Persuasão - Jane Austen

LIVRO: Persuasão
TÍTULO ORIGINAL: Persuasion
AUTORA: Jane Auten
EDITORA: Martin Claret
PÁGINAS: 229
ANO: 2010
MINHA AVALIAÇÃO: 



O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. "Persuasão" é amplamente apreciado como uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e exemplifica o estilo de narrativa irônica de Jane Austen, sendo original por diversos motivos, entre eles, pelo fato de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança.

Jane Austen começou a escrever Persuasão, seu último romance completo, após ter terminado de escrever Emma, e concluiu-o, em agosto de 1816.

Persuasão costuma ser associado a outro de seus romances, “A Abadia de Northanger”, pois além dos dois livros terem sido originalmente publicados em um único volume, ambas as histórias são situadas na cidade de Bath, um balneário termal onde Jane Austen viveu de 1801 a 1805.

Além de construir um vívido retrato de época, com as convenções e costumes da sociedade rural inglesa do começo do século XIX, Persuasão – livro publicado postumamente em 1818 – conta a bela e sedutora historia de Anne Elliot e Frederick Wentworth, os quais oito anos depois do rompimento de seu noivado, reencontram-se, todavia em circunstâncias bem diferentes daquelas do passado.

Anne tinha 19 anos quando ela e Frederick se apaixonaram, ele lhe pediu em casamento e ela prontamente aceitou.

“Nunca houve dois corações mais abertos, nem gostos mais semelhantes ou sentimentos mais em sintonia!”

Porém nessa época Frederick não tinha posses, e mesmo ele tendo confiança de que logo se tornaria um homem rico graças a sua profissão, isso não era suficiente para que a familia de Anne ou a sua amiga lady Russell concordassem com esse casamento.

Na verdade o pai e a irmã mais velha de Anne eram orgulhosos demais para aceitar quem um Elliot se unisse a alguém tão inferior quanto Frederick era, eles não estavam nem um pouco preocupados com a felicidade de Anne. Já lady Russell era muito amiga de Anne, e realmente se preocupava com o seu bem estar e só queria o melhor para a sua amiga, o problema é que lady Russell sempre se deixou guiar pelas aparências, e não foi capaz de perceber que o melhor para Anne seria ficar com quem ela amava.

Anne por sua vez era muito jovem na época e mesmo que tivesse ido contra a opinião da família, não conseguiria fazer o mesmo com lady Russell, que ela muito amava e confiava, ela acabou se deixando persuadir e assim termina o breve relacionamento entre Anne Elliot e Frederick Wentworth.

Porém oito anos depois eles voltam a se encontrar, Frederick é agora um homem rico e bem sucedido e Anne tem opiniões bem diferentes de quando ela tinha 19 anos, porém agora as circunstâncias são bem diferentes.

“Ela o vira. Eles se encontraram. Estiveram mais uma vez na mesma sala.
Logo, porém, ela começou a raciocinar consigo mesma e a tentar sentir menos. Haviam se passado oito anos, quase oito anos, desde que tudo fora desfeito. Que absurdo retomar a agitação que esse intervalo relegara à distância e à indeterminação! O que oito anos não podiam fazer? Acontecimentos de todos os tipos, mudanças, alienações, transferências – tudo, tudo estava incluído, e o esquecimento do passado, e como isso era natural e certo também! Eles abrangiam um terço de toda sua vida.
Infelizmente, com todos esses raciocínios, ela descobriu que para os sentimentos tenazes oito anos pouco mais são do que nada.
E agora, como devia interpretar os sentimentos dele? Como se quisesse evitá-la? E no momento seguinte ela se odiava pela insensatez de ter feito a pergunta.”

Mesmo depois de tanto tempo Frederick ainda não perdoou Anne, e no começo ele a trata de maneira muito fria e como se não bastasse Anne ainda é obrigada a assistir o capitão Wentworth cortejando sua amiga Louisa Musgrove.

Jane escreveu uma historia encantadora e emocionante, e no final tem uma carta que o capitão Wentworth escreveu para Anne que é com certeza a carta de amor mais linda que eu já li ate hoje, se o livro não fosse bom, ainda assim ele valeria a pena ser lido por causa dessa carta, eu fiquei suspirando pelo Frederick, pois que homem continua amando a mesma mulher durante oito anos e após ter levado um fora e ainda escreve uma carta dessas.

Outro detalhe legal é que a Jane escreveu dois finais para esse livro, o contexto dos dois é o mesmo, mas eu prefiro o oficial por causa da carta. Essa versão da Martin Claret traz esse capitulo que foi substituído pela autora, eu não tenho conhecimento de outra edição que venha com esse capitulo, então quem quiser adquirir Persuasão eu recomendo o da Martin Claret.

 CURIOSIDADE:

Persuasão serviu como base do roteiro sobre o romance dos personagens interpretados por Sandra Bullock e Keanu Reeves, no filme “A Casa do Lago”, de 2006.



A BBC tem duas adaptações desse livro mais isso é assunto para outro post.



Fonte

SOBRE A AUTORA:




Jane Austen (Steventon, 16 de dezembro de 1775 – Winchester, 18 de julho de 1817) foi uma proeminente escritora inglesa. A ironia que utiliza para descrever as personagens de seus romances a coloca entre os clássicos, haja vista sua aceitação, inclusive na atualidade, sendo constantemente objeto de estudo acadêmico, e alcançando um público bastante amplo.





24 comentários:

  1. Adorei a resenha!
    Eu preciso tomar vergonha na cara e ler logo algo da Jane Austen.
    Esse livro parece ser muito bom, acho que vou lê-lo primeiro!
    Adoro romances assim.
    Beijinhos
    Michelle, Minha Bagunça

    ResponderExcluir
  2. Ai JA é tudo né? Eu tmb prefiro o final nomral por causa da carta, perdi as contas de quantas vezes eu li...rs
    E o encontro dos dois é marcado de tensão, eu comecei a assistir o filme pelo youtube e preciso terminar, pois é bem fiel ao livro, até onde pude ver.
    Ótima resenha
    bjos

    Jack do @Mybooklit

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua resenha já tinha visto esse livro antes, mas nunca tive muito interesse de ler...Bjs de Uma menina leitora!

    ResponderExcluir
  4. Persuasão é o livro mais tocante e sensível da maravilhosa Jane Austen. É impossível não se encantar com o romance =)

    ResponderExcluir
  5. Ain, esse foi o meu primeiro livro do ano, e eu também amei! *oooo* Seu fosse a Anne já teria mandado todo mundo as favas kkkkk' Povo chato!
    Mas também nunca me senti tão próxima a uma personagem.
    Quero assistir o filme e a seria agora *--*
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  6. Jane Austen ♥ Depois de Orgulho e preconceito, sem dúvida quero muito continuar a ler as outras obras dela, principalmente Persuasão. Os seriados da BBC sempre são ótimos, adoraria assistir *---*

    Beijos
    aritmeticadsletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Amanda! Já li Persuasão e amei! É um dos livros mais românticos da Jane Austen! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. aiiiiiiiiiiiiiii estou lendo...que maravilhosa resenha!!! Adorei!!!

    venham visitar meu blog princesas
    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Tem sorteio de A SOMBRA DA LUA , Acesse: www.Imaginayre.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ahh, que vontade de ler esse lindo livro! Adorei a resenha, serio mesmo. Vou querer comprar Orgulho e preconceito e Persuasão, com certeza! Não sei como A casa do lago tem de semelhante, mas vou querer analisar, assim que ler o livro. Óitma dica. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá flor!
    Muita obrigada pela visita lá no blog, já estou seguindo aqui XD
    Amo os livros da Jane, retrata tão bem a realidade da época, os costumes...
    E depois de saber um pouco mais sobre a real historia de vida da Jane, vejo em seus romance sempre algo a mais... Simplesmente fascinante.
    Amei mesmo a resenha, e vou logo logo perdi esse livro emprestado para a minha amiga hehe
    Ah, e tenho muita vontade de assistir aos filmes baseados na obra. E não fazia a menor idéia que A Casa do Lado tinha uma inspiraçãozinha em tia Jane, o filme é encantador. Amei assisti-lo :D
    O blog é um encanto *.*
    Bjão!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  12. Adoro esse filme "A Casa do lago".. Sempre quis ler um romance dela, dica anotada! ;)

    Beijos,
    May ;*

    ResponderExcluir
  13. Olá! :D
    Eu ainda não li esse livro da Jane, vou tentar ler logo, daí depois vou ver se assisto o filme.
    Eu não sabia que tinha servido como base para A Casa do lago. *-* Esse filme é lindo. *-*

    Beijos,
    april-1993.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Sou muito, muito, MUITO gã da Jane Austen. Adoro esse livro.

