Entre Livros e Séries - North & South


Pra vocês mais uma dica super legal e romântica, confiram!!!


TÍTULO ORIGINAL: North & South
TÍTULO EM PORTUGUÊS: Norte e Sul
GÊNERO: Romance / Drama
CATEGORIA: Minissérie
ANO: 2004
MINHA AVALIAÇÃO: 

Margaret Hale (Daniella Denby-Ashe) é uma heroína da literatura. Nascida em uma família de classe média, ela tem uma posição privilegiada no campo do sul da Inglaterra. Uma decisão de seu pai leva a família para a urbana cidade de Milton, no norte do país e os Hale sofrem um choque cultural e social, que se aprofunda conforme Margaret se indigna com as mazelas da sociedade industrial. John Thornton (Richard Armitage), tutelado pelo pai dela, é um símbolo por excelência dessa sociedade e sua proximidade com Margaret trará consequências inesperadas. Baseado na obra da autora Elizabeth Gaskell.
 Na Inglaterra vitoriana, o sul campestre e aristocrático vai entrar em confronto com o norte industrial quando os Hales se vêm obrigados a mudar para a dura, fria e escura Milton. Daniela Denby-Ashe é Margaret Hale, uma jovem da classe alta que procura, com alguma relutância, deixar o idílico e pastoral mundo de Helstone e adaptar-se à nova vida numa cidade industrial do norte. Estranha aos costumes, regras e dramas sociais próprios de uma nova realidade, Margaret tem alguma dificuldade em compreender este mundo e aceitar os seus habitantes, especialmente os severos industriais, que governam as fábricas locais com mão de ferro. Mas o que começa como um mútuo desdém entre essas duas Inglaterras - norte e sul - vai se transformar numa clássica história de amor entre Margaret e John Thornton (Richard Armitage), que irá superar todos os obstáculos e preconceitos. 



Acho tão lindo quando ele se declara pra ela, que dá até vontade de bater nela por ser uma tonta!


A Margaret tem umas opiniões sobre o Thornton antes mesmo de conhecê-lo de verdade, acho que por causa disso o final é tão lindo, ela fica toda sem graça quando eles se encontram, e o jeito como ele olha pra ela é capaz de derreter um iceberg, mas já falei demais.


Abaixo um clipe que eu encontrei com algumas cenas da série, só para vocês sentirem o clima.



SOBRE O LIVRO:


LIVRO NO SKOOB: Norte e Sul
TÍTULO ORIGINAL: North & South
AUTORA: Elizabeth Gaskell
EDITORA: Landmark
PÁGINAS: 544
ANO: 2011 - Edição Bilingue (Inglês/Português)

ENTRE O NORTE E O SUL – NORTH AND SOUTH é um romance de Elizabeth Gaskell, publicado em forma de livro pela primeira vez em 1855, sendo que já havia sido publicado inicialmente na revista literária “Household Words”, de propriedade de Charles Dickens, entre setembro de 1854 e janeiro de 1855 em 22 partes semanais. Conhecido inicialmente por “Margaret Hale”, teve alterado por pressão de seus editores para “North and South”, demonstrando melhor o tema geral do livro: o contraste existente entre o modo de vida da Inglaterra industrializada do norte e da Inglaterra rural e inocente do sul, em uma época fortemente marcada pela revolução industrial do século 19. Quando a história foi publicada como um livro em 1855, esta incluiu um prefácio afirmando que por causa das restrições do formato da revista, a autora foi incapaz de desenvolver a história como desejava e, deste modo, “várias passagens curtas foram inseridas, e vários novos capítulos adicionados”. O enredo do livro é um romance social que tenta demonstrar a vida e os conflitos existentes no norte industrializado dos meados do século 19, através das impressões de uma jovem nascida nas regiões rurais da Inglaterra. A heroína da história, Margaret Hale, é filha de um ministro religioso que se muda para a cidade fictícia de Milton, cujo modelo era a cidade de Manchester, onde Elizabeth Gaskell morou em companhia de seu marido. Lá Gaskell trabalhou em ações filantrópicas junto aos pobres da cidade e conheceu de perto as misérias das áreas industriais. Para a protagonista, o sul onde havia nascido simbolizava o idílio rural, o triunfo da harmonia social e do decoro, contrapondo-se com o norte e seu ambiente sujo, rude e violento. Na medida em que conhece a difícil realidade da população local, ocorre então a formação de novas amizades e uma crescente atração por Mr. John Thornton, dono de uma fábrica têxtil. Ela terá que rever seus preconceitos, chegando à madura aceitação de si mesma e de seus sentimentos. A mudança no estilo de vida choca Margaret que simpatiza profundamente com a pobreza dos trabalhadores e entra em conflito com John Thornton, o proprietário da fábrica têxtil local e amigo de seu pai. Após um encontro com um grupo de grevistas, no qual Margaret tenta proteger Thornton da violência dos manifestantes, os dois se apaixonam, entretanto, Margaret recusa o pedido de casamento de Thornton, por não concordar com a situação pelas quais seus funcionários passavam; mais tarde, ele a vê em companhia do irmão dela, confundindo-o com outro pretendente, e isso acaba por gerar outros conflitos não resolvidos. Margaret passa a acreditar que tinha perdido o afeto de Thornton e começa a vê-lo com outros olhos, o que eventualmente os leva a um novo reencontro.




