Helena de Troia - Francesca Petrizzo

LIVRO NO SKOOB: Helena de Troia - Memórias da mulher mais desejada do mundo
TÍTULO ORIGINAL: Memorie di una cagna
AUTORA: Francesca Petrizzo
EDITORA: Lua de Papel
PÁGINAS: 208
ANO: 2012
MINHA AVALIAÇÃO:
Um navio retorna de uma intensa batalha pelas costas gregas. Uma mulher observa o contorno do Peloponeso na penumbra do crepúsculo. É a jovem Helena, oferecida pelo pai ao conquistador Menelau para garantir a paz e sobrevivência de seu povo. Uma fatídica decisão que seria carregada de tristeza e tragédia, porque Helena começa a buscar nos braços de outros aquilo que lhe fora negado. Numa narrativa lírica e original, esta obra traz a versão de Helena da história lendária que é conhecida em todo o mundo. A disputa que originou a guerra de Troia. De sua infância em Esparta aos anos turbulentos de sua união com Menelau e a fuga com Páris e todas as suas consequências. A vida de uma mulher que estava destinada ao poder, mas era movida a paixão e seu amor provocou uma das guerras mais famosas de todos os tempos. “Helena é meu nome, mas posso ouvi-los me chamando de adúltera nas minhas costas. Eu nasci em Esparta, mas fui embora para Troia, por amor. Eles costumavam dizer que eu era a mulher mais bonita do mundo e viviam julgando o quão pouco ganhei e o quanto perdi depois que fugi, mas eles não estavam lá depois de tudo o que passei. Eu estava.”
Histórias épicas sempre me fascinaram, e por isso quando a Lua de Papel lançou o livro Helena de Troia de Francesca Petrizzo fiquei super curiosa e empolgada para ler. O livro não foi exatamente o que eu esperava, não para um lado ruim, é só que eu esperava uma narração em terceira pessoa, mas como o próprio livro já diz, ele se trata das memórias da mulher mais desejada do mundo. E no final das contas foi um jeito interessante de relembrar essa historia, já que ela é muito mais conhecida pelo lado dos famosos guerreiros Aquiles, Heitor. Aqui nós vemos tudo pelo olhar de uma mulher, e não uma mulher qualquer, mas uma que teve um papel muito importante nessa história: Helena de Esparta, Helena de Troia.
A adúltera. Assim me chamam os homens da tripulação. A adúltera.
Fazem isso às escondidas. Mas eu ouço.
Meu nome é Helena, nasci em Esparta, mas me fui de lá por amor.
Diziam que eu era a mulher mais bela do mundo.
Do pouco que tive, do muito que perdi, os aedos já fazem seus relatos. Relatos mentirosos. Afinal, não estavam lá. Eu sim.
Helena vai contar a sua historia, desde a sua infância em Esparta, sobre os seus pais, seus irmãos e irmã. Relata como era a personalidade de cada um deles segundo o seu olhar, como ela era vista por todos em Esparta e como isso influenciou na mulher que ela veio a se tornar.

Ela narra sobre os seus amores, como ela amou cada um deles intensamente, mas como esses amores (ou o que ela pensou que fosse amor) eram passageiros. Conta sobre o casamento arranjado com Menelau, e a infelicidade que essa união lhe trouxe.

Helena conheceu o famoso Aquiles e é claro Páris, o homem que a fez abandonar seu reino, seu marido e zarpar para Troia em busca da sua felicidade.


Vento, vento que distribui notas e apaga os gritos de Cassandra e faz fecharem os olhos de Heitor. E faz Helena crer, talvez por fingimento, que esta é uma nova vida. Por pouco, porém. Até que retorne pela mão do vento a primavera.

O resto da historia é bem famosa, e vocês já conhecem bem. A guerra, a morte de Heitor, de Aquiles (que aqui é um pouco diferente) o presente dos gregos, a queda de Troia. Tudo isso Helena narra sobre o que viu e ouviu.

Helena fala com muito pesar sobre o seu passado, e isso é algo que a autora conseguiu passar muito bem, esse livro, não é um livro alegre. É triste até. A narração em primeira pessoa faz com que a gente conheça um pouco mais Helena, e faz perceber como ela foi uma mulher que estava sempre à procura de algo, mas sem encontrar, a tornando assim uma pessoa carente de afeto, de amor. E isso a fazia confundir o que via e sentia, influenciado drasticamente a sua vida.

