TÍTULO ORIGINAL: Memorie di una cagna
AUTORA: Francesca Petrizzo
EDITORA: Lua de Papel
PÁGINAS: 208
ANO: 2012
Um navio retorna de uma intensa batalha pelas costas gregas. Uma mulher observa o contorno do Peloponeso na penumbra do crepúsculo. É a jovem Helena, oferecida pelo pai ao conquistador Menelau para garantir a paz e sobrevivência de seu povo. Uma fatídica decisão que seria carregada de tristeza e tragédia, porque Helena começa a buscar nos braços de outros aquilo que lhe fora negado. Numa narrativa lírica e original, esta obra traz a versão de Helena da história lendária que é conhecida em todo o mundo. A disputa que originou a guerra de Troia. De sua infância em Esparta aos anos turbulentos de sua união com Menelau e a fuga com Páris e todas as suas consequências. A vida de uma mulher que estava destinada ao poder, mas era movida a paixão e seu amor provocou uma das guerras mais famosas de todos os tempos. “Helena é meu nome, mas posso ouvi-los me chamando de adúltera nas minhas costas. Eu nasci em Esparta, mas fui embora para Troia, por amor. Eles costumavam dizer que eu era a mulher mais bonita do mundo e viviam julgando o quão pouco ganhei e o quanto perdi depois que fugi, mas eles não estavam lá depois de tudo o que passei. Eu estava.”
Histórias épicas sempre me fascinaram, e por isso quando a Lua de Papel lançou o livro Helena de Troia de Francesca Petrizzo fiquei super curiosa e empolgada para ler. O livro não foi exatamente o que eu esperava, não para um lado ruim, é só que eu esperava uma narração em terceira pessoa, mas como o próprio livro já diz, ele se trata das memórias da mulher mais desejada do mundo. E no final das contas foi um jeito interessante de relembrar essa historia, já que ela é muito mais conhecida pelo lado dos famosos guerreiros Aquiles, Heitor. Aqui nós vemos tudo pelo olhar de uma mulher, e não uma mulher qualquer, mas uma que teve um papel muito importante nessa história: Helena de Esparta, Helena de Troia.
A adúltera. Assim me chamam os homens da tripulação. A adúltera.
Fazem isso às escondidas. Mas eu ouço.
Meu nome é Helena, nasci em Esparta, mas me fui de lá por amor.
Diziam que eu era a mulher mais bela do mundo.
Do pouco que tive, do muito que perdi, os aedos já fazem seus relatos. Relatos mentirosos. Afinal, não estavam lá. Eu sim.
Helena vai contar a sua historia, desde a sua infância em Esparta, sobre os seus pais, seus irmãos e irmã. Relata como era a personalidade de cada um deles segundo o seu olhar, como ela era vista por todos em Esparta e como isso influenciou na mulher que ela veio a se tornar.
Ela narra sobre os seus amores, como ela amou cada um deles intensamente, mas como esses amores (ou o que ela pensou que fosse amor) eram passageiros. Conta sobre o casamento arranjado com Menelau, e a infelicidade que essa união lhe trouxe.
Helena conheceu o famoso Aquiles e é claro Páris, o homem que a fez abandonar seu reino, seu marido e zarpar para Troia em busca da sua felicidade.
Vento, vento que distribui notas e apaga os gritos de Cassandra e faz fecharem os olhos de Heitor. E faz Helena crer, talvez por fingimento, que esta é uma nova vida. Por pouco, porém. Até que retorne pela mão do vento a primavera.
O resto da historia é bem famosa, e vocês já conhecem bem. A guerra, a morte de Heitor, de Aquiles (que aqui é um pouco diferente) o presente dos gregos, a queda de Troia. Tudo isso Helena narra sobre o que viu e ouviu.
Helena fala com muito pesar sobre o seu passado, e isso é algo que a autora conseguiu passar muito bem, esse livro, não é um livro alegre. É triste até. A narração em primeira pessoa faz com que a gente conheça um pouco mais Helena, e faz perceber como ela foi uma mulher que estava sempre à procura de algo, mas sem encontrar, a tornando assim uma pessoa carente de afeto, de amor. E isso a fazia confundir o que via e sentia, influenciado drasticamente a sua vida.
Um ponto negativo na narração pra mim foi a falta de mais diálogos, e o excesso de descrição de alguns detalhes que chegavam quase a ser poéticos, o que tornava a leitura por vezes arrastada.
Enfim, se você como eu curte historias épicas, e essa em particular, Helena de Troia é uma ótima leitura, pra mim foi super válida, e me fez ver com outros olhos a história da mulher mais desejada do mundo.