    Uma pena que ainda não assisti as adaptações.

    Amei seu post. Eu já tinha vindo aqui e até segui, mas não tinha conseguido comentar.

    @carissinha
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  15. Morro de vontade de ler os livros da Jane Austen, principalmente Orgulho e Preconceito. Além dos milhares de elogios que leio pela blogosfera, suas histórias parecem ser simplesmente maravilhosas *-*
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Acabei de ler Orgulho e Preconceito e de assistir a Amor e Inocência (filme que conta a história da vida de Jane Austen), então percebi que muito dos livros dela trazem várias coisas que aconteceram com ela. E acho que é isso que faz com que sua obra seja tão boa. Tenho muita vontade de ler todos os livros dela, agora. De tanto que gostei de Orgulho e Preconceito.
    Beijão

    ResponderExcluir
  17. Ainda nao li Persuasão, mais já me falaram que é muito bom, amei Orgulho e Preconceito e esse com certeza vai entrar pra minha lista de livros que ler ainda esse ano ^^

    Beijos!
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá Amanda, tudo bem?
    Li recentemente um livro da Jane Austen, Orgulho e Preconceito, e, quando vi que essa resenha era do livro Persuasão, logo parei para lê-la; simplesmente porque AMEI o jeito que Jane A. narra os acontecimentos, e estou louca para ler outros livros dela. Esse é um dos que eu pretendo ler em breve.
    Adorei a resenha, ainda não tinha pesquisado para saber mais do livro; tenho certeza que vou amar!!
    Beijão
    nuvemdeletras.blogspot.com (Daisy)

    ResponderExcluir
  19. Louca pra ler esse livro Jane está na minha lista desse ano de clássicos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Adoreei a sua resenha. Até hoje, não li nenhum livro da Jane, sei que preciso mas sempre lembro de comprar depois.. haha'
    Esse livro parece ser muito bom. Ou esse será o meu primeiro que vou ler dela ou Orgulho e Preconceito um desses dois.. haha'.
    Preciso demais de Jane Austen na minha estante =D
    Beijos

    Ana Magiero
    Garota Sonhadora Em Livros

    ResponderExcluir
  21. Esse 'Persuação' eu não tinha lindo na a respeito, mas o que eu moro de vontade de ler é o 'Orgulho e Preconceito' pois um dia eu ainda tomo vergonha na cara e começo a ler os clássicos e sai desse mundo sobrenatural que me deixa alucinada, sério no onibus eu penso 'O que será que essas pessoas estão pensando?' dá medo de mim mesma ;z

    Beijos,
    Loren Dias.

    ResponderExcluir
  22. Sou fã incondicional de Jane Austen!
    Persuasão é um de meus favoritos. Só falta Mansfield Park para eu ler todos os seus livros e este é minha leitura do momento!
    Persuasão é lindo demais. A história é linda e as personagens são muito bem escritas.
    Jane Austen é demais *-*

    Obrigada pela sua visita no Literatura em Série e obrigada por seguir! Espero que as visitas se tornem frequentes e os comentário também! (=
    Já estou seguindo aqui.

    Beijones,
    Amanda Melanie
    Literatura em Série

    ResponderExcluir
  23. Eu pessoalmente, tenho uma paixão por Jane Austen mesmo não tendo lido nada dela. A cada resenha, a cada trecho que eu leio eu fico mais louco, preciso ler alguma coisa dela.


    http://1livromecontou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Persuasão me encantou de tal forma que sempre o pego para reler quanto sinto saudades da Jane. Ele é o tipo de livro que te ajuda a colocar a cabeça no lugar e a pensar com mais calma em tudo o que acontece.

    A Anne é uma ótima professora! hhehehe
    tenho grande afinidade com ela e a cada pensamento e sentimento que ela nos conta, nos leva a torcer muito e a admirá-la. Não é nada fácil ter uma familia que não te valoriza, mas ainda bem que ela encontrou amigos muito queridos que a deram força para enfrentar a vida, isso é muito claro no livro.

    Obrigada por ter comentado esse clássico muito querido!! sucesso ao blog! bjos

    ResponderExcluir