Um ponto negativo na narração pra mim foi a falta de mais diálogos, e o excesso de descrição de alguns detalhes que chegavam quase a ser poéticos, o que tornava a leitura por vezes arrastada.

Enfim, se você como eu curte historias épicas, e essa em particular, Helena de Troia é uma ótima leitura, pra mim foi super válida, e me fez ver com outros olhos a história da mulher mais desejada do mundo.



Este livro é uma cortesia da Editora LEYA - LUA DE PAPEL


sobre a autora:



A autora italiana Francesca Petrizzo conta a história de amor que originou uma das mais famosas batalhas do mundo, a Guerra de Troia. 


18 comentários:

  1. Eu sou apaixonada por mitologia grega, não pensei duas vezes pra solicitar esse livro a editora, adorei conhecer a história do ponto de vista de Helena, enriqueceu um pouco mais o que já li sobre o assunto. Beijos


    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Segunda resenha que leio desse livro, mas já estou criando maior simpatia por ele. Nem sempre gosto de livros que tratam apenas da história, mas quando há um romance por trás, normalmente vale a pena.
    Estou ficando curiosa pela leitura, mas por enquanto vou deixar em stand-by.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Primeira vez que ouço falaar desse livro e sua resenha me deixou com muita vontade de ler!!
    adorei a resenha =D
    http://leituraentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Amanda,
    Nossa que culta!=)
    Gostei bastante da resenha, mas não gosto muito de livros épicos, nem que sejam muito triste e nem com descrições exageradas, então acho que não é muito a minha cara...rs.
    Uma pena, essa capa está um arraso!! Adorei!

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Linda Amanda u.u

    Eu amo histórias desse tido, principalmente Helena de Tróia. Juro que pensei que esse livro não tinha nada a ver com a história, na verdade pensei que tinha algo a ver mas que não era a história em si. Agora que descobri quero ler *0*

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    blogkimygabrielli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sou completamente apaixonada por temas gregos ou de epoca.
    Fico fissurada!
    Esse entrará pra minha lista de desejados.
    Novo Post, passa lá!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Amanda, primeira resenha que leio sobre esse livro, e adorei. Entrou na minha lista.

    Beijos,
    http://paraisocaotico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossaaaaaa...
    eu to bem curiosaaa.. e fiquei com mais desejo ao ler pq estudoesse periodo na minha graduaçãooo!!! bjosss grandess


    http://cantodadomino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei sua resenha, parabéns.
    Capa linda!!!!
    Deve ser bem interessante esse livro, podemos ver os fatos por outro ângulo \o/

    ResponderExcluir
  10. Lendo agora a resenha fiquei muito curiosa para ler o livro,pensei que fosse outro estilo,teen talvez.Mas a historia me pareceu bem forte e interessante,pois ao mesmo tempo que lemos aprendemos mais sobre essa mulher tão importante e seu período histórico!
    Bjos! Fique com Deus!

    http://oceano-literario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu também gosto bastante de histórias épicas, adoraria ler esse livro! Vou colocar nos desejados no Skoob, pra não esquecer, rs...

    Beijinhos,
    May :*
    {tagarelando.net}

    ResponderExcluir
  12. Tem uma tag-selinho para ti lá no meu blog :)
    http://fofocas-literarias.blogspot.pt/2012/08/tag-11-perguntas-literarias.html

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro essa história!!
    E mesmo com suas três estrelinhas, acho que daria 5! Rs...

    Beijos,
    Vini - Livros e Rabiscos
    http://www.livroserabiscos.com/2012/08/album-da-semana-34-electra-heart-de.html

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei desse livro, só achei que algumas coisas perderam o sentido. A narrativa é linda, porém.

    Beijão

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá. Sempre que penso a Helena de Tróia penso em uma mulher forte.

    Não sabia dese livro...

    E parece bem interessante!

    bjoos Parabéns pelo blog.

    http://livroseuquerolersempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei muito desse livro. Realmente, em alguns pontos eu fiquei perdida pelo excesso de poetismo e detalhes. :( Mas é um livro maravilhoso, eu gostei bastante.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  17. Não sei o motivo, mas esse livro não me interessou muito. Acho que talvez possa ser o estilo, apesar da história parecer ser realmente interessante.

    Beijos
    www.carolinecuri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, excelente resenha.
    Gostei da estória, quem sabe um dia eu leio.

    http://escritorerc.blogspot.com.br/

    Bom dia, Ewerton Ricardo.

    ResponderExcluir