Um Mundo Brilhante - T. Greenwood

LIVRO NO SKOOB: Um Mundo Brilhante
TÍTULO ORIGINAL: This Glittering World
AUTORA: T. Greenwood
EDITORA: Novo Conceito
PÁGINAS: 336
ANO: 2012
MINHA AVALIAÇÃO:

Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos. 

 Um Mundo Brilhante é um livro que primeiramente chama bastante atenção pela capa, por ser bastante brilhosa. Porém depositei muitas expectativas em relação ao livro, até agora ainda não tenho uma opinião formada sobre ele, simplesmente não sei o que achar da história.

 Acho que isso se deve ao personagem principal Ben Bailey, um homem totalmente frustrado com a sua vida, coisa que se intensificou ainda mais depois dele encontrar um jovem índio navarro morto em frente a sua casa, a partir de então a sua vida muda completamente, ele começa a se envolver e a tentar desvendar de todas as maneiras possíveis o que casou a morte desse rapaz, é aí que ele conhece Shadi a irmã do índio, por quem logo se sente atraído, Ben então com a ajuda de Shandi começa a investigar sobre o que realmente está por trás da morte do irmão dela. 

 Daí em diante depois desse ocorrido ele começa a repensar sobre o que deseja da sua vida, sobre o seu emprego, e até  mesmo se é realmente feliz com seu noivado de mais de anos com a sua noiva Sara.  Não vou entrar muito em detalhes sobre a história porque  a sinopse já faz isso por si só, porém o que posso dizer é que apesar da autora escrever muito bem, a forma como ela conduziu  a história não me agradou, o personagem principal me deixou frustrada, algumas ações que ele tomava me deixava irritadíssima, acho que tudo isso se deve a infância trágica vivida por Ben, ele se tornou um homem completamente sem expectativas, e sem coragem de lutar pelos seus objetivos. Tem momentos que ele até tenta ser feliz, porém simplesmente não consegue por conta de suas obrigações com a noiva e a família dela. 

 A narração é em terceira pessoa, e apesar do livro possuir muitos capítulos, eles são curtos, não tornando assim a leitura cansativa. A cada nova parte na história, um mundo diferente na vida de Ben, conflitos, emoções, problemas a serem resolvidos, e decisões a serem tomadas que mudaram para sempre não só a vida dele como a de todos ao seu redor. Também gostei bastante do cenário do livro, o clima de inverno , neve, tudo isso deu um toque especial a história.



 Portanto, se você gosta de livros que traz uma reflexão sobre as escolhas que devemos tomar para as nossas vidas, sobre como tentar alcançar a felicidade, e de como é ficar entre a razão e o coração Um Mundo Brilhante é o livro indicado, é daqueles livros que quando chega ao fim, você fica sem saber o que pensar em relação as escolhas feitas por Ben, não sabe se as aceita ou simplesmente era o que ele tinha que fazer.  Quado tiverem a oportunidade de ler o livro, vocês irão entender a situação vivenciada por Ben, e dá as suas opiniões sobre se ele fez ou não as escolhas certas para a sua vida, eu tenho lá minhas dúvidas à respeito dessas escolhas...


Esse livro é uma cortesia da EDITORA NOVO CONCEITO


SOBRE A AUTORA:



T. Greenwood escreveu seis romances, incluindo Two Rivers e The Hungry Season. Recebeu vários prêmios e verbas para se dedicar à literatura, incluindo a Verba Nacional para a Literatura e as Artes e uma concessão do Conselho Artístico do estado de Maryland. A autora mora em San Diego, na Califórnia, com seu marido e suas duas filhas, onde dá aulas de redação criativa, estuda fotografia e continua a escrever.




26 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Elidiane! Estou ansiosa para ler Um Mundo Brilhante! Beijos!

    http://www.newsnessa.com/

    ResponderExcluir
  2. Lidi,

    Pelas outras resenhas que li na blogosfera, sinto como se ninguém tivesse, de fato, gostaaaaaaaado do livro. Daquele jeito que a gente gosta quando a história é boa mesmo, quando nos envolvemos com a aura de tudo e com as personagens, o que, definitivamente, não é o caso de "Um Mundo Brilhante". Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas o farei com o corpo inteiro atrás, sem esperar nada demais.

    Beijinhos!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  3. Não li esse livro, e não sei porque, ele não me chamou a atenção!
    finalmente o Chrome me deu uma trégua e esatrei mais por aqui!
    Bjus
    Fabi
    Um romance, um sonho...

    ResponderExcluir
  4. Essa realmente é a intenção da autora, nos fazer refletir sobre nossas escolhas, e justamente por isso, muita gente não gostei. Em minha opinião, que está no blog agora, o saldo foi positivo, gosto demais desse tipo de livro, distanciando-se um pouco das fantasias!

    ResponderExcluir
  5. Eli ^^

    Amei a sua resenha, eu já li uma resenha desse livro e até que gostei, ou melhor, me interessei por esse livro, porém eu não tenho tanta expectativa quanto a esse livro.

    Beijinhos,
    Kimy Gabrielli.
    http://blogkimygabrielli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esse livro nem é muito do meu estilo, mas até estou bem curiosa para lê-lo. Gosto muito de histórias que geram reflexões. Estou bem ansiosa para começar a leitura... Sem falar que essa capa é linda. *-*
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu amei esse livro! Simplesmente devorei ele. Sua resenha ficou ótima, como sempre!

    Beijos

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Acho que já comentei aqui, mas vamos lá...
    No final de tudo, eu gostei de como o livro foi escrito, e de como a mensagem que a autora queria passar foi passada..

    Beijinhos,
    May ;*

    ResponderExcluir
  9. Oi Elidiane!
    Eu sinceramente, esperava bem mais desse livro. Não consegui gostar de Ben em momento nenhum da história e o achava egoísta e covarde demais, principalmente em relação à Sara.
    Não foi uma trama que me envolveu e nem me comoveu.
    Mas sua resenha ficou ótima mesmo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Acho que é o terceiro post sobre esse livro que eu vejo em blogs. Parece ser muito interessante :)
    Seguindo, lindinha :)

    http://www.suzannarani.com

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha ouvido falar dessa livro, adorei a resenha e a historia parece ser interessante *-*
    Adorei, vou procurar ler. Parabéns pela resenha
    beijinhos

    http://misteriodapaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Eli, a capa realmente é muito bonita, eu adoro aqueles brilhinhos.
    Eu amei e odiei o livro rs especialmente o final e algumas atitudes de Sara. Mas a narrativa foi tão envolvente que não conseguia largar.
    Conclusão: a autora tem o dom de envolver o leitor, e no final acabei "aceitando" o desfecho de Ben, como um tipo de lição de que nem sempre ao desejarmos muito alguma coisa, seremos felizes com nossas escolhas.
    Adorei a resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  13. A capa desse livro é tão perfeita, gostaria que a história tivesse me conquistado e me deixando com a mesma empolgação que a diagramação me deixou, rs.

    Senti tanta raiva do Ben que minha vontade era de socar ele pra ver se ele criava coragem e tomava as decisões certas.
    Algumas pessoas acham que ele não tinha opção, mas eu acho que el tinha sim, o que faltou foi coragem mesmo.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  14. Oii!!
    Tbm ficar sem reação quando acabou...
    Eu gostei muito do livro, mas acho gostaria de um final diferente.
    Não gostei muito das escolhas que ele fez, e as consequencias terriveis né?!

    Adorei a resenha!!!
    Bjoss!!
    http://my-literarylife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Quando eu terminei de ler esse livro, fiquei sem saber se tinha gostado ou não. Eu parei, fiquei pensando por alguns momentos e cheguei a conclusão de que é livro bom e nada mais do que isso.
    Mas realmente, é um livro de muita reflexão e eu gostei disso. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  16. Abandonei esse livro no Capítulo 2 ou 3... O personagem principal me irritou muito e, além disso, não gostei muito do estilo da autora. Pelo o que eu andei lendo sobre a história, fiz bem em abandonar - pq o personagem toma uma atitude no final do livro que...

    Bem, não é meu estilo de livro. Mesmo.
    Mas gostei da resenha e já estou seguindo o blog =D

    teh mais

    ResponderExcluir
  17. Se formos olhar pela capa, o livro é lindo. Não posso opinar pela história, pois ainda não li, mas pelo que vi na resenha é um livro de bastante reflexão e eu gosto disso :) Espero não em decepcionar ao lê-lo ^^

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Já tinha visto várias caixas de correio mostrando esse livro e falando que é lindo e se destaca pelo brilho na capa.
    Deve ser muito chocante você sair de casa e se deparar com uma pessoa morrendo na sua frente, a história parece muito legal, parabéns pela resenha!
    Adorei!
    Bjs de uma menina leitora
    http://www.umameninaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Elidiane! =)
    Eu gostei do Mundo Brilhante, mas não do personagem do Ben. O achei extremamente egoísta e passivo, simplesmente ficava parado esperando as coisas acontecerem, até que tudo foi se transformando em uma bola de neve (no sentido metafórico da coisa rs), e ficou cada vez mais difícil de sair e resolver os seus problemas, ocasionados apelas por ele próprio.
    Mas apesar desse meu desgosto aparente, foi justamente por esse motivo que o livro conseguiu atingir o seu diferencial. Ele fala de escolhas, do comodismo e de assuntos que geram reflexão. O propósito não é que a história seja feliz, é que ela seja realista. Afinal, quantos Bens e Saras existem no mundo? Muitas!
    Acho que me empolguei rs Mas além da leitura ágil, quando um livro nos faz pensar é porque conseguiu atingir o seu objetivo! ^^
    Gostei da resenha! Beijão!

    ResponderExcluir
  20. Tenho curiosidade em ler esse livro, pois ouço as pessoas falarem muito dele.
    Acho que esses livros sobre reflexão devem sim fazer parte da nossa leitura às vezes. Mas confesso que a sinopse em si não me chama muita atenção, me lembra um pouco sobre 'A Cabana', o último livro sobre reflexão que eu li e que não gostei nada.
    Mas quem saiba um dia eu não leio e me surpreendo?
    Beijos, Stéphanie.
    Teenage Dreams

    ResponderExcluir
  21. Eu sou tão apaixonada pela capa desse livro que afeta o meu julgamento! rs...

    Normalmente as pessoas gostam da história e detestam o Ben, hehe, eu quero ler mesmo assim. Adoro livros que fazem refletir!

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Elidiane!

    Já li "Um Mundo Brilhante" e também não gostei do Ben. Ele é o tipo de personagem que ninguém vai gostar, mas acho que isso tornou a história mais real.

    Gostei do livro pela mensagem que ele deixa; gosto quando termino um livro e fico pensando no que poderia ter sido diferente e por quais motivos.

    Adorei o blog de vocês! Vou voltar sempre!! =D

    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Pretty section of content. I just stumbled upon
    your blog and in accession capital to assert that I acquire in fact enjoyed account your
    blog posts. Any way I'll be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently rapidly.

    my homepage :: vakantiewoningen frankrijk huren

    ResponderExcluir
  24. Greetings from Idaho! I'm bored at work so I decided to check out your blog on my iphone during lunch break. I love the knowledge you provide here and can't wait to take a look when I get home.

    I'm surprised at how fast your blog loaded on my phone .. I'm not even using WIFI, just 3G .
    . Anyhow, excellent site!

    My site ... start uitzendbureau arnhem

    ResponderExcluir
  25. My relatives every time say that I am wasting
    my time here at web, however I know I am getting know-how every day by reading thes good articles.



    Take a look at my web-site :: vakantiehuisjes frankrijk

    ResponderExcluir
  26. Hmm is anyone else having problems with the pictures on
    this blog loading? I'm trying to figure out if its a problem on my end or if it's the blog.
    Any responses would be greatly appreciated.

    Look into my web page: luxe vakantiewoningen frankrijk huren

    ResponderExcluir