Paixão, drogas e rock'n roll - Daniela Niziotek

LIVRO:  Paixão, drogas e rock'n'roll 
TÍTULO ORIGINAL: Paixão, drogas e rock'n'roll
AUTORA: Daniela Niziotek
EDITORA: Maquinária
PÁGINAS: 192
ANO: 2010
MINHA AVALIAÇÃO:
ONDE COMPRAR: Saraiva - Submarino




Brian Blue é vocalista e líder de uma das maiores bandas de hard rock do início dos anos 90 e Vicky, uma adolescente brasileira. Desse encontro improvável, nasce uma história de amor com todos os ingredientes dos tempos modernos. Com rara sensibilidade, Daniela Niziotek envolve o leitor ao abordar as dificuldades e concessões enfrentadas para a concretização dessa relação quando um fato trágico se interpõe, mudando para sempre a vida dos personagens. De modo delicado e comovente, mas com aguda percepção, Daniela fala das belezas e dores humanas, trazendo à tona, em meio a uma torrente de sentimentos, os bastidores do mundo do rock. Um mundo de muito glamour, mas também de desencanto e impossibilidades extremas. Brian e Vicky vivem e sofrem os dilemas do amor e da paixão, da insensatez e da lucidez, da luta para fazer prevalecer a razão em um universo cheio de contradições. Dessa mistura de emoções, nasce uma trama muito bem urdida que nos faz pensar sobre a essência do amor e suas nuances mais caprichosas e imprevisíveis.

 Essa resenha vai ser bem difícil de escrever, e eu nem posso ser muito clara nos meus motivos para não correr o risco de soltar spoiler, mas vamos lá.

 Vicky é uma garota normal, responsável e esforçada, ela acaba de se mudar para São Paulo, onde vai cursar a faculdade de Filosofia na USP. Ela está super feliz e entusiasmada com sua nova vida e cheia de expectativas, mas tudo vai mudar quando ela conhece Brian Blue o vocalista de uma banda de rock que está no auge da fama.

 Brian acabou de terminar um breve casamento, e esta levando uma vida cheio de todos os exageros que a fama e o dinheiro permitem, ele esta trabalhando em uma turnê quando passando pelo Brasil para fazer dois shows ele conhece Vicky que o ajuda no momento em que ele esta totalmente descontrolado por causa do seus excessos, depois desse encontro eles acabam se apaixonando perdidamente e dai em diante eles vão enfrentar uma barra para poderem ficar juntos.

 É um amor impossível, isso já é bem claro desde o começo, Vicky é muito jovem tem apenas 18 anos e Brian é bem mais velho que ela, ela tem um futuro inteiro pela frente e o Brian vive a vida sem se importar com nada nem ninguém, ele tem problemas com drogas e com o álcool, é inconstante e explosivo. A Vicky é super pé no chão, dá muita força para o Brian, mas a atitude mais difícil no relacionamento deles e que infelizmente foi a melhor a ser tomada vem da parte do Brian.

 Apesar de o livro contar a história de uma garota brasileira que tem um romance com um astro de rock americano, a abordagem da autora é bem realista, crua, e forte. Nada é fantasiado, o Brian é incrível e como a própria Vicky fala no livro ele é um sobrevivente, ele sofreu tanto durante toda a vida, mas ainda assim ele é capaz de amar intensamente e você percebe o quanto ele ama à Vicky de verdade e ela também o ama, o amor deles é muito forte, mas será que o amor é capaz de enfrentar tudo? Quando eles estão juntos tudo é perfeito, e eles começam a fazer planos para o futuro, para ficarem juntos para sempre, mas uma notícia muda tudo, a relação deles, os planos, as suas vidas para sempre.

 Não costumo questionar os autores, eu respeito sempre o rumo que eles dão para a história que estão escrevendo e seus personagens, mas admito que esse livro mexeu comigo, acho que teria sim feito algumas coisas diferentes, e não digo só pela notícia que mudou a vida deles, o que aconteceu não dá para dizer que seria uma surpresa, levando em consideração a vida de Brian, mas como tudo se desenrolou depois é bem complicado. Eu entendo o Brian perfeitamente, mas também entendo à Vicky, e acho que de acordo com a época em que o livro ocorre não tem como discordar do Brian, mas algumas atitudes dele são questionáveis se você olha o quanto ele ama à Vicky, mas a culpa deve ser da veracidade que a autora deu durante todo o livro.

 O livro é viciante, quando você começa a ler só tem vontade de largar quando terminar, fazia tempo que eu não lia um livro que me prendeu tanto, gostei demais do livro, mas devo admitir que o final da história não me agradou, Brian tem uma atitude no final que foi muito difícil de acreditar, mas eu sou compreensiva, e aceitei. Porém o posfácio ainda esta na minha garganta, pois por mais difícil que sejam as coisas a gente sempre fica com uma pontada de esperança, mas acho que já falei demais. 

 Paixão, Drogas e Rock’in’Rol é emocionante, foi uma boa leitura com certeza, e bem diferente do que eu costumo ler, acho que por isso estou com algumas dificuldades  de aceitação, nada que tire o mérito e qualidade do livro.

 Pra quem não leu ainda ou não conhece o livro eu recomendo à leitura, vocês vão gostar de conhecer essa que é uma história de amor muito tocante, e pra aqueles que já leram deixem seus comentários e digam o que vocês acharam, eu vou adorar saber a opinião de vocês sobre essa história.



p.s.: a música “Eu sei que vou te amar” foi simplesmente perfeita!

SOBRE A AUTORA:



Daniela Niziotek formou-se em psicologia pela Universidade Mackenzie, em 1997. Fez também aperfeiçoamento em psicanálise no Instituto Sedes Sapeientiae e pós-graduação em psicoterapia psicanalítica na Universidade de São Paulo. Entre as diversas atividades na área, foi coordenadora do projeto "Jovens falando de AIDS para Jovens." Tem seu consultório em São Paulo desde 2002. Este é seu livro de estreia.

32 comentários:

  1. Eu já conheço o livro e estou morrendo de curiosidade de ler ! Depois da sua resenha fiquei mais curiosa ainda D: .

    Parabéns pela resenha Amanda !

    Beijos,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com muita vontade de ler, já vou pesquisar preço, já! rsrs
    Muito bom, seu blog é muito legal, num dá vontade de parar de ler.
    Tô seguindo, me segue tmb!?

    http://cronicaseasssuntosfeminino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Amanda! Estou ansiosa para ler Paixão Drogas e Rock N' Roll! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Deve ser muito bom mesmo esse livro
    http://blogfapfap.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. muito bom seu blog amiga da vontade de não parar de ler olha ja estou te seguindo por favor me segue tb http://cabelosescuros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Lendo apenas a sinopse oficial, eu não dava nada pelo livro, mas a sua resenha me deixou realmente curiosa.
    Já estou te seguindo.
    www.labirinto-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Uma coisa que eu me pergunto: como é que eles se comunicam, já que ele é americano e ela brasileira? Ela pode falar inglês ou ele português (que acho muito difícil), mas sei lá...
    Tenho vontade de ler esse livro, no começo eu tinha, aí depois não tive mais vontade e agora a minha vontade voltou. Meu Deus! Haha.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  8. Já li várias resenhas sobre esse livro mas a sua resenha me fez ter muita vontade de ler o livro e conhecer a história. Fiquei curiosa com o final e o que eles teriam que enfrentar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Confesso que durante muuito tempo e fiquei louco atrás deste livro, queria muito ler, parece ser bem interessante. Parabéns pela resenha.

    http://contandolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Fiquei com muita vontade de ler, ainda mais por ter este ambiente nos bastidores do rock dos anos 90. Vou acabar me apaixonando por Brian também.

