudar o Jason a encontrá-la.

Charlotte Street é uma história de superação e amizade, e porque não dizer uma historia de amor, ao menos pra mim foi. Um livro leve com algumas tiradas engraçadas e que despretensiosamente nos deixa uma lição.
Talvez eu precisasse que... tudo acontecesse da maneira como aconteceu. Fazer do passado uma coisa do passado. Algum lugar que você não possa visitar novamente, algum lugar de onde você possa apenas seguir em frente, como tirar uma foto ruim com uma câmera velha e enrolar o filme.
Sempre fui desconfiado com relação à esperança. Mas agora eu podia ver que a desesperança não era o caminho para seguir também. É bom ser surpreendido com coisas boas, é claro. Uma ligação inesperada. Uma conquista inesperada na vida. Mas como é bom também tentar e fazer as coisas boas acontecerem.

Esse livro é uma cortesia da Editora Novo Conceito

BOOK TRAILER:
SOBRE O AUTOR: 


Daniel Frederick Wallace é produtor de filme escocês, comediante, escritor, ator e apresentador de rádio e televisão. Seus livros incluem Join Me e Sim Senhor. Ele mora em Londres, com sua esposa, uma publicitária australiana.



13 comentários:

  1. Vou ler O Circo Da Noite e Depois Los Angeles , ai começarei ele achei sua resenha tão fofa simples e perfeita que deu vontade de pular a lista beijos :D !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Estou morrendo de vontade de ler esse livro,ótima resenha

    http://sweestssbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Quero tanto ler esse livro, a capa dele é tão linda.
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, estava super ansiosa pra ler esse livro, depois das inúmeras resenhas negativas, acabei deixando ele um pouco de lado, ao menos até as férias, agora com a sua resenha me animei mais!

    Beijinhos,
    May :*
    {tagarelando.net}

    ResponderExcluir
  5. Me sinto interessada por esse livro! Espero ter oportunidade de lê-lo.
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Me falaram tão bem desse livro que fiquei bastante interessada mesmo que eu saiba pouco sobre ele ><'
    Parabéns pela resenha!

    Hugs literary
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. *----* Quero ler i.i queroooooo i.i eu já cansada de romances porque vou em um blog, resenha de romance, outro, romance, outro hot romântico --' De verdade, não sou muito chegada em romances, mas esse me conquistou de verdade, está na minha pequena gigante listinha *-*

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    http://blogkimygabrielli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Parabens pela resenha, bem escrita \o/
    Esse livro ainda não me conquistou, já li algumas resenhas mas nenhuma me convenceu!!!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei bem interessada qquando esse livro chegou pra mim, principalmente pela capa e pela sinopse. Mas algumas resenhas pela blogosfera me desanimaram. Parece que o livro é meio maçante e chato, mas pelo jeito você gostou bastante dele.

    Até agora não me senti estimulada a lê-lo, quem sabe daqui há um tempo???

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da capa e diagramação do livro. Espero gostar igualmente da história. Mas vai demorar um pouquinho para lê-lo.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho esse livro guardado aqui em casa já faz um tempinho e eu não acredito que ainda não o li. Ele parece ser maravilhoso e já está na fila das minhas próximas leituras!
    Beijos,
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Sua resenha me deixou um pouco mais curiosa. Tenho sério problema com autores homens. Descobri que sou um pouco preconceituosa em relação a romances descritos por homens. Ou eu sou muito de literatura para "menininhas".. ainda não sei o porquê deste meu problema.

    Mas, sua resenha me fez parar para pensar na possibilidade de ler este livro. Parece ser interessante, o problema é o meu problema mesmo! E isso significa que talvez um dia eu venha a comprar o livro e lê-lo (quando eu terminar a fila de livros a serem lidos hehehe).

    Abraços

    Gláucia
    eassimestaescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ótima resenha, eu adorei, já li o livro e gostei bastante, o Jason foi um personagem que me cativou muito, rs.

    Queria avisar que tem um meme pra você lá no blog, dá uma olhadinha lá? Espero que goste: http://pensamentosdeumagarotaqueadoravaler.blogspot.com.br/2012/11/meme.html

    Beijos
    http://pensamentosdeumagarotaqueadoravaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir