Vocês devem ter reparado no logotipo do Google hoje, a alteração foi feita em homenagem ao bicentenário de nascimento do escritor Charles Dickens.
No doodle, o desenho retrata o cotidiano da Inglaterra e os personagens do escritor, considerado por muitos uma estrela e o melhor inventor de personagens da literatura inglesa depois de Shakespeare. Os romances de Dickens eram, geralmente, obras de crítica social. Ele dava aos leitores exatamente o que queriam.
A Grã-Bretanha também faz várias homenagens e cerimônias, incluindo uma na Abadia de Westminster, onde ele está sepultado, com a participação da família real.
O ESCRITOR:
As obras de Dickens foram influenciadas por suas primeiras experiências, desde a infância feliz no sudeste da Inglaterra, antes da prisão de seu pai, por não pagamento de dívidas, até a pobreza posterior.
Aos 12 anos, Dickens foi obrigado a trabalhar numa fábrica, onde passava o dia colando etiquetas nos potes de graxa, o que inspirou outro de seus mais famosos livros, "David Copperfield", publicado em 1850. Aos 15 anos, apesar de ter ido à escola de forma intermitente, ele foi contratado como mensageiro, em um escritório de advogados.
O escritor ajudou a financiar uma casa para ajudar as garotas de programa, oferecendo a possibilidade de começar uma nova vida. Esta 'vocação' ocupou muitos anos de sua vida, mas ele ainda encontrou tempo para ter dez filhos e manter a produção de livros e artigos.
Dickens morreu a 8 de Junho de 1870 de ataque cardíaco e deixou um extenso legado de extraordinárias histórias.
LIVROS:
Os livros de Dickens ainda hoje possuem uma grande popularidade e a última de uma longa lista de adaptações, "Great Expectations" (Grandes Esperanças), protagonizada por Fiennes e Helena Bonham Carter, deve estrear ainda este ano no cinema.
A BBC já produziu no fim do ano passado a minissérie “Great Expectations” que é uma das produções que celebram o bicentenário do escritor. Narrada em três episódios, a série acompanha a vida de Pip, um órfão que está sob os cuidados de Miss Havisham e sua filha Estella, por quem o menino é apaixonado. Essa minissérie já teve um post aqui no blog, para saber mais clique aqui.
Entre seus romances mais famosos estão também "Os Cadernos Póstumos do Clube Pickwick", "A Christmas Carol" ("Canção de Natal"), e "Nicholas Nickleby", alguns deles publicadas inicialmente como folhetos publicados uma vez por mês em jornais da época. Anos mais tarde, foram apadtados inúmeras vezes para o teatro e o cinema.
"Apoiante dos pobres, dos que sofrem e dos oprimidos; e com a sua morte, um dos maiores escritores de Inglaterra desaparecia para o mundo."Fonte: BBC Brasil, Band.
Bem interessante, eu tinha visto no google, mas não tinha dado a devida importância! Achei muito legal sobre a vida dele e os livros que ele publicou! Bjs de Uma menina Leitora
ResponderExcluirSou louca pra ler Um Conto de Duas Cidades do autor.
ResponderExcluirAdorei saber mais sobre ele.
Bjos
Jack
O Google foi de muito bom gosto, por sinal. Dickens foi um grande contador de estórias. "A Christmas Carol" é um clássico.
ResponderExcluirAbraços,
Estou seguindo o Blog de vocês.
http://www.almanaque-super-moderno.blogspot.com/
eu confesso que como amante de livros já tinha ouvido falar de sua carreiro de escritor extraordinária. Mas nunca me interessei em ler nada dele. Tirando o seriado do freat Expectations.
ResponderExcluirMas ele foi sim um ótimo escritor. e quem nunca ouviu falar de David copperfield????? rsrss
Bjkas
Lala
Blog Mundo Literário
Bha, eu tava tentando entender o motivo do google estar tão bonitinho com aquelas figuras lindas e agora entendi o porque , rsrsrs.
ResponderExcluirVanessa - Balaio
Poxa, que interessante, vi a página do google mas não dei nenhuma atenção. Não conhecia o autor nem alguma de suas obras, apesar de já ter ouvido falar algo sobre esse David Copperfield, mas era o ilusionista ;x
ResponderExcluirBeijos
Oi Amanda!
ResponderExcluirGostei de saber mais sobre o Dickens, pois nunca li nada dele.
A Christmas Carol é um clássico, lembro de uma versão em desenho da Disney, com o Tio Patinhas... :)
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Em um episódio de 'Doctor Who' que assisti, Charles Dickens foi citado, então rapidinho fiz uma nota mental para lembrar de procurar por ele na internet. Curiosamente, ontem teve o doodle do Google sobre ele. Cliquei e o conheci melhor. Nem sabia que era ele que tinha escrito aquele conto de natal "A Christmas Carol' :) Adorei o post :D
ResponderExcluirBeijos
aritmeticadasletras.blogspot.com
Oi Amanda!
ResponderExcluirNunca li nenhum livro do autor, não sei se gostaria de algum. Mas acho que não custa nada tentar também né? :)
Beijos!
Oláá, eu vi esse doodle mas raramente eu clico para pesquisar sobre o que é...
ResponderExcluirGostei de saber, ainda mais porque não conhecia o autor e não tinha nenhuma informação sobre ele - ainda mais por ele ser um tão renomado escritor...
Beijão
nuvemdeletras.blogspot.com
Oi, Amanda!
ResponderExcluirMuito legal o seu post! Sou louca pra ler "Grandes Esperanças", faz tempo que ele está na minha lista de desejados mas ainda não tive oportunidade de ler. Tomara que eu possa ler em breve, pra enfim, conhecer o estilo do autor. E tomara que eu goste, né? ;)
Beijos!
Amanda || Lendo & Comentando
seguindo espero que siga-me de volta
ResponderExcluirprovasetrapacas.blogspot.com
Esse autor jamais deveria ser esquecido pelas escolas! A homenagem do Google também foi mto legal. Parabéns pelo post!!!
ResponderExcluirBeijão
Luciana Tazinazzo
http://aceitaumleite.blogspot.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRealmente é uma pena que muitos hj em dia não saibam quem são os grandes escritores, por isso mesmo é importante que blogs como o seu sempre estejam relembrando, parabéns pelo post. Beijos.
ResponderExcluirTem resenha nova no blog.
Ca
http://mromances.blogspot.com