O Casamento - Nicholas Sparks

LIVRO NO SKOOB:  O Casamento - A continuação de Diário de Uma Paixão
TÍTULO ORIGINAL: The Wedding
AUTOR: Nicholas Sparks
EDITORA: Arqueiro
PÁGINAS: 224
ANO: 2012
MINHA AVALIAÇÃO:

Advogado de sucesso, Wilson Lewis sempre se esforçou para que a família vivesse confortavelmente, mas talvez tenha dedicado tempo demais ao trabalho e de menos às pessoas mais importantes de sua vida. Depois de 30 anos casado e com a filha mais velha prestes a fazer os próprios votos matrimoniais, ele é forçado a encarar uma verdade dolorosa: já não há paixão em seu casamento - e a culpa é dele. Wilson e sua esposa Jane se afastam cada dia mais e ele questiona se a mulher ainda o ama. Uma coisa é certa: seu amor por Jane só aumentou ao longo dos anos e ele está disposto a fazer o impossível para reconquistá-la. Inspirado pela maravilhosa história de amor dos sogros, Noah e Allie (de Diário de uma Paixão), ele promete a si mesmo que encontrará uma forma de levar o romantismo de volta à sua vida conjugal e fazer sua esposa apaixonar-se por ele novamente. 

O casamento é um livro curto com pouco mais de 200 paginas, o que o torna uma leitura rápida, mas ainda assim emocionante e agradável. O Nicholas Sparcks sabe contar histórias super emocionantes e ate melosas que me fazem chorar horrores. Quem nunca se emocionou lendo ou assistindo Um amor para recordar, ou O diário de uma paixão, que é o livro que antecede O casamento? Nesse livro o Nicholas vai fazer um pouco diferente, as características típicas das suas historias ainda estão presentes, mas dessa vez ele vai nos emocionar digamos... de um jeito bom.

Confesso que ainda não li O Diário de uma paixão, mas isso não dificultou a minha leitura de maneira nenhuma. Obviamente alguns fatos de Diário de uma paixão foram citados em O casamento, mas como eu já tinha assistido ao filme, não dá pra caracterizar isso com spoilers, ao menos não pra mim. Mas se você não leu ou assistiu Diário de uma paixão é melhor ler O casamento depois de Diário de uma paixão.

O casamento é um livro que eu recomendaria pra qualquer pessoa que goste de um bom romance. Pois nesse livro o Nicholas escreve uma linda historia de amor, só que um pouquinho mais leve.

O livro é narrado por Wilson, um advogado bem sucedido, pai de três filhos já adultos e casado há 29 anos com Jane. O seu casamento não anda muito bem. Pra começar a Jane é uma mulher romântica, principalmente por influencia dos seus pais, mas Wilson não é assim, ele não é muito bom com as palavras, ele é mais prático e viciado em trabalho, e acabou sempre deixando a família um pouco de lado por conta disso. Não é que ele não ame, ou não se importe com a sua família, ele os ama, mas só não costuma demonstrar isso. As suas atitudes diárias são automáticas, ele diz um “eu te amo” com a mesma emoção que diz um “bom dia”. E Wilson só veio perceber isso quando ele esqueceu o seu aniversário de 29 anos de casado. Ele parou pra pensar um pouco na sua vida e descobriu que ainda é completamente apaixonado pela sua esposa, mas que diante das suas atitudes já não tinha tanta certeza se ela ainda o amava e se era feliz com ele.
A meu ver, nosso relacionamento não tinha nenhum conflito grave e Deus bem sabe que eu nunca fui de fazer as pequenas coisas que homens como Noah faziam pelas esposas. Cada vez que pensava no assunto – o que, reconheço, não acontecia com freqüência -, eu me confortava dizendo que Jane sempre soubera o tipo de homem que eu era e que isso sempre lhe bastaria. Mas acabei entendendo que amar é mais do que resmungar três palavrinhas antes de dormir. O amor é sustentado por ações, pela constante dedicação ás coisas que um faz pelo outro diariamente.
A partir daí Wilson começa a mudar as suas atitudes, começa a dar mais atenção a Jane e menos ao trabalho, e com a ajuda do seu sogro e amigo Noah ele vai preparar uma surpresa que nem Jane, e nem eu que estava lendo podia sequer imaginar pra comemorar o aniversário de 30 anos de seu casamento. E quando esse dia esta próximo de chegar, a sua filha mais velha vai lhes contar que pretende se casar no mesmo dia que os pais se casaram.

Toda essa preparação para o casamento de Anna acaba tirando o foco do aniversário de casamento de Wilson e Jane. Mas o Wilson não vai deixar essa data que ele descobriu ser tão especial passar em branco, e Jane nem sonha com as surpresas que Wilson preparou para ela.

O que eu posso falar sobre o livro... a história é linda. Quando você pensa que o Wilson já fez de tudo para encantar a sua esposa, ele ainda nos surpreende no final. Um dos livros do Nicholas que eu mais gostei, pois me emocionou de um jeito bom, sem me deixar triste, como geralmente acontece. Os livros do Nicholas sempre têm algum tipo de lição pra nos passar, e esse aqui não podia ser diferente, ele fala sobre mudança de hábitos, e como vale a pana tentar mudar pra melhor por alguém que a gente ama. Pra quem é fã do Nicholas, ou pra que ainda não é mais curte uma boa história de amor sobre redenção, a leitura é super recomendada. 