    ResponderExcluir
  11. Tô morta de vontade de ler este livro haha. Adorei o post. Beijos.

    http://bookosfera.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Tem um tempo já que eu quero ler esse livro, mas cadê que sobra tempo no meio dos livros que eu tenho que ler? E além disso, não para de chegar livros que eu acabo comprando nas minhas aventuras literárias. É complicado...
    Mas não foi só você que achou o livro muito bom, conheço muitas pessoas que tem a mesma opinião. :D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  13. Eu estou louca para ler esse livro, primeiro porque envolve música que eu amo, e segundo porque o nome do protagonista é igual ao do meu filho (Bryan). Com a sua resenha fiquei super curiosa....Bjos

    ResponderExcluir
  14. Boom...gostei muito do nome...Ele aparenta ter um astral ótimo deler...Fiquei louco para ler...mas antes vou terminar o que estou lendo e depois procuro-o...
    http://escritordebrinquedo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. A primeira e única (antes de vc) vez que vi uma resenha desse livro foi no blog A Leitora, e desde então, morro de vontade de ler esse livro. Sua resenha me deixou cada vez mais cativada e tentada a ler esse livro! Ah, e colocar Eu sei que vou te amar na resenha é golpe baixo, rs! AMO essa música, e fico imaginando-a na história, rs!

    Beijos,
    May ;*

    ResponderExcluir
  16. oi Elidiane, vim visitar seu blog depois que você foi no meu, e eu adorei. *-*
    Estou seguindo para poder o acompanhar.

    ResponderExcluir
  17. Já ouvi falar muito bem sobre o livro e tenho vontade de ler. Sua resenha me deixou com mais vontade ainda. Geralmente acabo pegando livros da biblioteca da escola, mas ainda não tem esse livro lá, então por enquanto vou só ficar desejando mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Já tinha lido outras resenhas sobre esse livro, e a sua só fez aumentar a minha curiosidade.
    *Bye*

    loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Acho que é a primeira resenha que eu vejo sobre esse livro e eu não sabia realmente do que se tratava, mas agora eu fiquei bastante curiosa! *--*
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  20. Olá Meninas tudo bem?

    Amei a Visita de vocês lá no blog.
    Espero vcs lá mais vezes viu?
    Tbm amei o blog de vcs.
    Ahhh em Breve teremos Promoção de um kit incrivel do livro "Qual seu Número?"

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Ai meu deus. Eu já estava com muita vontade de ler esse livro, mas agora eu TENHO que ler. Sua resenha me deixou muito ansiosa para ler o livro. Gosto de saber que um livro emociona e te deixa meia tonta no final, vou ler o quanto antes. Obrigada pela visita no blog. Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Amanda!
    Ótima resenha, super sincera. Acho legal isso de não questionar o rumo que os autores dão para suas histórias, mesmo gostando ou não deles. As vezes é até isso que os torna diferentes.
    Gosto muito da capa deste livro :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Fiquei bastante curiosa a respeito desse livro, a história parece ser bem linda, com essa coisa de menina boazinha e rockstar. Outra coisa que me chamou a atenção foi a profissão da autora: psicóloga. Já que é uma das possíveis profissões que quero seguir, me identifiquei de cara *O*

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Hum, gostei muito do livro,
    achei super interessante.

    Beijos!

    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. seguindo seu blog parabéns muito sucesso
    http://bscsinformatica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Ei Amanda, sabe que eu não tinha muito interesse nesse livro, mas cada resenha que eu leio me faz ficar mais curiosa. O fato de o livro ser envolvente conta muito, e isso já me agradou neste.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  27. O título do livro é bem atrativo e sempre que leio alguma resenha sobre ele fico cada vez mais curiosa.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  28. Nossa vc caprichou no suspense dessa resenha hein? Estou aqui tentando imaginar o que aconteceu de tão trágico no final e acho que vou acertar..kkk
    Espero ler o livro logo e vir comentar com mais informações hehe
    Bjsss

    ResponderExcluir
  29. Depois de ler essa resenha fiquei ainda mais curiosa para ler esse livro, quero lê-lo logo, estou ansiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. A sinopse é bem interessante mesmo, talvez procure este livro

    Beijão

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Fiquei curioso pelo livro, parece mesmo muito interessante. Parabéns pelo seu trabalho de divulgação de literatura, isso é muito lindo. Amanda, a propósito, por acaso, já passou por alguma situação financeira delicada na vida? O http://jefhcardoso.blogspot.com anseia por um comentário de sua parte. Abraço!

    ResponderExcluir