AUTOR: Fábio Yabu
EDITORA: Galera Record
PÁGINAS: 120
ANO: 2012
ANO: 2012
HOTSITE: A última Princesa
MINHA AVALIAÇÃO:
Todos sabem como é a vida de uma princesa: cheia de luxos e mordomias, cercada de servos devotados sob o teto de um belíssimo castelo. Mas para a nossa protagonista, a Última Princesa de um reino encantado, esses mimos e riquezas são apenas os muros de sua prisão.Banida de seu verdadeiro lar por um poderoso feiticeiro, a Princesa acabou esquecida pelo seu próprio povo. Enquanto sofre com saudades de sua terra natal, cultiva belas camélias em uma estufa em forma de palácio de cristal, ouve com atenção as histórias de seus servos e passa as noites sonhando com boas notícias que jamais chegam.Até o dia em que ela recebe a visita de um misterioso inventor chamado Alberto. Criador de maravilhas tecnológicas, ele acredita que “inventar é imaginar”, e lhe apresenta um mundo mágico, com animais mecânicos que cantam e dançam e uma casa encantada que surge nos lugares mais improváveis. O sonho mais ambicioso de Alberto é construir a Ave de Rapina: uma máquina mágica capaz de libertar sua Princesa… mas, para isso, ela também precisará enfrentar seus medos e quebrar sua maldição.
Há muito, muito tempo, numa terra distante, vivia a última princesa...
É assim que o Fabio Yabu começa a nos contar essa história mágica, no estilo conto de fadas, mas que mistura ficção com realidade.
E quem é a última princesa??? “Você a conhece, só não se lembra dela.”
O autor se inspirou na princesa Isabel, essa mesma, a da lei áurea, ela que foi a última princesa do Brasil, que tinha um sonho de liberdade, não só para si, mas também para o seu povo.
No livro nós conhecemos um pouco da vida da princesa Isabel, desde criança até o a fase adulta quando ela estava no exilio. Conhecemos também seu pai que é o rei, e foi inspirado em D. Pedro II, e o inventor que é ninguém mais, ninguém menos que Alberto Santos Dumont, amigo da princesa e que vai ajudá-la a realizar seu maior sonho... Isso tudo com um toque de ficção, que mistura aventura, magia, vilões e até maldições...
A Princesa se calou por um momento, temendo suas próximas palavras, e sussurrou:- Eu sofri uma maldição. – Seus olhos se encheram de lágrimas.Alberto lhe estendeu um lenço. Ela encheu os pulmões de ar e prendeu a respiração para aplacar o choro enquanto enxugava o rosto.- Princesa, com todo respeito, eu não acredito em maldições.- Alberto, você sabe tudo o que aconteceu comigo e com a minha família.- Eu sou um homem da ciência. Sei das coisas terríveis que aconteceram à sua família, todavia também sei de todas as coisas boas que fizeram em seu tempo, e pelas quais serão sempre lembrados.- “Lembrados”, Alberto? – Ela abaixou os braços, resignada. – Meu povo não conhece a minha história, nem se lembra de mim.- Eu me lembro. Um dia, outros se lembrarão.
Não espere do livro uma trama super elaborada, ele é do tipo conto de fadas mesmo, apesar de ser baseado em fatos reais. O Fábio fez uso da simplicidade para nos contar essa história, mas não pense que isso empobreceu o livro, de maneira nenhuma, ele tem uma mocinha decidida, que acredita e luta pelos seus sonhos e ideais, claro que ela vai encontrar o seu príncipe encantado e ser muito feliz com ele. Mas também vai enfrentar algumas dificuldades e alguns vilões, porém a Princesa não vai desistir do seu sonho que é libertar seu povo, e futuramente voltar para o seu reino. Tudo isso é narrado com uma delicadeza, e me conquistou já nas primeiras paginas. E eu não podia deixar de destacar a diagramação do livro que é linda, não só a capa, mas também as ilustrações que existem dentro do livro, elas foram feitas pelo Matheus Lopes de Castro, algumas delas vocês podem ver no booktrailer.
O livro é pequeno, não só em tamanho quanto em quantidade de páginas, então eu li rapidinho, a história não é narrada em ordem cronológica, quando em um capitulo aparece a Princesa já adulta, no outro o livro da um salto para o passado e vai contar sobre a infância da Princesa, e assim nós vamos conhecendo toda a sua história. Então é claro que eu recomendo a leitura desse livro que é encantador, que além de ser de um autor brasileiro conta a história da última princesa do Brasil.