 SOBRE O AUTOR:





Nicholas Sparks sempre desejou tornar-se atleta, mas um acidente o impediu de realizar esse sonho. Formado em economia, publicou seu primeiro livro aos 31 anos, ao qual se seguiram outros 16. Suas obras foram traduzidas para 45 idiomas e já venderam quase 80 milhões de exemplares no mundo todo. No Brasil, foram publicados Uma carta de amor (Editora Objetiva), O resgate (Seleções Reader`s Digest), O milagre (Editora Agir), A última música, Um homem de sorte, Querido John, Noites de tormenta, Um amor para recordar e Diário de uma paixão (Editora Novo Conceito). Sete livros de Nicholas Sparks ganharam adaptações para o cinema e O melhor de mim chegará às telas numa produção da Warner Bros. Ele mora na Carolina do Norte com a esposa e os cinco filhos.

www.nicholassparks.com

                                              Esse livro é uma cortesia da EDITORA ARQUEIRO

16 comentários:

  1. deve ser mesmo uma história linda

    ResponderExcluir
  2. Eu estava meio desanimada com esse livro quando falaram que seria a continuação de Diário de uma Paixão, não que o livro seja ruim, mas ele foi um dos que eu menos gostei do Sparks. Achei interessante essa nova situação que ele mostra em O casamento, pois os livros dele geralmente são de amores arrebatadores e que o casal não pode ficar junto. Já em O casamento é justamente o contrário, eles estão juntos mas sem demonstrar o amor que sentiam. Fiquei bem interessada em ver como o Nicholas se sai fora de sua zona de conforto e estórias pré moldadas.
    Beijos,
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tem meme e selinho pra você lá no blog! http://500wfe.blogspot.com.br/2012/08/meme-fila-de-livros-nao-lidos.html
    Beeijo!

    ResponderExcluir
  4. Estou louco para ler este livro!
    A resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
  5. Oii Amanda,
    Eu não sabia que era continuação de Diário de uma paixão.Oba!!! =)

    Agora quero mto ler!
    Adorei a resenha!!

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  6. Owwn, quanto amor! Pra um livro que é uma "continuação" de Diário de Uma Paixão, não se podia esperar menos, né? Ainda não li nenhum dos dois, mas como você, vi o filme do primeiro e achei emocionante! Na verdade, o único livro do Sparks que li foi "A Última Música" e achei maravilhoso. Ele tem um dom mesmo :)

    Um beijo,
    Nats.
    http://www.vireapagina.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Amanda (:
    Esse livro deve ser muito, muito lindo mesmo! Adoro os romances do Nicholas, ainda mais sendo uma continuação de Diário de uma paixão ^^
    Ah, linkei vocês em um meme lá no blog. Passe lá e dêem uma olhada :D
    Beijo, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gente, eu tenho o livro e já li, pensa em um livro perfeito, eu me emocionei, e chorei muito. Ele sabe escrever muito bem, pra mim, um dos melhores, tenho todos os livros dele. Para quem ainda não leu, super recomendo viu?! Viagem na história.

    ResponderExcluir
  9. awwwwn eu li Diario de Uma Paixão e amei e agora estou morrendo de vontade de ler O Casamentos me parece ser otimo e fiquei curiosa pra saber qual será a surpresa *-*

    Beijos Bruna.
    Sweet Shyness

    ResponderExcluir
  10. Não gosto muito do Sparks porque ele sempre tem essa de nos passar uma lição, como se ele soubesse definir o amor, e só. Não me atrai.

    Beijão

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Amanda!
    Pela primeira vez depois de tanta resenha fiquei curiosa para saber quais surpresas o protagonista vai preparar para recuperar o amor da sua esposa huahua Gostei da sua resenha, e confesso que o motivo maior pelo qual quero ler esse livro é o Noah, e o próprio Nicholas que sempre escreve muito bem! Sinto que dessa vez ele conseguiu nos fazer chorar de felicidade, e não de tristeza haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Amanda!
    Estou bem curiosa para ler O casamento, só me resta uma folguinha na minha fila de leitura para começar logo. Tenho visto muitas resenhas positivas e isso só aumenta a minha vontade de ler.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não sou muito fã do Nicholas Sparks, apesar de reconhecer que ele é um ótimo escritor. Gosto de histórias de amor para me distrair de vez em quando, mas muito de vez em quando mesmo. Apesar das histórias de superação e amor verdadeiro, é tudo muito surreal pra mim e, às vezes, um pouco enjoativo. Tá que eu só li Diário de uma paixão, mas pelas resenhas por aí, imagino que os outros não sejam muito diferentes (acho que o único que tenho interesse de conferir mesmo é Um homem de sorte). Não sabia que "O casamento" era uma espécie de continuação de Diário de uma paixão. Não sei se isso interfere muito na leitura, de qualquer forma, pelo menos já conferi o anterior, hehe.

    Um abraço!

    http://www.ninanoespelho.com

    ResponderExcluir
  14. Gente, ouço falar tanto de Nicholas Sparks e até hoje não li nada dele. Mas com certeza é um dos que eu preciso conhecer para ter alguma opinião a respeito.
    Vale pela dica. ;)

    Beijão, até a próxima! Estou seguindo o blog pelo GFC.

    www.doseliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  15. Li "Diário de uma paixão" e embora tenha enjoado um pouco dos romances de Nicholas Sparks, fiquei com vontade de ler "O casamento". Gostei muito do blog, parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela ótima leitura e resenha, adorei!!!!!
    Pretendo ler ainda esse ano os dois livros seguidos.
    Adoro o autor e ler seus livros é garantia de muitas emoções!!!!!

    ResponderExcluir