16 comentários:

  1. Eu adorei a dica! Eu vou procurar o filme por aqui para poder assistir, mas acho que eu vou gostar mais do livro rs. :)

    Beijos e Feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  2. Tenho essa minisérie aqui, mas são tantas pra assistir que acabei deixando ela de lado. Agora vou assisti-la, e comprar o livro também, rs! Adoro esse tipo de história.

    http://smell-likeoldbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Amei! Adoro filmes\livros que falem de romance.
    Sempre me atrai. E odeio mocinha burra que não presta atenção nas coisas rs.
    Novo post no blog, passa lá?
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Amei... estou louca para assistir e ler esse livro, achei muito fofo as cenas e estou curiosa para ler ele, ainda mais que eu amo essa época da revolução industrial *-*

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    http://blogkimygabrielli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não tenho muita paciência com séries, mas fiquei bem curiosa em relação a essa.
    A história parece ser realmente linda, fiquei com vontade de assistir à série e ler o livro. Parecem ótimos. *-*
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica! Amo a cultura inglesa, só o visual já vale a pesquisada!

    Beijão

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, nem a minisérie! Gostei muito da história central. Parece ser emocionante e bem romântica, mas quero ler o livro antes de assistir, sempre deixa o segundo muito melhor ^^
    Obrigada pela dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha visto o nome sabia da minisérie e do livro, mas não sabia do que se tratava, agora fiquei mega interessada e vou coloca-los nas minhas wish/watchlist :)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha ouvido falar dessa série e livro, quero os dois! amo cultura inglesa, e filmes de época.
    ótima dica!

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  10. A série parece ser muito boa :)
    Fiquei curiosa agora...

    Beijos,
    Feh

    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostei da dica! ^^
    Por ser uma minissérie é mais fácil de ver, não são tantos capítulos, vou anotar aqui pra ver quando tiver um tempinho!

    Beijinhos,
    May ;*

    ResponderExcluir
  12. Fiquei curiosa, apesar de que desta vez o seriado me chamou mais atenção do que o livro. Parece ser muito lindo... sem contar que adoro todas essas coisas antigas, as roupas são maravilhosas...

    Bjkas
    Lala =)
    http://meu-mundo-literario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Adorei a dica!!! Vou procurar os dois! Acho que vou amar!!

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Nossa, adorei a dica! com ctz vai entrar na filinha dos meus livros e séries favoritos!!!
    Depois te conto o que achei!!!

    O Blog está muito fofo!!!

    Um beijo
    Chrys
    http://todaaliteraturadomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ótima dica, com certeza. A história é fantástica, estou louca para ler o livro.

    Recomendo que vejam a série de 2004, feita pela BBC, é incrível! Encontrei no Youtube os 4 capítulos legendados. Não é muito grande, cada episódio tem 56 min mais ou menos.

    As personagens são fortíssimas, com muito sentimento e os atores souberam passá-lo muito bem. Ver as personagens principais defendendo seu ponto de vista, ver as diferenças sociais, etc. E mesmo com essas diferenças, o romance entre um nortista e uma sulista crescer cada vez mais.

    Aiai, já viram como me apaixonei. Tomara que vocês gostem tanto quanto eu gostei.

    ResponderExcluir
  16. Olá Amanda!
    Eu adooooooooooooooro esse homem, essa minisérie e esse livro! Sou até suspeita pra falar porquê adoro tudo mesmo. Também fiquei com vontade de dar um tabefe na Margaret HAUAUHAU não que ela fosse obrigada a se casar com ele só pelo fato dele ter pedido, mas sim por todo o preconceito que ela possuia apenas por ele ser um comerciante.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir