Destino - Ally Condie

LIVRO: Destino
TÍTULO ORIGINAL: Matched
AUTORA: Ally Condie
EDITORA: Suma das Letras
PÁGINAS: 240
ANO: 2011
MINHA AVALIAÇÃO:


Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome do seu companheiro. Quando surge na tela o rosto de seu amigo, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade. Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo - o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promomessa de um novo mundo.

 Imagine-se no futuro, em uma Sociedade totalmente diferente da nossa, onde as suas escolhas, seus desejos são ignorados e só o que conta são as ordens impostas pela Sociedade, é ela que define tudo em sua vida, o que você vai vestir, comer, onde vai trabalhar, com quem vai casar, e até quando você vai morrer! O que temos então? Destino um livro curioso, diferente e até mesmo surreal.

 No aniversário de 17 anos de Cassia acontece o seu Banquete do Par, onde a Sociedade através da probabilidade vai escolher qual o par ideal para ela se casar, e qual a sua surpresa quando o seu par escolhido é ninguém menos do que o seu melhor amigo desde a infância, Xander um garoto super legal, inteligente, e lindo não tinha como Cassia ficar mais feliz pela escolha feita pela Sociedade. Mas como nem tudo é perfeito talvez nem mesmo a Sociedade que após cometer o erro de deixar aparecer na tela o rosto de Ky que também é amigo de Cassia, mas ela nunca foi muito próxima dele. É aí que as dúvidas dela em relação a Sociedade começam a surgir. E depois que o avô dela morre deixando para ela um poema do qual a Sociedade desconhece, as coisas começam a se complicar, e sem contar que Cassia se aproxima ainda mais de Ky, garoto que esconde muitos segredos, e que nunca poderá ter um par, lendo o livro vocês vão saber o porquê, e de como a Sociedade classifica as pessoas.
Minha avó ia querer saber se eu pensei que aquilo podia não ser um erro, afinal de contas. Que Ky talvez estivesse destinado a ser o meu Par. Pág. 47
 O livro é narrado pela própria Cassia, que apesar de ter o emprego que deseja, e uma família que a ama, ela começa a se questionar a repeito da Sociedade, antes ela se sentia segura, mais agora tudo mudou... E ela vai precisar fazer escolhas, entre o carinhoso, amigo, e companheiro Xander, ou o enigmático Ky que lhe mostrou uma visão diferente da vida que ela estava acostumada a viver, e que também lhe ensinou a escrever ( já que a escrita foi banida pela Sociedade, e eles nem sabem mais como escrever, só o que os cidadões devem fazer e digitar, digitar, e digitar!) Confesso que não conseguiria viver em uma Sociedade assim, sem poder tomar as minhas próprias decisões, e sem ter liberdade de escolhas.
Criaram comissões para escolher os cem melhores de tudo: Cem Canções, Cem Pinturas, Cem Histórias, Cem Poemas. O resto foi tudo eliminado. Para sempre. Para melhor, disse a Sociedade, e todos acreditaram porque fazia sentido. Pág. 23
 Ally Codie soube realmente criar um mundo diferente, em Destino encontramos romance e muito mistério, algumas perguntas foram respondidas, mas muitas ficaram sem respostas o jeito agora é esperar ansiosa pelo segundo livro da Trilogia: Crossed que já foi lançado nos EUA nesse mês de novembro. E que tudo indica poderá chegar no Brasil no começo do ano, porém essa notícia ainda não é definitiva.





BOOKTRAILER DE DESTINO:





SOBRE A AUTORA:

ALLY CODIE é uma ex-professora de Inglês do ensino médio que largou a profissão para se tornar mãe em tempo integral. A partir daí, começou a escrever por hobby. Antes de DESTINO, ela publicou cinco outros romances para jovens. Ela vive com o marido e seus três filhos num subúrbio de Salt Lake City, Utah. DESTINO é o seu primeiro livro de uma trilogia.