Este livro é uma cortesia da Editora LEYA - LUA DE PAPEL
sobre a autora:
A autora italiana Francesca Petrizzo conta a história de amor que originou uma das mais famosas batalhas do mundo, a Guerra de Troia.
Eu sou apaixonada por mitologia grega, não pensei duas vezes pra solicitar esse livro a editora, adorei conhecer a história do ponto de vista de Helena, enriqueceu um pouco mais o que já li sobre o assunto. Beijos
ResponderExcluirLeituras da Paty
Segunda resenha que leio desse livro, mas já estou criando maior simpatia por ele. Nem sempre gosto de livros que tratam apenas da história, mas quando há um romance por trás, normalmente vale a pena.
ResponderExcluirEstou ficando curiosa pela leitura, mas por enquanto vou deixar em stand-by.
Beijos
Primeira vez que ouço falaar desse livro e sua resenha me deixou com muita vontade de ler!!
ResponderExcluiradorei a resenha =D
http://leituraentreamigas.blogspot.com.br/
Oii Amanda,
ResponderExcluirNossa que culta!=)
Gostei bastante da resenha, mas não gosto muito de livros épicos, nem que sejam muito triste e nem com descrições exageradas, então acho que não é muito a minha cara...rs.
Uma pena, essa capa está um arraso!! Adorei!
Beijoos!
Olá Linda Amanda u.u
ResponderExcluirEu amo histórias desse tido, principalmente Helena de Tróia. Juro que pensei que esse livro não tinha nada a ver com a história, na verdade pensei que tinha algo a ver mas que não era a história em si. Agora que descobri quero ler *0*
Beijinhos,
Kimy Gabrielli.
blogkimygabrielli.blogspot.com
Sou completamente apaixonada por temas gregos ou de epoca.
ResponderExcluirFico fissurada!
Esse entrará pra minha lista de desejados.
Novo Post, passa lá!
manuscritodecabeceira.blogspot.com
Bjs.
Oi Amanda, primeira resenha que leio sobre esse livro, e adorei. Entrou na minha lista.
ResponderExcluirBeijos,
http://paraisocaotico.blogspot.com.br/
Nossaaaaaa...
ResponderExcluireu to bem curiosaaa.. e fiquei com mais desejo ao ler pq estudoesse periodo na minha graduaçãooo!!! bjosss grandess
http://cantodadomino.blogspot.com.br/
Amei sua resenha, parabéns.
ResponderExcluirCapa linda!!!!
Deve ser bem interessante esse livro, podemos ver os fatos por outro ângulo \o/
Lendo agora a resenha fiquei muito curiosa para ler o livro,pensei que fosse outro estilo,teen talvez.Mas a historia me pareceu bem forte e interessante,pois ao mesmo tempo que lemos aprendemos mais sobre essa mulher tão importante e seu período histórico!
ResponderExcluirBjos! Fique com Deus!
http://oceano-literario.blogspot.com.br
Eu também gosto bastante de histórias épicas, adoraria ler esse livro! Vou colocar nos desejados no Skoob, pra não esquecer, rs...
ResponderExcluirBeijinhos,
May :*
{tagarelando.net}
Tem uma tag-selinho para ti lá no meu blog :)
ResponderExcluirhttp://fofocas-literarias.blogspot.pt/2012/08/tag-11-perguntas-literarias.html
Eu adoro essa história!!
ResponderExcluirE mesmo com suas três estrelinhas, acho que daria 5! Rs...
Beijos,
Vini - Livros e Rabiscos
http://www.livroserabiscos.com/2012/08/album-da-semana-34-electra-heart-de.html
Eu gostei desse livro, só achei que algumas coisas perderam o sentido. A narrativa é linda, porém.
ResponderExcluirBeijão
Lu Tazinazzo
http://aceitaumleite.blogspot.com.br/
Olá. Sempre que penso a Helena de Tróia penso em uma mulher forte.
ResponderExcluirNão sabia dese livro...
E parece bem interessante!
bjoos Parabéns pelo blog.
http://livroseuquerolersempre.blogspot.com.br/
Eu gostei muito desse livro. Realmente, em alguns pontos eu fiquei perdida pelo excesso de poetismo e detalhes. :( Mas é um livro maravilhoso, eu gostei bastante.
ResponderExcluirUm beijo,
Luara - Estante Vertical
Não sei o motivo, mas esse livro não me interessou muito. Acho que talvez possa ser o estilo, apesar da história parecer ser realmente interessante.
ResponderExcluirBeijos
www.carolinecuri.blogspot.com
Olá, excelente resenha.
ResponderExcluirGostei da estória, quem sabe um dia eu leio.
http://escritorerc.blogspot.com.br/
Bom dia, Ewerton Ricardo.