BOOKTRAILER:
O AUTOR FALANDO SOBRE O LIVRO:
SOBRE O AUTOR:
Fabio Yabu é ilustrador, roteirista de histórias em quadrinhos e autor de livros infantis, criador das séries Combo Rangers (vencedor do prêmio HQ Mix), Princesas do Mar (franquia de livros e desenho animado, exibido em 50 países) e Raimundo, Cidadão do Mundo (livro adotado por diversas escolas da rede pública e particular e pelo MEC – Ministério da Educação). Seus livros falam de cidadania, ética, meio ambiente e respeito ao próximo. São primordialmente para crianças, mas os adultos também podem se divertir bastante.
Realmente fiquei com muita vontade de ler! Como eu amo princesas e essas coisas, essa história que é super diferente parece ser demais!
ResponderExcluirBeijos
http://depoisquecrescemos.blogspot.com.br/
Ei, que história fofa. Adorei a mistura de realidade e ficção, eu nem sabia que a Princesa Isabel tinha vivido na mesma época que Santos Dumont! hehe
ResponderExcluirBeijos
Oi Amanda,
ResponderExcluirAi que livro mais fofo,
Eu não ligo que não seja nada muuuiiito elaborado, e adoro quando é fora da ordem cronológica, gosto de saber o passado dos personagens.
Amei a dica!! ;)
Bjoos!
A capa é super fofinha, mas nem estou muito animada para lê-lo. Mas fiquei bem surpresa dele retratar a princesa isabele do autor ser brasileiro!
ResponderExcluirUm beijo!
Brenda Lorrainy
cataventodeideias.com
Oi Amanda!
ResponderExcluirO livro é bem fininho mesmo. É sempre bom ter uma leitura mais leve, fantasiosa, para descontrair. E quem não gosta das histórias de princesas e vilões. Ainda não havia lido nada sobre o livro, achei legal.
Beijos :D
Geralmente a gente conhece a Princesa Isabel de modo tão formal nas aulas de história, que acho que é até difícil imaginá-la de uma forma fantasiosa, como no livro... Adoraria lê-lo ^^
ResponderExcluirBeijos
aritmeticadasletras.blogspot.com
Esse livro parece ser muito bom :) Ah, mandamos um e-mail para você, olha lá :)
ResponderExcluirBeijo
Larissa
anothersimplewords.blogspot.com
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirSua resenha está ótima, fiquei muito curiosa para ler este livro,
parabéns pela sinceridade e pelo trabalho belíssimo no blog.
Eu quero ele também kkkkk
Continue sempre assim.
Território das garotas
@territoriodg
Bjss *-*
Passa lá no blog?
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/
que lusho fiquei curioso agora sobre o livro vou procurar hoje mesmo esse livro na livraria aqui perto. parece ser muito legal mesmo.
ResponderExcluir>> http://estilo4u.blogspot.com.br/
bjao
oie,
ResponderExcluirAchei a capa muito legal, mas confesso que não sou muito ligada em contos de fadas... achei bacana ser baseado em fatos reais mas nem isso me faria lê-lo... rsrs Acho que passo rsrs
Bjossss
Super legal sua resenha, amei a capa do livro também :)
ResponderExcluirBeijos,
Feh
http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/
Own, adorei o tema! Sua resenha me deixou muito curiosa, ainda não sabia do livro, rsrs...
ResponderExcluirBeijos e parabéns pela resenha!
Beijos
Lendo de Tudo
Esse livro tem uma capa muito linda amei, talvez eu leia. Bjus!
ResponderExcluirRaquel,
mmundodecomentarios.blogspot.com.br
Não é um livro que faz o meu tipo, mas fiquei curiosa!
ResponderExcluirBeijinhos,
May ;**
Adoro livros assim, meio conto de fadas. As pessoas costumam ver esse tipo de leitura como muito infantil, mas eu adoro. Livros teens, High School, clichês... Adoro essas coisa kkk acho que nunca vou deixar esse meu lado garotinha de lado kkkkkk
ResponderExcluirOwt... Eu gosto muito da princesa Isabel :P Acho que vou ler esse livro, já me indicaram esse livro então parece que deve ser bom ^^
ResponderExcluirBeijinhos,
Kimy Gabrielli.
blogkimygabrielli.blogspot.com
Acho tão lindo esse booktrailer!! Não sabia que eram ilustrações do livro, que fofo!! Eu acho que você acertou na palavra, ele deve ser mesmo encantador!! Quero muito ler!
ResponderExcluirgostei da resenha to com mta vonta de ler amo livros assim...bjs
ResponderExcluir