35 comentários:

  1. Oi, tudo bom
    Nossa quero muito ler esse livro, sou apaixonada pela capa e fiquei sabendo pouco tempo qeu tem continuação, preciso ler o primeiro para não ficar por fora e nem imagino minha vida mandada pela sociedade.
    Território das garotas
    @territoriodcl
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro, mais só me faltam oportunidades :)

    Beijos :*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já ouvi dizer que a autora escreve muito bem mesmo! Estou curiosa pelo livro, adoro o tema. Gosto também de livros que deixam com um gostinho de quero mais para a continuação!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Elidiane! :)

    Assim que esse livro foi lançado eu estava SUPER curiosa pra ler, mas, com o tempo eu fui lendo algumas resenhas e me desanimei um pouco. Mas pelo que li, o livro te agradou, né? Que bom! \o/ Depois, talvez, eu dê uma chance pra ele, hehe. No momento ele ainda não me interessa muito. ç.ç

    Beijos,
    boa leituras!
    Amanda
    Lendo&Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Por mais que a capa desse livro seja "oh so awesome" eu não tenho vontade de ler. Não sei porque, não chama minha atenção. Li resenhas positivas e negativas, mas acho que deixei as negativas tomarem mais lugar na minha opinião. :/

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha.
    Comprei o livro depois de ter visto várias resenhas positivas, e não vejo a hora de chegar e ler.
    Bjos
    bom fds

    Jack do My book lit

    ResponderExcluir
  7. Eu quero esse livro desde que ele foi lançado! Na Bienal, estava pela metade do preço, mas quem disse que pude comprar? :( Acho a idéia de uma Sociedade controlar tudo super legal! Acho que conseguiria sobreviver, mas a Sociedade deveria liberar algumas coisas de vez em quando. HUAHAUA.E eu ao essa capa! A de "Crossed" também é linda. :)
    Adorei a sua resenha!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Muito interesante esse livro, seguindo segue ai também: www.inforblogba.tk

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho uma vontade imensa de ler esse livro, desde sempre.
    E pra mim, esse livro deve ser muito bom. Porque essa coisa é muito diferente, ainda não tinha visto um livro que abordasse isso. É bem diferente pra mim.
    Acho que eu também não ia conseguir viver numa sociedade dessa, mas acho que seria interessante, uma experiência estranha. rs

    Beijos, Book and Cupcake

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do livro, e confesso que foi muito assustador ler sobre a sociedade... Espero que Cássia dê um jeito, vou esperar ansiosamente o próximo livro *--* Esse book trailer é demais :D

    Beeijos!
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre quis ler destino mas depois da sua resenha e desse book trailer eu PRECISO LER destino! kkkk
    Além diso a capa dele e do segundo são lindas demais >.<.
    Beijo!
    Brenda Lorrainy
    www.cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  13. Destino é um livro que eu tenho que ler algum dia, é sério. Achei muito interessante a história e a capa do segundo volume é linda. Estou curiosa para saber se Cassia consegue mudar a Sociedade ou não. Eu acho que a trilogia gira em torno disso, certo?
    Qualquer dia eu leio, porém certamente não é prioridade.
    Beijos, meninas!
    www.hysterialivroseafins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Curiosissima para saber o final do livro aham!
    Obrigada pela visita no meu blog Fome,sede e vontade de ler!
    Seguindo este blog! LOL
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Gostei bastante do blog e também da resenha.
    Já li "Destino" e curti bastante!
    Não preciso desejar sucesso ao blog, porque pelo que vi, já é um sucesso!
    Parabéns!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ola Amigas!!!

    Nossa que livro enigmático.... confeço que me deu uma vontade tremenda de ler.... parece ser muito bom... nao conhecia esta escritora, pena que não ta dando pra comprar livros por hora... hehe

    Háa Adoreiiiiii o Nome do Blog!!!!
    ^^

    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho vontade de ler esse livro, mas não muuuita. Essa resenha até despertou um pouco mais de curiosidade em mim.
    Um dia o lerei e pode ser que eu me arrependa por ter esperado tanto... hahaha

    Beijos, Carol.

    www.perdidanaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Essa historia da sociedade do futuro controlando a decisão das pessoas me deixou realmente curiosa.
    Vou ler assim que der o livro (:

    http://thebookofmydreams.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Nossa, como eu amo a capa desse livro. E o conteúdo parece muito bom .. Adorei a resenha.

    Seguindo, ótimo Blog !
    http://papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Lidi,

    Gostei da sua resenha, de tudo que você ressaltou em "Destino", que tem divido opiniões pela blogosfera, como eu pude notar.

    Acho que as sociedades distópicas mexem muito com a nossa consciência, rola aquele sentimento de revolta, de agradecimento pela nossa liberdade.

    Esse trecho sobre as 100 obras é clássico já :)

    Obrigada pelos parabéns lá no blog! :)

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?

    Essa livro me interessa muito. Mas não tenho parceria com a editora e estou sem dinheiro para comprar, mas, assim que puder vou comprá-lo. Olha, a capa é linda e o gênero me atraí muitíssimo. Além disso, a protagonista tem o mesmo nome que o meu, rs.

    Beijos, Caah

    Open Mind - http://openmindbook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Olá meninas, parabéns pelo blog e obrigada por visitarem o meu. Já estou seguindo vocês. Beijocas e sucesso!

    http://conformealetra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Elidiane!
    Eu li esse livro e não gostei não.
    Achei chato, "sem noção"...
    Concordo com você: também não conseguiria viver em um lugar onde eu não poderia tomar minhas próprias decisões...
    Um beijo

    ResponderExcluir
  25. Olá Elidiane, eu sou o Mateus, do Livros Preciosos. Você passou por lá e pediu para que eu visitasse seu blog. Bom, aqui estou. Ótima resenha. E pelo que vi, o blog parece muito bom.
    Parabéns pela resenha e pelo blog. Desejo sucesso a vocês.

    Atenciosamente,

    Mateus Noremberg - Livros Preciosos (http://livrospreciosos.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  26. Oi! Estou retribuindo a visita e seguindo também! Adorei seu blog! :)
    Eu estou louco para ler este livro, 4 estrelas me motivam muito! Adorei a resenha, bem objetiva, me deixou mais afim de ler!
    Assim que a lista de compras diminuir, eu comprarei com certeza!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. own que resenha linda Elidiane ! Sou louca para conferir esse livro, mas ainda não tive a oportunidade D: ~ lágrimas, lágrimas ~ .

    Obrigada pela visita *---* , adorei conhecer o seu blog *--* .

    Beijão,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira

    ResponderExcluir
  28. Meus livros preferidos sempre são aqueles que nos apresentam um monto novo, tipo Harry Potter, Jogos Vorazes etc. E esse também parece ser realmente ótimo!
    Assim que tiver a oportunidade lerei, sem dúvida alguma!

    ResponderExcluir
  29. Esse livro é de maiis!
    Já viu o marcador de página dele? Aquele marcador é meu sonho de consumo!
    Eu estou em um bom momento pra ler esse livro, me identifico muito com a Cassia, vou tentar compra lo, pela sua avaliação aqui na resenha, acho que eu vou gostar bastante também!

    Já tinha um tempinho que não te visitava emmm..
    bjoOOoO

    http://www.paminblog.com/

    ResponderExcluir
  30. Ganhei esse livro de presente e não esperava que me prendesse tanto.
    Achei o final morno, mas ainda assim... Depois de terminada a leitura, a história continuou em minha cabeça por semanas.

    Bjs.
    ParaísoEmPapel

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde,
    Tenho curiosidade e vontade de ler esse livro.abçs.

    Sorteio no blog!! Devorador de Letras: Promoção - Niver Marco Antonio - Amazônia Um Camin... http://devoradordeletras.blogspot.com/2011/11/promocao-niver-marco-antonio-amazonia.html?spref=tw

    ResponderExcluir
  32. Olá, ainda não decidi se leio ou não esse livro. As opiniões na blogosfera se dividem em amar, gostar e detestar e eu ainda estou na dúvida se devo arriscar ou não.

    Sua resenha ficou muito boa e eu espero que quando decida ler goste do livro tanto quanto você.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  33. Eu adorei esse livro. Ótima resenha!
    Beijos
    http://livroslegaisdeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Eu adorei esse livro! A capa é linda, né? Achei que teve pouco sobre a sociedade em si, mas só esperando pra ver o que vai acontecer no próximo. Ansiosa ;D

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir